Por essa o Kellynho não esperava! Depois de segurar a taça e levá-la para casa pela 11ª vez, a ASP refez os cálculos e admitiu que o careca foi corado de forma prematura, pois ainda precisaria vencer mais uma bateria no Rip Curl Pro Search San Francisco. Em nota publicada no site oficial, o catarinense Renato Hickel, Tour manager da ASP, pediu desculpas e aspresentou os novos cenários revisados pela ASP.
É claro que isso não deve mudar em nada do resultado final visto que os cenários são ainda muito favoráveis para Kelly. Mas fica a bola picando para os críticos do atual sistema, contestarem a entidade. Se não vencer a bateria seguinte em São Francisco, Slater ainda terá mais uma chance em Pipeline. Mas talvez nem precise disso, caso Owen não vença o Rip Curl Pro Search.
- Nosso sistema de rankings é concebido para fazer os desempates baseado no ‘seed’ (ranking de entradas) dos atletas. O Kelly (Slater) e o Owen (Wright) poderiam empatar nos nove resultados computados, aí o sistema foi para os oito melhores e deu vantagem para o Kelly baseado no seed dele. Era assim antes da criação do ASP World Title Race, então foi um erro nosso. Nós somos responsáveis por isso e devemos ser responsabilizados, por isso pedimos desculpas aos nossos fãs, aos surfistas e principalmente ao Owen e ao Kelly – explicou Hickel.
TÍTULO MUNDIAL 2011 REVISADO ASP CENÁRIOS:
– Se Kelly ganhar round 4 ou 5, em San Francisco, ele confirma o 11º título.
– Se Kelly não vencer o round 4 e perder no 5, Owen precisa ganhar o evento para levar a disputa do título para o Havaí.
– Se o título foi decidido no Havaí, Kelly deve só vencer a bateria de estreia para confirmar o 11º título.
– Se Kelly não vencer mais nenhuma bateria, e Owen vencer os dois eventos restantes, haverá empate nos nove melhores resultados, e o título será decidido nos melhores oito, sete, seis, cinco resultados, até definir o campeão.
Mas falando sério, alguém duvida que Kelly não será o campeão? Só se ele quiser desmoralizar de vez a ASP para lançar o seu tão falado circuito dos sonhos…mas sinceramente, não acredito nisso…por outro lado, é sempre bom ver Kelly competindo com aquela vontade de vencer, colocando em prática toda a sua experiência, e poderemos ver isso novamente. Bom, esta sexta-feira também foi de lay day em São Francisco e no sábado, nova chamada está marcada para as 7h30min (12h30min, no horário de Brasília). E a próxima bateria de Slater será contra os brasileiros Gabriel Medina e Miguel Pupo na rodada dos sem perdedores! Vai pegar fogo!
Com informações de João Carvalho, assessoria de imprensa da ASP South America.