Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2009

Neco de volta

16 de dezembro de 2009 0

O catarinense Neco Padaratz está de volta à elite. Ele, o havaiano Andy Irons e o australiano Luke Stedman, foram confirmados pela ASP como wild cards para o Dream Tour 2010. O convite é dado aqueles competidores que tiveram problemas com lesões ao longo do ano. Foi o caso de Neco no ano passado, quando integrava a elite.

Bom, agora teremos quatro brasileiros na elite, dos quais dois são catarinenses: Adriano de Souza, Jadson André, Marco Polo e Neco Padaratz. No feminino, teremos duas representantes: Silvana Lima e Bruna Schmitz. Confira a lista completa:

ASP Top 27 (ASP World Tour)

 Mick Fanning (Aus)

Joel Parkinson (Aus)

Bede Durbidge (Aus)

Taj Burrow (Aus)

Adriano de Souza (Bra)

Kelly Slater (EUA)

C.J. Hobgood (EUA)

Bobby Martinez (EUA)

Damien Hobgood (EUA)

Dane Reynolds (EUA)

Jordy Smith (Afr)

Taylor Knox (EUA)

Tom Whitaker (Aus)

Kieren Perrow (Aus)

Fredrick Patacchia (Haw)

Dean Morrison (Aus)

Kai Otton (Aus)

Kekoa Bacalso (Haw)

Mick Campbell (Aus)

Chris Davidson (Aus)

Michel Bourez (Tah)

Ben Dunn (Aus)

Adrian Buchan (Aus)

Tiago Pires (Por)

Jeremy Flores (Fra)

Roy Powers (Haw)

Drew Courtney (Aus)

 Top 15 (ASP WQS)

 Dan Ross (Aus)

Patrick Gudauskas (EUA)

Jadson André (Bra)

Adam Melling (Aus)

Owen Wright (Aus)

Luke Munro (Aus)

Jay Thompson (Aus)

Nathan Yeomans (EUA)

Dusty Payne (Haw)

Brett Simpson (EUA)

Matt Wilkinson (Aus)

Tanner Gudauskas (EUA)

Travis Logie (Afr)

Marco Polo (Bra)

Blake Thornton (Aus)

 ASP Wildcards 

Andy Irons (Haw)

Luke Stedman (Aus)

Neco Padaratz (Bra)

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Olha o ranking final WCT 2009!

15 de dezembro de 2009 1

Foi rapidinho. O site da ASP atualizou e aqui vai o ranking. Além do Taj, o Bede Durbidge também passou o Mineirinho e o brasileiro terminou o ano novamente na quinta posição, com o diferencial de ter entrado na disputa do título no meio do circuito, e de ter ficado a frente do monstro que é Kelly Slater, como provou mais uma vez nessa última etapa do WCT, em Pipeline.                  

Ainda sobre a vitória de Taj, isso me lembra o início do primeiro título do Mick Fanning, quando ele pegou embalo no final da temporada. Taj já está na fila faz tempo, se persarmos que o Joel Parkinson deixou escapar também. Como prêmio de consolação, o segundo do ranking levantou o troféu da Triplice Coroa Havaiana, que esse ano não teve um grande destaque, pelo menos com boas atuações em dois dos três campeonatos que compõe o troféu. Joel andou bem em Sunset, mas não resistiu à pressão de Pipe e deixou o título nas mãos do amigo Mick Fanning ao ser derrotado nas oitavas de final. Outro brasileiro, Heitor Alves, se despede da elite na 29º colocação.

1º Mick Fanning 7.140

2º Joel Parkinson 6.772

3º Taj Burrow 6468

4º Bede Durbigde 6314

5º Adriano de Souza 6.136

6º Kelly Slater 5.880

7º CJ Hobgood 5.606

8º Bobby Martinez 5.438

9º Damien Hobgood  5219

10º Dane Reynolds  4.828

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Taj vence em Pipe

15 de dezembro de 2009 0

O australiano Taj Burrow acaba de vencer o Billabong Pipemaster 2009. Na final, o aussie superou Kelly Slater, que mostrou a velha classe durante toda a competição, mas não teve sorte com as ondas na bateria final. Taj abriu a bateria com um 7 redondo e depois foi administrando. Slater não conseguiu duas notas maiores que 4 (3,93 e 3,66), enquanto o aussie ainda fez 5 e uns quebrados para fechar o ano com chave de ouro. Slater precisava de um 8,90 para virar, mas a série não entrou e Taj saiu do mar carregado pelos amigos australianos, prontos para festejarem com muita cerveja!.

