Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2010

Marco Polo também avança em Teahupoo

31 de agosto de 2010 1

Mineiro entocado no minitubo perfveito de Teahupoo. Foto Kirstin Scholtz/ASP

A imagem acima é do paulista Adriano de Souza, que venceu sua bateria na primeira rodada do Billabong Pro Tahiti 2010, mas o post é para informar que o catarinense Marco Polo também avançou para a terceira rodada. Polo havia perdido na primeira rodada, mas na disputa da repescagem, contra o defensor do título Bobby Martinez conseguiu sua segunda vitória em baterias no WT. Abaixo, confira como foi a bateria nas palavras do jornalista João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America:

“Todo o favoritismo era para Bobby Martinez, campeão em Teahupoo no ano passado e também em 2006. Mas, poucas ondas boas entraram na bateria e o duelo só esquentou mesmo no final. O americano liderou toda a disputa, no entanto sem conseguir abrir grande vantagem. Sua maior nota era 5,5 e tentou confirmar a vitória a 2 minutos do fim, só que a onda fechou rápido e Marco Polo ganhou a chance da virada, pois precisava menos de 5 pontos para isso. Apenas no último minuto veio a onda, Polo entrou, rodou o tubo, ele saiu e ganhou nota 6,17, virando o placar aos 40 segundos.

-Estou amarradão. O Bobby (Martinez) venceu aqui duas vezes, defendia o título, mas veio a onda no finalzinho para mim e continuo aí na esperança de ainda conseguir ficar no circuito até o fim do ano. Estou muito feliz por passar uma bateria aqui nesse lugar mágico – falou Marco Polo, que teve total apoio do amigo Neco Padaratz na bateria.

-Ele me ajuda muito, a me posicionar no pico, na hora de ir na onda, de esperar pela boa. Somos muito amigos, ele também está na batalha, disputa a repescagem amanhã, então tomara que ele consiga seguir em frente também.”

Na sexta e última bateria do dia, o potiguar Jadson André acabou eliminado pelo norte-americano Nate Yeomans. Ele ficou esperando por 12 minutos para tentar virar o placar, mas a onda não veio. Apesar da derrota, Jadson está garantido entre os 32 que permanecem no novo formato de competição (chave com 36) implantado a partir das próximas etapas do WT, com 32 tops e quatro convidados.

Neco Padaratz, que aparece na 33ª posição e precisa da vitória para tentar entrar nessa lista de 32, ainda tem uma chance, e enfrenta CJ Hobgood, outro ex-campeão em Teahupoo, na 9ª bateria da repescagem, a terceira do dia. A previsão é de que o mar suba e proporcione melhores condições para os competidores. Vamos torcer!

Billabong Tahiti 2010 na água

30 de agosto de 2010 0

Após oito dias de espera, finalmente começou o Billabong Pro Tahiti 2010, na temível onda de Teahupoo, no Taiti. Só que as ondas da praia dos “crânios quebrados” não são nem sombra das vistas nos anos anteriores. Têm apenas três pés de altura (um metro) e estão dificultando a vida dos top e dos juízes, e frustrando quem pensava em ver aquele tubo insano para esquerda sendo dominado pelos melhores surfistas do mundo. Porém, vale lembrar que o campeonato é importantíssimo para o resto do ano do World Tour já que define o ranking dos tops será reduzido de 45 para 32 classificados.

Bom, a primeira fase já rolou e, pra variar, entre os brasileiros, apenas Adriano de Souza, o Mineirinho, impôs sua atual de condição de Top 5 e avançou direto para a terceira fase. Jadson, Marco Polo e Neco terão que brigar pela vaga na repescagem. Nos outros duelos, destaque para a vitórias de Kelly Slater sobre Andy Irons por 0,3 pontos (14 a 13,97); do local Tamaroa MaComb (14,77), na bateria que tinha Mick Fanning; além de Blake Thorton (Aus) e Jordy Smith (AFS), que fizeram outras das três maiores pontuações do dia, com 15,36 e 14,30, respectivamente, para vencerem suas baterias.

