Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2009

A Praia da Vila vai bombar

30 de julho de 2009 1

Julio Cavalheiro

Os principais atletas catarinenses da atualidade têm encontro marcado, neste final de semana, na Praia da Vila, em Imbituba, palco principal da etapa brasileira do Mundial da ASP desde 2003. O evento acontece até domingo. O local sediará também o Onik Praia da Vila Surf Open, válido pela quinta etapa do Circuito Catarinense de Surf Amador.

Nesta sexta-feira serão realizadas as semifinais de todas as categorias da etapa anterior, realizada em Barra Velha, e que foi adiada por falta de ondas. As categorias que estarão na água são a Open (aberta), Junior (até 18 anos), Mirim (até 16 anos), Iniciantes (até 14 anos), Infantil (até 12 anos), Master (acima de 35 anos) e Feminino (aberta).

Os resultados, as fotos e muito mais você pode encontrar no site www.fecasurf.com.br .

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Bruno mais tranquilo para o Mundial

29 de julho de 2009 0

Bruno está com fome de medalhas/Divulgação

A pouco mais de duas semanas do início do Campeonato Mundial de Vela na classe Laser, Bruno Fontes comemora mais uma conquista. Até o final deste ano, ele terá o apoio do Fundesporte – Fundo Estadual de Apoio ao Esporte - da Secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina.

Bruno já conta com o patrocínio da Unimed, da S.C.A e da Eletrosul. Com essa nova parceria, o velejador viaja mais tranquilo para buscar um bom resultado no Mundial, que será realizado em Halifax, no Canadá, a partir do dia 17 de agosto.

Criado em março de 2005 através da Lei 13.336 de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte, o Fundesporte é um meio legal de ajudar atletas profissionais que enfrentam dificuldades para se manter em atividade e competindo com os melhores do mundo.

No último campeonato, na Austrália, sem o apoio do Fundesporte, Bruno finalizou o evento na 11ª colocação. Neste ano, o velejador já regitra títulos importantes, como o tricampeonato brasileiro, em Búzios (RJ), o tricampeonato da Pre-Olímpica, em Porto Alegre (RS), e o hexacampeonato catarinense. Atualmente, ele ocupa o 15º lugar no ranking mundial.

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Você encara uma onda dessas?

27 de julho de 2009 0


Há quem goste de viver no limite, com doses elevadas de adrenalina. São pessoas destemidas, que buscam sempre um algo mais para talvez justificar uma ideia, um estilo ou simplesmente provarem sua força.

E o esporte, às vezes, é o jeito mais fácil para se atingir esse objetivo. Esporte radical, é claro, onde você enfrenta situações de extrema complexidade. Imagine então surfar uma onda enorme, com mais de 20 metros de altura?

Duvida? Pois pessoas deste tipo existem e já surfaram ondas gigantes. Um vídeo de pouco mais de um minuto circula no YouTube mostrando tal façanha…não consegui descobrir quem é o cara e tampouco onde a imagem foi feita, mas é de arrepiar….de perder o fôlego.

É preciso ter muita coragem e espírito aventureiro para encarar uma onda dessas…se alguém souber quem é o nobre forasteiro, por favor, me informe…esse cara, se sobreviveu, merece todo o respeito. Confiram.

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Mineirinho vence Slater, mas para na semifinal

26 de julho de 2009 0

Slater perdeu para Mineirinho na Califórnia/Jim Heath, Divulgação

O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, superou, neste domingo, o seu maior ídolo no esporte, o norte-americano Kelly Slater, em bateria válida pelas quartas de final do Hurley US Open of Surfing, etapa de nível seis estrelas do WQS, em Huntington Beach, na Califórnia (EUA).

O resultado serviu de estímulo para Mineirinho, que havia perdido a decisão da etapa do Mundial da ASP, na Praia da Vila, em Imbituba, no início do mês. O problema é que na semifinal o brasileiro encarou Mick Fanning e, com o australiano inspirado, não teve jeito. Acabou eliminado.

Porém, Fanning provou do mesmo veneno na bateria seguinte e acabou derrotado pelo norte-americano Brett Simpson pelo placar de 16,93 a 12,50 pontos. O título rendeu a Brett US$ 100 mil de prêmio e 2,5 mil pontos no ranking da divisão de acesso do circuito mundial.

O prêmio, aliás, foi o grande chamariz para levar um grande número de tops à etapa. Brett luta para integrar a divisão de elite no próximo ano e, com o triunfo, subiu para o nono lugar. O potiguar Jadson André lidera a corrida e, no momento, é o único brasileiro na lista dos 15 melhores.

