Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2013

Vuela, Angel

16 de agosto de 2013 0

00939699

Para repetir o bom desempenho da temporada passada — com título estadual e chegada nos playoffs da Superliga — o Kappesberg/Canoas fundamenta seu projeto em quatro pilares: manter a base vencedora e a estrutura de treinamentos, trazer atletas jovens junto a outros mais experientes, dar continuidade à rede de patrocínios e conservar o ginásio sempre lotado. O reforço que faltava para atingir esta série de objetivos foi anunciado nesta semana: Angel Dennis, o cubano voador.

O oposto vem direto da Argentina, onde jogava com a camisa do Bolívar, equipe do ponteiro brasileiro Giba. Ele chegou a enfrentar o Canoas em um torneio amistoso no início do ano e já pisou na quadra do Unilasalle várias vezes. Há dois meses ele iniciou as negociações com o técnico Paulão para atuar pelo time gaúcho. Agora, com o acordo fechado, Dennis espera reforçar a equipe para conquistar títulos:

— A temporada passada foi muito boa. Ganhamos duas copas e não conseguimos ganhar o campeonato (argentino). Mas, para mim, foi muito bom, pois consegui jogar toda a competição em um nível muito alto.

Dennis tem cinco anos de serviços prestados à seleção cubana. Disputou quatro Ligas Mundiais, chegou a três finais e conquistou o título em 1998. Também tem Pan-Americano e duas Copas América, além de troféus em ligas nacionais, no currículo. A carreira foi feita na Itália. Tanto que adquiriu cidadania italiana e até mesmo jogou com Gustavo Endres no Latina Volley. Para disputar o Campeonato Gaúcho, falta apenas o pagamento da transferência entre as federações.

Ao longo dos anos, ele alternou temporadas atuando ora como ponteiro, ora como oposto. Conhecido pela força, principalmente no ataque, prefere jogar na saída de rede para evitar o passe. Outra característica que possui é o saque viagem — por sinal, o ponto forte de muitos atletas contratados este ano — o que deve fazer com que o Canoas mude um pouco o estilo de jogo e passe a facilitar mais o trabalho do bloqueio.

— Vai depender do treinador, se vai quer jogar mais forçado ou não. Com certeza, o saque é uma arma para jogar mais tranquilo — afirma.

Além de Dennis, o Canoas confirmou a renovação com o central Salsa. O meio-de-rede atuou na última temporada e agora veste mais uma vez as cores do time gaúcho.

 

Ficha técnica

Angel Dennis

Data de nascimento: 13/06/1977

Local: Havana (Cuba)

Altura: 1m93cm

Peso: 95kg

Posição: oposto

Clubes: Palermo Volley (ITA), Latina Volley (ITA), Ryan Doha (CAT), Lube Banca Macerata (ITA), Pallavolo Modena (ITA), Bolívar (ARG) e Kappesberg/Canoas

Estudantes dançam pela educação pública

15 de agosto de 2013 0

Cerca de 2 mil crianças e jovens do Ensino Fundamental da rede pública “acordaram” Canoas na segunda-feira passada. Estudantes de sete a 14 anos realizaram um espetáculo artístico urbano em prol da educação na cidade.

— Celebramos com música, canto e dança as boas práticas das escolas públicas. Foi uma ação de exercício de cidadania por meio da arte e da educação — destacou Rubiélson Medeiros, fundador da ONG Canta Brasil, uma das instituições idealizadoras da ação.

Batizada de Canoas Cidade do Mundo, a intervenção artística teve duração de oito minutos e estava sendo ensaiada desde abril. Contou com a participação de 42 escolas públicas. A ação, com jeito de flash mob, teve letra e música próprias.

Para assistir ao vídeo do flash mob acesso o site https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ewub2MKFxrA .

