Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2012

Hoje nas bancas

29 de junho de 2012 2

Os acidentes de trânsito no primeiro trimestre de 2012 apresentam um padrão: encontros da BR-116 com outras vias, seja por viadutos ou por agulhas, são os mais perigosos. Um mapa de calor aponta os pontos onde as colisões são mais recorrentes e o que está sendo feito para melhor a situação.

O método mãe-canguru, adotado no Hospital Universitário, é modelo para outras instituições. Nesta semana, profissionais do HU capacitam integrantes de hospitais da Região Metropolitana para ensinar como o contato pele a pele melhora a qualidade de vida de bebês prematuros.

Na próxima semana, ocorre a Feira de Tecnologia do Colégio Cristo Redentor. O evento apresenta trabalhos de alunos de cursos técnicos, mas as respostas já poderão ser vistas no próximo ano. O ano de 2013 também promete bons frutos para o esporte na cidade. O Unilasalle formalizou o acordo com o Instituto Paulão do Vôlei. Agora, além do apoio à equipe da Apav/Canoas, alunos de todos os níveis terão o incentivo para atuar na área esportiva.

Na contracapa da edição, conheça o artista plástico Voldinei Lucas. Suas obras que retratam cenários históricos da cidade são bem conhecidas. No Mais Canoas, você tem a chance de conhecer o artista por trás delas.

Não deixe de contribuir com dicas e fotos pelo canoas@zerohora.com.br. Responda também ao desafio da seção Em Foco.

Casa de Artes Villa Mimosa inaugura com peça de Deborah Finocchiaro

28 de junho de 2012 0

“Sobre Anjos & Grilos”, com a atriz Deborah Finocchiaro, é o espetáculo teatral que abre a programação cultural na Casa de Artes Villa Mimosa neste sábado. A peça é um espetáculo híbrido – cômico, lírico e épico – no qual uma atriz, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos e poemas de Mario Quintana, reafirmando a crença no poder da representação cênica como caminho de questionamentos e transformações. Outras informações sobre a peça podem ser encontradas no site oficial da peça.

A Villa Mimosa conta com biblioteca, estúdio para gravações e espaço de convivência entre artistas e população. No local, haverá oficinas de artes plásticas, teatro, dança e de música, aulas para formação na área cultural e um telecentro para cultura digital. A programação cultural da Casa é toda gratuita. Os ingressos devem ser retirados sempre nas quintas e sextas-feiras, em horário comercial. A Casa das Artes Villa Mimosa está localizada na Avenida Guilherme Schell.


Programação na Casa das Artes Villa Mimosa:

JUNHO/JULHO
30/06 – Deborah Finocchiaro – Espetáculo: Sobre Anjos e Grilos – 20h – Teatro Adulto
02/07 – Quarteto Colonial – SONORA BRASIL – SESC – 19h – Música
07/07 – Marcelo Delacroix – 20h – Música
15/07 – Grupo Nó Cego – Espetáculo: Zuretas – 16h – Teatro Infantil 
22/07 – De Pernas pro Ar – Espetáculo: Lorde Espiga – 16h – Teatro Infantil
29/07 – Ato Espelhado – Espetáculo: Avenida Cores por Todo Lugar – 16h – Teatro Infantil

AGOSTO
04/08 – Art Dança – 20h – Dança
05/08 – A mala mágica – Teatro Geração Bugiganga TGB/RS – SESC – 16h – Teatro Infantil
11/08 – Monica Tomasi – 20h – Música
19/08 – Fantomania – Espetáculo: O Desaparecimento do Sol – 16h – Teatro Infantil
21/08 – Caxeiras do Divino – SONORA BRASIL – SESC – 19h – Música
25/08 – Geda – Espetáculo: 4 Solos – 20h – Dança

Exposição de Artes Visuais Acervo Darwin Longoni – Aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h.

