Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2012

Apav/Canoas é 100% na 6ª rodada e garante vaga na semifinal

27 de fevereiro de 2012 0

 

Canoas fecha a 6ª rodada com 100% de aproveitamento. Fonte: Divulgação/CBV

Em nove partida até agora, a Apav/Canoas perdeu apenas uma, e mantém a melhor campanha da Superliga B de vôlei masculino. Neste final de semana, o time venceu os três jogos do 6º grand prix e garantiu a vaga na semifinal da competição com uma rodada de antecipação.


Na quinta-feira, em Atibaia (SP), o clube de Canoas saiu perdendo para a Climed/Atibaia, mas virou e fechou em 3×1 (25/21, 18/25, 22/25 e 18/25). Na outra partida, o Santo André venceu o Remo por 3×0.

Já na sexta-feira, os dois líderes da chave se enfrentaram. Após sair na frente, o Canoas sofreu o empate no segundo set, mas conseguiu fechar em 3×1 (25/20, 22/25, 25/21 e 25/23) e garantir os três pontos contra os paulistas. No outro jogo, o Atibaia derrotou os paraenses por 3×0.

No sábado, a equipe venceu com tranquilidade o lanterna Remo por 3×0 (25/20, 25/21 e 25/12), e ainda assistiu o Atibaia vencer o clássico paulista contra o Santo André por 3×1. Assim, o Canoas abre 8 pontos sobre o segundo colocado e pode garantir o primeiro lugar do grupo até mesmo com uma derrota por 3×2 em um dos três jogos restantes.

Mesmo assim, o time busca a melhor campanha entre os dois grupos para trazer as finais para Canoas. A última rodada ocorre entre os dias 8 e 10 de março, em Belém do Pará.

 

 

 

Ói Nóis Aqui Traveiz se apresenta domingo na cidade

24 de fevereiro de 2012 0

No próximo domingo, o projeto Caminho Para um Teatro Popular, da tribo de atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, traz à cidade o espetáculo “O Amargo Santo da Purificação”. A apresentação gratuita ocorrerá às 17h, no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo).

O espetáculo conta a história de um herói popular, que lutou contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar, e que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas. Ele recupera os principais acontecimentos do país no século XX. A dramaturgia elaborada pela tribo parte dos poemas escritos por Carlos Marighella, que, transformados em canções, são o fio condutor da narrativa.

O grupo também se destaca pela utilização de máscaras, de elementos da cultura afro-brasileira e figurinos com fortes signos. A encenação cria uma fusão do ritual com o teatro dança, alusiva à estética ‘glauberiana’. Em 2009, recebeu o Prêmio Açorianos de melhor espetáculo, produção, figurino, trilha sonora e atriz.

Apresentação conta com o apoio da prefeitura e do ponto de cultura A Capoeira e o Teatro como Instrumentos de Inclusão Social e Resgate da Cultura Afro-Brasileira.

Beagle perdido próximo ao 5º Comar

24 de fevereiro de 2012 1

A leitora Sheilla Rotth encontrou a cadela da raça beagle na Avenida Guilherme Schell, próximo ao 5º Comando da Aeronáutica (Comar). Ela acredita que a cachorrinha deva ter idade avançada, e a descreve como meiga e muito bonita, embora estivesse assustada quando foi achada.

- Ela não aparenta ser cachorro de rua, está muito bonita, limpa, sem pulgas e sem carrapato – diz Sheila.

Ela abrigou temporariamente a pequena beagle e aguarda o contato do dono pelos fones 8111-0058 ou 8111-0634.

 

Hoje nas bancas

24 de fevereiro de 2012 0

As passarelas da Trensurb não são importantes apenas para quem usa o metrô, mas também para os moradores que precisam cruzar de um lado a outro da cidade. Por isso, a reportagem do Mais Canoas foi a cada uma das seis estações localizadas na cidade para avaliar a condição de cada uma e ouvir as reclamações dos usuários.

Nesta edição, você também confere as histórias de duas mulheres importantes para a cidade: a presidente da Liga Canoense de Luta contra o Câncer, Zilma Biazus, e a candidata a Garota Verão Carol Magnus. Descubra como a beleza faz parte da vida das duas de formas distintas, mas com o mesmo sentimento.

Conheça também os dois atletas de corrida de aventura que venceram a primeira etapa do Campeonato Gaúcho e se credenciaram ao título. No Mais Ensino, veja como os escritores canoenses e os moradores do Harmonia se organizam para a feira do livro do bairro, programada para o final de março.

