Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 31 março 2012

Resgate da história do surfe em Santa Catarina

31 de março de 2012 0
Foto Daniel Conzi

Maurio com sua preciosa coleção de revistas de surfe. Foto Daniel Conzi

No último dia 20 de março, exatos 35 anos após ganhar a primeira prancha, o surfe-repórter Maurio Borges retomou uma ideia antiga, a de resgatar a história do surfe catarinense através de imagens e informações. A ideia vem desde 1998, quando Maurio, ao lado do fotógrafo Basilio Ruy, tentavam emplacar no mercado duas revistas de bolso: a Surf Resgate e o Surf Guia.

A primeira chegou a ter três edições, mas para viabilizar uma era preciso deixar a outra. O Surf Guia continuou e se tornou sucesso, editada ano após ano. Bom, mas no dia 20 de março, Maurio postou algumas imagens que já haviam sido publicadas nas pequenas Surf Resgate e o fenômeno do Facebook se encarregou de fazer o resto. Amigos e até pessoas que nunca haviam feito contato com Maurio ficaram impressionadas com as imagens e se colocaram à disposição para colaborar.

Foto acervo Família Sefton

Foto acervo Família Sefton

O atual presidente da Federação Catarinense de Bodyboard, Jarbas Soares, foi um deles. Gilberto Arcari, o primeiro fotógrafo de surfe da cidade, foi outro. Diante da curtição, o surfe-repórter resolveu lançar um hotsite dentro do www.s365.com.br para continuar contando essa história. As fotos devem ser enviadas para o e-mail do S365 (surfe365@gmail.com), se possível com informações – crédito, local, data, personagens, contexto – que possam contar um pouco da história daquela imagem.

- Legal é que cada imagem tem uma história. Tem foto com o André Machado, o “Franguinho”, já falecido, dando aéreo naquela época, no início dos anos 80. Tem imagens da Praia Brava, quando o pico era pouco frequentado e o asfalto recém havia sido implantado. Tem foto do famoso pedestal que chegou a ser colocado no costão da Joaquina para a estátua do surfista que acabou na Mole porque a galera não curtiu, enfim, uma infinidade de histórias para serem contadas – diz Maurio, 45 anos, 35 de surfe.

foto acervo Família Sefton

Um intocável Farol de Santa Marta no início dos anos 70. Foto acervo Família Sefton

Circuito Paulista de Wakeboard confirmado com primeira etapa em abril

31 de março de 2012 0


Divulgação

Divulgação


O Circuito Paulista de Wakeboard 2012 está definido. A primeira etapa está marcada para os dias 21 e 22 de abril no Broa Golf Resort, na Represa do Lobo (Broa), em São Carlos (SP). Conhecida por revelar grandes talentos do esporte, a etapa também reunirá os maiores nomes do wakeboard brasileiro.

Apesar de ser uma etapa do circuito paulista, o evento contará com atletas de diversos estados que competirão em nove categorias:mirim, iniciantes, feminino amador, intermediário, avançado, open, feminino open, pro e wakeskate. No sábado acontecerão as baterias eliminatórias e no domingo as finais.


Foto Divulgação

Luciano Rondi Neto, o Deco, é presença confirmada. Foto Divulgação


A competição reunirá atletas de todo o Brasil.  Marcelo “Marreco” Giardi, Luciano Rondi Neto, o “Deco”, Marcos “Paçoca” Amato  e Mário “Marito” Manzolli estão confirmados no evento. O circuito paulista de Wake 2012 ainda terá mais duas etapas. A segunda está marcada para os dias 26 e 27 de maio em Bragança Paulista no Clube Náutico Russolândia. E nos dias 22 e 23 de setembro, no parque aquático Wet´n Wild, em Itupeva, com a grande final do circuito.

- No ano passado levamos o circuito para o Broa e os competidores aprovaram. O lugar é perfeito par a eventos de wakeboard, porque tem uma estrutura de pousada, restaurante e resort na beira da Represa do Lobo. É um campeonato que as famílias gostam de assistir, pois a estrutura é muito boa – afirma Mário Manzolli, o Marito, que também organiza o circuito.

Com informações da Trópico Comunicação