Jovem com paralisia cerebral se encontra com André Lima, do Grêmio, no Estádio Olímpico

27 de junho de 2012 0

O canoense Xader José Saraiva, de 14 anos, portador de paralisia cerebral, saiu de Canoas nesta tarde e foi ao Estádio Olímpico com um objetivo: conhecer André Lima, do Grêmio. O encontro aconteceu no início da tarde, antes do segundo período de treinamentos do dia.

- Eu gosto muito desses encontros, de ter a oportunidade de retribuir o carinho que a torcida tem por nós. Ainda mais em casos especiais, em que é difícil para o torcedor comparecer ao estádio, acompanhar de perto como gostaria. Me emociono. Saio renovado de cada situação como essa e ainda mais disposto cumprir os pedidos: ele quer comemoração especial em um gol – conta André Lima.

A identificação com o torcedor vem desde agosto de 2010, quando o carioca chegou a Porto Alegre. Desde então, já vestiu a camiseta tricolor 92 vezes.

- Eu acho muito legal o jeito que o André Lima joga. É um guerreiro. Pedi um gol com comemoração diferente. Tenho certeza que ele vai fazer – aposta Xader, que cursa a 5ª série da escola regular e no turno inverso participa de um programa de inclusão social organizado pela Associação Canoense de Deficientes Físicos.

O encontro partiu de uma iniciativa do Instituto Desejo Azul, criado por conselheiros do clube e que conta com a colaboração de voluntários. Inspirados na ONG norte-americana Make-A-Wish (em português, Faça Um Pedido), os gremistas têm como objetivo realizar desejos relacionados à paixão pelo Grêmio de crianças e jovens portadores de doenças graves, por meio da solidariedade de atletas, associados e personalidades ligadas ao Tricolor.

Fonte: Trato.TXT

Hoje nas bancas

22 de junho de 2012 0

Uma grande área ao lado do Parque Getúlio Vargas está para receber um novo shopping e dois empreendimentos de alto padrão. A promessa é de um novo bairro. A urbanização chega a uma parte intocada do município. No entanto, os projetos ainda estão na planta e devem ganhar forma somente depois de 2014. Confira nesta edição os detalhes das obras que prometem mexer com o imobiliário urbano da cidade.

Também no Mais Canoas um texto especial do colunista de segurança da Zero Hora, Humberto Trezzi. O repórter conheceu a nova delegacia de polícia, instalada no bairro Moinhos de Vento, e explica por que a comunidade pode ficar satisfeita com ela. No Mais Ensino, veja a iniciativa de alunos da escola André Leão Puente para ajudar crianças com câncer.

No Mais Esporte, confira como as mudanças no regulamento do campeonato entre as escolas da cidade ajudaram a integrar ainda mais os jovens e dar chances às instituições municipais. E quem saiu ganhando? As meninas que jogam futsal.

Na contracapa, nossa reportagem foi ao trensurb conferir se as pessoas se adaptaram às dicas do miniguia de etiqueta. Em texto e imagens, elas explicam por que seguem ou não as recomendações.

Se você quiser participar do Mais Canoas, envie as sugestões pelo e-mail canoas@zerohora.com.br. Envie também uma foto de seu mascote, conte a sua relação com a cidade e participe da sessão Em Foco.

Domingo é dia de passe livre em Canoas

21 de junho de 2012 0

No 73º aniversário de Canoas, os ônibus coletivos comuns, aqueles verdes da Sogal, estarão com passe livre durante todo o dia.

Os shows da Semana de Canoas, que começam às 15h no Parque Getúlio Vargas (Rua Dona Rafaela, 700), terão transporte gratuito. Boa opção para curtir Nei Lisboa, Maria Fumaça, Tonho Croco e Renato Borghetti, que se apresentam em show gratuito.

Hoje nas bancas

15 de junho de 2012 2

Um dos pontos de encontro mais movimentados de Canoas, o Jardim do Lago terá suas vias transformadas em ruas de lazer. Tudo depende de um decreto do prefeito Jairo Jorge que autorize a mudança prevista em lei. O objetivo é bloquear o acesso de veículos nos domingos e feriados, e privilegiar o espaço para pedestres. A medida gerou repercussão nas redes sociais e encontrou centenas de opositores.

