Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Decisão no Rio de Janeiro

28 de outubro de 2009 0

Messias e suas acrobacias na água/Nilton Santos, Divulgação

O catarinense Neco Padaratz é a atração das triagens que abrem a última etapa do SuperSurf 2009, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Neco e mais sete surfistas que não fazem parte da elite nacional disputam duas vagas para participar da decisão do Circuito Brasileiro Profissional, que começa nesta quinta-feira e vai até domingo.

Os oito candidatos ao título masculino entram na disputa na segunda fase e não competem no primeiro dia. Já na categoria feminina, as 18 participantes entram juntas na rodada inicial e as 12 que têm chances matemáticas podem estrear nesta quinta-feira, dependendo das condições do mar.

Desde a implantação deste sistema de disputa, no ano 2000, nunca o título feminino foi tão acirrado como agora. Em nove temporadas, o troféu de campeã brasileira foi dividido entre três surfistas. A cearense Tita Tavares tem quatro títulos (2000, 2003, 2007 e 2008).

Outra tetracampeã brasileira, a carioca Andréa Lopes, ganhou o primeiro dela antes da criação da elite nacional, em 1999, e, no SuperSurf, foi a número 1 do ranking nas temporadas de 2001, 2002 e 2006. E a cearense Silvana Lima, hoje vice-líder do ranking mundial, foi bicampeã em 2004 e 2005.

A hegemonia do trio pode ser quebrada neste ano, apesar de que Andréa Lopes está bem próxima do pentacampeonato. Ela ocupa a terceira posição no ranking, com apenas 20 pontos de diferença para a paulista Suelen Naraisa e a carioca Gabriela Teixeira, que dividem a liderança com 2.110 pontos.

Na categoria masculina, a briga também promete ser intensa nas duas pontas da tabela. Os oito que vão disputar o título brasileiro só começam a se apresentar na sexta-feira ou no sábado. O número 3 do ranking, o carioca Pedro Henrique, foi escalado para abrir a segunda fase e é o favorito da torcida do Rio de Janeiro para repetir o feito do também carioca Gustavo Fernandes, no ano passado.

Ele precisa no mínimo chegar à final na Barra da Tijuca para superar os atuais 2.720 pontos do líder, Jano Belo. O único que briga com o paraibano é o cearense Messias Félix, vice com 2.660 pontos. Assim como Pedro Henrique, o gaúcho Daison Pereira também só ultrapassa o líder na final.

Para o alagoano Tânio Barreto, o paulista Odirlei Coutinho e o baiano Rudá Carvalho, só interessa a vitória na última etapa do SuperSurf 2009 e ainda torcer para que Messias Félix não passe das oitavas de final e que Jano Belo não alcance às semifinais. Já o catarinense Marco Polo vive uma situação um pouco melhor, mas ainda assim sua chance de título brasileiro só começa nas semifinais.

 

TRIAGEM DO SUPERSURF DO RIO DE JANEIRO

1: Neco Padaratz (SC), Marcelo Nunes (RN), Anselmo Correia (RJ), Yuri Sodré (RJ)

2: Felipe Ximenes (SC), Simão Romão (RJ), Hugo Bittencourt (RJ), Yan Guimarães (RJ)

PRIMEIRA FASE

01: Tomas Hermes (SC) x Thiago de Sousa (CE)

02: Ulisses Meira (PB) x Victor Ribas (RJ)

03: Halley Batista (PE) x Saulo Junior (SP)

04: Beto Mariano (SC) x Adilton Mariano (CE)

05: Bruno Santos (RJ) x Davi de Jesus (SC)

06: Guilherme Herdy (RJ) x Fábio Carvalho (SC)

07: Flávio Costa (BA) x Danylo Grillo (SP)

08: Bruno Moreira (SP) x Franklin Serpa (BA)

09: Diego Rosa (SC) x Péricles Dimitri (PR)

10: Guga Arruda (SC) x Fábio Silva (CE)

11: David do Carmo (SP) x Diego Santos (SP)

12: Heitor Pereira (SP) x Leandro Bastos (RJ)

13: Guilherme Ferreira (SC) x Márcio Farney (CE)

14: Hizunomê Bettero (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)

15: Edvan Silva (CE) x classificado nas triagens

16: Beto Fernandes (SP) x classificado nas triagens

PRIMEIRA FASE FEMININA

1: Taís de Almeida (RJ), Luana Coutinho (SP), Brigitte Mayer (RJ)

2: Tita Tavares (CE), Gabriela Leite (SC), Erica Prado (BA)

3: Diana Cristina (PB), Nathalie Martins (PR), Michelle dês Bouillons (RJ)

4: Suelen Naraisa (SP), Camila Cássia (SP), Krisna de Souza (RN)

5: Andréa Lopes (RJ), Marina Werneck (SC), Cláudia Gonçalves (SP)

6: Gabriela Teixeira (RJ), Juliana Quint (SC), Bruna Queiroz (SP)

Postado por Jean Balbinotti, em Florianópolis

Envie seu Comentário