Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2012

Festejo da Marujada de Bragança chega a Canoas nesta quarta-feira

28 de setembro de 2012 0


Nesta quarta-feira, às 19h, os cânticos e danças em louvor a São Benedito, presentes em uma das festividades populares mais conhecidas do Estado do Pará, a Marujada, chegam a Canoas. O 4º Circuito do Projeto Sonora Brasil Sesc promove apresentação do grupo na Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro). A entrada é franca mediante retirada de ingresso no local.

A Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança é formada por foliões que peregrinam por todo o Estado do Pará cantando, rezando ladainhas e visitando casas de promesseiros. A peregrinação começa em abril e se encerra na primeira quinzena de dezembro, quando inicia a famosa e tradicional festividade de São Benedito. A comitiva, formada especialmente para o Projeto Sonora Brasil Sesc, é composta pelos cantores Zezinho Brito (rezador há mais de 20 anos e encarregado por uma das três comitivas existentes no Brasil), Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento. Para apresentar os seis ritmos típicos que compõe a celebração (a roda, o retumbão e o chorado, a mazurca, o xote e a contradança europeus), o rabequeiro oficial da Marujada de Bragança, Mestre Zito, e o banjista e violinista Júnior Soares se integram ao grupo.

03/10 – Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança
Horário: 19h
Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, 6.270 – Centro)
Entrada franca

Hoje nas bancas

28 de setembro de 2012 0

Há cerca de dois anos e meio de portas fechadas, a Igreja Matriz São Luis Gonzaga já vislumbra quando poderá receber os fiéis novamente. Até o final do ano, ela já deve ser palco de algumas celebrações. Para isso, um repasse de R$ 150 mil da secretaria da Cultura é aguardado para finalizar a restauração. Todos esses detalhes vocês confere na edição desta sexta-feira.

Obra de arte também são os trabalhos de alunos do Colégio Espírito Santo. O objetivo de uma mostra era fazer releituras de piunturas famosas. O resultado foi aprovado pelos próprios estudantes. Ainda na educação, crianças da Educação Infantil participam de uma Copinha de futebol aos moldes da Copa do Mundo. A introdução à rotina dos “grandes” é comemorada com muitas brincadeiras.

Neste mês foi inaugurado o Pit Stop, uma lancheria na Rua Boqueirão que vem lotando aos fins de semana. Ela esta nesta edição do Mais Canoas na forma de uma receita de cachorro doce. Confira como fazer a delícia de chocolate. Aproveite e conheça também um pouco da relação do candidato à prefitura pelo PSTU Varner Ripoll. Maradona, como é conhecido, desenvolveu toda sua história ali perto, no Guajuviras, e de lá leva as esperanças para assumir o maior posto do paço municipal.

E não deixe de participar enviando suas dicas para a nossa reportagem. Fotos de mascotes e reclamações sobre serviços podem ser encaminhados para o e-mail canoas@zerohora.com.br. Indique também um vizinho que você considere um exemplo para a comunidade. A história dele pode parar nas páginas da Zero Hora e do Diário Gaúcho.

Agentes inspecionam presença do mosquito da Dengue em residências da cidade

27 de setembro de 2012 0

Um grupo de 47 agentes de endemias da Vigilância em Saúde está nas ruas inspecionando as casas para verificar a presença do mosquito transmissor da Dengue. A ação faz parte do Levantamento de Índice Rápido (Lira), que estabelece as medidas necessárias para combater o Aedes Aegypt na cidade.

Qualquer residência pode receber a visita dos profissionais. A meta inicial é verificar 3.011 imóveis em todos os bairros de Canoas até terça-feira. Os agentes realizam análises de focos e larvas presentes em vasos de plantas, pneus, garrafas ou objetos que possam acumular a água da chuva. A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração dos moradores para facilitar o acesso às dependências do imóvel. Por outro lado, sugere atenção a possíveis agentes falsos. Os profissionais responsáveis pelo Lira vestem coletes na cor verde e portam crachás de identificação.

