Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2013

Quatro décadas ensinando o ofício de sapateiro

21 de junho de 2013 0


Por Mário Amaral Teixeira, do Conselho de Blogueiros
Antônio Octacílio Câmara, vindo de Rio Pardo, criou a Sapataria Câmara, que fica na esquina das ruas Fernando Ferrari e Bruxelas, no bairro Niterói. Da renda da loja, criou os três filhos: Nelson, Decio e Alécio.
Com o falecimento do patriarca, em 1984, Decio e Alécio seguiram trabalhando como sapateiros, mas, hoje, em Rio Pardo. Já Nelson, que se casou com Eliana de Souza, deu continuidade à já tradicional sapataria do bairro. E, dos lucros, criou três filhas.
Em 2008, porém, Nelson morreu, e, desde então, quem continua o negócio é a mulher:
– Temos um público bastante fiel há décadas.
A formação da Vila João de Barro ajudou a aquecer os negócios.
Temos também clientes que vêm até de outras cidades.
Fico muito feliz por continuar atuando neste tradicional estabelecimento criado pelo meu sogro –, comenta a simpática Eliana.
Ela demonstra paixão pelo que faz e se emociona ao falar da sapataria:
– São poucos os sapateiros que ainda atuam na cidade. A maioria das pessoas desconhece que vale a pena consertar sapatos, botas e cintos. Estou ensinando o oficio à minha filha Luciara Câmara.
A Sapataria Câmara é conhecida por quase todos os moradores do bairro. Muitos recordam de seus pais e até avós levando os calçados para consertar no estabelecimento de madeira pintado de cor laranja e atendido por pessoas simples e queridas.
Um verdadeiro símbolo do bairro.



Mais Canoas já está nas ruas

21 de junho de 2013 0

Grupo Escoteiro do Ar Canoas 95/RS participa de mutirão ecológico

20 de junho de 2013 0

Por Cauê Nascimento, blogueiro do Mais Canoas

As tropas do Grupo Escoteiro do Ar Canoas 95/RS estão realizando neste mês diversas atividades voltadas ao Mutirão Nacional de Ação Ecológica, promovido pelo Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil.
Neste ano, o tema é o cuidado com as águas de rios e de lagos da nossa região. Durante atividade, em 8 de junho, integrantes das tropas escoteiras Pegasus e Cruzeiro do Sul estiveram em um arroio próximo à sede do grupo para ver e debater o efeito da poluição causada pela comunidade no Rio Jacuí.
Ao retornar ao QG, os jovens fizeram um pequeno debate sobre o que viram. Eles comentaram como o lixo foi parar no arroio e como pequenas ações do dia a dia podem ajudar a melhorar nossas águas.
Ao final dos mutirões, será encaminhado um relatório ao Escritório Nacional da entidade, com todas as ações realizadas pelo grupo junto à comunidade do bairro Mato Grande.




Atenção! Trânsito muda na BR-116 no acesso a Niterói

14 de junho de 2013 0

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes  (Dnit), a Polícia Rodoviária Federal e a prefeitura de Canoas decidiram nesta sexta-feira alterar o acesso ao bairro Niterói para quem circula no sentido Capital – Interior.

A Rua Quaraí estará bloqueada para quem deseja acessá-la a partir da BR-116. Quem vem de Porto Alegre pela rodovia federal não poderá entrar logo ao lado do viaduto e sim na próxima rua, a Rodrigues Alves.

Já quem desce do viaduto Getúlio Vargas pode acessar normalmente o bairro Niterói pela rua Quaraí. A divisão será feita por sinalização vertical, pintura horizontal e tachões, que devem ser colocados na pista durante todo o sábado.

O objetivo da mudança é permitir maior fluidez no trânsito em ambos os acessos.

Mais Canoas já está nas ruas

14 de junho de 2013 0

O Mais Canoas desta semana já está nas ruas. Na matéria de capa, veja como a ineficiência de ecopontos gera aumento de lixo nas ruas. Saiba também como aproveitar os últimos dias da Feira do Livro. E não para por aí! Conheça a Maria de Lourdes Sloboda Fonseca, uma dona de casa que pode ser considerada a mãe de todas as mães.

Adquira o seu Mais Canoas e tenha uma boa leitura!

Associação Universalista Luz de Aruanda promove jantar baile de máscaras

14 de junho de 2013 0

Por Cauê Nascimento, do Conselho de Blogueiros

A Associação Universalista Luz de Aruanda (Rua Dr. Tancredo Neves, 556, bairro Fátima) promove, neste sábado, um jantar baile de máscaras no salão  paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima (esquina das ruas Oliveira Viana e Buttenbender).

A arrecadação será utilizada na manutenção e na ampliação da sede da entidade, que presta serviço de atendimento espiritual por meio de sessões de caridade às quartas-feiras à noite, com mais de 500 atendimentos semanais.

Parte da arrecadação deste evento também será revertida para as obras assistenciais que a casa desenvolve em abrigos para crianças (SOS Casa de Acolhida, Renascer e Raio de Sol), no asilo Lar da Fraternidade e junto a famílias em situação de vulnerabilidade nos bairros Fátima e Rio Branco.

Mais informações sobre o evento e também de como auxiliar a Associação Universalista Luz de Aruanda podem ser obtidas pelo telefone 3476-2882, a partir das 15h, diariamente, com Marcia.