As baterias dos brasileiros no 1º round:

2ª 1ºLuke Stedman (Aus) 10.33 2º Nate Yeomans (EUA) 8,83 3º Jadson André 4,40

3ª 1º Jeremy Flores (Fra) 12,16 2º Marco Polo 5,33 3º Bobby Martinez (EUA)5,33

5ª 1º Adriano de Souza 9,66 2º Tim Reyes (EUA) 5,34  3º Roy Powers (Haw) 2,73

7ª 1º Owen Wright (Aus) 11,27 2º Bret Simpson (EUA) 8,53   3º Neco Padaratz 7,73

Amaury é campeão mundial de bodyboard

29 de agosto de 2010 0

O Circuito Mundial de Bodyboarding tem um novo campeão mundial entre os homens. Amaury Laverhne, de Ilhas Reunião, venceu o Sintra Portugal Pro 2010 e garantiu o título do tour por antecipação. Entre as mulheres, vitória da cearense Isabela Sousa, que ganhou mais uma na temporada e disparou na liderança do circuito.

Para chegar ao título, Amaury precisou passar pelo espanhol Guillermo Cobo na decisão. Com uma atuação destacada, o atleta de Ilhas Reunião mostrou o motivo pelo qual se consagrou campeão mundial com tanta antecedência. Amaury arrancou duas notas acima de 8,00 pontos e não deu chances de recuperação para o espanhol.

Além do título da temporada, Amaury faturou U$ 8mil e 2.000 pontos no ranking mundial.

Isabela ganha mais uma

Isabela ganhou novamente

Se entre os homens o domínio é total de Amaury, entre as mulheres o circuito também ganha uma grande candidata ao título mundial. A cearense Isabela Sousa ganhou o segundo Grand Slam no ano – o primeiro foi em Búzios, e garantiu mais 1.500 pontos no ranking mundial.

Em um dia bastante inspirada, Isabela bateu a japonesa Miya Inoue na decisão com uma atuação consistente. Com notas 8,25 e 6,00, a cearense dominou o duelo do começo ao fim e garantiu mais uma vitória na temporada.

O Brasil ainda contou com mais quatro representantes neste domingo decisivo, na Praia Grande. Roberto Bruno, também do Ceará, e Lucas Nogueira, do Espírito Santo, acabaram eliminados nas quartas de final. Já Karla Costa e Maylla Venturim acabaram eliminadas nas oitavas de final.

Por fim, a bateria que encerrou o dia de competições foi a da decisão da categoria Drop Knee. O australiano Dave Winchester não deu chances aos adversários e faturou a etapa.

As próximas etapas do circuito acontecem nesta semana ainda na Europa. Entre os homens, a competição será em Ferrol, na Espanha. As mulheres permanece em Portugal para a disputa do Miss Sumol.

 

Floripa sedia etapa do WQS feminino em setembro

26 de agosto de 2010 0

Florianópolis recebe, entre os dias 20 e 23 de setembro, algumas das melhores surfistas do mundo, para a disputa do Maresia Girls International WQS 2010, etapa seis estrelas – penúltima da temporada – do ranking de acesso do Circuito Mundial Feminino da Association of Surfing Professionals (ASP).

A expectativa dos organizadores do evento, que acontece na praia Mole e distribuirá US$ 35 mil (cerca de R$ 62 mil) de premiação, é que as 60 vagas abertas sejam preenchidas por representantes dos cinco continentes.

Cartaz do campeonato

Entre as atletas que fazem parte da lista de entrada da competição, segundo o site oficial da ASP, estão a cearense Silvana Lima, as havaianas Coco Ho e Alana Blanchard, as australianas Jesse Miley-Dyer e Claire Bevilacqua, a sul-africana Nikita Robb e a neozelandesa Paige Hareb.

A iniciativa da realização da etapa é de Bira Schauffert, também responsável pela organização do Maresia Surf International, etapa do Mundial Masculino, que este ano foi realizado em maio, na mesma praia Mole, com a vitória do espanhol Aritiz Aranburu. “Naquela oportunidade, tínhamos verba para promover uma competição paralela para as meninas. Mas, por questão de logística, não foi possível fazer isso, o que acontece agora”, explicou.

Bira Schauffert, que será o diretor de prova do Maresia Girls International WQS 2010, disse que a realização deste campeonato internacional para mulheres na capital catarinense é uma sonho antigo. “Essa era uma dívida pessoal, pois já organizei 23 etapas do WQS masculino e ainda não tinha conseguido fazer um feminino em casa”, comemorou. “O melhor é que acontecerá em um momento decisivo no ranking e vai ajudar as surfistas brasileiras”, completou.

