Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Victor Barreto terá corredor exclusivo para ônibus

07 de abril de 2014 0

A Avenida Victor Barreto, no Centro, terá faixa exclusiva para ônibus nos horários de pico a partir do dia 22 de abril. Um corredor no lado direito da via será disponibilizado para o transporte coletivo das 7h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira.

 

Crédito: Divulgação
A medida, segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade, é para dar mais fluidez ao trânsito na região. Será pintada uma pista na cor azul em um trecho que vai desde a Rua Gonçalves Dias até a Rua Muck. Por isso, nesses 590 metros, terão de ser remanejados os pontos de táxi, estacionamento, horários de carga e descarga e posicionamento de contêineres.

Também serão transferidos os pontos de integração dos ônibus L1, L2, L3 e Nazário/São João da Galeria Golden Center para a Estação Férrea, ao lado do Colégio La Salle. Com isso, 188 veículos a menos passarão no local por dia, o que representará uma diminuição de 37% dos ônibus que circulam no trecho. Cinco novos abrigos já foram instalados na Praça da Emancipação e na antiga estação de trens.

A mudança passa a valer a partir do dia 22 de abril, logo após os feriados de Páscoa e Tiradentes.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Confira o que muda a partir de 22 de abril

Como será feita a sinalização no local?
Placas com luzes em amarelo piscante farão a indicação para motoristas e pedestres. O corredor dos ônibus também será sinalizado por uma faixa contínua ao longo do pavimento, além das tachas nas laterais delimitando o espaço.

Nos horários em que o corredor não estiver disponível apenas para os ônibus, é possível ser utilizado por outros veículos?
Sim. Fora dos horários de pico, o fluxo na região será normal, com acesso de veículos de acordo com a sinalização de trânsito. O mesmo serve para carga e descarga no local.

O que acontecerá com os pontos de táxi ao lado do Calçadão?
Os veículos que prestam serviços na esquina da Victor Barreto com o Calçadão serão distribuídos em outros quatro pontos, sendo desativado o serviço naquele local. São eles as esquinas das ruas Tiradentes e 15 de Janeiro (duas vagas), a Praça da Bandeira (três vagas), Rua Frei Orlando esquina com a Praça da Emancipação (duas vagas) e a Rua Tiradentes com a Praça da Bíblia (duas vagas).

O que ocorrerá com as vagas da Área Azul no trecho?
Na Avenida Victor Barreto, entre as ruas Gonçalves Dias e Frei Orlando, foram retiradas 30 vagas de estacionamento. Nesses locais já foram colocadas placas que indicam a proibição de parar e estacionar.

Tem muitos comerciantes e feirantes ao longo desse trecho. Quais serão os novos horários de carga e descarga no local para eles?
O novo horário em que será permitido o estacionamento para carga e descarga será das 9h às 16h e das 20h às 7h, e não mais entre 7h e 8h e 19h e 19h30, nos locais permitidos, entre as ruas Frei Orlando e Fioravante Milanez.

Os contêineres serão retirados dos pontos atuais?
Sim. Os equipamentos para resíduos orgânicos e de coleta seletiva terão de ser realocados.

Com a transferência da integração das linhas L1, L2, L3 e Nazário/São João, quais serão as paradas utilizadas pelos ônibus na avenida?
Essas linhas acessarão os pontos do Edifício Ipicuê, da Praça da Emancipação e da Estação Férrea.

A parada da Estação Férrea se torna terminal para quais linhas?
Ela passa a ser ponto de terminal das linhas L1, L2, L3 e Nazário/São João e ponto de integração das linhas convencionais com as demais, e continua servindo para embarque e desembarque de todas as linhas Oeste e Leste.

As linhas intermunicipais seguirão utilizando a parada da Praça da Emancipação?
Não. As linhas das empresas Vicasa, Sogil, Transcal e Via Nova não pararão mais nesse ponto. O ponto de parada dessas linhas será direcionado para o Edifício Ipicuê, para o Colégio La Salle e para a Estação Férrea. O local continua como ponto de embarque e desembarque de todas as linhas Leste.

As mudanças interferem também nos ônibus seletivos?
Será implantado um novo ponto exclusivo para os seletivos, em frente à Sonepar, próximo à Rua Gonçalves Dias, e não mais a parada da Praça da Emancipação. Com exceção das linhas 1, 2 e 3, que terão seu fluxo direcionado para o novo ponto, também podendo utilizar a parada do Edifício Ipicuê, todas as demais linhas de seletivo seguirão usando a parada da Galeria Golden Center.

Envie seu Comentário