Confira ainda as imagens registradas pelo fotógrafo Arivaldo Chaves e saiba como estão as obras de recuperação do asfalto na Rua Curitiba - ideia lançada por uma leitora e que mobilizou a comunidade a cobrar das autoridades. Para fazer a sua parte e colaborar com a criação do caderno, envie suas dicas, fotos e participe do Mais Canoas através do e-mail canoas@zerohora.com.br.

Nossas Raízes é a campeã do Carnaval 2012

22 de fevereiro de 2012 3

A escola de samba do Guajuviras entrou na avenida com um enredo futurista. Com o tema “Neste universo surreal, nossas raízes viajam na era virtual”, a Nossas Raízes garantiu 168,6 pontos e se sagrou campeã do Carnaval 2012 de Canoas.

Em segundo lugar, ficou a Acadêmicos da Grande Rio Branco, campeã no ano passado. Em terceiro, cantando a própria comunidade, ficou a Rosa Dourada, do Harmonia. No grupo de acesso, o destaque foi a Unidos do Guajuviras.

Confira como ficou a classificação final e a pontuação em ambos os grupos do Carnaval 2012:


Grupo Especial
1º – Nossas Raízes – 168,6
2º – Acadêmicos da Grande Rio Branco – 167,8
3º – Rosa Dourada – 163,2
4º – Os Tártaros – 162,6
5º – Imperatriz da Grande Niterói – 160,2
6º – Guardiões da Bom Sucesso – 158,2
7º – Nenê da Harmonia – 155,3

Grupo de Acesso
1º – Unidos do Guajuviras – 164,9
2º – Império da Mathias Velho – 148,7
3º – Estado Maior da Rio Branco – 133,5

Canoense emplaca filme em festival norte-americano

17 de fevereiro de 2012 0

Vocês lembram do Caio Pereira, o garoto de 12 anos que foi capa da Zero Hora posando de diretor durante o Festival de Gramado em 2011? Pois o filme que ele apresentava lá – Um Dia Daqueles (foto ao lado) – foi selecionado para o Chicago Latino Film Festival.

A 28ª edição do evento reúne obras de diversos países latinos entre os dias 13 e 26 de abril. Os organizadores gostaram tanto de saber que Caio é tão jovem que o convidaram para participar de outras atividades voltadas ao público adolescente no festival.

Não custa lembrar que esta não é a primeira participação dele no universo cinematográfico. Entre atuações e locuções, Caio já participou de 16 produções. Também tem experiência em rádio, blogs e até mesmo no stand-up comedy. Para quem não faz ideia onde o talento dele vai parar, talvez esteja aí a resposta: em Chicago.

Hoje nas bancas

17 de fevereiro de 2012 1

Saída do presidente da Liga, repasse de verbas atrasado, mudança de regras, erro na escolha da soberana e muito mais. O Carnaval deste ano começou como um festival de confusões, mas nem isso tirou o ímpeto dos carnavalescos em levar alegria ao desfile. Os detalhes sobre cada escola pode ser conferido nesta edição do Mais Canoas.

Outra polêmica envolve o transporte na cidade. O valor da passagem de ônibus sobe neste domingo para R$ 2,65. E embora a prefeitura tenha ampliado o serviço com novas linhas e veículos, os moradores não ficaram satisfeitos com a mexida no bolso.

A segurança da Guarda Municipal, no entanto, é elogiada pela comunidade escolar. Além de rondas diárias, os guardas levam teatro para as salas de aula e se tornam amigos dos alunos. A cultura da não-violência também é cultuada no Centro de Ensino de Judô de Canoas (Cejuc). Formadora tradicional de judocas, a entidade irá oferecer, a partir de março, aulas de artes marciais mistas.

E o caderno não está enfeitado apenas com alegorias e pessoas bonitas. O olhar do fotógrafo Arivaldo Chaves sobre as taças da Corsan pode ser conferido na seção Em Foco. Caso você também queira compartilhar suas imagens, envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br. Você também pode mandar sua reclamação ou sugestão de algum caso curioso que possa fazer parte da próxima edição do suplemento semanal.

A arte de adestrar

15 de fevereiro de 2012 0

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Aliar trabalho com satisfação é fundamental para que tenhamos um bom desempenho em qualquer profissão. É exatamente isso que o canoense Ivan Brizola, adestrador de cães há 29 anos, nos transmite.

- Costumo dizer que pratico a “cãoterapia”. Adestro os cães dando-lhes carinho como retribuição, e não comida. Isso gera uma cumplicidade com o animal – comenta.

Formado em Pedagogia e Educação Física, Brizola é dono de quase uma dezena de Border Collies, que costuma utilizr em competições e exibições pelo país. Uma delas aconteceu no programa Domingão do Faustão. As apresentações são em provas de Agility, nas quais o cão deve demonstrar agilidade e entrosamento com o seu condutor num circuito de obstáculos.

