Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 28 outubro 2011

Vai começar a Volvo Ocean Race 2011/2012

28 de outubro de 2011 0
Foto Paul Todd

Flotilha está pronta para a regata do Porto, que abre a VOR. Foto Paul Todd

A 11ª Volvo Ocean Race começa neste sábado, dia 29 de outubro, com a regata do porto (In-Port Race), que já valerá pontos para a Volta ao Mundo. Os seis barcos da flotilha estão prontos para os primeiros duelo em Alicante, na Espanha. Abu Dhabi Racing (Emirados Árabes), CAMPER with New Zealand Racing Team (Nova Zelândia/Espanha), Groupama Sailing Team (França), PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion (EUA), Team Sanya (China) e Team Telefónica (Espanha) irão encarar as 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) da edição 2011/12.

Os 66 velejadores (11 tripulantes por barco) irão enfrentar sol, chuva, ondas gigantes, icebergs, baleias e muito mais durante quase nove meses de competição pelos oceanos. As temperaturas irão variar de 15 graus negativos até 45 graus centígrados. O Brasil terá dois representantes : o diretor técnico Horácio Carabelli (uruguaio, radicado em Florianópolis), que não velejará, e o chefe de turno Joca Signorini, ambos no Team Telefónica.

A regata conta com tripulantes de 14 países diferentes – 19 da Nova Zelândia, nove da Austrália, sete da Espanha e da França, cinco dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, três da Irlanda e da África do Sul, dois da Suécia e dos Emirados Árabes Unidos e um representante da Alemanha, da Bélgica, do Brasil e da China.
Estima-se que cada equipe gaste mais de 15 milhões de dólares, em  custo do barco, os equipamentos, os salários da tripulação, a promoção, os testes (de velas, por exemplo) e o deslocamento para os 10 portos da regata. Conheça um pouco mais das seis equipes que participam desta edição:

Foto Niki Dana

Barco dos Emirados Árabes Unidos. Foto Niki Dana

Abu Dhabi Racing Team (Emirados Árabes Unidos)
Nome do Barco: Azzam
Patrocinadores: Abu Dhabi Tourism Authority, IWC Schaffhausen e Etihad Airways
Designer: Farr Yacht Design
Construtor: PERSICO (Bergamo, Itália)
Base: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Comandante: Ian Walker (GBR)
Tripulação: Julian Salter (GBR), Robert Greenhalgh (GBR), Simon Fisher (GBR), Craig Satterthwait (NZL), Justin Ferris (NZL), Nick Dana (EUA), Andrew Lewis (EUA), Wade Morgan (AUS), Justin Slaterry (IRL) e Adil Khalid (ARE).
links: wwww.volvooceanraceabudhabi.com / facebook.com/AbuDhabiOceanRacing / twitter.com/adorlog

Foto Chris Cameron

Foto Chris Cameron

CAMPER with Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia e Espanha)
Nome do Barco: CAMPER
Patrocinadores: Camper
Designer: Marcelino Botín e Emirates Team New Zealand Design Team
Construtor: Cookson Boats (Auckland, Nova Zelândia)
Base: Royal New Zealand Yacht Squadron (Auckland, Nova Zelândia) e Real Club Náutico de Palma – RCNP (Espanha)
Comandante: Chris Nicholson (AUS)
Tripulação: Adam Minoprio (NZL), Andrew McLean (NZL), Daryl Wislang (NZL), Hamish Hooper (NZL), Stuart Bannatyne (NZL), Will Oxley (AUS), Neil Cox (AUS), Roger Badham (AUS), Rob Salthouse (AUS) e Mike Pammenter (RSA).
links: www.camper.com/volvo-ocean-race / facebook.com/CAMPERwithEmiratesTeamNewZealand / twitter.com/CAMPERETNZ

Foto Yvan Zedda/VOR

Foto Yvan Zedda/VOR


Groupama Sailing Team (França)
Nome do Barco: Groupama 4
Patrocinadores: Groupama
Designer: Juan Yacht Design (Juan Kouyoumdjian)
Construtor: Multiplast (Vannes, França)
Base: Lorient (França)
Comandante: Franck Cammas (FRA)
Tripulação: Erwan Israël (FRA), Jacques Caraës (FRA), Jean-Luc Nélias (FRA), Sébastien Marsset (FRA), Charles Craudeiler (FRA), Yan Riou (FRA), Brad Marsh (NZL), Damian Foxall (IRL), Martin Krite (SWE) e Martin Strömberg (SWE).
links: www.cammas-groupama.com / facebook.com/franck.cammas / twitter.com/cammas_groupama (Inglês) ou twitter.com/franckcammas (Francês)

Foto Meghan Sehpa/VOR

Foto Meghan Sehpa/VOR

PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion (Estados Unidos)
Nome do Barco: PUMA’s Mar Mostro
Patrocinadores: PUMA e BERG Propulsion
Designer: Juan Yacht Design (Juan Kouyoumdjian)
Construtor: New England Boatworks (Rhode Island, EUA) e Customline Yachts (Sidney, Austrália)
Base: Newport, Rhode Island (EUA)
Comandante: Ken Read (EUA)
Tripulação: Arden Oksanen (EUA), Rome Kirby (EUA), Michi Mueller (ALE), Jono Swain (RSA), Brad Jackson (NZL), Kelvin Harrap (NZL), Tony Mutter (NZL), Casey Smith (AUS), Ryan Godfrey (AUS) e Tom Addis (AUS).
links: www.puma.com/sailing ou www.pumasailingnewsroom.com / facebook.com/PumaOceanRacing /
twitter.com/PumaOceanRacing

