Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2012

Estação Canoas/La Salle vira passarela de moda na próxima quinta-feira

27 de abril de 2012 0

A Estação Canoas/La Salle do metrô recebe, no dia 3 de maio, o desfile de moda “Da rua à passarela”. Serão 10 apresentações de 30 min entre 13h30min e 16h30min. Na pista, sete trajes femininos e três masculinos.

A ação faz parte da 7ª Feira de Oportunidades Senac, cujo tema é “Qual o seu projeto de vida? Educação, trabalho e felicidade”. A feira oferece atividades de capacitação e workshops nos mais de 60 pontos de atendimento do Senac no Rio Grande do Sul.

Fonte: Trensurb

Hoje nas bancas

27 de abril de 2012 0

Há uma regra que permite desconto de 60% na conta da água para famílias com renda de até três salários mínimos. O problema é que muitos desconhecem este direito e continuam pagando contas mais caras. O conflito fez com que o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico convocasse uma reunião com representantes de todos os municípios da região para esclarecer as regras. O Mais Canoas partiu desta questão é explica, nesta edição, o que você precisa fazer para exigir a tarifa social.

O caderno também mostra como uma academia de judô se organizou para garantir a verba para a viagem internacional com a seleção brasileira. A história ganhou a tela da RBS e, por consequência, o auxílio da comunidade, que angariou os recursos necessários.

No Mais Ensino, saiba como a Associação de Moradores do Jardins Igara II está preparando a segunda feira do livro do bairro. Desta vez, o foco sai do conteúdo e vai para o letramento. Quem também trabalha pelo bem da comunidade é o defensor público Hugo Lagranha. O filho do ex-prefeito foi promovido e conta como ele faz para ajudar a sociedade canoense de uma forma diferente do pai.

Veja também como duas mobilizações inciadas pela comunidade – em relação a acessibilidade e a segurança – ganharam força pelo jornal e foram atendidas pela prefeitura. Para fazer parte disso, basta enviar suas sugestões e pedidos para canoas@zerohora.com.br. Também recebemos depoimentos seus sobre a cidade e fotos do seu mascote.

Torneio Regional Sul de futebol para cegos acontece neste final de semana

26 de abril de 2012 0

Entre os dias 27 de abril e 1º de maio, o torneio Regional Sul de Futebol de 5 para cegos ocorre na cidade. Este é o primeiro campeonato do ano organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A competição terá oito equipes na disputa pelo título, e Canoas foi a escolhida para sua realização por ter um ginásio adaptado.

O torneio contará com uma entidade a mais do que em 2011, inclusive, estão confirmadas a atual campeã da Copa Brasil 2011 – Série B, Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC), do craque da Seleção Brasileira de Futebol de 5, Ricardinho, e a Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (APADV), atual campeã do Regional Sul, do goleiro Taffarel e do atleta Emerson, ambos da Seleção.


Confira as equipes

Paraná:

> Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (ADEVIPAR)

> Associação Esportiva dos Deficientes Visuais do Estado do Paraná (AEDV-PR)

Rio Grande do Sul:

> Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS)

> Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (ASDEFIPEL)

> Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC)

São Paulo:

> Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (ADEVIG)

> Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (APADV)

> Centro de Emancipação Social e Esportivo de Cegos (CESEC)


Regras

* As equipes serão divididas em dois grupos

* As duas melhores de cada grupo fazem as semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA)

* As vencedoras disputam a final, e as derrotadas jogam pela disputa do bronze


Serviço

Regional Sul 2012 – Futebol de 5 para cegos

Data – 27 de abril a 1º de maio

Local – Centro Esportivo São Luiz (Rua Engenheiro Rebouças, 1.100)

Livros são distribuídos em locais públicos

23 de abril de 2012 0

Assim como na Capital, o Dia Internacional do Livro foi marcado por uma ação especial em Canoas. Integrantes da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva espalharam obras de autores brasileiros em praças da cidade nesta manhã.

À tarde, a atividade foi realizada nas praças da Emancipação, da Bandeira e Antônio Vianna (Praça do Avião). A atividade também se estendeu ao calçadão da Tirandentes e parte do comércio local. Cerca de 200 livros foram distribuídos na ocasião.

