Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2012

Comércio que cresce nos bairros

31 de agosto de 2012 1

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

É impressionante o número de estabelecimentos comerciais ao longo das avenidas dos principais bairros de Canoas. O chamado “comércio a céu aberto” cresceu – e muito – na última década.Há tempos era necessário nos deslocarmos ao centro da cidade se quiséssemos adquirir determinados produtos. Hoje é diferente. Temos os mais variados tipos de serviços muito próximo dos nossos lares.

Tomo como exemplo a Avenida Florianópolis, no bairro Mathias Velho.  Ao longo dela, encontramos padarias, lotéricas, supermercados, madeireiras, farmácias, lojas de móveis, automotivas, livrarias, mecânicas, videolocadoras, lancherias, restaurantes, cabeleireiros e muito mais.

O mesmo ocorre nas ruas Venâncio Aires e Júlio de Castilhos, em Niterói, na 17 de Abril, no Guajuviras, na Rio Grande do Sul, também no Mathias Velho, e na Boqueirão, na Vila Igara, só para citar algumas.Acredito, no entanto, que deveria haver mais divulgação dos comerciantes de cada bairro com relação aos serviços oferecidos. Um investimento em mídia em forma de cooperativa atrairia ainda mais consumidores aos seus estabelecimentos e mostraria o potencial comercial, promovendo, inclusive, a circulação de moradores de bairros vizinhos.É muito bom, nos dias de hoje, podermos comprar pães na padaria da esquina. Mas também roupas, calcados ou até mesmo TVs e automóveis a poucas quadras de casa.

Não se trata de promoção ao consumismo e, sim, uma saudação às facilidades dos tempos atuais. Uma saudação que direciono, também, ao número de empregos gerados por estes novos estabelecimentos. 

Hoje nas bancas

24 de agosto de 2012 0

Sai o Museu do Automóvel, entra o Ulbratech. O parque tecnológico da universidade inaugurado nesta semana tem capacidade para receber até 35 empresas. O iUlbra, incubadora tecnológica, também foi lançado para receber projetos de empreendedores que estejam começando. Prova de que a instituição aposta na inovação para renovar sua imagem.

Confira nesta edição também o perfil com a candidata Gisele Uequed, do PTN. Ela é a primeira da série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Canoas. Na próxima edição, o atual prefeito Jairo Jorge. No Mais Ensino, veja como a escola Rio Grande do Sul se prepara para uma série de sessões de cinema. Eles incluem a sétima arte no processo de aprendizado.

No Mais Esporte, saiba como o clube de rúgbi canoense Lanceiros Negros faz para ampliar o número de praticantes do esporte. Há vagas para o time feminino e até aulas para iniciantes na modalidade.

E no Teste ZH das condições da praças de Canoas, a reportagem percorre os espaços do Estância Velha e Olaria. As áreas de lazer são diversificadas, mas há problemas de calçamento e limpeza que precisam ser vistos.

Para colaborar com o caderno, envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br. Não esqueça de enviar foto do seu mascote e responder às pegadinhas da seção Em Foco.

Agosto, mês do folclore e do "cachorro louco"

22 de agosto de 2012 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Celebra-se em 22 de agosto o Dia Internacional do Folclore, e nada mais justo do que tecer alguns comentários a respeito desse tema, pois, em Canoas, a presença de entidades tradicionalistas é marcante e o folclore, como saber do povo, caminha ao lado do tradicionalismo.

Todo mundo já deve ter ouvido falar que agosto é o “mês do cachorro louco” ou o “mês do desgosto”. A verdadeira razão disso não se sabe, mas algumas crenças populares e acontecimentos históricos podem nos levar a diferentes interpretações sobre o tema.

Uma das explicações é que no período de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta muito em função do clima. Por isso os cachorros ficariam “loucos” e brigariam para ter a fêmea. Esse contato mais frequente e intenso faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva do animal, espalhe-se mais. As crenças populares afirmam ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar. A crença de que essa é uma época negativa é muito forte na cultura portuguesa e latina em geral, o que acabou influênciando bastante o povo brasileiro.

