Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2009

Saem os campeões da Copa Flotilha

31 de maio de 2009 0

Pouco vento e muita demora para concluir a regata/Jeni Andrade, Divulgação

O veleiro Mano’s III venceu pela terceira vez consecutiva a Copa Flotilha 2009 na classe ORC-Club. O tricampeonato veio com a última etapa da competição, a Regata Tripulação, que aconteceu no último sábado, na Baía Sul, em Florianópolis.

Com pouco vento (não ultrapassou os 5 nós de velocidade ou 9 km/h), a regata ficou tão demorada que forçou os organizadores da Copa Flotilha, o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC) e a Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO), a adiarem a cerimônia de premiação para a próxima quarta-feira.
A largada ocorreu após o meio-dia e, por volta das 19h, ainda haviam oito barcos na raia.

Se dependesse apenas da Regata Tripulação, Mano’s III e Mandinga perderiam a Copa, já que Kíron, Zeus e Meu Barco Novo foram os melhores nesse sábado. Só que os três primeiros colocados na última etapa não correram as duas primeiras, as regatas Ele & Ela e Solitário, e, por isso, ficaram para trás na Copa.
O Zeus, timoneado por Felipe Linhares, o Fipa, foi o fita-azul do dia, cruzando a linha de chegada às 16h50min, ou seja, 4h11min após a largada. Como é um Beneteau 40,7 e paga muito no tempo corrigido, o fato de ter sido o primeiro a cruzar a linha de chegada não lhe deu a vitória na Regata Tripulação, que ficou com o Kíron, de Leonardo Guilhermo Cal, terceiro colocado na Copa.

O último barco a chegar foi o Fest, às 20h08min, após quase 7h30min de navegação em cerca de 15 milhas (27 km) ao longo da Baía Sul.
Na RGS, o Moorea, de Guilherme Rupp, manteve a regularidade – primeiro colocado na Ele & Ela, segundo na Solitário e na Tripulação – e conquistou a Copa Flotilha, mas também por pouca diferença em relação ao segundo, o Neon II, de Maurity Borges Júnior, que venceu a Regata Tripulação, mas havia terminado em terceiro as duas primeiras etapas. O terceiro lugar na RGS ficou com o Revanche, de Celso de Faria.

Confira a pontuação final da Copa Flotilha 2009
ORC-Club
1º) Mano’s III – 8
2º) Mandinga – 9
3º) Kíron – 9
4º) Zeus – 10
5º) Meu Barco Novo – 11
6º) Katana 2 – 13
7º) Best Fellow – 14
8º) Scirocco – 14
9º) Super Pimpo – 17  

RGS
1º) Moorea – 5
2º) Neon II – 7 
3º) Revanche – 16
4º) Feitiço – 17
5º) Zephyrus – 21
6º) Açores II – 21
7º) Vendaval V – 31
8º) Trinta Réis – 35
9º) Carino – 41
10º) Fantasy – 42
11º) Rock and Roll – 42
12º) Euphoria – 44
13º) Nemo – 45
14º) Maskote – 45
15º) Tinguá – 45
16º) Bom Abrigo – 48
17º) Terral – 50
18º) Fest – 50
19º) Maresia – 51
20º) Bruxo – 53
21º) Tanto Mar – 54
22º) Blue – 55
23º) Banzai – 56
24º) Cresta – 63

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

Cearense leva o título da Seletiva

31 de maio de 2009 0

Thiago vibra com a conquista da etapa pernambucana/Fábio Minduin, Maxsports

O cearense Thiago de Sousa venceu a etapa nordestina da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, faturando o prêmio de R$ 10 mil pelo título na Praia de Ipojuca, em Pernambuco. A vitória só veio na sua última onda, quando Thiago conseguiu virar o placar da final contra o paulista Hizunomê Bettero para 10,60 x 10,16 pontos.

O também cearense Messias Félix dividiu o terceiro lugar no pódio com o pernambucano Alan Donato, barrado pelo campeão nas semifinais da segunda etapa da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. A última etapa da Seletiva Petrobras 2009 será em Saquarema (RJ). Os 15 primeiros colocados se classificam para o SuperSurf 2010, a divisão de elite do esporte no país.