Foto Tim Stonton/VOR

Foto Tim Stonton/VOR


Team Sanya (China)
Nome do Barco: Sanya
Patrocinadores: Sanya Tourism Bureau e Discover Ireland
Designer: Farr Yacht Design
Construtor: King Marine (Alginet, Valencia, Espanha), Refit Hamble Yacht Services
(Hamble, Grã-Bretanha)
Base: Hamble (Inglaterra)
Comandante: Mike Sanderson (NZL)
Tripulação: Teng Jiang He (CHN), Bert Schandevyl (BEL), Aksel Magdahl (NOR), Andy Meiklejohn (NZL), Cameron Dunn (NZL), Chris Main (NZL), David Swete (NZL), Richard Mason (NZL) e Ryan Houston (NZL).
links: www.teamsanya.com / facebook/teamsanya / twitter.com/team_sanya

Foto Maria Munia/Team Telefônica

Foto Maria Munia/Team Telefônica

Team Telefónica (Espanha)
Nome do Barco: Telefónica
Patrocinadores: Telefónica, El Corte Inglés e Iberia.
Designer: Juan Yacht Design (Juan Kouyoumdjian)
Construtor: King Marine (Alginet, Valencia, Espanha)
Base: Sanxenxo (Pontevedra), Marina Rubicón (Lanzarote,Ilhas Canário) e Alicante – Espanha
Comandante: Iker Martinez (ESP)
Tripulação: Xavi Fernandes (ESP), Pepe Ribes (ESP), Jordi Calafat (ESP), Diego Fructoso (ESP), Pablo Arrarte (ESP), Ñeti Cuervas-Mons (ESP), Neal McDonald (GBR), Andrew Cape (AUS), Zane Gills (AUS) e Joca Signorini (BRA).
links: www.teamtelefonica.com / facebook.com/teamtelefonica / twitter.com/teamtelefonica

A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, em 29 de outubro, e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) com paradas por Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando chegam os primeiros barcos. Após duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Martine Grael e Isabel Swan são top 10 na classe 470

28 de outubro de 2011 0
Divulgação

Martine e Isabel ocupam a nona colocação do ranking mundial. Foto Divulgação

As velejadoras Martine Grael e Isabel Swan estão entre as 10 melhores duplas do mundo, na classe 470, no ranking da Federação Internacional de Vela. Martine e Isabel subiram cinco posições e são as brasileiras mais bem colocadas no ranking, ocupando o nono lugar. A liderança é da dupla inglesa Penny Clark/Katrina Hughes.

A excelente classificação é resultado do investimento da dupla em treinamento, equipamento e competições de alto nível. Em 2011, competindo na classe 470, Martine Grael e Isabel Swan foram medalha de bronze na Delta Loyd Regatta, na Holanda, uma das principais competições de vela do mundo.

Em julho, Martine e Isabel passaram uma temporada na raia olímpica de Weymouth, na Ingleterra, e agora acabam de voltar da Nova Zelândia, onde treinaram durante um mês com dupla local Jo Aleh e Polly Powrie sob os olhares do novo técnico, Andrew Brown.

Foto Fred Hoffmann

Foto Fred Hoffmann

A dupla retornou ao Brasil na quarta-feira, dia 26 e ficará em solo brasileiro por 15 dias, antes do embarque para a Austrália, onde irão treinar para o Mundial de Vela, que acontece em Perth, entre os dias 12 e 18 de dezembro. Em jogo estará a vaga olímpica da classe 470 para o Brasil.

Durante os dias no Brasil, Martine e Isabel vão aproveitar alguns dias de descanso do mar para participarem da terceira etapa do rali Suzuki Adventure, em Belo Horizonte, neste sábado, dia 29. A participação da dupla sela o novo patrocínio com a Suzuki Veículos.

- Estou bem empolgada porque, assim como na água, é um trabalho de confiança em quem está ao seu lado. O esquema de competição é muito parecido, teremos que estudar o mapa da prova assim como estudamos as raias de regata, antes de competir. Só teremos que adaptar um pouquinho as técnicas para a terra, o que será um grande desafio – disse a medalhista olímpica Isabel Swan.

- Passamos muitos dias no mar, e com clima de competição e adrenalina. Transferir essas sensações para terra firme com certeza vai ser uma experiência nova. Espero que a gente consiga bons resultados em Belo Horizonte – completou Martine Grael.

Para saber mais sobre a dupla brasileira, acesse www.graelswan.com, o facebook graelswan e o twitter isabelmswan.

Com informações de MktMix Rio

Brasileiro de J24 na raia da Pedra Redonda, em Porto Alegre

28 de outubro de 2011 0
Divulgação

Divulgação

A raia da Pedra Redonda, em Porto Alegre recebe a partir deste sábado, dia 29 de outubro o Campeonato Brasileiro de Vela da classe J24, que neste semana se sagrou bicampeã pan-americana no barco liderado Mauricio Santa Cruz, o Santinha. Sediado no Veleiros do Sul, o evento define os vencedores que disputarão a seletiva para o Campeonato Mundial, em Buenos Aires.

Serão quatro dias com nove regatas disputadas por 13 barcos com 65 velejadores de todo o país. Por ter encerrado a sua participação neste último final de semana no Pan, o barco de Mauricio Santa Cruz ainda não confirmou a participação na disputa que promete ser emocionante. Campeões mundiais em outras classes e de grande expressão da vela nacional e internacional como Boris Ostergreen, George Nehm e Nelson Ilha estarão presentes.

- É uma honra sediar um campeonato de tamanha importância para o Brasil que recebeu medalha de ouro nesta categoria nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara – enfatiza o comodoro do Veleiros do Sul, Newton Aerts.

Com informações de Eliana Camejo Comunicação Empresarial