Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2013

Hoje nas bancas

25 de janeiro de 2013 1

O senhor José Roberto Pedroso deu com a cara na porta da UBS São José. Não de forma literal, mas ouviu ao telefone a atendente dizer que, devido às férias do clínico-geral, o posto ficaria sem o médico até a sua volta. A Secretaria de Saúde alega que não é motivo para alarde. A consulta será realizada, porém, em outra unidade. O problema é que ele terá de se deslocar mais de 9km para ter o atendimento. O Mais Canoas abre a edição relatando este fato.

Além disso, você pode ler a história de dois campeões. Um deles, chamado Andrew Rambo, é campeão brasileiro de remo, após ter começado em uma escola de natação de Canoas. O outro é Clóvis Braga Junior, aquele judoca que, há algum tempo, pedia dinheiro em semáforos para participar de torneios. Hoje, ele é campeão de um torneio de jovens na Austrália derrotando adversários de 18 anos e mais de 100 kg – ele tem apenas 15 anos.

Veja também os preparativos para o Carnaval 2013 e como está a participação dos leitores na Missão Instagram. Uma leitora mandou as imagens dos três mascotes dos pais. Todos ganharam um cantinho na edição desta sexta-feira.

Para garantir o espaço para as suas reivindicações, envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br. Não deixe de participar também da seção Em Foco.

Hoje nas bancas

18 de janeiro de 2013 1

Nesta sexta-feira, o sistema de coleta de lixo por contêineres completa apenas três dias de atividade. Muitos problemas, porém, já podem ser percebidos de lado a lado. Desde colocação errada até descarte irregular por parte dos moradores. Na tarde desta quinta-feira, por exemplo, o excesso de residuos não retirado podia ser percebido nos equipamentos do Calçadão por volta das 13h (foto). Veja nesta edição do Mais Canoas como está a implantação do modelo e como você pode ajudar a fazer com que ele dê certo.

A capital do vôlei gaúcho será a sede principal do futebol dos pampas neste fim de semana. O Complexo Esportivo da Ulbra recebe os jogos de Inter, no sábado, e Canoas, no domingo. Saiba como eles estão se preparando para o começo do Gauchão 2013. Veja também a história do guru dos discos no Centro. Berzagui mantém, há 24 anos, o mesmo local que é procurado pelos fãs da boa música.

Confira os resultados da Missão Instagram com a hashtag #MaisCanoas. Veja se a foto do seu mascote entrou nesta edição. Se não aprticipou, não deixe de postar. Ela pode entrar na próxima Zero Hora e Diário Gaúcho. Envie imagens e sugestões por meio do canoas@zerohora.com.br.

Mais de 220 incêndios em Canoas no ano passado, diz sargento do Corpo de Bombeiros

11 de janeiro de 2013 2

Por Cauê Nascimento, do Conselho de Blogueiros

O ano foi de muito trabalho para o 8º Comando dos Bombeiros de Canoas. O sargento Ricardo Artur Heineck fala das atividades:

Cauê Nascimento – Quantos incêndios ocorreram em 2012?

Artur Heineck – Foram 227.

Nascimento – Com o calor, aumenta a quantidade de incêndios?

Heineck – Sim, e muito, principalmente os incêndios residenciais, em lixos e matos.

Nascimento – Quantas pessoas atualmente na corporação (8º comando)?

Heineck – O efetivo está em 29 pessoas.

Nascimento – Qual a média de tempo para chegar ao local do atendimento?

Heineck – A estimativa é de um quilômetro por minuto, porém contamos com variáveis. Por exemplo no horário de pico, quando chegamos a levar o dobro do tempo.

Nascimento – Qual o pior incêndio de 2012?

Heineck – Foi em um empresa de pneumáticos no bairro Olaria. Iniciamos o trabalho às 6h50min e terminamos por volta das 23h30min.

Nascimento – Qual a melhor parte em ser bombeiro?

Heineck – Atingir a meta, que é salvar vidas. Não tem salário que pague, é gratificação pessoal.

Nascimento – Quais as maiores dificuldades enfrentadas?

Heineck – A pior de todas é quando o incidente possui vítimas fatais.


*Meu falecido avô paterno, João Maria do Nascimento, que durante muito tempo residiu em Canoas, foi sargento bombeiro. Dedico a ele este post.

Gastronomia em alta

11 de janeiro de 2013 1

Por Mário Amaral Teixeira, do Conselho de Blogueiros

De uma década para cá, o número de restaurantes em Canoas aumentou consideravelmente. E é importante frisar que são estabelecimentos de qualidade – desde a infraestrutura até os serviços oferecidos. Tanto no Centro como nos bairros, a gastronomia atrai pessoas de várias cidades. É só andarmos pelas principais avenidas para percebermos o movimento intenso.

Canoas poderia trabalhar melhor esse serviço. Criar um slogan e divulgar em diferentes mídias. Este é também um importante filão para apontar o crescimento da cidade, tanto como serviço oferecido quanto por qualidade.

Na Avenida Boqueirão, onde a gastronomia era tímida até pouco tempo, o quadro também se alterou. Conversei recentemente com os empresários Jair Vasconcelos e Roberto Amaral que há um ano inauguraram um restaurante e pizzaria.

– Percebermos que muitas das pessoas que trabalham nos arredores se deslocavam ao Centro para almoçar – comenta Roberto Amaral.

– Hoje, temos um público fiel. Servimos em torno de 200 almoços por dia e temos um bom movimento na pizzaria à noite – completa Jair Vasconcelos.

Outros estabelecimentos também estão colhendo igual sucesso. Esses espaços servem para movimentar a noite da cidade. Muitos canoenses que reclamavam da falta de opção, hoje se reúnem com os amigos nessas casas para saborear uma boa comida e jogar conversa fora.

É mais do que válido promovermos e divulgarmos a gastronomia da cidade. E também frequentarmos estas casas que oferecem qualidade. Mesmo em tempo de férias.

Hoje nas bancas

04 de janeiro de 2013 0

A obra de canalização da Avenida Eng. Irineu Carvalho Braga ajudará a melhorar as condições de saneamento de toda a cidade. Porém, a execução afetou a vida de tartarugas e cágados que viviam no local, incomodando os moradores dos arredores e matando alguns exemplares. Nesta edição, você confere toda a história e qual foi o destino desses animais.

No Mais Canoas desta sexta-feira você vê ainda a lista de todo o secretariado que estará à frente da prefeitura nos próximos quatro anos. Cerca de 86% do quadro foi renovado e o prefeito Jairo Jorge ainda criou novas pastas e cargas. Recorte e guarde os nomes para saber a quem cobrar os investimentos no município.

Ajude a fazer a próxima edição mandando fotos de seus animais de estimação ou sugerindo pautas para a nossa reportagem. Problemas na vizinhança ou com serviços públicos também podem ser repassados para averiguarmos. O e-mail é canoas@zerohora.com.br.

Veja agora a declamação do poema A Importância da Vagabundagem pelo próprio autor, o cineasta Antonio Jesus Pfeil. Rosto conhecido das ruas de Canoas, o também historiador proclama seu amor pelo fazer nada. Confira: