Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 11 maio 2011

Mitsubishi Sailing Cup com três etapas em 2011

11 de maio de 2011 0

Mitsubishi Sailing Cup não irá passar por Floripa neste ano. Foto Hector Echebaster

Está tudo pronto para a segunda temporada da Mitsubishi Sailing Cup. A competição vencida pelo veleiro Negra, do Uruguai, no ano passado, terá três etapas em 2011:: lhabela (SP), de 2 a 5 de Junho; Búzios (RJ), de 11 a 14 de agosto; e Rio de Janeiro, de 1º a 4 de setembro.

A competição será realizada entre duas classes de veleiros: o S40 (40 pés) e a HPE 25 (25 pés).
– Os veleiros S40 representam um antigo sonho meu, acalentado há mais de 20 anos, de ter no Brasil uma classe de barcos de oceano de última geração, estritamente One Design, ou seja, completamente iguais e sem regras de handicap ou rating, que permitem aos velejadores medir forças na água, segundo a capacidade de cada um, sem interferências externas – conta Eduardo de Souza Ramos, comandante do ‘Pajero’ e idealizador do evento.

Veleiro Pajero, de Eduardo Souza Ramos. Foto Hector Echebaster

Os melhores velejadores da America do Sul estão escalados. Entre eles  Torben Grael, Gastão Brun, Francesco Bruni, Cole Parada, Dee Smith, Pablo Defazio, Eduardo Souza Ramos e o catarinense André “Bochecha” Fonseca .
– O bacana da vela de Oceano, com as regras que temos no S40, é que podemos ter até cinco profissionais a bordo e misturamos grandes talentos de diversas classes, o que enriquece a disputa – comenta Eduardo.

Veleiro Mitsubishi Gol na competição em 2010. Foto Hector Echebaster

Para Torben Grael, terceiro lugar no ano passado, o que atrai na Mitsubishi Sailing Cup é a possibilidade de velejar regatas técnicas, sem regras de tempo corrigido e “contra alguns dos melhores e mais preparados velejadores como o Dee Smith, Francesco Bruni e Vince Brun”.
– Este ano teremos mais barcos e, portanto, ainda mais disputas na flotilha de S40. O nível está mais alto e isso é muito bom para a Vela brasileira e para o esporte em geral.

A classe HPE 25 é considerada a classe de acesso à S40. Os velejadores competem no  monotipo que serviu de inspiração para os veleiros maiores, ambos saídos das pranchetas de Javier Soto Acebal. Mais informações no site  www.mitsubishimotors.com.br

O adiamento do Billabong Rio Pro no primeiro dia de prazo

11 de maio de 2011 0

Público foi conferir o campeonato que acabou adiado para quinta-feira. Foto Tony D'andrea/ Geo eventos

O primeiro dia do Billabong Pro Rio foi adiado, mas alguns tops entraram na água e fizeram um surf treino nas ondas de quatro a seis pés com formação irregular da Barra da Tijuca nesta quarta-feira . O defensor do título da etapa brasileira, Jadson André, foi um deles
a aprovou o day off determinado pela direção da prova.
– O mar esta bastante difícil. Tem um tamanho, mas a formação não está muito boa e as ondas estão fechando bastante. Acredito que vão ter dias bem melhores e com certeza a melhor opção foi o cancelamento mesmo, para esperar que as condições melhores – atestou Jadson.

O representante do atletas, o australiano Kieren Pierrow salientou o swell consistente que atinge a orla carioca.
– Na verdade temos ondas, mas elas estão fechando bastante. Você até consegue pegar uma onda boa e fazer algumas manobras. Vimos bons tubos pela manhã, mas não está bom o suficiente para uma bateria de 30 minutos. É decepcionante ter que cancelar o evento por hoje, pois temos um swell de seis pés sólidos, um dia muito bonito, mas realmente as condições estão difíceis e acho que foi a decisão mais acertada – disse Pierrow.

