Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 10 fevereiro 2012

Semana Brasileira de Vela define representantes de seis classes em Londres 2012

10 de fevereiro de 2012 0
Foto Marcio Rodrigues Mpix

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan adiaram definição da 470. Foto Marcio Rodrigues Mpix

Além de Bruno Fontes na classe Laser, a Semana Brasileira de Vela disputada em Búzios definiu com um dia de antecipação os representantes em outras cinco classes nos Jogos de Londres/2012. Nesta sexta-feira, dia 10, o vento leste/nordeste voltou a soprar forte na raia mundialmente famosa e todas as classes completaram 10 regatas das 11 previstas (na 49er eram 16).

Atuais vice-campeões olímpicos e bicampeões mundiais, Robert Scheidt e Bruno Prada disputarão os Jogos pela segunda vez seguida na Star. Na prancha RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas ficaram com a vaga. Na Laser Radial, Adriana Kostiw confirmou a vaga, assim como Jorge Zarif, na Finn.

Foto Marcio Rodrigues Mpix

Bochecha e Grael tem nova chance no Mundial de 49er da Croácia. Foto Marcio Rodrigues Mpix

A única classe com vaga nas Olimpíadas que não definiu seu representante foi a 470 feminina. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram a Semana de Búzios e empataram a seletiva com Martine Grael e Isabel Swan, que ficaram em oitavo lugar no Mundial de Perth (AUS). No match race feminino, o Brasil não tem mais chances e as classes 49er (com André Fonseca e Marco Grael) e 470 masculino (com Fabio Pillar e Gustavo Thiesen) ainda buscam as últimas vagas para Londres nos respectivos Mundiais de 2012.

Para o multicampeão Robert Scheidt, a perspectiva para as próximas Olimpíadas são boas.
– A equipe brasileira de Vela é muito forte. A mistura de jovens talentos com experientes é importante e pode render medalhas. Vejo o 470 feminino, a gente no Star, o Laser masculino e os RS:X com grandes chances – prevê Robert.


Foto Marcio Rodrigues Mpix

Jorginho vai buscar experiência em Londres. Foto Marcio Rodrigues Mpix


O duelo da 470 na Espanha

O Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca, na Espanha, no mês de abril, define qual será a dupla de 470 que defenderá o bronze olímpico de Pequim 2008. Fernanda Oliveira e a proeira Ana Barbachan foram campeãs da Semana Brasileira de Vela após vencerem as oito regatas disputadas em Búzios. Como não havia mais chances matemáticas de reverter o resultado, a dupla gaúcha optou por não correr as demais provas programadas. Como Martine Grael e Isabel Swan conquistaram a vaga do país no Mundial de Perth, em dezembro, o desempate será em águas espanholas e quem conseguir o melhor resultado estará na Inglaterra.


Foto Marcio Rodrigues Mpix

Classificada, Adriana Kostiw tem muito trabalho pela frente. Foto Marcio Rodrigues Mpix


Mais uma chance

Ainda sem vaga olímpica, as classes 49er e 470 masculino podem carimbar o passaporte para a Inglaterra nos mundiais da categoria, em maio. Únicos representantes do país, André “Bochecha” Fonseca e Marco Grael intensificaram os treinamentos para ganhar a vaga na competição de 49er, que será em Zadar, na Croácia. Para a categoria, restam quatro vagas (12 países já estão confirmados).
Líderes do ranking nacional de 470, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen disputarão em Barcelona, na Espanha, as sete vagas restantes na classe. O 470 masculino tem 20 países confirmados. A Semana Brasileira de Vela será encerrada neste sábado, dia 11,  com as provas finais das classes a partir das 11h. Após as regatas, a CBVM promove a cerimônia de premiação, marcada para as 15 horas.

Com informações da Confederação Brasileira de Vela e Motor.

Bruno Fontes garante presença em Londres 2012

10 de fevereiro de 2012 0
Foto Marcio Rodrigues Mpix

Bruno Fontes garantiu vaga com uma regata de antecipação. Foto Marcio Rodrigues Mpix

O catarinense Bruno Fontes garantiu nesta sexta-feira sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O velejador do Iate Clube Santa Catarina já havia assegurado a participação do Brasil na classe Laser, mas para confirmar a sua presença ainda precisava vencer a Semana Brasileira de Vela, evento seletivo para a Olimpíada, disputado esta semana, em Búzios. Após uma batalha dura contra o paulista João Hackrott durante a semana, Bruno conseguiu abrir vantagem com um segundo lugar e uma vitória nas regatas desta sexta-feira e nem precisará disputar a última regata, neste sábado, em Búzios.

Bruno é o primeiro atleta de Santa Catarina classificado para os Jogos Olímpicos de 2012.  Diferente de Pequim 2008, o velejador patrocinado pela Unimed/Eletrosul/Age do Brasil/Fundesporte vai competir em Londres 2012 credenciado para brigar por medalha.

- É um momento completamente diferente. Naquela época eu não tinha as condições físicas e técnicas de hoje e nem resultados expressivos, como a medalha de prata na Copa do Mundo. Eu não tinha velocidade para competir em condição de ventos fortes e hoje meus adversários têm respeito e receio de largar ao meu lado. Me sinto mais preparado. Não falo em ganhar medalha porque aprendi muito com o Pan. Quero estar lá e curtir a velejada – disse Bruno, por telefone, direto de Búzios.

Classificação da classe Laser na Semana Brasileira de Vela:

1º – Bruno Fontes (SC) 16 pp

2º – João Augusto Hackrott (SP) 19 pp

3º – Eduardo Couto (RJ) 29 pp

Aqui do blog fica o parabéns para o atleta, que sempre se mostrou muito aguerrido na briga por seus objetivos, e para os patrocinadores, que também estão juntos na velejada de Bruno rumo ao topo da vela mundial.

Galeria nota 10 do Hang Loose Pro Contest

10 de fevereiro de 2012 0
Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Bernardo Pigmeu, a primeira nota 10 do evento. Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Raoni tá chegando. Se deixar, ele leva!. Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Mason Ho. Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Ricardinho já merecia o 10 no round 96. Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Joan Duru. Não precisa dizer nada do visual nota 10. Foto Daniel Smorigo/ASP South America

Apesar do prazo se encerrar no domingo, já foi anunciado que o Hang Loose Pro Contest 2012 será encerrado na manhã do sábado porque a previsão é de ondas melhores para este dia. As quartas de final devem ser iniciadas às 7h e a decisão do título por volta das 10h30min, na Cacimba do Padre. O resultado desta primeira etapa do ASP World Prime vai apontar os novos líderes no ranking mundial unificado, que classifica dez surfistas para a elite dos Top-34 para o Dream Tour de 2013.

O Hang Loose Pro Contest é homologado pela ASP South America e abre o ASP World Prime 2012 de 6.500 pontos distribuindo 250.000 dólares aos 96 participantes, com patrocínio da Hang Loose e a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR – Secretaria de Turismo, Administração de Fernando de Noronha e Projeto Tamar; co-patrocínio das lojas Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Sthill, WQSurf, Tent Beach, Star Surf, Supertubes, K&K, Cut Wave e Red Beach. O evento conta com apoio da Federação Pernambucana de Surf, Associação Nordestina de Surf (ANS), Amazoo Açaí e da Revista Fluir e site Waves.

Acompanhe ao vivo pela internet no http://www.hangloose.com.br/procontest2012/default.asp

Com informações de João Carvalho – ASP South America