Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2012

Dia do Desafio é hoje em toda a Canoas

30 de maio de 2012 0

Esta quarta-feira, a última do mês de maio, é o Dia do Desafio (DDD) em todo o mundo. Em Canoas, as atividades começaram cedo. Desde às 13h30min, uma equipe se concentra no Conjunto Comercial (foto) para uma série de exercícios.

À tarde, a partir das 15h, o palco será montado na frente da prefeitura para uma grande aula de alongamento. Caso você ou sua empresa esteja fazendo os 15 minutos de exercício propostos, entre em contato com a secretaria de Esporte e Lazer. Quanto mais participantes, maiores as chances de Canoas vencer mais uma vez o DDD.

Capacitação de pilotos mulheres em destaque

29 de maio de 2012 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

“O 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte, o Esquadrão Gordo, da Força Aérea Brasileira (FAB) e que opera com as aeronaves C-130 Hércules, esteve em Canoas desde 17 de maio para realizar a formação de novos pilotos. A capacitação foi realizada na Base Aérea de Canoas e contou com a participação da primeira mulher piloto militar do Brasil apta a comandar uma aeronave desse modelo, a primeiro-tenente-aviadora Joyce de Souza Conceição.

Foi no último dia 22, na Base Aérea, que ela fez o seu último voo do período de formação no comando do C-130. O Esquadrão Gordo está sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e realiza missões de transporte aéreo de tropas e carga (inclusive para o Exterior), reabastecimento em voo de aeronaves de caça e busca e salvamento.

O esquadrão realiza importantes missões na FAB, fazendo transporte logístico pesado, apoio em missões humanitárias e, inclusive, transporte para a Base Militar Brasileira na Antártica. Em 30 de maio, a primeiro-tenente-aviadora Adriana Gonçalves também se tornou a primeira piloto militar brasileira a comandar um KC-137 (variação do Boeing 707), a maior aeronave da FAB.”

Hoje nas bancas

25 de maio de 2012 0

O projeto do Shopping Popular, no Mathias Velho, está sendo apresentado aos comerciantes. A secretaria de Desenvolvimento Econômico acredita que, até a próxima semana, será aberta a licitação. Entre os ambulantes, porém, há uma série de controvérsias. O Mais Canoas conversou com eles e mostra os pontos divergentes dessa história.

O que é unanimidade é aumentar acessibildade às pessoas com deficiência. Por isso, o Museu de Ciências Naturais da Ulbra elabora um projeto de implantação de computadores e aparelhos para narrar a exposição e auxiliar visitantes com deficiência auditiva e visual.

O encontro de gerações também é destaque. Na próxima quarta-feira, é lançada a obra que conta a história de Octavio Longhi e o Coral de Canoas criado por ele há 47 anos. Em junho, é a vez de uma judoca canoense de 17 anos ir ao Rio de Janeiro disputar a competição que pode lhe valer pontos importantes para os Jogos Olímpicos de 2016.

Outros dois casos causam preocupação à população. Os índices que demonstram a presença do mosquito da dengue são baixos, no entanto, não estão zerados. A Vigilância em Saúde está alerta. As mudanças do trânsito no Niterói também foram comemoradas, mas causam apreensão a um morador, que questiona os estacionamentos irregulares.

E esta edição é mais do que especial. Na próxima semana, o Mais Canoas celebra três anos de existência. São 157 edições que mexem com a cidade todas as sextas-feiras. O intuito é não parar por aqui, e, para isso, contamos com vocês. Mande suas sugestões para o e-mail canoas@zerohora.com.br ou curta a nossa página no Facebook. Lá, é possível curtir nossas reportagens e reivindicar uma atenção à sua região.

Cics inaugura exposição sobre carga tributária com o Impostômetro

24 de maio de 2012 0

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics) inaugurou hoje, no saguão de sua sede, uma exposição que apresenta alguns produtos e seus respectivos índices de impostos. No espaço, é possível acompanhar o Impostômetro, uma ferramenta que informa em tempo real o total de tributos já recolhidos pelos brasileiros.
Um vídeo do movimento Brasil Eficiente também é mostrado no local. Ele busca sensibilizar a população e a classe política sobre a importância de diminuir a carga tributária sobre o setor produtivo, além de simplificar e racionalizar a estrutura tributária, melhorando a gestão dos recursos públicos.
A mostra pretende conscientizar sobre os percentuais embutidos em cada item, fornecendo mais informações para que a população cobre dos governantes o devido retorno na forma de serviços públicos, como educação, saúde e infraestrutura:
_ A carga tributária é um dos principais entraves para o setor produtivo. Todos, invariavelmente, sejam empresários ou consumidores, acabam penalizados pelo pagamento compulsório de impostos que em alguns casos chegam a níveis absurdos _ afirma a presidente da CICS, Simone Diefenthaeler Leite.
Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os brasileiros terão que trabalhar 150 dias em 2012 para cumprir suas obrigações com o governo. Este número é muito superior ao de países como México (95 dias), Chile (97 dias), Argentina (101 dias), Estados Unidos (102 dias) e Espanha (137 dias).