Atualmente, o adestrador atua todas as segundas e quartas-feiras pela manhã no parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), num trabalho em parceria com a prefeitura. Os frequentadores do parque tem se encantado com os cães. A identificação dos Collies para com o adestrador é fantástica. Todos permanecem sentados, esperando os comandos para atuarem. Um dos trabalhos realizados no Capão do Corvo é a condução de cães por cadeirantes e que visa, inclusive, a participação em competições futuras.

- Todos os cães, tendo ou não uma raça definida, podem ser adestrados. Basta que façamos isso da maneira correta. Podemos ter ao nosso lado um cão obediente se respeitarmos e entendermos as características de cada animal – afirma Brizola.

Recentemente, Ivan Brizola foi convidado para ministrar uma palestra no TED (fundação privada que nasceu no Estados Unidos sem fins lucrativos destinada a discutir ideias – Bill Gates, Bill Clinton e All Gore são alguns dos palestrantes que passaram por lá).  O evento acontecerá na Ulbra ainda sem data definida.

Nestas quase três décadas dedicadas ao adestramento Ivan formou muitos profissionais que trabalham no exterior. Realmente, uma profissão de causar inveja aos que adoram conviver com o melhor amigo do homem.

Balada Segura autua 12 motoristas em primeira ação

10 de fevereiro de 2012 1

A operação Balada Segura, promovida pelo Detran estadual, estreou em Canoas nesta madrugada. A blitz abordou os motoristas que saíam de bares e restaurantes da Rua Doutor Barcelos, no Centro, das 22h30min de ontem às 2h desta sexta-feira. Das 78 abordagens, em 12 os condutores foram flagrados com consumo excessivo de álcool.

Em dois deles, o nível de álcool no sangue estava acima de 0,35 miligramas por litro de ar expelido. Os motoristas foram autuados e encaminhados à delegacia. Eles terão de responder por crime. Nos outros 10 casos, os níveis ficaram entre 0,14 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Os condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) retida, receberam uma multa no valor de R$ 957 e terão de responder a um processo administrativo, que poderá culminar com a perda do direito de dirigir.

O Balada Segura terá frequência semanal em pouco mais de um mês. No convênio entre a prefeitura e o Detran/RS, 70% do valor das multas ficará com o município, enquanto que os 30% restantes irão para o órgão.


Os números:

Os agentes ficaram com as barreiras montadas por cerca de 3h30min;

Foram realizadas 78 abordagens;

Em média, foi feita uma abordagem a cada dois minutos e meio;

Dois motoristas responderão por crime devido a nível elevado de álcool no sangue;

Outros 10 condutores receberam multa, tiveram a CNH retida e irão responder a processo administrativo;

No total, foram arrecadados R$ 9.570 – o município ficará com R$ 6.699.

Hoje nas bancas

10 de fevereiro de 2012 0

Terça-feira, quarta-feira… Só segunda não é dia de feira em Canoas. Nos demais dias, ao menos uma delas acontece em alguma região da cidade. São três tipos diferentes: feira de abastecimento, ecológicas e de produtores. E os atrativos vão além do preço e da tradição. O serviço com todos as bancas, horários e locais estão nesta edição do Mais Canoas.

No Mais Ensino, veja como o Colégio Espírito Santo se prepara para colocar os alunos em um intercâmbio cultural. A diretora Maria Sônia Muller viajou ao Canadá e, de lá, trouxe a ideia de oferecer também aos estudantes a chance de uma experiência no Exterior. Outra iniciativa que atrai jovens de Canoas é o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Oficinas de esporte, dança e outras atividades físicas são oferecidas para que os adolescentes não fiquem nas ruas em horários inversos ao das aulas. Neste ano, duas novidades: os moradores do Mathias Velho também terão seus cursos e uma orquestra popular será criada.

Veja também o que fez um morador do Harmonia para reclamar da falta de sinalização em ruas do bairro. O pedido, escrito em uma placa fincada em um canteiro, chegou à secretaria de Transportes e Mobilidade. Mas as reclamações podem ser feitas de forma mais fácil. Basta enviar um e-mail para canoas@zerohora.com.br e colocar seus pedidos ou sugestões de pauta. Quem sabe a sua foto também entra na próxima edição.