Falta só acertar porque o swell está na área. Foto Tony D'andrea/Geo eventos

O diretor da prova Daniel Friedman explicou que a tendência seria o mar melhorar, mas não o suficiente.
– Eu acredito que na parte da tarde teremos uma condição melhor do mar. Só que teríamos de dividir a fase por falta de tempo, e isso, os atletas não querem. Então optamos por cancelar o evento hoje, já que temos uma previsão muito boa de ondas para os próximos dias. Nosso objetivo é fazer o campeonato nas melhores ondas possíveis e temos tempo pra isso, porque o prazo vai até o dia 22 – disse Friedman


Billabong Rio Pro e Billabong Girls Rio Pro

11 a 22 de Maio – Barra da Tijuca ou Arpoador
www.veraosemfim.com.br – programação
http://aspwtrio.com.br/brazil11/index-pt/ – transmissão ao vivo
@BillabongProBR – Facebook e Twitter

Primeira fase – Billabong Rio Pro

1ª Owen Wright (Aus), Heitor Alves (Bra), Bobby Martinez (EUA)
2ª Adrian Buchan (Aus), Adam Melling (Aus), Kai Otton (Aus)
3ª Taj Burrow (Aus), Alejo Muniz (Bra), convidado
4ª Mick Fanning (Aus), Dusty Payne (Haw), convidado
5ª Jordy Smith (Afr), Patrick Gudauskas (EUA), convidado
6ª Kelly Slater (EUA), Julian Wilson (Aus), convidado
7ª Bede Durbidge (Aus), Jadson André (Bra) e Gabe Kling (EUA)
8ª Jeremy Flores (Fra), CJ Hobgood (EUA) e Josh Kerr (Aus)
9ª Damien Hobgood (EUA), Tiago Pires (Por) e Raoni Monteiro (Bra)
10ª Michel Bourez (Tah), Chris Davidson (Aus) e Cory Lopez (EUA)
11ª Adriano de Souza (Bra), Kieren Perow (Aus) e Daniel Ross (Aus)
12ª Joel Parkinson (Aus), Matt Wilkinson e Taylor Knox (Aus)

Luis Villar e as expectativas para etapa GQS do Peru

11 de maio de 2011 1

Luis Villar em ação treinando no Chile. Foto: divulgação

O catarinense Luis Villar, de Balneário Camboriú, chegou ao Peru para a disputa do Peruvian Inka Challenge, etapa do Circuito Mundial GQS (Global Qualifiyng Series), que dá acesso a elite do Tour Mundial GSS. O evento, que deve começar nesta quinta-feira, distribui 2000 pontos no ranking de acesso e é considerada uma das etapas mais importantes do calendário 2011.

Luis, que também vai competir no Grand Slam do Chile, logo após o evento peruano, já está treinando no local de competições há alguns dias e comentou sobre sua chegada ao local.

– Estou vindo do Chile, onde já estava treinando em boas ondas. Eu sempre entro com boas expectativas e quero um bom resultado nesta etapa. É sempre bom vencer e é isso que eu quero – afirma.

O atleta de Balneário Camboriú ainda explicou um pouco mais sobre a importância do evento GQS, que contará com quase todos os principais atletas do Grand Slam Series (GSS).

– Este é o primeiro evento do formato GQS, que funciona com uma espécie de divisão de acesso. Todo mundo vem focado em um bom resultado para garantir vagas no Grand Slam do próximo ano. É uma competição de faixas pretas, onde não existe um favorito – completa.

A etapa tem previsão de início para essa quinta-feira e deve ser encerrada no domingo. Como sempre acontece nesta época do ano, há previsão de excelentes ondas já para o primeiro dia da janela e os atletas devem encarar condições extremas, assim como 2009 e 2010.

