Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 26 março 2012

Telefónica encara as ondas gigantes na Volvo Ocean Race

26 de março de 2012 0

O barco espanhol Telefónica, que tem o brasileiro Joca Signorini, sentiu a força do Oceano Antártico neste domingo, 25, quando duas ondas gigantes e ventos com mais de 70km/h atingiram o barco no caminho até o Cabo Horn. A frota navega a quinta perna da Volvo Ocean Race, de Auckland (Nova Zelândia) para Itajai (SC).

As imagens realizadas pela câmera instalada na popa da embarcação mostram que todos que estavam no convés — incluindo o timoneiro – foram arremessados duas vezes devido à força das ondas, que chegavam a atingir uma altura de 10 metros.
Segundos antes de estourar a primeira onda, o timoneiro Jordi Calafat é visto tentando rapidamente desviar o barco para fugir de uma onda gigante, mas seus esforços não foram recompensados e a onda encobriu o cockpit. Calafat ficou pendurado no ar enquanto o barco estava fora de controle.

Mais tarde, quando a segunda onda quebra, Pablo Arrarte é arremessado do timão e acaba tentando pilotar o barco de joelhos ao mesmo tempo em que o restante da tripulação lutava para ficar em pé. Apesar de a força das ondas terem lançado os velejadores no convés, em ambas as ocasiões eles conseguiram se recuperar quase que imediatamente e retomaram o controle do barco em questão de segundos.

Os líderes da 5ª perna, Groupama e PUMA, aumentaram a distância do restante da frota em meio aos fortes ventos do domingo. A equipe Telefónica avançou de forma cautelosa e a Camper teve que se consolar com o fato de que teria que fazer um breve pit-stop no Chile para reparos. O barco chinês Sanya teve problemas, retornou para a Nova Zelândia, e provavelmente não aportará em Itajaí.

com informações de  Hill+Knowton Strategies – Allan Walbert