Apav/Canoas encerra 4ª rodada com melhor campanha na Superliga B

06 de fevereiro de 2012 0

Mesmo com a derrota por 3×2 para o Santo André, na última quinta-feira, a Apav/Canoas fechou a 4ª rodada da Superliga B com a melhor campanha entre os dois grupos. Com 16 pontos em seis jogos, a equipe canoense lidera o grupo B, dois à frente do clube paulista. Em terceiro, vem o Atibaia, com 4, e o Remo, com 2, está em último.

O formato da disputa ajudou o Canoas. A derrota por 3×2 dá 1 ponto ao derrotado e 2 ao vencedor. Por isso, a liderança foi garantida mesmo com o mesmo número de vitórias do segundo colocado.

Apesar da superioridade de Canoas e Santo André, as partidas contra Remo e Atibaia não foram fáceis.

Susto no início, vitória fácil no final

Na sexta-feira, a equipe paraense encontrou o time da Apav cansada após a maratona de cinco sets no dia anterior. O desgaste físico fez com que os atletas errassem muitos saques e passes. Um erro de recepção do líbero Jeffe deu a liderança no placar aos paraenses no ponto 19. O equilíbrio se manteve até o ponto 27, quando Pablo acertou um ace e colocou o Canoas mais uma vez à frente no placar. O meio Purificação, em uma bola de cheque, fechou o 1º set em 29×27.

- Acho que querer fazer um jogo bonito e matar logo a partida fez com que errássemos muito – avaliou o levantador Quaresma.

No segundo set, a equipe retomou o ritmo, melhorando, principalmente, no bloqueio. A facilidade do período – encerrado em 25×12 – fez com que o técnico Paulão colocasse muitos reservas no 3º set. Mesmo assim, a equipe manteve o ritmo e fechou o jogo com um 25×22. Quaresma, um dos únicos titulares em quadra no fim da partida, destacou a manutenção de qualidade mesmo com um time menos experiente:

- O time é o mesmo que treina junto, que joga junto. Todos têm muita qualidade.

Melhor set na Liga

Já no sábado, a equipe titular voltou à quadra do Centro Esportivo La Salle para enfrentar o Atibaia. Nem mesmo a forte chuva que caía fora do ginásio – e interrompeu o início de partida, devido à queda de energia elétrica na cidade – apagaram a vontade do time. O 1º set foi fechado com 25×17 para a equipe da casa.

No 2º período, a Apav/Canoas talvez tenha encontrado o melhor desempenho no campeonato. Quaresma distribuía a bola com tranquilidade, principalmente para o oposto Xanxa e para o ponteiro Pablo. Até mesmo Jeffe, líbero, que quase nunca faz ponto, marcou em uma deixadinha no fundo da quadra do adversário. Final do 2º set: 25×14.

No 3º período, o time da Atibaia até tentou retomar o ritmo da primeira etapa, mas parou na parede canoense e teve o jogo fechado em 3×0 (25×17 também no 3º set).

Próximos jogos

A equipe volta às quadras no dia 23, em Atibaia (SP). Se mantiver entre os dois líderes da chave, classifica-se à semi-final. Uma vitória contra o time da casa, às 20h, por 3×0, garante o time na próxima fase. Confira os duelos:

23/2/2012
20h
Atibaia x Canoas

24/2/2012
18h
Santo André x Canoas

25/2/2012
18h
Canoas x Clube do Remo

8/3/2012
18h
Canoas x Atibaia

9/03/2012
17h
Santo André x Canoas

10/03/2012
12h
Clube do Remo x Canoas


BiblioSesc fica na Praça da Emancipação durante fevereiro

06 de fevereiro de 2012 0

A unidade móvel do Sesc, que oferece opções de leitura gratuita aos moradores de Canoas, chega nesta semana à Praça da Emancipação, no Centro, em frente à prefeitura municipal. Durante todo o mês de fevereiro, o projeto BiblioSesc estará no local oferecendo consultas de livros das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Para acessar a biblioteca, basta preencher um cadastro mediante apresentação do Cartão Sesc ou carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A unidade móvel volta a percorrer os bairros do município a partir de 5 de março.

Confira as datas e locais onde a BiblioSesc estará no próximo mês:

5

E.M.E.F. Professor Thiago Wurth – Mathias Velho

6

Associação Beneficente e Educacionária Vó Maria – Santo Operário

7

E.E.E.M. Guarani – Fátima

8

Associação Mãos Dadas – Rio Branco

9

E.M.E.F. Rio Grande do Sul – Mato Grande

10

Sábado

11

Domingo

12

Praça Barão do Rio Branco – Vila Fernandes

13

Ilê Axé D’oya – Guajuviras

14

E.M.E.F. Erna Wurth – Guajuviras

15

E.M.E.F. General Neto – Olaria

16

Manutenção

17

Sábado

18

Domingo

19

E.M.E.F. Professor Thiago Wurth – Mathias Velho

20

Associação Beneficente e Educacionária Vó Maria – Santo Operário

21

E.E.E.M. Guarani – Fátima

22

Associação Mãos Dadas – Rio Branco

23

E.M.E.F. Rio Grande do Sul – Mato Grande

24

Sábado

25

Domingo

26

Praça Barão do Rio Branco – Vila Fernandes

27

Ilê Axé D’oya – Guajuviras

28

E.M.E.F. Erna Wurth – Guajuviras

29

E.M.E.F. General Neto – Olaria

Hoje nas bancas

03 de fevereiro de 2012 0

Neste ano, a votação do Orçamento Participativo ocorrerá após as eleições municipais. Por isso, os moradores terão mais tempo para apresentar propostas de projetos para suas regiões. No entanto, muitos já estão se organizando para garantir a inclusão de suas obras no OP. O Mais Canoas ouviu representantes de quatro bairros para antecipar quais são os pedidos da população.

No Mais Esporte, veja como a Apav/Canoas se prepara para a 4ª rodada da Superliga B de vôlei. A equipe busca manter a invencibilidade nos três jogos na cidade. Pensamento de vencedor que também tem o estudante Gabriel Lazzarotto, morador de Canoas e 1º lugar no vestibular da UFRGS e da PUCRS. Ele revela como conquistou a melhor nota no curso mais concorrido do Estado. Dicas que podem ajudar os vestibulandos que tentarão entrar na universidade no ano que vem.

Veja também como ficou a mudança no trânsito na Venâncio Aires. A rua passou a ter mão única nesta semana e a alteração ainda não foi assimilada por alguns motoristas. Além disso, saiba como ficaram duas iniciativas da prefeitura: por que as linhas rápidas e circulares serão implantadas e por que o sistema de coleta de lixo por contêineres emperrou?

Para ajudar a fazer o suplemento semanal, envie suas dicas, reclamações e fotos para canoas@zerohora.com.br. O seu mascote pode ilustrar nossas páginas e aquele problema que incomoda há anos pode ter solução.

Apav/Canoas perde, mas segue líder da chave na Superliga B

03 de fevereiro de 2012 1

A primeira derrota da Apav/Canoas aconteceu nesta quinta-feira, no Centro Poliesportivo La Salle. O time da casa foi derrotado pelo Santo André por 3×2. Apesar do resultado, a equipe canoense segue líder do grupo B com 10 pontos.

O formato ao estilo Gran Prix dá 1 ponto para quem for derrotado pela diferença mínima de sets e apenas 2 pontos ao vencedor. Com isso, a Apav/Canoas manteve 2 pontos à frente do adversário. No jogo anterior, o Atibaia venceu o Remo por 3×0 e está em 3o no grupo.

Maratona

A partida foi marcada pelo equilíbrio. Após uma vitória para cada lado nos primeiros sets, o terceiro terminou com vitória dos paulistas por 33×31. Mesmo com o calor e o desgaste físico, o time canoense conseguiu empatar e levar a partida para o tie break. Ao final de quase duas horas e meia de partida, o preparo do Santo André prevaleceu e garantiu a vitória.

- O nosso condicionamento físico ainda não é o ideal. O Santo André veio forte. Não conseguimos manter um bom ritmo nas viradas de bola – avaliou o ponta Roberto Minuzzi.



Homenagens a Navegantes

01 de fevereiro de 2012 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Uma das festas mais conhecidas no Estado e que reune mais de cem mil participantes é realizada em Porto Alegre já há mais de cem anos, o que faz, inclusive, que Nossa senhora dos Navegantes seja tida erroneamente como a padroeira de nossa Capital, que é a Mãe de Deus, festejada em 1º de janeiro.

Discussões teológicas à parte, quero tecer alguns comentários sobre esta festa de origem açoriana em Canoas. Nossa cidade é banhada pelos rios Gravataí e Sinos. Temos a Ilha das Garças e os arroios da Brigadeira e Araçá, e, desde tempos antigos, a navegação está presente no município. Tanto é que o nome de nossa cidade se origina nas rústicas embarcações de navegação.

A cidade celebra nesta quinta a 23ª procissão em homenagem à protetora daqueles que cruzam os nossos rios. Uma forma de conscientizar  a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, bem como do ambiente e da coleta seletiva.

Em anos anteriores, também os religiosos afro-umbandistas, com o apoio da coordenadoria de diversidades da prefeitura e da Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do RS (Fauers), participavam de um ato ecumênico interreligioso homenageando a Yemanjá, orixá sincretizada na mesma santa.