 

Copyright © 2013 Vanessa Wigger Fotografia

Ezekiel, o camisa 10 do Real Madrid

14 de agosto de 2013 0


Por Matheus Beck

O sonho de um menino apaixonado por futebol é vestir a camisa de um grande clube e jogar nos maiores palcos do esporte no mundo. Agora, ser menino e estar jogando no Real Madrid é uma sensação que poucos podem descrever. Luiz Ezekiel Baptista, o garoto de 10 anos vencedor do concurso Peneirinha Gillette, no ano passado, é um deles.

Morador do Estância Velha, ele arrumou as malas e embarcou com a mãe para Madri, na Espanha. No dia 14 de julho, ele desembarcou no aeroporto de Barajas junto com cinco colegas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina escolhidos na mesma promoção, seus pais e uma responsável pela viagem. De lá, partiram para o hotel onde os adultos ficariam, mas logo na chegada já foram colocados em uma van que os levariam para o centro de treinamento do Real Madrid. A ideia de ficarem concentrados junto a outros niños da mesma idade causou um rebuliço instantâneo.

— Deu uma choradeira! Não tivemos contato, apenas por telefone. Cada um tinha um problema. O Ezekiel ligou chorando e contando que outros estavam mal, com dor de barriga — conta Cristiane Pranke, mãe do menino.

Apesar da resistência, todos — pais e filhos — entenderam que fazia parte da experiência testar a rotina de um jovem futebolista. Mais tranquilos, eles passaram a aproveitar cada treinamento. Ezekiel fez aulas de espanhol, conheceu o museu e as dependências do estádio Santiago Bernabéu, e comeu no McDonald’s. Na loja, ganhou crédito para comprar um abrigo, duas bolas e uma camiseta, que fez questão de personalizar com seu nome e o número 10. Afora isso, as atividades ficaram restritas ao campo de jogo. Ele contabiliza 31 gols em coletivos disputados. O principal, contudo, foi conhecer um estilo de jogo diferente — o mesmo que garantiu duas Eurocopas e um título mundial aos espanhois.

— Lá o futebol é diferente, mais rápido. Mas eles não sabem jogar. Tinha um (menino) que não tinha força nem pra bater bola — ironiza Ezekiel, elogiando os aspectos táticos, mas afirmando que os espanhois têm pouca técnica.

Enquanto ele e os outros garotos aproveitavam a estrutura do Real Madrid, os pais passeavam pela cidade. Foram a parques, praças de touradas, show de flamenco, conheceram o palácio real, os museus nacionais do Prado e Reina Sofía, e diversos monumentos e catedrais. Até mesmo à cidade de Barcelona, a bordo de um trem de alta velocidade, eles foram.

— Lá eu queria morar, mas gostaria que o Ezekiel jogasse no Real Madrid — confessa Cristiane.

A chance de voltar agora depende dos olheiros madridistas. Enquanto isso, ele seguirá treinando no CT do Cristal, com a camisa do Grêmio. Mas sabe que a realidade não é assim tão distante do sonho.

Nova etapa de inscrições na Mostra de Danças

13 de agosto de 2013 1

Estão abertas, novamente, as inscrições para as Mostras de Dança. Esta é a segunda edição do festival, que será realizado cada mês em um quadrante do município e tem por objetivo difundir a dança.

A atividade é aberta ao público, e não há limitação quanto ao estilo das danças. Em cada quadrante, em data específica (ver tabela abaixo), as mostras serão a partir das 14 horas.

As fichas de inscrições estão disponíveis no site da prefeitura (www.canoas.rs.gov.br) e devem ser encaminhadas para o e-mail smelmostrasdedanca@gmail.com.

Nesta edição, o festival deverá ocorrer no Quadrante Sudeste (bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças), em 25 de agosto. O local ainda será definido. As inscrições seguem até 14 de agosto. Informações pelo 3427-1378.