Informações: De Zotti Comunicações


Quatro judocas de Canoas disputam Campeonato Brasileiro Sub-17 pela seleção gaúcha

18 de maio de 2012 0

Neste final de semana, a seleção gaúcha da categoria vai a Vitória, no Espírito Santo, disputar o Campeonato Brasileiro. Quatro atletas de Canoas estão entre os convocados.

A seleção foi definida em seletiva disputada na Copa Passo Fundo. A equipe é formada por 15 atletas de sete clubes diferentes do Estado. A Sogipa, com cinco atletas, e o Grêmio Náutico União, com quatro, são os clubes com mais integrantes. A Canoas Rio Branco terá Clóvis Braga Júnior e Ana Caroline Martins, enquanto ATC, Kiai, Bilhar e Caju, um cada.

A dupla da Rio Branco integrou a seleção brasileira da categoria em circuito na Europa. Clóvis chegou a conquistar uma medalha de bronze.

O campeonato deste fim-de-semana vale vaga à seleção brasileira aos dois primeiros colocados de cada categoria.

Associação de Escritores Canoenses promove bate-papo nesta segunda-feira

18 de maio de 2012 0

Hoje nas bancas

18 de maio de 2012 0

A violência contra a mulher não tem regra para acontecer, mas estatísticas apontam um perfil das vítimas em Canoas. Nesta sexta-feira, você confere quem são e onde estão os possíveis alvos de agressões, e aprende como denunciar casos como esses.

No Mais Ensino, veja como a Secretaria Municipal de Educação e a comunidade escolar planejam os próximos 10 anos de ensino na cidade. O aprendizado também é destaque dentro da Economia Solidária. Nesta semana, dois centros de capacitação foram inaugurados, e você tem o serviço completo de locais e cursos disponíveis.

E o já tradicional Dia do Desafio chega à cidade em 2012. O evento reúne a população para fazer 15 minutos de atividade física na última quarta-feira de maio. Também nesta edição aprenda a receita da casa da pizzaria O Barão. Há quase dois meses em Canoas, a unidade é a primeira a atender no local com o mesmo sabor e recheio farto.

A falta de iluminação e o depósito irregular de lixo também foram pauta. As dicas vieram dos leitores, e você pode fazer isso pelo canoas@zerohora.com.br. Mande suas fotos e sugestões. E não esqueça de curtir a fan page no Facebook.

5º Comar realiza exercícios fora da sede do Esquadrão

15 de maio de 2012 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

A convite do Setor de Comunicação Social da Base Aérea de Canoas, participei na sexta-feira passada, 11 de maio, de voo até a cidade de Bagé, para acompanhar o exercício. O Exercício Operacional (Exop) Épsilon, coordenado pelo 5º Comando Aéreo Regional (5º Comar), está se realizando em Bagé até 17 de maio. A escolha da cidade de Bagé deve-se ao fato de oferecer condições adequadas para a realização do exercícios, sem interferir no tráfego aéreo.

A realização fora de sede do Esquadrão possibilita aos militares envolvidos treinar procedimentos em um local diferente do que já estão acostumados em sua rotina, proporcionando aos mesmos a capacidade de agir em locais diferenciados com a mesma competência operacional, podendo atuar no caso de catástrofes naturais, com o lançamento de para-quedas contendo alimentos para populações ilhadas.

O Exop tem por objetivo desenvolver a capacidade de pronto emprego e o sistema de Comando e Controle do V COMAR, além de adestrar o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), provendo a formação e a manutenção operacional de suas equipes, a partir da operação em aeródromo fora de sede, dentro de um contexto tático simulado.

O exercício reune cerca de 150 militares. Destes, 21 são pilotos, envolvidos em missões diurnas e noturnas, incluindo lançamento de para-quedistas e suprimentos. As aeronaves participantes são o C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan.

Hoje nas bancas

11 de maio de 2012 0

Os incêndios recorrentes no aterro Jorge Lanner incomodam a população do bairro Niterói. O mau cheiro e a poluição causam transtornos aos moradores mesmo semanas após as queimadas. A recorrência dos fatos levou a polícia a investigar o caso. Nesta edição, o Mais Canoas entra a fundo nesta história e mostra como o local é organizado para receber o material descartado.