Para prevenir a presença do mosquito transmissor da doença, algumas ações de prevenção devem ser adotadas:

> Não acumular pneus velhos. Se forem utilizados, devem ser furados ou cobertos para que não acumulem água

> Fechar as caixas d’água, toneis, barris e latões

> Manter calhas, canos e ralos desentupidos

> Evitar acumular entulhos e restos de obras e manter as lixeiras tapadas

> Manter garrafas vazias com o gargalo para baixo

> Trocar diariamente a água do bebedouro de animais domésticos e fazer, pelo menos uma vez por semana, uma limpeza adequada

> Manter a água das piscinas tratada. Se não estiver usando-a, mantê-la coberta

> Manter os pratos dos vasos de plantas sem água. Escovar bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato de areia

> Se a casa ficar desocupada por alguns dias, deixar a tampa dos vasos sanitários fechadas

> Plantas, como bromélias, devem ser regadas somente na raiz e devem ser feitos furos nas folhas para não acumular água

> Manter limpas e sem água acumulada as gavetas de degelo da geladeira

Escritora canoense disputa maior prêmio da literatura nacional

25 de setembro de 2012 0

Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan e Sérgio Sant’anna são nomes reconhecidos quando o assunto é crônica. Todos disputam o 54º Prêmio Jabuti, no dia 18 de outubro, por suas últimas obras na categoria. No entanto, no meio deles, está Contos de Mentira, livro da escritora canoense Luísa Geisler, 21 anos.

A autora já recebeu dois prêmios Sesc pela mesma obra e por seu romance Quiça. Para o Jabuti, ela enfrentou 2.203 inscritos. Está entre as 10 finalistas na categoria Contos e Crônicas pelo prêmio de R$ 35 mil. Concorrem a ele obras inéditas, editadas no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011.

Gustavo versus Giba em desafio internacional no Ginásio Poliesportivo La Salle

24 de setembro de 2012 0

Hoje nas bancas

21 de setembro de 2012 0

O projeto das Ruas de Lazer, que restringe o acesso a veículos no Jardim do Lago aos domingos e feriados, volta com uma nova polêmica. Uma moradora foi impedida de chegar a sua casa por não possuir credencial específica. Conheça todos os lados desta discussão na edição desta sexta-feira.

Na seção Em Foco, veja os melhores momentos da Semana Farroupilha que encerrou ontem no Parque Eduardo Gomes sob o olhar do fotógrafo Arivaldo Chaves. Tradição local, mas tradição, são as apresentações de um grupo de teatro e dança no bairro São Luís. Os resultados beneficiam toda a comunidade, em especial às crianças de uma escola pública.

No Mais Esporte, veja como estão as etapas do Campeonato Municipal de Futebol de Areia. Na próxima semana, são os meninos de até 13 anos que entram na disputa.

Nesta edição também está o perfil do candidato à prefeitura pelo Psol, Paulo Sérgio. Mais que as propostas, confira a relação dele com a cidade.

Para sugerir pautas e enviar fotos de seus mascotes, mande um e-mail para canoas@zerohora.com.br. Você também pode ser um leitor-repórter.

Por mais bicicletários na cidade

18 de setembro de 2012 0

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

É válida toda e qualquer reivindicação por ciclovias em Canoas. Estou de pleno acordo.  Eu mesmo já escrevi sobre o assunto neste espaço. Porém, e os bicicletários, onde estão? Simplesmente inexistem.

Em tempos idos, havia um debaixo da passarela do Trensurb da Estação Canoas, onde hoje ficam os camelôs. Era um tanto precário, mas havia. Quem me conhece sabe que sou adepto e defensor do uso da bicicleta.  Por isso, conheço as dificuldades e os preconceitos que esse tipo de veículo ainda enfrenta.

Seria importante que os comerciantes se dessem conta dos benefícios de instalarem um bicicletário em seus estabelecimentos. Tenho a convicção de que muitos escolheriam comprar nos mesmos apenas por esta facilidade. Pessoas de todas as idades pedalam hoje em dia. Há uma campanha enorme em favor da bicicleta. Não é possível desconsiderá-la. É preciso criar consciência e preparar os caminhos para isso.