Convivência que é teme de um guia criado pela Trensurb que estabelece 10 regras para serem seguidas nas viagens de metrô. O Mais Canoas apresenta essas normas nesta edição e irá verificar in loco se as pessoas as estão seguindo.

E o sistema de marcação de consultas também terá mudanças. Após três meses de teleagendamento, a secretaria de Saúde analisou os principais problemas e decidiu criar novas regras para as marcações.

No Mais Ensino, confira como uma ideia de um professor da Ulbra oferece a vivência do campo para adolescentes de escolas do Ensino Médio. No Mais Esporte, veja como cresce o futsal feminino na cidade e como estão as principais equipes em torneios municipais.

As dicas, sugestões e reclamações podem ser enviadas para o e-mail canoas@zerohora.com.br. Mande também as fotos de seus mascotes e indique personagens com histórias que você gostaria de ver nas nossas páginas.

Giovana Pilla é superada na seletiva e fica fora dos Jogos Paralímpicos de Londres

14 de junho de 2012 0

A judoca paralímpica canoense Giovana Pilla foi superada por Deanne Silva na seletiva que definiu a representante do Brasil nos Jogos de Londres, nesta quarta-feira, em São Paulo.

A lutadora perdeu as duas lutas contra Deanne. Mesmo fora de Londres, Giovanna – que é a atual campeã dos Jogos Parapan-Americanos – seguirá sendo convocada para a seleção brasileira.

Pedro Noite

14 de junho de 2012 0

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Pedro Francisco da Silva Filho, morador do bairro Igara 3, trabalha atualmente na Assembleia Legislativa. No entanto, foi durante a infância, quando ainda residia na Rua Fab, na Vila Fernandes, que ele começou a se tornar Pedro Noite, personagem principal do livro homônimo de Caio Ritter.

-  Meu pai pediu a um ilustrador que desenhasse minha irmã e eu. O problema é que não consegui me enxergar na gravura. Eu não tinha a pele clara nem os cabelos quase lisos. Isso me causou um conflito interno. Um misto de raiva com decepção. Afinal, eu desejei ser como a figura no quadro. Ficava horas na frente do espelho com um pente tentando alisar o cabelo – comenta.

Pedro foi seminarista por seis anos. Formou-se em filosofia e, quando ia cursar teologia, acabou desistindo de se tornar padre. Ele, então, passou a lecionar no Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre. Lá conheceu e se tornou amigo do professor e escritor Caio Ritter.

- No período das comemorações do centenário da Abolição da Escravatura, já engajado no movimento negro, passei a ministrar várias palestras. Foi daí que o Caio interessou-se pela história do quadro. A ideia ficou engavetada por alguns anos até o livro ser publicado – explica.

Pedro Noite visita escolas e conta de forma descontraída a sua história aos alunos:

- Me preocupo em divulgar a filosofia negra. Precisamos ir além das questões folclóricas, manter as pessoas alertas sobre o racismo, infelizmente, ainda presente em nossa sociedade. Um encontro entre o menino Pedro Noite e o homem Pedro Francisco, ambos mostrando o orgulho de serem negros.

Tive o prazer de acompanhar o trabalho do Pedro em uma das escolas onde atuamos juntos em uma Feira do Livro. Quem quiser agendar uma visita é só entrar em contato pelo e-mail pedroaxe@ig.com.br. O livro Pedro Noite, escrito por Caio Ritter e ilustrado por Mateus Rios, encontra-se à venda na Feira do Livro de Canoas e nas livrarias.

Os 50 anos da Associação dos Servidores Municipais

12 de junho de 2012 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

A ideia de criar uma entidade de classe fazia parte da vida de alguns funcionários municipais de Canoas em 1961. Eles queriam a prestação de assistência médica ao servidor _ o que não havia _, além de ter uma comissão que reivindicasse melhores condições de trabalho e aumento salarial. Após muitas tratativas, e tendo por base a associação de servidores do Estado, no dia 12 de junho de 1962, 51 funcionários assinaram a primeira ata da então Associação dos Servidores Municipais de Canoas.