No Mais Esporte, conheça o canoense que foi eleito por um site espanhol como o melhor atleta na luta de chão. A técnica de Moacir Mendes Júnior garantiu a ele um título mundial de jiu-jítsu e uma vagacomo reserva na seleção brasileira de judô. Já o Mais Ensino mostra como as artes plásticas ajudam na integração de alunos com deficiência na cidade. Nesta semana, eles finalizam a reprodução de um quadro de Romero Britto.

Saiba também sobre a relação de Nelson Oliveira da Silva, o novo gestor da biblioteca João Palma da Silva, com a cidade. De rato de biblioteca, ele é hoje um grande organizador das letras. Veja também como o governo municipal se manifestou sobre as reivindicações da população no trânsito e na saúde. Uma das respostas, sobre a acessibilidade, teve conserto e ganha destaque no caderno desta semana.

Cotinue colaborando conosco pelo e-mail canoas@zerohora.com.br. E também não deixe de curtir nossa fan page no Facebook para saber as notícias da cidade em primeira mão.

Atleta canoense disputa prova de corrida de aventura em Goiás

10 de maio de 2012 0

O atleta canoense Marcelo Santos representará o município em uma das maiores provas de corrida de aventura do mundo, o Ecomotion Pro, que acontece entre os dias 11 e 20 de maio, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

O percurso será de aproximadamente de 600 quilômetros divididos entre corrida, mountain bike, canoagem e técnicas verticais (rapel, tirolesa), tudo com orientação por mapa e bússola. A estimativa dos organizadores é que os primeiros colocados terminem a prova em 4 dias.

A equipe Cosa Nostra conta ainda com os atletas Marco Alcantara, Giorgio Rabolini e Mariana.
Santos é o atual líder do ranking brasileiro de corridas de aventura, na categoria solo expedição, e é líder do campeonato gaúcho de corrida de aventura, na categoria quarteto expedição, com a equipe Sal da Terra/Big Wall.


O atleta canoense Marcelo Santos, representará o município em uma das maiores provas de corrida de aventura do mundo, o ecomotion pro, que acontecerá entre os dias 11 e 20 de maio na Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás.




O percurso será de aproximadamente de 600km, divididos entre corrida, montain bike, canoagem e técnicas verticais (rapel, tirolesa), tudo com orientação de mapa e bússola. A estimativa dos organizadores é que os primeiros colocados terminem a prova em 4 dias.




O atleta estará competindo com a equipe Cosa Nostra, com os experientes atletas Marco Alcantara, Giorgio Rabolini e Mariana. ‘’Nossa equipe é composta de atletas experientes em provas de longa distância, e isso é uma grande vantagem para esta competição, pois não basta estar bem fisicamente, a exigência psicológica é muito grande, já que não existe para neste 4 dias e sensações como fome, dor, frio, calor e principalmente sono são comuns de acontecer.’’




O atleta Marcelo Santos é o atual líder do ranking brasileiro de corridas de aventura, na categoria solo expedição, e líder do campeonato gaúcho de corrida de aventura, na categoria quarteto expedição com a equipe Sal da Terra/Big Wall.

Música contemporânea francesa chega a Canoas nesta semana

08 de maio de 2012 0

L. Apenas esta letra representa todo o trabalho da cantora francesa Raphaële Lannadère. Em temporada no Brasil, ele apresenta o espetáculo baseado no último álbum Initiale. A artista assumiu que a denominação L remete ao sobrenome, mas também aos nomes dos familiares:

- Além disso, é uma marca da feminilidade -

Neste sábado, ela se apresenta no auditório Sady Schwitz do Paço Municipal (Rua 15 de Janeiro,11). A entrada é gratuita, mas o espaço é limitado. Os ingressos devem ser buscados na secretaria de Cultura (Rua Ipiranga, 105) ou na Casa de Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, 6.270). Mais informações pelo telefone 3592-2129.

A atração integra a programação do 7º Festival Palco Giratório Sesc feito em  parceria com a Aliança Francesa e o Sistema Fecomércio-RS, com o apoio do Instituto Francês e do Consulado Geral da França no Rio Grande do Sul.

Confirma abaixo um dos clipes da cantora, Petite, que deve estar no set list apresentado aqui:


Feira da Economia Solidária celebra Dia das Mães no Calçadão

04 de maio de 2012 0

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), através da Diretoria de Economia Solidária, está organizando, entre os dias 7 e 12 de maio, mais uma edição da Feira do Dia das Mães. A mostra de produtos feitos por artesãos canoenses, além de produtos da agricultura familiar, funcionará todos os dias entre 9h e 19h no Calçadão de Canoas.