Outro dia, no centro da cidade, pensei em estacionar a bicicleta em um destes estacionamentos pagos.  O atendente me disse que não seria possível. Ali, apenas carros e motos poderiam ser estacionados. Sequer havia uma tarifa ou local apropriado para isso. Resolvi, então, ir comprar o que precisava no Canoas Shopping, onde há um amplo bicicletário. Assim como há no Conjunto Comercial e em todos os grandes supermercados próximos ao centro.

Bicicletários e ciclovias fazem parte da modernidade. Não se trata de atraso.  Os ciclistas precisam ser valorizados pelo bem que fazem à sociedade, não poluindo o ambiente, e também como consumidores em potencial. Quem ainda não reviu esses conceitos precisa fazê-los com urgência.

Tradicionalismo canoense é homenageado

14 de setembro de 2012 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Tive a oportunidade de participar da homenagem às entidades tradicionalistas de Canoas, em grande expediente na Câmara Municipal de Vereadores, aprovada pela maioria do plenário.

Homenagem mais do que justa, visto a importância histórica de nossa cultura, do tradicionalismo e de sua forte manifestação em nossa cidade. Foram agraciados com um troféu de reconhecimento:

> Juliano Dias Furquim – presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC)

> Gilson Alves (Juca) – vice-presidente

> Gisele Bonapaz – primeira secretária

> Fernando Ferreira – segundo tesoureiro

> Lorena Beatriz Milão Winckler – diretora de cultura

> José Moacir Gomes dos Santos – diretor artística

> Gilberto Conte – diretor da Campeira

> Jair Pinto – diretor de esportes

O presidente Juliano se manifestou agradecendo a homenagem e ressaltando não haver mais rachas e disputas entre Campeiros e as Invernadas Artísticas e Culturais, citando, ainda, que a cidade tem a 1ª Escola de Narradores do Estado.

Importante lembrar que as comemorações da 20ª Semana Farroupilha de Canoas já começaram e ocorrem no Parque Espoertivo Eduardo Gomes. Por ser um ano eleitoral, a prefeitura não pode fazer a divulgação da festa por meio de impressos e cartazes. 

Semana Farroupilha para todas as idades

13 de setembro de 2012 0

Até 20 de setembro, o Parque Esportivo Eduardo Gomes, no bairro Fátima, será palco para a os eventos da 20ª Semana Farroupilha de Canoas. Durante o dia, a programação contempla, principalmente, o público infantil e juvenil — haverá palestras, oficinas e outras atividades para as escolas, que devem fazer agendar visitas.

Entre os diferentes artistas que se apresentarão no evento, destaque para os regionalistas Os Serranos, Cordas e Cordeonas e Luiz Marenco (foto). Todas as noites serão realizados shows e bailes.

A 20ª Semana Farroupilha de Canoas é uma realização da Prefeitura de Canoas, em parceria com Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC). A programação completa pode ser conferida em www.zerohora.com.br/maiscanoas


Programação


Dia 13 de Setembro – Quinta-feira

20h à 0h – Tertúlia com a participação do Grupo Vocal Girassol e Grupo Vocal Cantares

0h – Abertura Oficial da Semana Farroupilha Acendimento da Chama Crioula

Dia 14 de Setembro – Sexta-feira

9h – Contação de histórias sobre as danças gaúchas com Boneco Juca – Palco Principal

10h – Encontro com escritora Sirlei Nunes “Poesia nos Pampas” – Restaurante Campeiro e Feira do Livro

10h – Oficina de Fandango – Palco principal

11h – Oficina de Culinária – Galpão Piazitos do Sul

14h – Contação de histórias sobre as danças gaúchas com Boneco Juca – Palco Principal

14h às 20h – Atividades Campeiras

15h – Contação de histórias lendas gaúchas com Agentes de Leitura – Restaurante Campeiro e Feira do Livro

15h – Oficina de Brinquedos Folclóricos – Palco principal

16h – Palestra “Melhora da mecânica de sustentação e locomoção dos eqüinos” com Lico Fernandes – Palco principal

20h – Gincana – Galpão da Administração

22h – Show com Tiago Machado – Palco principal

23h – Show com Dante Ramon Ledesma – Palco principal

0h – Baile com grupo Trilha Campeira – Palco principal

Dia 15 de Setembro – Sábado

9h às 20h – Atividades Campeiras

9h30 – Missa Crioula – Palco principal

13h30min às 22h – Rodeio Artístico – Palco principal

15h – IV Mostra Folclórica “Sabores, Fios e Licores” – Restaurante Campeiro e Feira do Livro