Até esta quarta-feira, a prefeitura realiza a Semana do Livro de Canoas. A iniciativa envolve diversas atividades e mobiliza crianças e adolescentes na biblioteca, nas escolas, pontos de leitura, praças e outras instituições. Amanhã ocorre uma nova ação de distribuição de livros no Calçadão .

Hoje nas bancas

20 de abril de 2012 0

O Mega Intermodal Canoas, lançado nesta semana, deverá recber até 30 empresas nos próximos cinco anos. A expectativa é que ele se torne a segunda potência em arrecadação de impostos no município. Além de fortalecer a economia da cidade, a ideia é que ele gere 10,5 mil novos empregos. Agora, a prefeitura estuda formas de não perder a mão de obra interna.

Outro lançamento importante nesta semana foram os novos leitos do Hospital Universitário. Cem deles servirão como retaguarda para hospitais de urgência e emergência da Região Metropolitana. Outros 30 atenderão dependentes químicos da cidade. A ajuda a viciados em drogas é providencial e o Mais Canoas buscou um exemplo para mostrar por que esta iniciativa dá certo.

No Mais Esporte, veja como um grupo de jovens e adolescentes se organizou para criar o primeiro time de beisebol de Canoas. São 20 participantes que conheceram as regras em um animê e agora buscam espaço na Liga Gaúcha. Já os alunos do Colégio Maria Auxiliadora também aprendem regras, mas de economia. A carteirinha, neste ano, terá a possibilidade de ser transformada em cartão de débito e ajudá-los no pagamento de despesas internas.

E não deixem de conferir as seções que são construídas pelos leitores. Afinal, grande parte do jornal é feita por quem manda sugestões para o e-mail canoas@zerohora.com.br.

Feriado de Tiradentes altera horários de serviços na cidade

19 de abril de 2012 1
O Dia de Tiradentes, celebrados neste sábado, altera os horários de alguns serviços da cidade. Veja o que muda na programação:
Saúde
> As UPAS permanecerão fechadas. Atendimentos de urgência e emergência funcionarão no Hospital Universitário (pediatria e ginecologia), Hospital de Pronto Socorro de Canoas (trauma e emergência) e Hospital Nossa Senhora das Graças (clínico).
> Samu (192) – plantão 24 horas
Transporte
> A tabela de horários dos ônibus urbanos será a mesma de domingo e não circularão os ônibus seletivos.
Trânsito
> Fiscalização (plantão 24 horas) – 3462-1661.
Limpeza
> A coleta de lixo domiciliar ocorre normalmente durante todo o feriadão. Recolhimento de animais mortos (em caso de risco à saúde ou obstrução de vias) – 8158-0446.
Obras
> Situações emergenciais na rede pluvial – 9664-8580.
Meio Ambiente
> A fiscalização dos parques municipais permanecerá normal. Emergências ambientais, como fogo em áreas públicas, poluição sonora grave e maus-tratos a animais, podem ser comunicadas pelo 8140-3831.
Defesa Civil
Situações de risco (plantão 24 horas) 9230-8794 e 9240-1023.

Judocas pedem recursos para disputar competição internacional

18 de abril de 2012 0

A vaga está garantida. Ana Martins e Clóvis Braga Júnior, ambos de 15 anos, estão classificados para um torneio internacional de judô na Romênia e na Alemanha. No dia 27, eles embarcam para o desafio. Quer dizer, isso se a verba chegar a tempo.

Eles não têm recursos para pagar as despesas de voo e hospedagem. Por isso, a alternativa foi pedir dinheiro na sinaleira. Para entender melhor essa história, confira a matéria dos colegas da RBS TV.

Depois, quem quiser ajudar pode ligar para o telefone (51) 9888-9287 e falar com o sensei Sandro Nery para saber como ajudar.

Escritora canoense vence pela segunda vez do Prêmio Sesc de Literatura

13 de abril de 2012 0

O Sesc já pode começar a estudar a possibilidade de tornar Luisa Geisler hors concours em seus prêmios. A jovem escritora canoense venceu pela segunda vez o Prêmio Sesc de Literatura, desta vez com o romance Quiçá.

Além do título, Luisa terá sua obra publicada pela Editora Record em julho e irá participar de uma série de eventos. A agenda só aumentará, já que no ano passado ela já havia vencido o mesmo prêmio, mas na categoria Contos.