Locais do festival

25 de agosto

Quadrante Sudeste (bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças) — Inscrições até 14 de agosto

29 de setembro

Quadrante Noroeste (bairros Mathias Velho, Harmonia, São Luiz, Centro) — Inscrições de 9 a 18 de setembro

20 de outubro

Quadrante Sudoeste (bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande) — Inscrições de 1 a 09 de outubro

Canoas recebe serviços gratuitos da BiblioSesc

12 de agosto de 2013 0

Neste mês, uma das três unidades móveis do BiblioSesc estará circulando por bairros de Canoas, com o objetivo de promover o acesso à leitura. O projeto do Sistema Fecomércio-RS/Sesc disponibiliza na Capital e Região Metropolitana mais de nove mil obras literárias, dos mais variados gêneros literários, de forma gratuita para a população.

Os interessados em utilizar os serviços devem preencher um cadastro mediante apresentação do Cartão Sesc ou da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Datas e os locais do projeto

8/8 — Associação Beneficente e Educacionária Vó Mari, bairro Santo Operário

9/8 — E.M.E.F. Rio Grande do Sul, bairro Mato Grande

12/8 — Praça Barão do Rio Branco, bairro Niterói

13/8 — Praça Vasco da Gama, bairro São Luís

14/8 — E.E.E.M. Guarani, bairro Fátima

16/8 — E.M.E.F. Rio Grande do Sul, bairro Mato Grande

19/8 — Praça Barão do Rio Branco, bairro Niterói

20/8 — Praça Vasco da Gama, bairro São Luís

21/8 — E.E.E.M. Guarani, bairro Fátima

22/8 — Associação Beneficente e Educacionária Vó Mari, bairro Santo Operário

23/8 — E.M.E.F. Rio Grande do Sul, bairro Mato Grande

26/8 — Praça Barão do Rio Branco, bairro Niterói

27/8 — Praça Vasco da Gama, bairro São Luís

28/8 — E.E.E.M. Guarani, bairro Fátima

29/8 — Associação Beneficente e Educacionária Vó Mari, bairro Santo Operário

Galera homenageia os pais

11 de agosto de 2013 0

Neste domingo se comemora uma data muito especial: o Dia dos Pais.

O pessoal do Mais Canoas deseja um lindo domingo para todos os filhos com os seus pais. Se você ainda tiver o seu, não deixe de dar aquele abraço bem forte e de dizer o quão importante ele é para você!

Agora, dá uma olhada nas fotos que duas filhas nos enviaram para homenagear seus paizões!


Andressa Stivanin na companhia do pai, Vilmar

 

Bianca Zabiela e o pai Lauro Freitas

Fotógrafa de sentimentos

10 de agosto de 2013 0


Por Matheus Beck

O primeiro sorriso, a abertura dos olhos, o choro indecifrável. São tantos os momentos de transição desde o nascimento

do bebê e tão rápidas as transformações, que os pais precisam registrar cada instante. Este desejo óbvio, e cada vez mais comum, tornou-se um nicho do mercado fotográfico, denominado newborn.

O nome se refere ao ensaio de fotos feito nas primeiras duas semanas de vida de alguém. E quem está crescendo e se destacando nesta área é a canoense Paloma Fantini, 29 anos.

Desenhista e pintora desde criança, a fotógrafa de bebês cursou Artes Visuais na Ulbra para dar vazão aos dotes de artista. Em 2008, porém, teve a primeira filha, Isabel, durante a faculdade. O ímpeto de registrar os primeiros dias da menina levou-a a um fotógrafo de bebês.

A experiência desoladora pela forma como a bebê foi tratada fez com que ela mesma passasse a captar as imagens. Foram poses de teste, mas que deram certo e a fizeram apostar na formação e em equipamentos.

— Procuro registrar um sentimento. No caso do newborn, as fragilidades do bebê. Porque tu pegas detalhes que os pais não vão querer esquecer — diz Paloma.

A principal referência na área é a fotógrafa australiana Anne Geddes. Entretanto, Paloma prefere o trabalho de Danielle Hamilton, com quem estudou e busca adaptar seu trabalho. Se a mestra tem predileção por cores pastel, a gaúcha trata de descobrir os tons mais quentes da paleta.