Agora vamos aguardar a definição do ranking final. Com a vitória, Taj deve ter superado Adriano de Souza, que defendia a terceira colocação até o momento. Tenho minhas dúvidas sobre o posicionamento de Slater.Assim que tiver o ranking final e mais informações, faço o post.

 

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Pipe rolando...

15 de dezembro de 2009 0

O Billabong Pipemasters tá rolando nesse momento, no seu último dia, definindo o campeão. O aussie Dean Morrison venceu o americano Damien Hobgood e agora tem pela frente Kelly Slater, que não tomou conhecimento do havaino Flynn Novak, o mesmo que eliminou Adriano de Souza no round 3.

Na outra semifinal, Taj Burrow venceu o confronto aussie contra Bede Durbidge, enquanto o acrobático Dane Raynolds está vencendo CJ Hobgood, mas tudo ainda pode mudar – faltavam 12 minutos pro término da bateria, na hora do post.

As ondas não estão muito grandes, mas os surfistas precisam mostrar técnica para encaixar a prancha no trilho e sair no spray dos tubos da bancada de Banzai Pipeline. Está interessante de acompanhar pelo site da ASP: www.aspworldtour.com

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Tânio é o campeão

14 de dezembro de 2009 0

Tânio venceu a quarta etapa, finalizada na sexta-feira na Vila também./Basilio Ruy - Fecasurf Divulgação

O alagoano radicado em Floripa, Tânio Barreto, sagrou-se campeão estadual hoje à tarde nas bombas de até três metros na série que fizeram da praia de Vila o cenário perfeito para um campeonato de surfe. No caso, o Oakley Pro Santa Catarina, que fechou com a última etapa nesta segunda.

Para levar o título, Tânio venceu a penúltima etapa finalizada na sexta-feira na mesma praia da Vila, e ficou com o vice-campeonato da quinta e última etapa, hoje. O catarinense Davi de Jesus foi o grande campeão da etapa, somando 12,50 contra 10,16 de Tânio, que chegou a liderar a bateria, mas viu seu adversário virar nos instantes finais. Yuri Gonçalves e Beto Mariano ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente, e fecharam a bateria final.

Mas assim como aconteceu com Mick Fanning no WCT, Tânio acabou coroado com o título ao ver seu maior concorrente, Thomas Hermes, ser eliminado nas quartas de final. Tânio liderou o circuito desde o início. O Estadual teve etapas em Florianópolis (Joaquina), Navegantes, Itajaí, Guarda do Embaú e Imbituba. Tânio venceu duas etapas: na Joaquina e na Guarda (com final realizada na Vila).

Quem também teve motivos para comemorar foi Raphael Becker, que obteve a classificação para o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, com o quarto lugar no ranking da Fecasurf, já que Tânio e Beto Mariano já estão classificados na elite nacional e Thomas Hermes conseguiu a vaga pela divisão de acesso do Brasil Tour.

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Parada em Pipe também

13 de dezembro de 2009 0

                      O Billabong Pipe Masters também não rolou hoje porque as ondas estavam pequenas. Pela manhã, o mar tinha quatro pés ou 1,5 metro. A maioria dos tops foi pegar ondas em Rock Point, onde os brazucas como Mineirinho, Bruno Santos e o catarinense Ricardinho também apareceram. Com o campeonato decidido a favor do aussie Mick Fanning, resta agora definir a classificação final do ranking WCT.

Confira as baterias do quarto round:

QF 1: Dean Morrison (AUS) vs. Damien Hobgood (USA)
QF 2: Flynn Novak (HAW) vs. Kelly Slater (USA)
QF 3: Bede Durbidge (AUS) vs. Taj Burrow (AUS)
QF 4: C.J. Hobgood (USA) vs. Dane Reynolds (USA)

Atualizamos se houver o prosseguimento ou nao da competição, amanhã, a partir das 17h.

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Ficou pra segunda

13 de dezembro de 2009 0

A definição do campeão estadual de surf profissional ficou para segunda-feira, quando devem ser reiniciadas as baterias da última etapa do Oakley Santa Catarina Pro. O vento Sul que soprou forte desde a madrugada de domingo atrapalhou as condições na praia da Vila e a interrupção do evento foi a melhor decisão para não atrapalhar o show de surfe reservado para as baterias finais.

Bom, falando da competição, o líder do ranking Tânio Barreto está com uma mão na taça, precisando apenas vencer sua bateria de oitavas de final. O segundo colocado, Thomas Hermes, deve cair na água nesta segunda.A chamada está prevista para 7h30min.  