Com informações de Danilo Caboclo, assessoria de imprensa da IBA South America

Gringos subiram o Cantagalo para conhecer o Favela Surf Clube

11 de maio de 2011 0

Mick Fanning subiu o morro do Cantagalo, na zona Sul do Rio. Foto Pedro Monteiro

Os surfistas do Morro do Cantangalo receberam na terça-feira a presença da equipe da RipCurl no projeto Favela Surf Clube, sediado no CIEP João Goulart, no alto da comunidade. A iniciativa promovida em parceria com a loja Boards Co. levou para a favela pacificada pela Polícia Militar um grupo de oito surfistas profissionais, entre eles o brasileiro Bruno Santos e o australiano bicampeão mundial Mick Fanning.
– Foi bom ver de perto a realidade. Tinha uma imagem diferente, mas passando pelas ruas, dá para ver que é bem mais tranquilo – disse Mick Fanning.

Galera curtiu a visita no projeto social do Rio de Janeiro. Foto Pedro Monteiro
Morador do Rio de Janeiro, o big rider Bruno Santos gostou bastante da iniciativa e reconhece a importância da existência de um projeto como o Favela Surf Clube para o desenvolvimento da cidade.
– Nunca tinha tido essa oportunidade de visitar um projeto social na favela e vejo que o projeto está nota mil. Isso é muito importante para nossa cidade e para o futuro das crianças – contou Bruno Santos.

Com participação especial na visita, as meninas da ONG foram apresentadas para as atletas Alana Blanchard, Tyler Wright e Pauline Ado. Às “surfistinhas” do projeto coube a tarefa de mostrar as instalações do Favela Surf Clube para as estrangeiras.
– Ver essas meninas recebendo esse apoio e saber que há pessoas que ajudam nos dá mais vontade de viver! Esse passeio e conhecer esse tipo de iniciativa faz com que a gente dê mais valor para as coisas que temos – declarou Alana.

Com informações de Pedro Monteiro, assessoria de imprensa da Boards Co.


Mick Fanning também é rubro negro

11 de maio de 2011 0

Australiano se empolgou com o grito de Meeengooo, Meeengooo. Foto Pedro Monteiro

Não foi só Kelly Slater que ganhou uma camisa do Flamengo e vestiu. Entre um autógrafo e outro, terça-feira à noite, na loja Bords Co, o bicampeão mundial Mick Fanning foi presenteado por Osvaldo Bairre com uma camisa oficial do rubro negro carioca.

O australiano curtiu e vestiu a camisa logo em seguida. Quando a galera pediu para Mick levantar para fotos, o australiano ergueu o punho e vibrou junto com o coro que cantava “Meeeengoooo, Meeengooo”.
- Já conhecia o clube, mas depois dessa vibração toda vou procurar mais sobre o time na internet – completou Fanning.

A loja BoardsCo, na galeria River, no Arpoador, ainda recebe nessa quarta-feira, 11, a presença do time internacional da Oneill e na sexta-feira os irmãos Hobgood e Damien Hobgood ambos atletas da Globe.

Billabong Rio Pro adiado para quinta-feira

11 de maio de 2011 0

Apesar das previsões, o mar da Barra da Tijuca não ajudou, as ondas amanheceram irregulares,  e o Billabong Rio Pro acabou adiado no seu primeiro dia do prazo de realização. Uma segunda chamada chegou a ser realizada às 10h pelo diretor técnico Daniel Friedmann e o representante do surfista, o aussie Kieron Perrow, mas o mar não apresentou condições. Nova chamada está marcada para acontecer nesta quinta-feira, às 7h.


Vídeo do Mormaii Tow in Laje da Jagua 2011

11 de maio de 2011 1

Saiu um pequeno vídeo sobre o Mormaii Tow In, edição 2011, que rolou na Laje da Jagua, no último sábado, dia 7 de maio. Thiago Jacaré, da Associação de Tow In de Jaguaruna, e um dos organizadores do evento, promete mais. Imagens de Christian Jung. Confira!