Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 2 março 2012

Tiago Bianchini na série Rock, da Hang Loose

02 de março de 2012 0

O catarinense Tiago Bianchini, campeão catarinense de surfe profissional em 2011, é o personagem de mais um episódio da série Rock, da Hang Loose. O vídeo serve de aperitivo para a abertura do Circuito Oakley Santa Catarina Pro, que começa entre os dias 16 e 18 de março, na Praia dfa Joaquina, contando pontos para o ranking do circuito brasileiro da Abrasp. Para qauem se amarra do estilo de surfe do Tiago, vale a pena conferir!

Groupama lidera etapa da Volvo Ocean Race

02 de março de 2012 0
Foto Yann Riou/Volvo Ocean Race

Erwan Israel e Thomas Coville, do Groupama, na quarta-feira. Foto Yann Riou/Volvo Ocean Race

O Groupama lidera a Volvo Ocean Race no percurso que atravessou a linha da Equador rumo ao Hemisfério Sul na madrugada de ontem. Comandado por Franck Cammas, o barco francês “driblou” os Doldrums, fenômeno climático caraterizado pela calmaria dos ventos na área equatorial.

A frota segue na quarta perna da prova, da China até a Nova Zelândia.Na madrugada de ontem, os barcos conseguiram encurtar a diferença em relação ao Groupama, que recém havia cruzado a linha equatorial e teve a velocidade reduzida por ventos de 13 a 16 nós. Porém, no início da manhã, a velocidade média do barco francês aumentou, alcançando quase 17 nós, enquanto o restante de frota se esforçava para atingir 12 a 13 nós.

Com isso, o Groupama conseguiu abrir uma vantagem de 75 milhas náuticas em relação ao segundo colocado, o Puma Ocean Racing. Os Doldrums estão relacionados a um fenômeno natural chamado zona de convergência do Pacífico Sul, que se estende ao oeste das Ilhas Salomão e Nova Caledônia. Embora as velocidades de vento diminuam nesta faixa, é improvável que a frota se depare com tempestades e forte rajadas de vento como acontece no Atlântico.

- Algumas tempestades de vento alcançaram 38 nós e já tivemos que sair 60 graus do trajeto para fugir delas. É um verdadeiro teste para as populações – afirmou Ian Walker, capitão do Abu Dhabi Ocean Racing.

As equipes Groupama 4, Puma e Abu Dhabi _ agora em terceiro lugar _ velejam em ângulos rápidos e longos ao leste. Não são os casos da Telefónica, Camper e Sanya, que estão a 191 milhas náuticas ao oeste e, em breve, serão forçados a velejarem mais devagar.

Depois da ilha de Vanuatu, haverá novos ventos alísios de sudeste, dos quais o Groupama 4 se beneficiará assim que contornar a ponta leste das Ilhas Salomão. Mais ao sul, passando a Nova Caledônia, a frota encontrará um novo sistema climático que deve acompanhá-los até a linha de chegada em Auckland, em oito dias.