RANKING DA DIVISÃO DE ACESSO:

1: Odirlei Coutinho (SP) – 2.520 pontos

2: Messias Félix (CE) – 1.960

3: Rudá Carvalho (BA) – 1.883

4: Halley Batista (PE) – 1.720

5: Alan Donato (PE) – 1.712

6: Tomas Hermes (SC) – 1.675

7: Michel Roque (CE) – 1.658

8: Thiago de Sousa (CE) – 1.653

9: Tânio Barreto (AL) – 1.652

10: Hizunomê Bettero (SP) – 1.578

11: Beto Mariano (SC) – 1.543

12: César Aguiar (PE) – 1.533

13: Ricardo Ferreira (SP) – 1.505

14: Bruno Galini (BA) – 1.480

15: Alan Jones (RN) – 1.453

16: Ulisses Meira (PB) – 1.450

17: Leandro Bastos (RJ) – 1.418

18: Felipe Ximenes (SC) – 1.408

19: Franklin Serpa (BA) – 1.385

20: Emerson Piai (SP) – 1.367

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

A bela do remo

30 de maio de 2009 2

Eduardo Rezende

A semana que passou trouxe boas novidades para os apaixonados pelo remo em Santa Catarina. O novo presidente da Federação de Remo de SC, Fernando Carvalho Neto, anunciou medidas que buscam revigorar o esporte no Estado, com incentivo aos clubes, reforma do Parque Náutico da Baía Sul e organização de competições.

Para homenagear os fãs do remo, aqui vai uma pequena contribuição do blog. A catarinense Fabiana Beltrame, remadora que atualmente mora no Rio de Janeiro, começou a praticar o esporte na Baía Sul.

Vaidosa, hoje, aos 27 anos, ela exibe excelente forma física e sensualidade. Basta conferir o ensaio que fez, há pouco tempo, para o site Paparazzo, da globo.com. Vale a pena conferir. 

http://ego.globo.com/Entretenimento/Paparazzo/0,,ENN733-7192,00.html

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

Catarinenses fora de combate

30 de maio de 2009 0

Hizunomê é um dos classificados para as quartas de final da Seletiva Petrobras/Fábio Minduim, Maxsports

Os nordestinos são maioria na decisão da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, neste domingo, na Praia de Ipojuca, em Pernambuco. Entre classificados para as quartas de final, quatro são do Ceará (Thiago de Souza, Betinho Rosa, Messias Félix e Michel Roque) um da Paraíba (Saulo Carvalho), um de Pernambucano (Alan Donato), um de São Paulo (Hizunomê Bettero) e outro do Paraná (Jeferson de Veiga).

Nenhum catarinense conseguiu avançar à fase decisiva da competição. Diego Rosa, que foi eliminado na quarta fase, foi o atleta de SC que mais longe chegou: 13º lugar. As baterias ficaram assim definidas: 

1) Alan Donato (PE) x Jeferson da Veiga (PR)

2) Thiago de Sousa (CE) x Betinho Rosa (CE)

3) Messias Félix (CE) x Saulo Carvalho (PB)

4) Hizunomê Bettero (SP) x Michel Roque (CE)

NOVIDADES NO G-15

Com os resultados deste sábado, a lista dos 15 surfistas que a Divisão de Acesso classifica para o grupo de elite do surfe nacional, o SuperSurf, apresenta três novidades. Alan Donato subiu do 22º para o sétimo lugar e pode alcançar a vice-liderança se vencer a Seletiva.

Os baianos Franklin Serpa e Alandreson Martins também entraram no G-15, mas ainda têm suas posições ameaçadas pelos cinco finalistas que estão fora, mas bem próximos da zona de classificação: Hizunomê Bettero, Thiago de Sousa, Jeferson Veiga, Saulo Carvalho e Betinho Rosa.

A competição está sendo transmitida ao vivo e o link pode ser acessado pelo www.abrasp.com.br

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

Copa Flotilha agita Baía Sul

29 de maio de 2009 0

Divulgação

Os campeões da Copa Flotilha 2009 serão conhecidos, neste sábado, após a última etapa da competição, a Regata Tripulação, que deverá reunir perto de 20 barcos ao longo da Baía Sul, em Florianópolis. Pelo menos oito dos participantes correrão sem chances de vencer a Copa, já que não estavam nas outras duas regatas, Ele & Ela e Solitário.

Na ORC-Club, o título deve ficar com o barco Mandinga, de Rogério Capella, que está com três pontos, ou com o Mano`s III, de Alexandre Back, que soma quatro pontos.

Best Fellow, de Leonardo Deboni, e Scirocco, de Fernando Navarro, também estão na disputa, com seis e sete pontos, respectivamente. Entretanto, eles só podem chegar em primeiro lugar se os favoritos não completarem a prova.

Na RGS, a briga também está boa. O Moorea, de Guilherme Rupp, venceu a Ele & Ela e ficou em segundo lugar na Solitário, fechando três pontos contra seis do segundo colocado, o Neon II, de Maurity Borges Júnior, mas ambos podem ser surpreendidos por Rogério Vasconcellos.