Curiosidades e fatos históricos

> O nome do mês de agosto foi uma homenagem que o imperador romano César Augusto fez a si mesmo

> As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, no fim da II Guerra Mundial

> Getúlio Vargas se matou em 24 de agosto de 1954

> O Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas, começou a ser construído em 13 de agosto de 1961

> Juscelino Kubitscheck morreu em um acidente de carro em 22 de agosto de 1976 

Encontro reúne artistas canoenses no restaurante Qoppa

21 de agosto de 2012 0

Nesta quarta-feira, o projeto Cultura no Qoppa promove o encontro de artistas canoenses para lançamento de livro, sessão de autógrafos e exposição de arte.

O jornalista e escritor Antonio Canabarro Tróis Filho lança o livro Da cabeça de Deus todos os pensamentos, ao lado do escritor e presidente da Associação Canoense de Escritores (ACE), Jairo Luiz Souza, que estará presente para sessão de autógrafos do seu livro infantil Roda Gigante, de 2012. O professor e artista plástico Fernando Lima marca presença com a exposição de suas obras criativas, peças produzidas com vidros e tecido.

O evento acontece no Qoppa Restaurante, às 19h, com entrada franca.

Hoje nas bancas

17 de agosto de 2012 0

Esqueça o artesanato e o crochê. O mercado que as mulheres chefes de família buscam para gerar renda é o da construção civil. Para capacitar e profissionaliza-las, Canoas terá uma escola para ensinar sobre funções como azulejista, pintora e mestre de obras. A iniciativa surgiu da cabeça de Maria Beatriz Kern e teve continuidade pela força dos braços de várias mulheres da ONG Mulheres em Construção. A conclusão dessa história está no Mais Canoas desta sexta-feira.

Outra forma de ampliar a renda é se inserir na Economia Solidária. Neste segundo semestre, serão 21 cursos nas unidades do Guajuviras e do Mathias Velho. No Mais Esporte, você confere como a cultura do skate cresce na cidade. Os praticantes já conquistaram uma data oficial e uma escola para ensinar sobre o esporte. E, neste domingo, promovem um evento que mistura o jogo com diversão.

A história da descendente de escravos que lidera a comunidade quilombola é festaque nesta edição. Isabel Genelício é a responsável pelas 32 famílias do Quilombo Chácara das Rosas e desenvolve um trabalho para integrar os moradores na sociedade e extinguir o preconceito.

E o Teste ZH das condições das praças chega à quarta edição. Desta vez, os espaços do Harmonia, do Mathias Velho e do São Luis foram averiguados. Se você tem alguma sugestão sobre o assunto, envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br. Use este canal também para enviar as imagens do seu mascote e daquele problema no seu bairro.

Calçadas mais seguras e posto reformado

15 de agosto de 2012 1

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Já foi post feito por mim, e publicado aqui no Mais Canoas, o estado deplorável em que se encontrava a calçada da Rua 15 de Janeiro, junto ao Unilasalle, e também no outro lado, junto do estacionamento. Tombos homéricos foram causados por elas aos incautos e idosos, bem como a quebra de saltos em sapatos femininos e os banhos em dias de chuva por conta de pedras soltas.

Hoje, porém, a realidade é outra. Merece que seja feito um elogio à transformação que sofreu o local. As pedras soltas foram substituídas e fixadas ao piso. Floreiras foram construídas em proteção às arvores, e o local ganhou um piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência visual. Além disso, foi instalada uma sinaleira que auxilia não só os alunos da instituição, mas pedestres que se deslocam de um lado a outro da via.

Também já havia sido tema de matéria o estado de conservação do Posto de Saúde do Avião, na área central da cidade, onde mendigos dormiam no local, utilizavam os sanitários (com problemas variados de infiltração e de falta de portas e higiene) e, muitas vezes, furtavam almoço e bolsas dos funcionários. A marquise do prédio apresentava rachaduras e acúmulo de água que não escoava, propiciando, entre outros riscos, até mesmo a criação do mosquito da dengue.

Pois isso também mudou recentemente. Estive no local e pude observar que obras estão sendo feitas para oferecer melhor atendimento aos usuários do local, principalmente por ser  onde funciona o Posto de Saúde da Mulher.

