Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Novo veleiro das próximas edições da Volvo Ocean Race

28 de junho de 2012 0

Design Farr Yacht Design

A direção da Volvo Ocean Race revelou nesta quinta-feira, em Lorient, na França, os detalhes do novo barco que será usado nas próximas duas edições da competição. De acordo com o CEO da Volvo Ocean Race, o norueguês Knut Frostad, as mudanças reduzirão custos e assim a flotilha poderá aumentar de tamanho com oito ou 10 equipes em edições futuras. Para o dirigente, será possível montar uma equipe competitiva com menos 15 milhões de euros.

O novo barco é um monocasco de 65 pés (19,8 metros), com design da fábrica norte-americana Farr Yacht Design, e será construído por um consórcio de estaleiros da Inglaterra, França, Itália e Suíça. O acordo entre a Volvo Ocean Race e o consórcio garante a construção de um mínimo de oito unidades para competir nas próximas duas edições. O trabalho de desenvolvimento começará em julho, e o primeiro veleiro estará concluído em junho de 2013, mais de um ano antes do início da 12 ª edição da Volvo Ocean Race, que tem início programado para o segundo semestre de 2014, em Alicante, na Espanha.

Design Farr Yacht Design

Apesar de ser cinco pés (1,5 metros) menor do que o atual Volvo Open 70, os novos recursos de design são muito parecidos com o projeto das três últimas edições da corrida (2005-2006, 2008-2009 e 2011-2012). O barco será equipado com a última tecnologia em comunicação de vídeo, satélite e produção de conteúdo para continuar a evoluir o programa de comunicação extraordinário com as tripulações iniciado na edição 2008-2009.

O acordo anunciado nesta quinta-feira, em Lorient, só foi possível após a Volvo Ocean Race SLU assegurar o financiamento necessário para o processo de concepção e construção dos barcos. A Volvo Ocean Race, data de 1973, e é propriedade da Volvo Car Corporation e do Grupo Volvo, as empresas que confirmaram seu compromisso com a continuidade da regata, durante uma conferência de imprensa realizada em Alicante antes do início da edição atual, novembro de 2011.

Farr Yacht Design

Os barcos serão vendidos pela empresa britânica Green Marine Ltd., responsável pela montagem final. Os estaleiros Multiplast (França), Persico SpA (Itália) e Decisão SA (Suíça) fabricarão os vários componentes de cada barco. O valor final de um navio “pronto a navegar” , incluindo o período de preparação para completar a corrida, será cerca de 4,5 milhões de euros. A partilha dos recursos irá reduzir significativamente os custos.

- Nosso objetivo ao planejar o processo para o próximo ano tem sido a de facilitar e reduzir o custo de montar uma campanha da Volvo Ocean Race, e este é um enorme passo em frente nesse sentido – disse Knut Frostad.

Design Farr Yacht Design

A nova Volvo Ocean Race

Orçamento
• O custo do navio, incluindo o seu inventário de velas para o período de preparação até a conclusão da corrida será cerca de 4,5 milhões de euros.
• O orçamento para a participação na edição 2014-2015 de 12 a 15 milhões de euros, incluindo a elaboração e compra do barco.
• As equipes que participarão de duas edições tem o custo do navio reduzido para 50% em cada corrida.
• As equipes irão compartilhar apoio em terra e peças de reposição.
• Volvo Ocean Race conseguiu obter financiamento para a construção de oito unidades prontas para competir na edição 2014-2015.

Tripulação
• A tripulação será composta por oito velejadores, mais uma equipe de comunicação.
• As equipes femininas podem ter até 10 tripulantes, mais uma equipe de comunicação.

Construção
• O navio será projetado e equipado com os últimos avanços em tecnologia de vídeo, conexão via satélite e produção de conteúdo multimídia.
• O novo barco será projetado por Farr Yacht Design e construído por um consórcio constituído pelos estaleiros Green Marine Ltd (Inglaterra), Decisão SA (Suíça), Persico SpA (Itália) e Multiplast (França).
• Os barcos serão vendidos e entregues pronto para navegar no estaleiro Green Marine.

Programa
• A construção do molde começará em agosto de 2012.
• A primeira unidade deixará o estaleiro no início de junho de 2013.
• A partir desse momento, um novo barco será concluído em sete semanas.
• O conjunto de moldes de corrente permite a construção de 10 navios.

Design Farr Yacht Design

Com informações da Assessoria de Imprensa da Volvo Ocean Race

Envie seu Comentário