O responsável pela organização do evento afirmou que a decisão de as disputas serem marcadas de segunda-feira à quinta-feira aconteceu para atender a um pedido das competidoras. “Tem uma etapa do WQS que ocorre na Bahia até o final de semana que antecede nosso campeonato e uma do Brasileiro, no posterior, e não queríamos prejudicar as atletas de maneira nenhuma”, declarou Bira Schauffert.

Mormaii IWC 2010 com Mundial de Stand Up Paddle

25 de agosto de 2010 0

Líder do ranking em ação em Teahupoo, no Taiti. Foto Tim Mckenna

O Stand Up World Tour (Campeonato Mundial de Stand up Paddle- SUP) chega ao Brasil com a disputa acirrada pela liderança. A quarta etapa do Mundial será realizada em Ibiraquera, durante o Mormaii Ibiraquera Wave Contest entre os dias 1 e 12 de setembro, quando também será realizado o Campeonato Brasileiro da modalidade.
O Stand up World Tour já passou pelo Hawaii, França e Tahiti e agora chega ao Brasil. O encerramento da temporada será em outubro, na Califórnia.
Como o pior resultado será descartado logo após a etapa brasileira, uma boa colocação em Ibiraquera pode aumentar as chances de alguns atletas na disputa pelo título Mundial de 2010. E existem chances de o campeão mundial ser conhecido já em Ibiraquera, mas isso depende de uma série de resultados.
O atual líder do ranking é o francês Peyo Lizarazu, que tem pequena vantagem sobre o jovem talento havaiano Kai Lenny, segundo colocado. Peyo não venceu nenhum dos eventos deste ano, mas manteve constância em suas apresentações e subiu ao pódio nas duas primeiras etapas. O francês é considerado um dos melhores tuberiders do circuito.

Kai Penny quer vencer no circuito novamente. Foto Tim Mckenna.

Kai Lenny venceu a etapa inaugural, no Havaí, e ficou em terceiro na etapa francesa. Seu 17º lugar no Tahiti tem grandes chances de ser descartado, caso tenha um bom resultado na Zimba. Também confirmaram presença no evento principal os havaianos Garrett MacNamara e Bonga Perkins, campeão mundial de longboard.

Leco Salazar durante o IWC 2009. Foto Divulgação

Entre os brasileiros, os destaques são Leco Salazar, filho de Picuruta Salazar e atual campeão brasileiro de SUP, o tricampeão mundial de windsurf wave, Kauli Seadi (que em 2009 ficou com a segunda colocação no Brasileiro de SUP) e Luis Saraiva.

Divulgação

O Mormaii Ibiraquera Wave Contest será realizado entre os dias 01 e 12 de setembro na praia de Ibiraquera e agrega os Campeonatos Brasileiros de Windsurf Wave, Kitesurf Wave, Stand up Paddle e também a etapa do Stand up World Tour. Informações e baterias ao vivo no site www.ibiraquerawavecontest.com.br.

Com informações de Fernanda Garcez – Naja Comunicação

Sintra recebe a elite do bodyboard

24 de agosto de 2010 0

Foi dada a largada, nesta terça-feira, no Sintra Portugal Pro 2010, terceira etapa Grand Slam do ano, na Praia Grande. Com uma premiação recorde de U$ 60 mil, cerca de 200 atletas se inscreveram no evento em busca dos 2.000 pontos, entre os homens, e 1.500, entre as mulheres.

Com ondas de meio a um metro, foram realizadas as triagens da categoria profissional masculino, mas ainda sem a presença de brasileiros. O primeiro brazuca a se apresentar será o cearense Roberto Bruno, escalado na quarta bateria do quarto round. Na quinta fase, será a vez do potiguar Marcus Lima e da dupla carioca Stephan Stamm e Hermano Castro competirem nas ondas portuguesas.

Pelo sexto round, Lucas Nogueira e Luis Villar fazem suas estréias uma fase antes dos tops 16, que caem no sétimo round. Entre os cabeças de chave, o Brasil conta com cinco atletas: Guilherme Tâmega, campeão da etapa de Sopelana; Eder Luciano; Paulo Barcellos; Uri Valadão; e Magno Oliveira.