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Juliana no topo

26 de julho de 2009 0

Juliana (D) recebe o banho de cerveja no pódio/Nilton Santos, Divulgação

A catarinense Juliana Quint venceu, neste domingo, a terceira etapa do SuperSurf, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Na final, Juliana bateu a paulista Luana Coutinho, que é natural de Ubatuba e tinha o apoio total da torcida. Foi a segunda vitória da catarinense em uma etapa do circuito brasileiro profissional.

No masculino, o cearense Messias Félix superou o seu conterrâneo Márcio Farney, radicado em Santa Catarina. Os campeões da temporada 2009 serão definidos em mais duas etapas: a primeira na Praia do Santinho, em Florianópolis, entre 24 e 27 de setembro; e a segunda e decisiva etapa na Praia da Barra da Tijuca, no Rio, entre 29 de outubro e 2 de novembro.

Com os resultados, Farney subiu da 49ª posição para a 27ª, enquanto Juliana passou para o terceiro lugar no ranking, atrás da paulista Suelen Naraisa e da carioca Andréa Lopes. Confira os resultados das baterias e a classificação:

MASCULINO

 

Messias Félix (CE) 10.33 x 7.17 Heitor Pereira (SP)

Pedro Henrique (RJ) 11.84 x 7.27 Jano Belo (PB)

Márcio Farney (CE) 10.10 x 7.73 Tânio Barreto (AL)

Willian Cardoso (SC) 15.50 x 14.07 Renato Galvão (SP)

SEMIFINAL

1: Messias Félix (CE) 12.53 x 11.44 Pedro Henrique (RJ)

2: Márcio Farney (CE) 12.50 x 5.33 Willian Cardoso (SC)

FINAL

Messias Félix 14,73 x 8,70 Márcio Farney

FEMININO

SEMIFINAL

1: Luana Coutinho (SP) 9.34 x 6.06 Andréa Lopes (RJ)

2: Juliana Quint (SC) 8.77 x 2.23 Diana Cristina (PB)

FINAL

Juliana Quint 11.26 x 8.73 Luana Coutinho (SP)

RANKING MASCULINO

Após 3 etapas

1: Messias Félix (CE) _ 2.260

2: Jano Belo (PB) _ 2.220

3: Willian Cardoso (SC) _ 1.860

3: Pedro Henrique (RJ) _ 1.860

5: Daison Pereira (RS) _ 1.720

5: Tânio Barreto (AL) _ 1.720

7: Gustavo Fernandes (RJ) _ 1.660

8: Wilson Nora (BA) _ 1.630

9: André Silva (CE) _ 1.610

10: Rudá Carvalho (BA) _ 1.550

11: Renato Galvão (SP) _ 1.510

11: Michel Roque (CE) _ 1.510

11: Edvan Silva (CE) _ 1.510

14: Peterson Rosa (PR) _ 1.500

15: Heitor Pereira (SP) _ 1.430

16: Jean da Silva (SC) _ 1.400

16: Odirlei Coutinho (SP) _ 1.400

RANKING FEMININO

Após 2 etapas

1: Suelen Naraisa (SP) _ 1.610

2: Andréa Lopes (RJ) _ 1.590

3: Juliana Quint (SC) _ 1.500

4: Diana Cristina (PB) _ 1.340

5: Luana Coutinho (SP) _ 1.310

6: Camila Cássia (SP) _ 1.230

7: Tita Tavares (CE) _ 1.220

7: Gabriela Leite (SC) _ 1.220

9: Nathalie Martins (PR) _ 1.180

10: Gabriela Teixeira (RJ) _ 1.110

QUARTAS DE FINAL

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Mineirinho x Slater: quem vence o duelo?

25 de julho de 2009 0

Mineirinho é a esperança brasileira/Divulgação ASP

Depois de decidirem a etapa brasileira do ASP World Tour, o Hang Loose SC Pro, na Praia da Vila, em Imbituba, no mês passado, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Kelly Slater, o norte-americano nove vezes campeão do mundo, voltam a se enfrentar.

Desta vez, o palco será Huntington Beach, na Califórnia (EUA), onde está sendo disputada a etapa seis estrelas da divisão de acesso do Circuito Mundial, o Hurley US Open of Surfing. O momento também será diferente: os dois se enfrentam pelas quartas de final do campeonato, na terceira bateria do dia, neste domingo.