Além disso, ela evita repetir cenários a cada sessão. Uma de suas orientações é que, se os pais querem algo diferenciado, devem combinar ainda durante a gravidez as possíveis datas das seções. Ela, então, vai atrás da confecção de acessórios e planos de fundo para incluir no ensaio — as toucas são feitas por sua mãe.


Seções duram cerca de quatro horas

Além disso, há uma série de regras para que as seções ocorram. Ela afirma que o ideal é fazer o ensaio newborn até o 10º dia de vida do bebê. No estúdio — a que chama de “ateliê fotográfico” —, são ligadas estufas para aquecer o ambiente e utilizada luz natural para não agredir os olhos do bebê. Entre as técnicas usadas, estão embalar de forma ritmada a

criança próxima ao corpo, para que se sinta aquecida, e abusar dos ruídos brancos — um shhh constante semelhante ao que era ouvido ainda na placenta.

Também é limitada a presença a uma pessoa da família, além dela, e de uma assistente no local. As razões da artista

é que são seções longas, de três a quatro horas, e até mesmo o cheiro da mãe pode atrapalhar.

— Não são regras pessoais, são o melhor para o filho. Se os pais estão estressados, isso vai passar para eles e a seção não vai acontecer. O bebê tem de estar totalmente relaxado, não adianta forçar. Acho que meu diferencial é entender a

criança e saber o tempo dela — garante.

Uma figueira histórica

09 de agosto de 2013 0


Cauê Nascimento, do Conselho de Blogueiros

Na obra As Origens de Canoas, João Palma da Silva relata o assassinato do coronel Vicente durante a Revolução Farroupilha. Por sua formação militar, o coronel era legalista, mas depôs suas armas e se efugiou na Fazenda do Gravataí, sendo perseguido pelo coronel farroupilha Manuel Vieira da Rocha, popularmente conhecido como Cabo Rocha.

Na época do assassinato, o coronel Vicente Ferrer da Silva Freire e seu filho Diogo Pinto Bandeira da Silva Freire estavam escondidos em uma área às margens do Rio Gravataí quando foram emboscados pela patrulha farroupilha, que queria prendê-los. Esse local era chamado de Capão do Diogo. Mais tarde, passou a se chamar Vila Seibel e, hoje, é a Rua Nicolau Seibel, no bairro Rio Branco.

O coronel Vicente teve suas orelhas cortadas e levadas até São Leopoldo pelos revolucionários, fato repudiado pelo general Bento Gonçalves e pelos demais líderes farroupilhas. Talvez, entre as muitas árvores existentes naquela época, possa ter sido esta figueira da foto (ficus organensis) testemunha desse fato.

Felizmente, ela foi adotada e submetida a uma cirurgia especial para resistir às intempéries.

Não perca o Mais Canoas de hoje

09 de agosto de 2013 0

O caderno está recheado de conteúdos, como a matéria de capa, na qual mostramos o impasse do teleagendamento. Nas páginas centrais, conheça a canoense que tem como profissão fotografar recém-nascidos. Nós adoramos! As imagens das fofurinhas ficam lindas! E tem muito mais! Espia lá!


Peneira seleciona jovens nascidos entre 1998 e 2001

01 de agosto de 2013 2


Uma peneira selecionará jogadores para representar a cidade em times de futebol masculino infantil e mirim. A seleção será feita entre atletas nascidos em 1998 e 1999 (sub-15) e 2000 e 2001 (sub-13), no dia 10 de agosto, no Parque Esportivo Eduardo Gomes.

O objetivo é formar equipes de alto rendimento, ou seja, por meninos que queiram seguir na carreira de jogador profissional. Os jovens interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Rua 15 de Janeiro, 231, sala 407 — Telefone: 3427-1378) ou nas unidades operacionais mais próximas (ver no quadro). As inscrições seguem até o dia 6 de agosto.

Serviço

Local: Parque Esportivo Eduardo Gomes (Av. Guilherme Schell, 3.600)

Data: 10 de agosto

Horário: 8h às 18h