20h – Gincana – Galpão da Administração

23h – Show com Cordas e Cordeonas – Palco principal

0h -Baile com grupo Tranco Monarca – Palco principal

Dia 16 de Setembro – Domingo

8h às 20h – Atividades Campeiras

9h às 19h – Rodeio Artistico – Palco principal

15h – Contação de histórias sobre as danças gaúchas com Boneco Juca – Restaurante Campeiro e Feira do Livro

20h – Gincana – Galpão da Administração

22h – Show com grupo Recuerdos de Milonga – Palco principal

23h – Show com Luiz Marenco – Palco principal

0h – Baile com grupo Os Tiranos

Dia 17 de Setembro – Segunda-feira

9h – Contação de histórias sobre as danças gaúchas com Boneco Juca – Palco principal

10h – Encontro com escritor Fernando Almeida – Restaurante Campeiro e Feira do Livro

10h – Oficina de Chimarrão – Palco principal

11h – Oficina de Culinária – CTG Alma Crioula

14h – Contação de histórias sobre as danças gaúchas com Boneco Juca – Palco Principal

15h – Oficina de Chimarrão – Palco principal

16h – Oficina de Laço (vaca parada) – Palco principal

19h30min – Palestra “Geometria e balanceamento do casco do cavalo” com Lico Fernandes – Palco AETC

20h – Gincana – Galpão da Administração

20h às 22h – Tertúlia – Palco principal

23h – Show com Pedro Ortaça – Palco principal

Dia 18 de Setembro – Terça-feira

9h – Oficina de Danças Gaúchas – Palco principal

10h – Oficina de Brinquedos Folclóricos- Palco principal

11h – Oficina de Culinária – CTG Bento Gonçalves

11h – Oficina de Culinária – GEPCG Esperança Farroupilha – Área Campeira

14h – Oficina de Bordado – Galpão do MACA

15h – Ballet Folclórico do Temuco (Chile)- Palco principal

15h30min – Oficina de Chimarrão – CTG Alma Crioula

16h – Oficina de Fandango – Palco principal

19h – Sessão da Câmara dos Vereadores – Palco principal

20h – Gincana – Galpão da Administração

20h às 22h – Tertúlia – Palco principal

23h – Baile: Grupo Tiro de Laço

Dia 19 de Setembro – Quarta-feira

9h – Hora do conto com o grupo Artes Gaúchas Piazitos do Sul – Palco principal

10h – Oficina de Fandango – Palco Principal

11h – Oficina de Culinária – CTG Seiva Nativa

14h – Clube de Leitura e Imagem “300 onças” – Restaurante Campeiro e Feira do Livro

14h – Oficina de Bordado – Galpão do MACA

15h – Oficina de Brinquedos Folclóricos – Palco principal

16h – Contação de histórias sobre as danças gaúchas com Boneco Juca – Palco principal

20h – Gincana – Galpão da Administração

20h – Ballet Folclórico do Temuco (Chile) Koisarada e COCAN – Palco principal

20h30min – Teatro de Sombras Negrinho do Pastoreio e João de Barro – Galpão da Administração

21h30min – Show com Ademar Silva – Palco principal

22h30min – Show com O Cancioneiro – Palco principal

0h – Baile com grupo Vozes Campeiras

Dia 20 de Setembro – Quinta-feira

9h30min às 12h – Desfile Campeiro e Temático – Av. Guilherme Schell até PEEG

15h – Palestra ” Importância do Tradicionalismo” com Olegar Lopes – Restaurante Campeiro e Feira do Livro

17h – Final da gincana e entrega dos troféus – Palco principal

22h – Show com Marcos Pehl e Grupo – Palco principal

23h – Baile com o grupo Os Serranos – Palco principal

0h – Encerramento da Semana Farroupilha – Palco principal


Obs. Visitas orientadas nas áreas Campeira e Artística: dias 14, 17, 18 e 19, sempre às 9h30min e às 14h30min.