A ASMC foi crescendo, em pouco tempo já possuía uma grande parcela de funcionários como associados, e, a cada nova administração, a entidade se firmava e consolidava seu patrimônio, sempre buscando o bem-estar dos associados. Porém, houve períodos ruins: a associação começou a entrar em decadência, integrantes de seu quadro social foram se desligando, as empresas conveniadas começaram a cancelar seus contratos e até seu patrimônio estava comprometido devido às dividas existentes. Mas, com o auxílio da prefeitura e o desprendimento de alguns funcionários que se doaram à entidade, ela conseguiu se reerguer, recuperando todo o seu crédito.

Hoje, a ASMC é exemplo de associação de servidores municipais para outras cidades do Estado. Conta com 3.512 sócios e departamentos  de assistência social, esportivo e cultural, além da escolinha de futebol, do Grupo Reviver e o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Morada de Guapos.

A atual diretoria é composta pelo presidente executivo Firmo Farias dos Santos, pelo vice de Finanças, Leonardo Dorneles Rodrigues, pelo vice de Patrimônio, Haroldo Carvalho Leão, pelo vice do departamento Cultural e Social, José Francisco Farias dos Santos, e pela vice-presidente de Assistência Social, Mirian Oliveira da Silva.


Hoje nas bancas

08 de junho de 2012 0

Se ainda existisse, o Canoas Futebol Clube completaria 55 anos em 2012. Hoje, porém, o local onde ficava o antigo estádio tem quatro condomínios populares. Saiba quem foram as personalidades que passaram pela cidade e fizeram parte da história do esporte no município.

O tênis de Canoas também faz história, apesar de não ter tradição. O tenista Roger dos Santos quer mudar este cenário. Além de vencer a etapa regional do Circuito Itaú, vai a Barcelona passar um período em um dos principais centros de treinamento do mundo.

Enquanto isso, as atividades da Feira do Livro não param. Confira os destaques da próxima semana e saiba em quais oficinas você deve ir. Em uma delas, ocorrida nesta semana, um grupo de idosos lançou um livro com suas histórias de vida. Estudantes de mais de 80 anos do Unilasalle tiveram a chance de mostrar seus textos pela primeira vez.

Veja também a relação entre a presidente do Rotary Club e a cidade. Ela se despede da função no próximo mês, mas conta que legado deixa para sua sucessora.

Você também pode participar mandando suas dicas, imagens e reclamações para canoas@terra.com.br. Quem possuir algum material sobre a história do Canoas pode encaminhar também.

Atenção para os horários do Canoas Shopping no feriado de Corpus Christi

05 de junho de 2012 0

O feriado de Corpus Christi muda a programação do Canoas Shopping nesta quinta-feira.

A praça de alimentação e lazer fica aberta entre 11h30min e 22h. Já a abertura de lojas e quiosques é opcional das 14h às 20h.

A programação do cinema funciona de acordo com a grade do Cinemark.

Rua em erosão no Estância Velha

05 de junho de 2012 0

Em 18 de maio, o texto abaixo, do blogueiro Mário Amaral Teixeira, foi publicado no Mais Canoas impresso. No momento da publicação, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) disse que uma equipe do Departamento de Esgotos Pluviais da SMO iria aolocal avaliar o risco de desmoronamento e realizar as medidas de contenção necessárias. Confira o texto de Mário e a resposta atual da prefeitura.

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

“A Rua Santo Expedito, no Estância Velha, no trecho entre as ruas Alexandre de Gusmão e São Joaquim, está desmoronando. Um dos problemas é, mais uma vez, a falta de bom senso dos cidadãos que insistem em jogar lixo em locais indevidos.

Na rua, existe uma vala a céu aberto onde são depositados todos os tipos de dejetos a sua margem. O trecho, que não é calçado, começou a desmoronar para dentro da vala.

– Os carroceiros são os maiores responsáveis pelo lixo acumulado no local. No entanto, pessoas de carro, bicicleta e carrinho de mão também o são. O constante mau cheiro e a ninhada de ratos prejudicam a vizinhança – comenta um morador que preferiu não ser identificado.

Ele conta ter recebido ameaças por ter chamado a atenção de alguns.

– Antigamente, jogavam o lixo durante a madrugada. Hoje, já não tem hora. Sofás, pisos quebrados, armários, animais mortos, tem de tudo. Do jeito que vai, logo, logo vai despencar um carro para dentro da vala. E ainda tem as crianças que passam por aqui para irem para as escolas Irmão Pedro ou Ildo Meneghetti – comenta outra moradora.

A solução seria a prefeitura tapar a vala e asfaltar o trecho. Trata-se de uma questão de segurança e saúde pública.”


Contraponto

O que diz a SMO, por meio de sua assessoria de imprensa:

Realizamos uma contenção emergencial do solo erodido, mas constatamos que, para estabilizar o local e garantir a segurança dos moradores, será necessário executar a canalização do curso d’água. O projeto anterior foi redimensionado para permitir a intervenção ainda em 2012, com início no segundo semestre. A SMO já está encaminhando a solicitação de licença ambiental junto à Secretaria do Meio Ambiente para viabilizar a obra. 

Central de Polícia é inaugurada no bairro Moinhos de Vento

04 de junho de 2012 0

O governador Tarso Genro e o prefeito Jairo Jorge estiveram nesta manhã no lançamento da Central de Polícia do Residencial Moinhos de Vento. A nova estrutura irá abrigar a 2ª Delegacia Regional Metropolitana (DPRM), a delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) e a 3ª Delegacia de Polícia (3ª DP). O local também terá a Central de Termos Circunstanciados e o Cartório do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

A área de 2,4 mil metros quadrados fica na Rua Doutor Sezefredo Azambuja Vieira, 2.730.


CECA está com inscrições abertas

01 de junho de 2012 0

Já estão abertas as inscrições para as Competições Escolares Canoenses (CECA) de 2012 para Futsal, Judô e Xadrez. Os jogos nestas modalidades ocorrerão em junho, em datas e locais ainda não divulgados. Para as outras modalidades as datas de inscrições ainda serão definidas.

Os jogos para os outros esportes acontecerão durante todo o segundo semestre e mobilizarão escolas municipais, estaduais e particulares de Canoas. As incrições podem ser feitas apenas pela internet, no site www.canoas.rs.gov.br/jogoscanoas.

Hoje nas bancas

01 de junho de 2012 0

Um sonho de 10 gaúchos foi realizado ao mesmo tempo pela Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). Eles receberam uma prótese de mão distribuída gratuitamente através do Sistema Único de Saúde. É uma dezena de histórias particulares, e você poderá conferir um pouco de tudo isso no Mais Canoas.

A Feira do Livro deste ano também é destaque. A equipe convidou Luisa Geisler, escritora canoense e colunista da revista Capricho, para fazer um convite aos conterrâneos. Os principais eventos da programação também estão lá.

No Mais Ensino, veja como um projeto aproxima os estudantes do aprendizado em ecologia por meio da tecnologia 3D. E no Mais Esporte, conheça os três lutadores de taekwondo do Fátima que disputarão o Campeonato Brasileiro da modalidade.

Veja também os dados do Censo 2010, divulgado na última semana. Enquanto uns alentam a população, outras causam preocupação. Para ver com os próprios olhos, confira no mapa produzido pela equipe da Zero Hora.

Não esqueça de mandar sugestões e enviar fotos para ajudar a fazer o caderno pelo e-mail canoas@zerohora.com.br. As dicas podem ser passadas também pelo Facebook, na página do Mais Canoas. Foi lá que descobrimos como a arte de um ilustrador da Ulbra está ganhando o mundo.