Ulbra realiza a cantata cênica O Filho Pródigo

14 de agosto de 2012 1

A cantata cênica Filho Pródigo volta à Capela Universitária dentro da programação dos 40 anos da Ulbra e também homenageia o Dia dos Pais. São duas apresentações, nesta quarta e quinta-feira, às 20h, com entrada gratuita.

A história da relação entre pai e filho é contada através de música, com o Coro e a Orquestra Sacra e solistas convidados. O espetáculo tem direção do capelão de Música da Ulbra, Paulo Brum, em adaptação de Paulo Weber a partir de texto escrito por Valdo Weber.

A Capela Universitária fica no Campus Canoas, na Avenida Farroupilha, 8.001. Quem não puder comparecer, pode conferir a gravação da apresentação abaixo:


Palestras e visitações fazem parte da 6ª Semana da Juventude

10 de agosto de 2012 0

A 6ª Semana da Juventude, que inicia na próxima segunda-feira, reúne estudantes da rede municipal em uma série de atividades. São encontros e palestras cujo tema é a juventude.

Confira a programação:


Sábado

9h – Abertura e Encontro do Programa Atleta Cidadão do Futuro na Escola Thiago Würth


Domingo

Meio-dia às 14h – Encontro das Juventudes


Segunda-feira

9h – Juventude Debate “Juventude, Redes Sociais e Democracia”, na Escola Farroupilha, e passeio no barco Martin Pescador da Escola Rio de Janeiro pelo Rio dos Sinos

14h – Passeio no Martim Pescador com a Escola Irmão Pedro

15h – Recreio da Paz na Escola Nancy Pansera

19h30min – Palestra “Como se Preparar para o Mercado de Trabalho” com as escolas Érico Veríssimo, Carlos Chagas e Guilherme de Almeida no Senac Canoas


Terça-feira

9h – Juventude Debate “Juventude, Redes Sociais e Democracia” na Escola Monteiro Lobato e palestra de sustentabilidade ambiental na Escola Rio de Janeiro

13h às 17h30min – 2º Fórum de Prevenção de Álcool e Drogas – Protagonismo Juvenil na Igreja São Luiz

19h30 – Palestra “Surf e Meio Ambiente” com a Ascan na Escola Marechal Rondon e palestra com o comunicador Mister Pi abordando o tema “Talk Show Marketing Pessoal” no Conjunto Comercial Canoas


Quarta-feira

14h – Posse do Parlamento Jovem na Câmara de Vereadores

13h30min – Palestra de sustentabilidade ambiental na Escola Irmão Pedro

15h – Recreio da Paz na Escola Monteiro Lobato


Quinta-feira

8h30min – Juventude Debate “Juventude, Redes Sociais e Democracia” na Escola Arthur Pereira de Vargas

13h às 17h – Dia da cultura de rua na Casa das Juventudes, no Guajuviras

15h – Recreio da Paz na Escola João Paulo I


Sexta-feira

8h30min – Juventude Debate “Juventude, Redes Sociais e Democracia” na Escola Guajuviras e Gincana Saúde e Prevenção nas Escolas no Centro Olímpico Municipal

15h – Recreio da Paz na Escola Nelson Paim Terra

17h – Encerramento da Semana da Juventude no Centro Olímpico Municipal

Hoje nas bancas

10 de agosto de 2012 0

O excesso de burocracia é algo que afasta os cidadãos em busca de justiça. Ante a dificuldade de procurar um representante público e enfrentar horas de fila, muitos desistem de dar prosseguimento no processo. Para aproximar os moradores do Guajuviras e do Mathias Velho, a Defensoria Pública do Estado optou em ir até eles, e lançou nesta semana uma unidade de atendimento em ambos os Territórios de Paz.

A mobilização dos moradores também resultará em novas academias públicas para o Harmonia. São mais seis em praças do bairro, que podem se tornar 25 até o ano que vem. No Mais Ensino, você pode ver como um programa da Controladoria Geral da União ganhou sua versão em Canoas e irá tornar todos os integrantes da comunidade escolar em fiscalizadores do dinheiro público.