Empolgado com a vitória na Solitário, o comandante do Trinta Réis e seus tripulantes devem partir com tudo para essa última disputa, embora apareçam na terceira posição da Copa, com 10 pontos. Os próximos cinco colocados também têm chances de subir ao pódio: Revanche, de Celso de Faria, e Feitiço, de Carlos Augusto de Matos, estão empatados com 12 pontos, e Zephyrus, de Tarcísio Mattos, soma 15.

Empate também entre o Fantasy, de João Peixoto, e o Rock and Roll, de André Alves, com 17 pontos. Edmar Nunes Pires aparece em 13º com o seu Vendaval V e tem poucas chances de ficar entre os primeiros na Copa, mas avisa aos concorrentes da RGS.

A previsão é de que seja uma tarde chuvosa, com temperatura próxima dos 19 graus e vento nordeste soprando em torno dos 13 nós (quase 25 km/h). A largada está confirmada para as 12h, nas proximidades da Ponte Pedro Ivo Campos.

Os barcos navegarão cerca de 15 milhas (27 km), passando por uma bóia na Ponta de Itaguaçu e por outra na altura da Praia Comprida, ambas próximas ao Continente. Aí partirão para o meio do canal, para a bóia próxima à Ilha da Casa, no alinhamento do Bairro Ponta de Baixo (Continente).

Retornarão para a bóia da Praia Comprida, seguem para a Ilha da Casa e então começam o caminho de volta: Praia Comprida, Ponta de Itaguaçu e linha de chegada, próxima ao trapiche da sede central do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, organizador da Copa junto à Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO).

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

Odirlei é destaque na Seletiva

29 de maio de 2009 0

Odirlei fez a maior somatória de pontos nesta sexta-feira, em Ipojuca/Fabio Minduim, Maxsports

Quatro campeões brasileiros estrearam, ontem, na segunda etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, na Praia de Ipojuca (PE). Gustavo Fernandes e Victor Ribas perderam suas baterias, mas Renato Galvão e Tânio Barreto passaram juntos para a rodada dos 48 melhores.

A Seletiva distribui 15 vagas para a divisão de elite do esporte, o SuperSurf, no final do ano. O destaque, ontem, foi o líder do ranking, o paulista Odirlei Coutinho, vencedor da primeira etapa, em Santa Catarina, que somou 16,00 pontos nas duas ondas computadas na sua bateria. Neste sábado serão realizadas as baterias da terceira fase.

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

De vento em popa

29 de maio de 2009 0

Catarinense conquistou bons resultados nesta sexta-feira, na Holanda/Daniel Conzi

Pelo segundo dia consecutivo, o catarinense Bruno Fontes teve uma boa performance na Semana Olímpica da Holanda, que acontece até o próximo domingo, na cidade de Medemblik. Nesta sexta-feira, Bruno disputou três regatas e as finalizou em primeiro e segundo (dois) lugares, respectivamente.

Cerca de 120 velejadores competem na classe Laser. As condições mais uma vez colaboraram nesta sexta, com sol, ventos moderados e muitas ondas.

Na classificação geral, Fontes está em 32º lugar, pois perdeu as duas primeiras regatas pela quebra do mastro. Ele ainda aguarda a decisão dos juízes sobre a largada da regata que o catarinense terminou na terceira posição, quinta-feira.

“Estou velejando muito bem e cada vez mais confiante. É uma pena que tenha quebrado o mastro no primeiro dia, senão eu estaria entre os três primeiros”, destacou Bruno.

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

Bruno Fontes se recupera

28 de maio de 2009 0

O velejador Bruno Fontes teve um dia quase perfeito, nesta quinta-feira, na Semana Olímpica da Holanda, que acontece na cidade de Medemblik, com a presença de 120 velejadores de diversos países.

Bruno finalizou as regatas na primeira, terceira e primeira posições, respectivamente.

Com isso, o catarinense saiu do último lugar devido a quebra do mastro na quarta-feira e assumiu a 30ª colocação.

Nesta quinta, o vento soprou com intensidade de 15 nós (30km/h) do quadrante norte, bem diferente das duas regatas anteriores, quando o vento passou dos 30 nós (60km/h). A competição termina no próximo domingo.

 

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

Quem é o cara?

28 de maio de 2009 0

Fabio Minduim, Maxsports

A manobra, por si só, impressiona. Um belo aéreo realizado durante o primeiro dia da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

Você sabe quem é o autor da manobra?

Participe deste desafio e diga, através do blog, quem você acha que é. Amanhã, a resposta estará aqui publicada.

 

Dica: ele é carioca e avançou para a segunda fase do evento que ocorre em Ipojuca (PE). 