O destaque do primeiro dia ficou por conta do alemão Nicolas Rosner, que totalizou 15,50 pontos na última bateria do dia.

“Este é o 15º ano que Sintra é sede de um evento e os organizadores estão se esforçando ao máximo para oferecer um grande show”, disse Terry McKenna, General Manager da IBA.

Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira, às 5h (horário de Brasília).O evento tem transmissão ao vivo através do site http://www.sintrabodyboard.comPalanque da disputa em Sintra

Tâmega vence e Eder fica em quinto

22 de agosto de 2010 0

O carioca Guilherme Tâmega é mesmo um predestinado. O hexacampeão mundial venceu, neste domingo, o Sopelana BBK Pro e entrou de vez na briga por seu sétimo título mundial. Tâmega não deu chances aos adversários e dominou todas as baterias que disputou no último dia de evento. Com o resultado, ele somou 1.000 pontos no ranking mundial.

As condições do mar estavam bem parecidas com os dois primeiros dias de competição, com ondas de 0,5 a 1,0 m na série, e Guilherme mostrou que consegue se adaptar a qualquer tipo de mar. Na decisão, o carioca venceu o canário Yeray Martinez em uma disputa muito apertada e definida nos detalhes.

Antes de chegar à decisão, Guilherme precisou passar por Aritz Larrinaga e na semifinal bateu o francês Pierre Louis Costes, devolvendo a derrota na decisão da etapa de Búzios. Com o resultado, Guilherme segue na terceira posição do tour mundial, mas sua diferença para os líderes diminuiu consideravelmente, abrindo boas chances para o brasileiro lutar por mais um título mundial.

O catarinense Eder Luciano também teve um grande desempenho e acabou na quinta posição da etapa, perdendo nas quartas de final para Pierre. A próxima etapa do Circuito Mundial acontece entre os dias 24 e 29 de agosto, em Sintra, Portugal, neste que é o evento com maior premiação da temporada, U$ 60 mil.

Tâmega vibra com o resultado em Sopelana

 

 

Na retomada, Eder avança às quartas

21 de agosto de 2010 0

Após uma breve paralisação, a direção de prova do Sopelana BBK Pro 2010 decidiu retornar as competições, neste sábado, e o trio brasileiro Eder Luciano, Guilherme Tâmega e Uri Valadão caiu novamente na água para as disputas das oitavas de final.

Com boas atuações, Eder e Guilherme avançaram para as quartas e representam o Brasil neste domingo. Já Uri Valadão, o baiano voador, que vinha bem em sua bateria, deixou escapar a vaga faltando poucos segundos para o fim da bateria.

Uri cometeu uma interferência e acabou eliminado pelo espanhol Diego Cabrera. Com o resultado, Uri terminou em 9º lugar no evento. Logo depois, em uma bateria de campeões mundiais, o brasileiro Guilherme Tâmega soube aproveitar melhor as ondas de Sopelana e venceu o australiano Ben Player. Guilherme segue firma na luta por seu sétimo título mundial e agora enfrenta, nas quartas, o espanhol Aritz Larrinaga.

Por fim, o catarinense Eder Luciano teve mais uma boa performance e derrotou o havaiano Jecob Romero, garantindo seu nome entre os oito finalistas. Eder segue como um dos destaques do país neste ano, aparecendo entre os tops 10 do Circuito. Neste domingo, o catarinense terá o francês Pierre Louis pela frente.

Uma nova chamada acontece neste domingo, às 5h (horário de Brasília).O evento tem transmissão ao vivo através do site www.ebeskola.com/sopelanabbkpro

Quartas de final:

1 – Yeray Martinez (CAN) x Rui Ferreira (POR)

2 – Dave Hubbard (HAV) x Diego Cabrera (ESP)

3 – Guilherme Tâmega (BRA) x Aritz Larrinaga (ESP)

4 – Pierre Louis Costes (FRA) x Eder Luciano (BRA)

Eder Luciano nas oitavas em Sopelana

21 de agosto de 2010 0

O segundo dia de competições do Sopelana BBK Pro reservou diversas emoções para os brasileiros, em especial para o trio formado por Uri Valadão, Guilherme Tâmega e o catarinense Eder Luciano. Neste domingo, os três atletas encaram as oitavas de final e disputam o prêmio de U$ 20 mil, além de 1.000 pontos no ranking mundial.