E conheça uma figura que muitas vezes passa incólume. Um funcionário da Trensurb e morador do Fátima também faz caricaturas. O talento dele pode ser visto em vários desenhos publicados nesta semana.

Para colaborar com o caderno, envie seu e-mail para canoas@zerohora.com.br. Deixe também sua sugestão de pauta, mande uma foto de seu mascote e reivindique um serviço na sua vizinhança.

Veja também a avaliação das condições das praças do Niterói e do Nossa Senhora das Graças na terceira parte do Teste ZH. O que mais preocupa nesses locais é a falta de manutenção nas quadras esportivas. Leia abaixo o que a secretaria municipal do Meio Ambiente disse a respeito:


Teresinha Nascimento, secretária-adjunta do Meio Ambiente:

Como temos 113 áreas verdes (parques, praças, largos, entre outras) no município, a demanda é muito grande e não temos como fiscalizar todas constantemente. Fizemos uma obra de recuperação dos parques através de uma empresa contratada por licitação. O que não precisa de grandes alterações, fazemos por nós mesmos. Mas obras maiores precisam passar por este processo.

Estamos fazendo um levantamento das praças que têm problemas mais graves e abrir licitação para contratar as empresas. A Praça Antonio C. Tróis, realmente, está detonada. Se um morador deseja recomendar alguma mudança ou denuncir algo, deve fazê-lo pela Central do Cidadão. Pode até incluir a sugestão do que deve ser feito se quiser se reunir com a secretaria. Outro meio, que foi interrompido no período eleitoral, é o Prefeitura na Rua.

Hoje nas bancas

03 de agosto de 2012 0

Nesta semana, os comitê organizadores locais da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 anunciaram seus guias com os possíveis centros de treinamento de seleções e delegações esportivas. Os espaços deverão receber os atletas na preparação para ambos os mega-eventos. Entre as dezenas deles, está o Complexo Esportivo da Ulbra, incluído nos dois manuais. Conheça a estrutura que a universidade irá disponibilizar para os esportistas nos próximos quatro anos.

Na edição desta semana, continuamos com o teste sobre as condições das praças da cidade. Os bairros envolvidos na análise foram Rio Branco, Fátima e Mato Grande. Apesar de possuir uma enorme área rural, são poucos os espaços públicos destinados à população.

A ocupação de uma praça também é o tema do Mais Esporte. Moradores do Centro utilizam a quadra para promover um campeonato de street soccer. O evento também servirá para homenagear um amigo, frequentador do local, que morreu em um acidente de carro no ano passado.

No Mais Ensino, o escritor e blogueiro Mário Amaral Teixeira descreve o encontro entre as irmãs que dirigiam o Colégio São Paulo e ex-alunos. O texto também pode ser visto nos posts anteriores. Outra dica é o Cenoura Pasteis, uma franquia do restaurante de Porto Alegre que leva a Canoas uma variedade de opções. Além dos pasteis, há panquecas, pratos a la carte e até um bufê de massas.

Para colaborar com o caderno, envie suas sugestões e reclamações para canoas@zerohora.com.br. As fotos do seu bairro ou do seu mascote também podem ser incluídas na próxima edição.

Foto 360º: outra perspectiva da estação férrea

03 de agosto de 2012 1

Confira em uma foto 360º todas as perspectivas da estação férrea, na Avenida Victor Barreto, no Centro. O fotógrafo Arivaldo Chaves registrou o momento em uma manhã e oferece a mesma oportunidade aos leitores.

A estação é parte fundamental da história de Canoas. Em 1874, a primeira estação da linha férrea que liagava Porto Alegre a São Leopoldo foi inaugurada. Mas ainda era de madeira e sem as características atuais. A estação que os canoenses conhecem foi lançada em 1934 – e preserva os traços arquitetônicos até hoje.

Hoje, o local é tombado pelo patrimônio histórico municipal. Na imagem, é possível ver o Colégio La Salle e outros trechos da avenida.

Clique na foto abaixo e aproveite.

Foto: Arivaldo Chaves

Edição: Omar Freitas