 

RESPOSTA: IAN GUIMARÃES

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis

Seletiva Petrobras - Primeiro dia

28 de maio de 2009 0

Alan Donato foi o destaque do primeiro dia de disputas/Fabio Minduim, Divulgação

Apesar da chuva forte em várias regiões do Nordeste, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino começou, nesta quinta-feira, com céu claro e boas ondas na Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE). Cento e trinta e quatro surfistas de 14 estados do país se inscreveram na segunda etapa da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro, que ocorre até domingo.

No primeiro dia foram realizadas as 24 baterias da rodada inicial. Destaque para o pernambucano Alan Donato, que fez a maior somatória de pontos e avançou para enfrentar os cabeças de chave da segunda fase. Desta lista fazem parte 32 dos 46 integrantes do grupo da elite nacional.

Entre eles, estão quatro campeões brasileiros: Gustavo Fernandes (RJ), Renato Galvão (SP), Tânio Barreto (AL) e Victor Ribas (RJ), que será um dos adversários de Alan Donato na primeira bateria desta sexta-feira na Baía de Maracaípe.

Os outros são o carioca Jorge Spanner e o paulista Gilmar Silva. O potiguar Joca Júnior, número 1 do Brasil em 1996, não participa mais do Circuito Brasileiro, mas competiu na Baía de Maracaípe e foi barrado logo em sua primeira apresentação.

Quatorze surfistas de Santa Catarina se inscreveram na Seletiva Petrobras.

O paulista Odirlei Coutinho, que lidera o ranking desde a vitória na final paulista contra Emerson Piai, terá o primeiro desafio contra o bicampeão catarinense Diego Rosa, o cearense Charlie Brown e o gaúcho Robson Gobbato.

 

SEGUNDA FASE

1: Jorge Spanner (RJ), Victor Ribas (RJ), Alan Donato (PE), Gilmar Silva (SP)

2: Daison Pereira (RS), Thiago de Sousa (CE), Marco Fernandez (BA), Walmir Neto (SE)

3: Franklin Serpa (BA), Gustavo Fernandes (RJ), Rafael Seixas (PB), César Aguiar (PE)

4: Tânio Barreto (AL), Renato Galvão (SP), David Silva (SP), Ronaldo Chicão (PR)

5: Ulisses Meira (PB), Beto Fernandes (SP), Michel Adriano (CE), Yure Nogueira (PB)

6: Leandro Bastos (RJ), Wilson Nora (BA), Luel Felipe (PE), Davi Teles (SE)

7: Edvan Silva (CE), Pedro Norberto (SC), José Junior (RN), Jeferson da Veiga (PR)

8: Adilton Mariano (CE), Fábio Silva (CE), Robson Santos (SP), Michel Gratz (ES)

9: Odirlei Coutinho (SP), Diego Rosa (SC), Charlie Brown (CE), Robson Gobbato (RS)

10: Halley Batista (PE), Felipe Teixeira (SC), Arthur Silva (CE), Renan Borba (RS)

11: Heitor Pereira (SP), Márcio Farney (CE), Sergio Pontes (AL), Felipe Ximenes (SC)

12: Diego Santos (SP), Saulo Junior (SP), Marcio Leal (BA), André Gonçalves (SC)

13: David do Carmo (SP), Hugo Bittencourt (RJ), Leonardo Morais (PB), Alex Ribeiro (SP)

14: Bruno Galini (BA), Alexandre Almeida (RJ), Anselmo Correia (RJ), Betinho Rosa (SC)

15: Alandreson Martins (BA), Greg Cordeiro (SC), Diego Ramos (SP), Alan Saulo (PB)

16: Messias Félix (CE), Danilo Costa (RN), Marcos Pastro (SC), Magno Pacheco (SP)

17: Guilherme Ferreira (SC), Bruno Moreira (SP), Yan Guimarães (RJ), Martins Bernardo (CE)

18: Michel Roque (CE), Bernardo Lopes (BA), Saulo Carvalho (PB), Marcelo Nunes (RN)

19: Hizunomê Bettero (SP), Felipe Martins (CE), Alan Jones (RN), Flávio Nakagima (SP)

20: Tomas Hermes (SC), Fabrício Júnior (RN), Yuri Gonçalves (SC), John Max (RN)

21: Beto Mariano (SC), Angelino Santos (CE) + primeiro da 21ª bateria da 1ª fase + segundo da 22ª bateria

22: Ricardo Ferreira (SP), Itim Silva (CE) + segundo da 21ª bateria + primeiro da 22ª bateria

23: Jano Belo (PB), Flávio Costa (BA) + primeiro da 23ª + segundo da 24ª bateria

24: Rudá Carvalho (BA), Igor Morais (RJ) + segundo da 23ª bateria + primeiro da 24ª bateria

Postado por Jean Balbinotti, Florianópolis