Na edição 2011/2012, foram inscritos 953 textos originais, sendo 523 coletâneas de contos e 430 romances.

Dentista canoense faz palestra sobre trabalho voluntário na Amazônia

13 de abril de 2012 0

Na carteira de trabalho de Gustavo Sebben está escrito: dentista. Sua formação acadêmica é em odontologia. Mas à construção profissional dele devem ser acrescidos os títulos de “aventureiro” e “voluntário”.

O trabalho realizado por ele na Amazônia é tema de uma palestra, que ocorre no dia 17, às 19h30min, no Espalo STB Brasas (Rua Anita Garibaldi, 1.515), em Porto Alegre. Sebben vai falar da viagem de Belém a Manaus pelo Rio Amazonas e sobre os atendimentos à população indígena.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para garantir um lugar, é preciso reservar pelo telefone 4001-3010.


Hoje nas bancas

13 de abril de 2012 0

A ligação dos dois bairros mais populosos de Canoas – Guajuviras e Mathias Velho – pode ser feito pelo aeromóvel. Este é o objetivo do protocolo de intenção assinado ontem entre a Trensurb e a prefeitura. O que falta para a cidade ser a primeira no Estado para receber a modalidade de transporte mais limpa e econômica você confere na edição desta semana do Mais Canoas.

Os próximos dias também serão de festa para o Guajuviras, mas por outro motivo. O bairro completa 25 anos desde a primeira ocupação. A história contada pelos próprios moradores é destaque nesta edição. Assim como também é destacado pelo escritor Mário Teixeira do Amaral, integrante do Conselho de Blogueiros, o trabalho em uma escola do município.

As quartas de final do Gauchão Coca-Cola também ganham as páginas do Mais Canoas. Depois estar à beira da segunda divisão até os últimos minutos da última rodada, o Canoas salvou-se do rebaixamento e agora luta pelo título da Taça Farroupilha. A preparação para o jogo contra o Pelotas você também confere no caderno.

E a escritora Maria Luci Leite, que assumiu a direção da Casa do Poeta, conta suas preferências dentro da cidade. Além dela, os leitores que colaboraram também garantiram seu espaço. Para fazer o mesmo, envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br. Envie suas dicas e sugestões de pauta e ajude a fazer o suplemento semanal dos canoenses.

Tributo a José Cláudio Machado no Eduardo Gomes

12 de abril de 2012 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

A primeira prenda do CTG Sentinela do Rio Grande, da Base Aérea de Canoas, Mariana Santos Soares, tem a honra de convidar os tradicionalistas e público em geral para prestigiar o tributo a José Cláudio Machado, que faz parte do Projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha.

Será em 13 de abril, nesta sexta-feira, às 20h, no Parque Eduardo Gomes, no Galpão da AETC (parte campeira do parque)

“Num lamento chegou o minuano

Anunciando o último inverno

O orvalho chorou nas campinas

E o céu enlutou as estrelas”

Jovens do Guajuviras são tema de documentário internacional

11 de abril de 2012 0

O documentário “La Borboleta de Guajuviras”, do cineasta basco Jairo Berbel Monreal, está finalizado. O filme conta a história da Agência da Boa Notícia (ABNG) e como a comunicação mudou o rumo de jovens do Guajuviras. Ele deve ser exibido no Pais Basco neste mês e, depois, ganhará exibições também em ambos os Territórios de Paz de Canoas.

A crítica é suspeita, mas faz ótimas avaliações da obra. A jornalista basca Xandra Pérez, por exemplo, diz que este documentário é daqueles em que se “deseja prolongar a história mesmo sabendo que a película terminou”. Já a diretora da Universidade do País Basco, María José Cantalapiedra Gonzalez, supera as expectativas de resultados da parceria entre a instituição e a prefeitura:

- Tenho dito que esse projeto de Canoas é mais que inovador, pois marca uma transformação importante no marco da comunicação cidadã.

A coordenadora da ABNG, jornalista Andrea de Freitas, também elogia o resultado atingido:

- O documentário captou a exata ideia do projeto e contribui para o debate sobre o direto à comunicação e prevenção às violências entre jovens.

