Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Groupama vence regata do porto de Lisboa e amplia liderança na Volvo Ocean Race

09 de junho de 2012 0

Groupama abriu vantagem logo no início da prova. Foto Ian Roman/Volvo Ocean Race

O Groupama venceu a regata do porto disputada neste sábado nas águas do estuário do Rio Tejo em condições de navegação espetaculares. Com a vitória, o barco francês comandado por Frank Cammas consolidou a liderança na classificação geral e larga neste domingo rumo a Lorient com oito pontos de vantagem sobre o Telefónica, segundo colocado.

Lisboa amanheceu com perfeitas condições para a regata in port: vento de 16 a 18 nós de sudoeste. O percurso definido no rio Tejo era composto por quatro secções, começando e terminando em frente à Vila da Regata. Na luta por posição na largada, o Puma e o Telefónica se envolveram em um incidente que causou uma penalização para o barco espanhol de Iker Martinez, que teve que dar meia volta e largar novamente.

Regata do porto de Lisboa teve condições espetaculares. Foto Ian Roman/Volvo Ocean Race

Enquanto Telefónica concluia a pena, os outros cinco veleiros aproveitaram o vento  e travaram uma luta intensa pela liderança. O Groupama passou a primeira bóia, sete segundos à frente do Camper de Chris Nicholson. A partir desse ponto, o Groupama conseguiu abrir vantagem, enquanto o CAMPER sofria uma pressão do Abu Dhabi e do PUMA na batalha pelo segundo lugar. No final, vitória e liderança para o Groupama, seguido do Puma, Camper, Abu Dhabi, Sanya e Telefónica.
Na classificação das regatas in port, o Puma lidera com 35 pontos, contra 34 de Camper, e 33 do Abu Dhabi.

Largada para Lorient

Neste domingo, as 14h (horário espanhol) se inicia a oitava perna da Volvo Ocean Race 2012, com 1.940 quilômetros entre Lisboa e o porto francês de Lorient. A turnê vai incluir um ponto de passagem obrigatório na Ilha de S. Miguel, Açores. A penúltima etapa da Volvo Ocean Race 2011-12 Oceano é marcada pelo anticiclone dos Açores. A previsão indica condições variadas, com trechos de brisa leve e de ventos fortes. Em jogo, 30 pontos valiosos, que poderiam mudar a classificação geral,  já que apenas 23 pontos separam os quatro primeiros colocados.

Classificação da regata In-Port Lisboa:

1º Groupama  61min22seg (6 pontos)
2º Puma, +22seg (5 pontos)
3º Camper, +1min08seg (4 pontos)
4º Abu Dhabi, +1min46seg (3 pontos)
5º Equipe de Sanya, +3min28seg (2 pontos)
6º Equipe Telefonica +4min17seg (1 ponto)

Classificação geral da Volvo Ocean Race 2011-12:
1º Groupama , 189 pontos
2º Telefonica, 181
3º Puma, 176
4º Camper, 166
5º Abu Dhabi, 107
6º Sanya, 34

Envie seu Comentário