Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Veleiros na rota das fortalezas

25 de julho de 2009 0

Percurso da regata é um espetáculo à parte/Jeni Andrade, Divulgação

Será realizada, neste sábado, a partir do meio dia, perto do Forte Santana, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, a Regata Fortalezas, com a participação de pelo menos 12 tripulações. Algumas delas disputaram a Semana de Vela de Ilhabela., no litoral Norte de São Paulo.
A competição é válida pela quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano, que ocorre durante o ano todo e é organizada pelo Iate Clube Veleiros da Ilha. O percurso da regata é um dos mais belos entre as nove etapas da Copa Veleiros.
A começar pela largada, próxima ao Forte Santana, uma construção de 1761. Os competidores seguem para outras fortificações erguidas pelos portugueses ao longo da Baía Norte para proteger a Ilha da invasão espanhola.
Passam pela Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande, que começou a ser construída em 1740 junto com a de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, também no roteiro da regata. A flotilha segue, então, para o outro lado do canal, chegando perto do Continente, na Ilha de Anhatomirim, onde está a Fortaleza de Santa Cruz, a principal do antigo sistema defensivo, um belíssimo conjunto arquitetônico datado de 1739.
De Anhatomirim as tripulações retornam a Ratones e para a linha de chegada, no Forte Santana. Um bom programa para quem admira o esporte.

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Envie seu Comentário