Uri Valadão foi o grande nome deste sábado, alcançando o maior somatório da etapa, 16,75 pontos em 20 possíveis. O baiano mostrou muita disposição e despachou seus adversários em grande estilo. Pior para o atual campeão mundial, Jeff Hubbard e para o irlandês Shane Macken que acabaram eliminados. Além de Uri, o espanhol Benat Elosua também garantiu classificação para a fase seguinte.

Guilherme Tâmega

Logo após a bateria de Uri, o hexacampeão mundial e terceiro colocado no ranking 2010, Guilherme Tâmega, sobrou em sua bateria e avançou para as oitavas de final. Com uma boa escolha de ondas, Guilherme dominou a disputa e garantiu sua presença no domingo decisivo.

Já pela última bateria do dia, o catarinense Eder Luciano, top 10 do Circuito Mundial, também teve uma apresentação bem sólida para garantir sua presença entre os 16 melhores da etapa. Com 14,50 pontos, o atleta de Itapema não deu chances aos competidores de sua bateria e também está garantido nas oitavas de final da competição.

Neste segundo dia de competições, ocorreram as baterias pendentes do segundo round, além da terceira e quarta fase. O capixaba Hellinton Loureiro fez bonito e avançou duas baterias. No entanto, o atleta não achou boas ondas e foi eliminado na quarta fase. Além de Hellinton, o também capixaba Lucas Nogueira não conseguiu avançar e acabou eliminado do evento.

Uri Valadão

Marcus Lima, Luis Villar e Hermano Castro, também competiram neste sábado, mas acabaram se despedindo do evento.

Uma nova chamada acontece neste domingo, as 5h (horário de Brasília). O evento tem transmissão ao vivo através do site: http://www.ebeskola.com/sopelanabbkpro

 

Oitavas de Final:

1 – Yeray Martinez (CAN) x Dallas Singer (AUS)

2 – Dave Winchester (AUS) x Rui Ferreira (POR)

3 – Dave Hubbard (HAV) x Benat Elosua (ESP)

4 – Uri Valadão (BRA) x Diego Cabrera (CAN)

5 – Guilherme Tâmega (BRA) x Ben Player (AUS)

6 – Aritz Larrinaga (ESP) x Alex Uranga (ESP)

7 – Pierre Louis Costes (FRA) x Ryan Hardy (AUS)

8 – Eder Luciano (BRA) x Jacob Romero (HAV)

Copa Veleiros terá três regatas neste domingo

21 de agosto de 2010 0

FOTO: Divulgação/ICSC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A terceira etapa da Copa Veleiros de Monotipos, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), acontece neste domingo, em Florianópolis. Será um dia puxado para os velejadores de 11 classes, com três regatas seguidas na raia de Jurerê, a primeira com largada às 11 horas, sem descarte para o cálculo da pontuação final.

Atletas de Optimist (Estreante e Veterano), Laser (Standard, Radial e 4.7), Snipe, 420, Byte, 470, Dingue e Hobie Cat 16 são convidados para a disputa. Para os velejadores de Optimist Veterano, será a última oportunidade de treinarem juntos para o Campeonato Brasil Centro, entre 3 e 7 de setembro, em Ilhabela, litoral paulista.

A dupla Felipe Linhares (o Fipa) e Alex Juk, do ICSC, também aproveita o dia como preparo para o Campeonato Hemisfério Ocidental de Snipe, que começa na próxima semana, no Canadá.

A migração de Mario Mazzaferro, do Iate Clube de Porto Belo, e de Flavio Lopes da Costa Neto, do ICSC, para a Laser 4.7 movimentou a súmula da Optimist Veterano de uma forma surpreendente.

Na etapa anterior, as velejadoras Paola Berenhauser e Bruna Medeiros, ambas do ICSC, passaram a se destacar, terminando em primeiro e segundo lugares. Pretendem repetir o feito neste domingo.

As inscrições para esta terceira etapa estarão abertas das 9 às 10 horas de domingo, e a Comissão de Regata decidirá pouco antes da largada se o percurso será de barla-sota ou triangular.

A cerimônia de premiação dos três primeiros colocados de cada classe acontecerá no mesmo dia, na sede oceânica do ICSC, também na praia de Jurerê. Mais informações na Secretaria de Eventos Náuticos do ICSC, fone (48) 3225 7799.