Neste sábado, os dois garantiram classificação após vencerem suas baterias nas oitavas de final. Mineirinho foi primeiro a ir para a água. Em confronto contra o espanhol Aritz Aranburu, o brasileiro levou a melhor e classificou-se para a etapa seguinte.
Slater teve pela frente o australiano Nic Muscroft. E, mais uma vez, o eneacampeão levou a melhor. O também top Mick Fanning venceu o duelo de compatriotas com Julian Wilson e enfrenta o tailandês Michel Bourez.
As outras duas baterias da fase serão dominadas por surfistas americanos. No primeiro duelo do dia, Brett Simpson encara Nathaniel Curran. No confronto seguinte, C.J. Hobgood enfrenta Patrick Gudauskas. 
Além dos duelos de quartas de final, serão disputadas as baterias de semifinal e da final da competição. É um tira-teima e tanto. Será que o Mineirinho leva a melhor desta vez? Vamos esperar….

OS NÚMEROS

Slater

36 anos

9 títulos na divisão de elite

1 título no WQS

41 vitórias em etapas do ASP World Tour

9º colocado no Mundial deste ano

Mineirinho

22 anos

1 título mundial Pro Junior

1 título no WQS

Dois segundos lugares em etapas do ASP World Tour

Terceiro colocado no Mundial deste ano

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

SurperSurf de Ubatuba na reta final

25 de julho de 2009 0

Willian está na briga pelo título/Nilton Santos, Divulgação

O paraibano Jano Belo defende a liderança do ranking brasileiro, neste domingo, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Mais duas etapas decidirão o título brasileiro das categorias masculina e feminina: uma em Santa Catarina, no mês de setembro, e outra no Rio de Janeiro, em outubro.
          O catarinense Willian Cardoso é o único representante do Estado nas quartas de final do evento masculino. Mas dois nordestinos que moram há muitos anos em Florianópolis, o alagoano Tânio Barreto e o cearense Márcio Farney, também continuam na briga pelo título da etapa.
          Willian vai encarar o do defensor do título, o paulista Renato Galvão, após derrotar o amigo e conterrâneo Jean da Silva na penúltima bateria do dia. O catarinense divide, por enquanto, o terceiro lugar no ranking do SuperSurf 2009 com o carioca Pedro Henrique, que foi destaque neste sábado com os 14,60 pontos que somou na bateria contra o paranaense Peterson Rosa pelas oitavas de final.
          Foi o segundo maior placar da semana em Ubatuba, abaixo apenas dos 14,80 do baiano Rudá Carvalho, que eliminou o catarinense Neco Padaratz na primeira fase. A competição reinicia neste domingo, às 8h, com as quartas de final masculina e, depois, semifinais feminina, que tem a catarinense Juliana Quint brigando por uma vaga na final contra a paraibana Diana Cristina. Confira:
 
QUARTAS-DE-FINAL:
1: Messias Félix (CE) x Heitor Pereira (SP)
2: Jano Belo (PB) x Pedro Henrique (RJ)
3: Tânio Barreto (AL) x Márcio Farney (CE)
4: Willian Cardoso (SC) x Renato Galvão (SP)
 
SEMIFINAIS FEMININA:
1: Andréa Lopes (RJ) x Luana Coutinho (SP)
2: Diana Cristina (PB) x Juliana Quint (SC)

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Só Mineirinho se salva

25 de julho de 2009 0

O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, é o único representante do Brasil nas oitavas de final do Hurley US Open of Surfing, etapa de nível seis estrelas do WQS que distribui ao campeão a generosa quantia de US$ 100 mil. Isso mesmo.

É o prêmio que atrai tantos tops do circuito mundial para Huntington Beach, na Califórnia (EUA), onde está sendo disputado o evento. Além de Mineirinho, seguem na briga pelo título da etapa os norte-americanos Kelly Slater e C.J. Hobgood e o australiano Mick Fanning.

Só para variar um pouquinho, Slater tem sido a grande atração, com as maiores notas e melhores apresentações. Nas oitavas, Mineirinho encara o espanhol Aritz Aranburu, Kelly pega o australiano Nic Muscroft e Fanning duela com o compatriota Julian Wilson.

O vencedor ganha também 2,5 mil pontos no ranjking qualificatório para o ASP World Tour. O catarinense Marco Polo, que aparece na lista dos 20 melhores (apenas os 15 primeiros sobem de divisão) foi eliminado na terceira fase e acabou em 73º lugar.

Já o líder do WQS, o potiguar Jadson André parou uma fase depois e ficou em 37º. Quem ficou mais próximo de Mineirinho foi o paulista Miguel Pupo com o 25º lugar. Acompanhe o evento ao vivo pelo link http://www.usopenofsurfing.com/LIVE.htm.

Os catarinenses Willian Cardoso e Jean da Silva, que também brigam para entrar na elite mundial, estão em Ubatuba competindo pela terceira etapa do circuito brasileiro, o SuperSurf. Ambos farão uma das baterias das oitavas de final.

