Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 19 março 2012

Don't Let Me Down vence Brasileiro da classe Soling, no Guaíba

19 de março de 2012 0
Foto Divulgação/VDS

Foto Divulgação/VDS

A tripulação formada por Flávio Quevedo, Jonathan Câmara e André Renard, do barco Don’t Let Me Down, conquistou o título do Campeonato Brasileiro da classe Soling. A competição que reuniu 12 barcos de Porto Alegre e um de Rio Grande encerrou neste domingo, dia 18, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Na segunda colocação ficou o Diferencial, tripulado por Nelson Ilha, Manfredo Flöricke e Felipe Ilha.

A disputa pelo título de 2012 ficou concentrada entre o Don’t Let Me Down e o Diferencial. Na etapa final, neste fim de semana, os dois estavam empatados na pontuação, mas o Don’t Let Me Down velejou melhor e com uma vitória folgada na última regata garantiu o primeiro título brasileiro da classe para os seus tripulantes.

- Nós conseguimos uma boa média de pontos na classificação e isso nos ajudou chegar à vitória. Nosso pior resultado era um quarto lugar que foi descartado. O campeonato foi difícil pelo equilíbrio e, principalmente, no penúltimo dia, devido ao vento variado na raia – disse Flávio Quevedo, que assumiu o timão.

Foto Divulgação/VDS

Foto Divulgação/VDS

O Don’t Let Me Down também foi o campeão da categoria Classic, barcos com fabricação anterior a 1980 e levou o Troféu rotativo José Lúcio Glomb. No total, foram realizadas oito regatas em duas etapas na raia de Ipanema, no Guaíba. O campeonato foi quase todo de vento de intensidade fraca, em torno dos sete nós.

Soling

A classe Soling foi criada em 1965 na Noruega e, em 1972, se tornou classe olímpica, permanecendo até a Olimpíada de Sidney, em 2000, quando foi substituída pela Match Race. O barco se destaca por ter dimensões para três pessoas. É uma classe que mescla velejadores de diversas idades, desde os mais jovens até os mais experientes. Atualmente, está presente em 41 países.

Santa Catarina sobe no pódio da abertura do Circuito Billabong de Surfe Amador

19 de março de 2012 0


Foto Leandro Grilo

Alcides Lopes Neto no pódio da categoria Mirim. Foto Leandro Grilo


Os surfistas do Ceará levaram o título da primeira etapa do Circuito Billalbong Brasileiro de Surfe Amador, disputado na Praia de Maracaípe, nos dias 16, 17 e 18 de março, em Pernambuco. No evento promovido pela Confederação Brasileira de Surf, a delegação catarinense ficou com a terceiro colocação, atrás da Paraíba.

O campeonato foi encerrado no domingo, em ondas de meio metro e formação regular na Baía de Maracaípe, em Ipojuca. Em uma disputa emocionante, o Ceará levou o título com apenas um ponto de vantagem sobre a Paraíba. Na briga pela terceira posição, Santa Catarina levou a melhor com três pontos de vantagem sobre o time local.


Foto Leandro Grilo

Aloha Maciel (esquerda) fez a final da categoria feminino open. Foto Leandro Grilo


Os vencedores das categorias individuais foram: Mario Lima (Open), Michael Rodrigues (Júnior), Elivelton Santos (Mirim), Gabriel Bruno (Iniciante), Gilvanita Ferreira (Feminino Open) e Barbara Segatto (Feminino Júnior).

A delegação catarinense, que enfrentou alguns perrengues na viagem como o extravio de malas e equipamentos, conseguiu colocar três atletas no pódio: Alcides Neto, foi vice-campeão na mirim; Aloha Maciel ficou com a quarta colocação no feminino open; e Gustavo Ramos foi o terceiro colocado na categoria iniciantes. A próxima – segunda – etapa será disputada em Salvador, entre os dias 26 de junho e 1º de julho.


Foto Leandro Grilo

Gustavo Ramos (segundo da esquerda para a direita) no pódio da Iniciantes. Foto Leandro Grilo


Resultados do Billabong CBS Brasileiro
Feminino Open

1ª Gilvanita Ferreira (RN)
2ª Estefany Freitas (CE)
3ª Juliana de Souza
4ª Aloha Maciel (SC)

Feminino Júnior
1ª Barbara Segatto (ES)
2ª Larissa dos Santos (CE)
3ª Carol Fernandes (RJ)
4ª Juliana Souza

Open
1º Mario Lima (RN)
2º Thalis Luís
3º Matheus Faria (RJ)
4º José Francisco

Júnior
1º Michael Rodrigues (CE)
2º Elivelton Santos (PB)
3º José Francisco (PB)
4º Deivid Silva (SP)

Mirim
1º Elivelton Santos (PB)
2º Alcides Lopes (SC)
3º Vitor Mendes
4º Lucas Silveira (RJ)

Iniciante
1º Gabriel Bruno
2º Rafael Venuto (CE)
3º Gustavo Ramos (SC)
4º Vitor Mendes


Foto Leandro Grilo

Vice-presidente da Fecasurf, Elder Leão representou SC no pódio. Foto Leandro Grilo


Equipes
1º Ceará 95
2º Paraíba 94
3º Santa Catarina 85
4º Pernambuco 82
5º Rio de Janeiro 73
6º Rio Grande do Norte 59
7º São Paulo 58
8º Bahia 57
9º Espírito Santo 43
10º Alagoas 26

Com informações do portal SurfBahia e assessoria de imprensa da Fecasurf.