Fonte: PMC

Hoje nas bancas

04 de maio de 2012 0

O projeto do túnel da Domingos Martins foi apresentado há quase dois anos, mas ainda não foi posto em prática por falta de verbas. O governo federal queria mais detalhes sobre o impacto desta mudança no trânsito da região. Então, o prefeito Jairo Jorge encomendou um estudo que foi entregue ao ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Enquanto ele discute, hoje, com ministros e representantes governamentais sobre a viabilidade, você conhece os detalhes desse projeto.

No Mais Esporte, veja o bicampeonato conquistado por Martin Petiz, atleta da base do Grêmio. O canoense foi selecionado pela 2ª vez consecutiva como um dos 10 melhores do programa Dream Football, do ex-jogador Luís Figo. No Mais Ensino, confira um projeto de leitura nas escolas que surgiu a partir de uma reportagem da Zero Hora.

Outro assunto que volta à tona é o trânsito na Avenida Inconfidência. Um leitor afirma que, mesmo seis meses depois, nenhuma medida foi tomada para facilitar as travessias no local. E na história de um gol de barriga você descobre mais sobre a cidade e os bairros por onde o morador passou.

Essas histórias foram compartilhadas por vocês e ganharam espaço no caderno. Por isso, siga contribuindo através do e-mail canoas@zerohora.com.br. E, agora, temos também a fan page do Mais Canoas no Facebook. Curta e compartilhe as informações para ajudar a fazer o jornal e a cidade melhores.

Edital para a construção da Unidade de Bem Estar Animal será publicado amanhã

03 de maio de 2012 0

Alvo de diversas críticas de ONGs e associações de proteção animal pelo tratamento destinado a cães e gatos, a prefeitura lançará amanhã o edital para a construção da nova Unidade de Bem Estar Animal. O prédio principal será construído na Avenida Boqueirão, 1.985, no bairro Igara.

Com área física de 392,83 m², ela contemplará boxes de canil e baias para cavalos. A previsão é que a obra esteja concluída no início de 2013.

As empresas interessadas em participar do processo de concorrência pública devem acessar o site da prefeitura e abrir o processo de tomada de preço nº 13/2012. No dia 22 de maio, a equipe de licitações da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão abrirá dois envelopes: um com a habilitação da empresa e outro com o valor proposto para a execução da obra, que não pode ser superior a R$ 781.310, 31.

Ex-alunos celebram comunidade virtual

03 de maio de 2012 2

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Muita emoção. As palavras certas para descrever o aniversário de três anos da comunidade Admiradores Ex-alunos do Sampa. As atividades começaram com uma missa na Igreja São Paulo, onde a história do Colégio São Paulo foi lembrada por alunos e pelo padre Jorge durante o sermão. A continuidade do evento se deu no salão paroquial, onde foi servido um almoço a mais de 200 pessoas.

Diferentes gerações de professores e alunos promoveram um reencontro inesquecível. Foram muitos abraços, lembranças e, sobretudo, a saudade dos tempos de escola.

A comunidade, criada inicialmente no site de relacionamentos Orkut pela professora Lisete Fisher, também está no Facebook desde o início de 2012.

- Fiquei muito feliz e emocionada em reencontrar minhas ex-colegas de aula e professores que lecionaram no mesmo tempo que eu – comenta Lisete.

Por mais de 50 anos a instituição foi comandada pelas irmãs servas de Maria Imaculada. Em 1998, a escola passou a ser administrada pelos irmãos lassalistas. Desde 2007, o Colégio São Paulo deu lugar ao Centro de Assistência Social para cursos profissionalizantes.

- Confesso que fico entristecido quando passo em frente à escola e percebo que já não há o movimento de alunos como antigamente – contou o professor de Educação Física Valdir, que lecionou na escola por 17 anos.

Tal sentimento foi compartilhado por todos durante o evento. As saudades das irmãs é marcante.

Nestes três anos de existência da comunidade virtual, os membros tiveram a oportunidade de promover vários eventos. Entre eles, a visita às comemorações do centenário da chegada das irmãs servas de Maria Imaculada, ocorrido em novembro de 2010 na cidade de Prudentópolis, no Paraná.

- Promoveremos outros eventos em breve. Em julho, algumas irmãs visitarão a cidade. Será um prazer recebê-las – avisa a sempre entusiasmada Tânia Melo, uma das fundadoras da comunidade.

A comunidade está aberta a todos. Tanto no Facebook como no Orkut. Visitem, curtam, participem e se emocionem nos reencontros.