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Veleiros na rota das fortalezas

25 de julho de 2009 0

Percurso da regata é um espetáculo à parte/Jeni Andrade, Divulgação

Será realizada, neste sábado, a partir do meio dia, perto do Forte Santana, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, a Regata Fortalezas, com a participação de pelo menos 12 tripulações. Algumas delas disputaram a Semana de Vela de Ilhabela., no litoral Norte de São Paulo.
A competição é válida pela quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano, que ocorre durante o ano todo e é organizada pelo Iate Clube Veleiros da Ilha. O percurso da regata é um dos mais belos entre as nove etapas da Copa Veleiros.
A começar pela largada, próxima ao Forte Santana, uma construção de 1761. Os competidores seguem para outras fortificações erguidas pelos portugueses ao longo da Baía Norte para proteger a Ilha da invasão espanhola.
Passam pela Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande, que começou a ser construída em 1740 junto com a de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, também no roteiro da regata. A flotilha segue, então, para o outro lado do canal, chegando perto do Continente, na Ilha de Anhatomirim, onde está a Fortaleza de Santa Cruz, a principal do antigo sistema defensivo, um belíssimo conjunto arquitetônico datado de 1739.
De Anhatomirim as tripulações retornam a Ratones e para a linha de chegada, no Forte Santana. Um bom programa para quem admira o esporte.

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Diego Rosa avança em Ubatuba e Neco está fora

24 de julho de 2009 0

Juliana Quint está nas semifinais do SuperSurf de Ubatuba/Nilton Santos, Divulgação

O segundo dia da terceira etapa do SuperSurf 2009, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), começou com muita chuva. Três baterias fecharam a primeira fase masculina e, na última delas, o baiano Rudá Carvalho ganhou o confronto contra o vencedor das triagens, o catarinense Neco Padaratz.

Depois, rolaram duas fases femininas, com a tetracampeã brasileira Andréa Lopes barrando a bicampeã do SuperSurf de Ubatuba, a paulista Suelen Naraisa. Sua adversária nas semifinais será outra surfista de Ubatuba, Luana Coutinho, que bateu a catarinense Gabriela Leite nas quartas de final.

Na terceira bateria, Juliana Quint levou a melhor no duelo catarinense contra Marina Werneck, e agora vai disputar a segunda semifinal contra a paraibana Diana Cristina, que despachou outra tetracampeã brasileira, a cearense Tita Tavares, na última bateria feminina do dia.

Oito das 16 baterias da segunda fase masculina foram disputadas nesta sexta-feira e o catarinense Diego Rosa avançou para a terceira fase. Guilherme Ferreira e Beto Mariano não tiveram a mesma sorte e acabaram eliminados pelo carioca Pedro Henrique e pelo paranaense Peterson Rosa, respectivamente. Neste sábado, entram na água os catarinenses Jean da Silva e Guga Arruda (competem entre si na 14ª bateria) e Willian Cardoso, que encara o carioca Bruno Santos.

SEMIFINAIS FEMININAS

1: Andréa Lopes (RJ) x Luana Coutinho (SP)

2: Diana Cristina (PB) x Juliana Quint (SC)

PRIMEIRA FASE MASCULINA

14: Márcio Farney (CE) 13.50 x 11.86 Danilo Costa (RN)

15: Leandro Bastos (RJ) 11.23 x 8.17 Flávio Costa (BA)

16: Rudá Carvalho (BA) 14.80 x 12.66 Neco Padaratz (SC)

SEGUNDA FASE

1: André Silva (CE) 14.34 x 12.54 Danylo Grillo (SP)

2: Heitor Pereira (SP) 12.74 x 12.00 Michel Roque (CE)

3: Diego Rosa (SC) 11.13 x 10.63 Edvan Silva (CE)

4: Messias Félix (CE) 11.30 x 8.20 Franklin Serpa (BA)

5: Pedro Henrique (RJ) 14.00 x 8.60 Guilherme Ferreira (SC)

6: Peterson Rosa (PR) 11.03 x 10.00 Beto Mariano (SC)

7: Rudá Carvalho (BA) 11.80 x 11.66 Odirlei Coutinho (SP)

8: Jano Belo (PB) x Leandro Bastos (RJ)

BATERIAS QUE FICARAM PARA SÁBADO:

9: Gustavo Fernandes (RJ) x Márcio Farney (CE)

10: Beto Fernandes (SP) x David do Carmo (SP)

11: Wilson Nora (BA) x Saulo Junior (SP)

12: Tânio Barreto (AL) x Thiago de Sousa (CE)

13: Willian Cardoso (SC) x Bruno Santos (RJ)

14: Jean da Silva (SC) x Guga Arruda (SC)

15: Daison Pereira (RS) x Ulisses Meira (PB)

16: Renato Galvão (SP) x Bruno Moreira (SP)

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis