Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2013

Ensaios em praça do Guajuviras viram evento permanente

26 de fevereiro de 2013 10

Por Mário Amaral Teixeira

A ideia partiu de quatro jovens residentes no Guajuviras: realizar um festival de bandas na praça do setor 4b. Um evento no estilo ensaio onde as bandas se apresentam livremente.

O primeiro evento aconteceu em 11 de julho de 2010. O sucesso imediato serviu de caminho para demais edições. De lá para cá aconteceram sete eventos.

No momento, Caroline Hendres, Diego Martins, Erlon Pomina e Renan Benitez se preparam para a oitava edição a se realizar no dia 16 de março.

- O objetivo é promovermos bandas locais e de fora. Uma integração que visa levarmos as nossas bandas daqui para apresentações em demais locais que realizam eventos semelhantes a este. O estilo principal do evento é o rock, mas há espaço para demais ritmos também, comenta Diego Martins.

Os idealizadores, que também integram bandas que se apresentam nos ensaios, se preocupam também com o resultado social do evento.

- O evento conta com a exposição de artesãos, por exemplo. Além de descentralizar a cultura queremos ainda lutar por melhorias na praça, como: Pontos de energia (temos de puxar luz da casa do Erlon para que o evento aconteça) e até darmos um nome à praça já que a mesma ainda não possui. A praça tem potencial para que haja outros eventos. Nós também temos o cuidado de promovermos um mutirão de limpeza após cada ensaio. Também é bom salientarmos que sempre houve a maior ordem em cada um dos eventos, afirma Caroline Hendres.

O fato é que o evento “Ensaio na praça” tem sido um sucesso e merece o reconhecimento e apoio da população e do poder público. Estes jovens o realizam sem qualquer tipo de verba.

A oitava edição acontecerá no dia 16 de março das 15 às 22 horas e contará com bandas de Canoas, Esteio e Butiá. Quer conhecer mais do evento ou participar com a sua banda? Visite a página do evento no Facebook e informe-se.

Quem levou a camiseta autografada

26 de fevereiro de 2013 0

No último sábado, 23 de fevereiro, Marilei Pelissioli recebeu dois presentes. Primeiro, antes de começar o jogo, o ponteiro Roberto Minuzzi, capitão do Móveis Kappesberg/Canoas, entregou a camiseta do concurso cultural do Mais Canoas.

O fardamento autografado por toda a equipe virará mais uma peça de colecionador da filha Talita, 15 anos, responsável por levar a família ao ginásio.Mais tarde, após uma maratona de mais de duas horas, Marilei assistiu à vitória por 3 sets a 2 sobre o São Bernardo. Para as quartas-de-final, que começam na próxima semana, elas já estão prontas para apoiar.

Adolescente, Talita comemorou os 15 anos em 20 de fevereiro sem baile de debutante. O que ela queria mesmo era assistir aos treinos do Canoas e do Sesi, no Ginásio Poliesportivo La Salle. Depois de conversar e garantir o autógrafo do ídolo Murilo, ela chegou em casa e recebeu o e-mail com a confirmação: havia ganhado uma camiseta autografada por toda a equipe gaúcha por foto inscrita em concurso cultural do Mais Canoas.

– Veio tudo ao mesmo tempo. Se tivesse combinado, não teria dado tão certo. Ela chorou – diz a mãe, Marilei Pelissioli, 54 anos, que inscreveu a foto vencedora.

O fanatismo da filha pelo esporte contagia a família. O pai, Joelci, leva a família a todos os jogos. E a mãe a acompanha nasempreitadas. A última foi personalizar a capa de três cadernos: um com os atletas do Móveis Kappesberg/Canoas, outrocom destaques da Superliga e um terceiro, como não poderia deixar de ser, de Murilo.

O concurso cultural premiou a foto que melhor demonstrava o amor ao Canoas Vôlei (abaixo). A entrega ocorreu no jogo de sábado.


PROMOÇÃO: Mais Canoas premiará torcedor do Canoas Vôlei com camiseta autografada

08 de fevereiro de 2013 1

O Mais Canoas e o Móveis Kappesberg/Canoas darão uma camiseta oficial autografada por toda a equipe para o torcedor mais fanático. A entrega ocorrerá no dia 23, durante a partida contra o São Bernardo válida pela 9ª rodada do segundo turno da Superliga.

Para participar, basta enviar uma foto relacionada ao tema: “por que eu amo o Canoas Vôlei?” A imagem mais criativa será publicada no caderno. Acesse www.clicrbs.com.br/promocoes e veja as regras do concurso.

CTG de Canoas dançará no Carnaval de Porto Alegre

07 de fevereiro de 2013 0

Por Cauê Nascimento, do Conselho de Blogueiros

O CTG Brazão do Rio Grande, através de um convite da apresentadora Shana Müller, foi convidado para participar do Carnaval de Porto Alegre. O grupo representará a escola Embaixadores do Ritmo, que levará à avenida uma homenagem a família Fagundes, a Nico Fagundes e aos 30 anos do Canto Alegretense.

O CTG desfilará com 20 pares, divididos em dois carros. Um detalhe importante é que a entidade não desfilará e sim dançará, na Avenida, temas tradicionais do nosso folclore. O convite veio por intermédio da participação de Diego Müller na ajuda cultural, na organização das danças e nas oficinas do filme O Tempo e o Vento, também com a participação de Shana Müller e seus irmãos.

No carro principal, onde será montado um baile e uma réplica do Galpão Crioulo, 10 pares bailarão danças do nosso folclore, com roupas típicas do grupo, confeccionadas especialmente para cada integrante, sem nenhuma militarização ou igualdade de cores e modelos. Serão roupas de época e da maior qualidade na confecção e na representação folclórica. Nesse mesmo carro estará a família Fagundes: Nico, Neto e outros artistas do nosso estado. A Embaixadores do ritmo entrará na Avenida na madrugada de sábado para domingo, às 2h.

Enquanto tradicionalista e folclorista, considero válida esta fusão entre as manifestações populares. Claro que cada uma respeitando a sua identidade, o que inclusive já ocorreu em Canoas, quando o CTG Brazeiro de Guajuviras dançou no sambódromo do Parque Eduardo Gomes representando os tropeiros, povoadores pioneiros de Canoas.

Cito também o exemplo do Rei Momo da Capital, Fábio Verçosa, e toda a sua corte, que sempre vão receber a chama crioula no Parque da Harmonia, irmanando Carnaval e Semana Farroupilha. Além do Brazão, o CTG Piá do Sul levará mais pares para a avenida, assim como o CTG Aldeia dos Anjos.

Procissão de Navegantes reunirá mais de 50 embarcações

01 de fevereiro de 2013 0

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes reúne milhares de fieis neste dia 2. Pelo menos 50 embarcaçõescontornarão a orla canoense em direção à Praia do Paquetá. Cerca de 200 ingressos para quem quiser embarcar e participar do evento serão distribuídos.

Neste sábado não ocorre o Prefeitura na Rua. Confira o roteiro do cortejo:

8h – Missa na Igreja Imaculada Conceição
9h – Procissão terrestre até o Areal
09h30min – Saída da Procissão Fluvial até a Praia de Paquetá, contornando a Ilha das Garças, Jacuí, Sinos e Paquetá
11h – Benção dos barcos e missa

Após a missa, ato ecológico e bênção Final.