O autor

Monreal, 22 anos, é produtor de “El lugar de las sonrisas” (abaixo), trabalho que realizou após meses de intercambio na África. Ele esteve durante dois meses pesquisando, visitando e ministrando oficina de roteiro cinematográfico no Guajuviras. Enquanto não temos o gostinho da obra rodada aqui, vamos conhecer um pouco do trabalho do autor:


El lugar de las sonrisas from Jairo Berbel on Vimeo.

Há vagas na escola Jasmelino Jardim

10 de abril de 2012 2

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Uma escola em meio ao verde. Eis a descrição correta para a agradável Escola Estadual de Ensino Fundamental Jasmelino Jardim, situada no bairro Nossa Senhora das Graças.

Além do diferencial natureza, a instituição, que tem 62 anos, apresenta um ambiente familiar em que, alunos e professores, interagem em harmonia. No entanto, a escola vem sofrendo com a redução do número de alunos nos últimos anos.  Há apenas 126 alunos para uma capacidade de 250. Ou seja, apenas metade da capacidade está preenchida.

Busquei conhecer as causas do problema com a diretora, Nara Terres Fontana, que está há 11 anos no colégio.

- As escolas municipais têm apresentado várias facilidades aos alunos, que vão desde o fornecimento do material escolar e do uniforme. Por isso, a opção dos pais em matricularem seus filhos nestas (em vez de nas estaduais) – comenta.

Na verdade, a dificuldade apontada pela diretora tem sido a realidade de muitas escolas. No entanto, o que há de salas quase vazias nas estaduais há de alunos excedentes nas escolas municipais. Aliás, seria interessante que a Secretaria Municipal de Educação buscasse uma parceria com o Estado. Alunos excedentes poderiam ser remanejados para essas escolas, tendo os mesmos direitos dos matriculados nas municipais, como o material e o uniforme. Assim, não haveria necessidade de compra de bolsas de estudos em escolas particulares, por exemplo, gerando uma economia considerável aos cofres públicos.

- Temos alguns diferenciais em nossa escola. Os pais são nossos parceiros em inúmeras atividades: na realização de projetos como os sábados letivos. Contamos com iniciativas para usufruirmos da natureza que nos cerca, momentos diários de reflexão com os alunos. Muitos de nossos formandos passaram em provas de escolas militares ou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por exemplo – diz a diretora.

Ela acrescenta:

- Contamos também com o projeto Mais Educação, em que o aluno permanece o dia inteiro na escola, realizando oficinas de informática e literatura, por exemplo.

A direção e a equipe da Jasmelino Jardim aguarda por novos alunos. Há vagas em todas as séries do Ensino Fundamental. Visitem a escola que fica na Travessa Indígena, no bairro Nossa Senhora das Graças ou informem-se pelo fone 3476-9011 e surpreendam-se.

Hoje nas bancas

06 de abril de 2012 0

O Balada Segura completou quatro edições nesta semana. Apesar de estar no início, os números são semelhantes aos da Capital e, segundo os responsáveis pela ação, são positivos. No entanto, alguns canoenses ainda não assimilar a fiscalização e continuam a dirigir depois de beber. Saiba no que isso pode acarretar na edição do Mais Canoas desta semana.

Veja também como um passeio pelo Centro da cidade vai virar filme. Alunos da escola Irmão Pedro, no Estância Velha, estão elaborando roteiros de romance, drama e terror para serem encenados em pontos turísticos do município.

Saiba como uma atividade oferecida pelo Canoas Shopping desde a sua inauguração atrai idosos para fazer exercícios físicos pelas manhãs. O Clube da Melhor Idade é voltado para a saúde e, para eles, nada melhor do que se reunir para dar boas risadas até mesmo fora do horário de aula.

No Voz das Ruas, dois leitores alertam para dois problemas da cidade: a falta de poda de árvores, que pode atrapalhar o trânsito, e as ligações irregulares de esgoto, que podem causar alagamentos em diversos pontos da cidade.

Para colaborar com o caderno, envie seus e-mails com dicas, fotos e depoimentos para canoas@zerohora.com.br. Você pode contar uma história interessante que tenha acontecido na cidade e garantir um espaço nas páginas da próxima edição.