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Resultados do 3º round e Mick é campeão

12 de dezembro de 2009 0

Com a vitória em sua bateria e a derrota de Joel Parkinson para o havaiano Gavin Gilette, o australiano Mick Fanning conquista o seu segundo título mundial do circuito WCT. A competição está rolando ainda, pelo quarto round. Abaixo você confere os resultados do terceiro round do campeonato mais tradicional do surfe mundial e que fecha o calendário de 2009.

Dean Morrison venceu Adrian Buchan – 16,67 a 6,60

Mick Fanning a Torrey Meister – 17,57 a 6,26

Damien Hobgood a Andy Irons -  15,07 a 6,10

John John Florence a Bobby Martinez – 16,93 a 15,16

Flynn Novak a Adriano de Souza – 15,50 a 14,34

Tom Whitaker a Michael Picon – 12,67 a 12,10

Frederick Patacchia a Chris Ward – 15,67 a 10,66

Kelly Slater a Hank Gaskell – 19,33 a 14,17

Bede Durbigde a Lian McNamara – 12,66 a 0,33

Kieren Perrow a Roy Powers – 17,17 a 13,80

Taj Burrow a Bruce Irons – 12,83 a 8,67

Dayyan Neve a Jordy Smith – 15,67 a 13,00

Phillip Macdonald a Taylor Knox – 15,17 a 10,94

CJ Hobgood a Shane Dorian -16,33 a 11,94

Gavin Gilette a Joel Parkinson – 13,36 a 10,56

Dane Raynolds a Kekoa Bacalso – 14,20 a 10,43.

Parabéns Mick!

 

 

Postado por Cristiano Rigo Dalcin, Florianópolis

Fim da esperança brazuca!

12 de dezembro de 2009 0

Adriano de Souza, o Mineirinho, único representante brasileiro que restava n o Billabong Pipe Master, deu adeus à prova neste sábado, quando rolaram as baterias do terceiro round. Mineiro perdeu para o havaiano Flynn Novak (15,50 a 14,34), que já havia avançado dois rounds no evento. Com a derrota, acabaram as esperanças de Mineiro ser o melhor brasileiro da história. Agora só poderá igualar o feito do cabofriense Victor Ribas, em 1999.

Bom, enquanto faço esse post, o campeonato continua e a disputa pelo título está em aberto. Mick Fanning não deu chances aos havaiano Torrey Meister, que também havia avançado dois rounds e venceu por 17, 57 a 5,26. Kelly Slater também está no páreo da etapa após superar outro havaiano, Hank Gaskell. Joel Parkinson, o único que pode tirar o título de Mick, entra na água em seguida.    

Postado por Cristiano Rigo Dalcin

Lá e aqui...

12 de dezembro de 2009 0

Rolando campeonatos na praia da Vila e em Pipeline, segue aqui uma atualização dos últimos acontecimentos.

Bom, na praia da Vila, em Imbituba, a penúltima etapa do circuito estadual de surfe – Oakley Santa Catarina Surf Pro – foi finalizada na sexta-feira com boas ondas de até um metro na série. Líder do ranking, o alagoano Tânio Barreto, radicado em Floripa, virou o resultado na bateria final para bater Guga Arruda e ficou muito próximo do título.Victor Valentim e Fabrício Machado completaram o pódio.

A diferença no ranking para o segundo colocado, Thomas Hermes, é de 290 pontos, já computando o descarte. Barreto precisa descartar 750 pontos, enquanto Hermes tem um descarte de 0 pontos porque não competiu em Navegantes. Neste sábado, teve início a última etapa e, em breve, teremos mais informações.

Já em Pipeline, outro brasileiro deu adeus à elite com a derrota no segundo round do Billabong Pipe Masters. Na 27 colocação do ranking do WCT, Heitor Alves precisava de um bom resultado, mas marcou apenas 3,24 contra implacáveis 18, 90 do havaiano Jonh John Florence, convidado para o evento. Florence é o competidor mais novo do evento. Aliás, os havaianos dominaram o round 2, com vitórias d Andy Irons, Gavin Gillete, Torrey Meister, Hank Gaskell e Flynn Novak. Os aussies Davyan Neve e Dean Morrison e o norte-americano Chris Ward também avançaram para o terceiro round. O único brasileiro na prova é Adriano de Souza, que enfrenta Flynn Novak na bateria de número 5 do terceiro round. A prova pode ser acompanhada pelo site da ASP – www.aspworldtour.com a partir do final da tarde desse sábado. 

Postado por Cristiano Rigo Dalcin