Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Retrospectiva Mar Aberto - Julho - Agosto

29 de dezembro de 2012 0

Foto Ian Roman/Volvo Ocean Race

JULHO

Dia 2 - Cumpridas as primeiras 24 horas da nona perna da Volvo Ocean Race 2011-2012, quatro veleiros já passaram o ponto de controle da Fastnet Rock, na ponta sul da Irlanda. O Puma foi a primeiro a passar pelo farol legendário, seguido pelo Telefonica, Camper e Groupama. No relatório, às 13h, o barco de Ken Read leva vantagem de 0,3km sobre o Telefónica de Iker Martinez, que supera o Camper e Groupama por apenas 900 metros.

Dia 3 – O Groupama, liderado por Franck Cammas, é o grande campeão da edição 2011/2012 da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo. Nesta terça-feira, o barco francês cruzou a linha de chegada em Galway, na Irlanda, na segunda colocação – garantia o título até com um quarto lugar – e pode comemorar a vitória da maior regata oceânica do mundo. Com 250 pontos, o Groupama não pode ser mais alcançado com a pontuação da regata do porto de Galway, programada para sábado e que encerra os nove meses de competição. A vitória na nona perna ficou com o Camper, conduzido por Chris Nicholson, que assim subiu para a segunda colocação provisória. O Puma foi o terceiro, e o Telefónica, em quarto.

Foto Paul Todd/Volvo Ocean Race

Dia 5 -A Volvo Ocean Race 2011-12 chega ao fim neste sábado, dia 7 de julho, em Galway. A regata “Discover Irland” oferece os últimos seis pontos desta edição para decidir o campeão da Série In-Port e vai significar a saída do veleiro Volvo Open 70 série, que será substituído por uma nova classe de barcos a competir a partir de 2014. Antes, a flotilha vai reunir hoje para o treino oficial e a corrida Pro-Am de sexta-feira.

O surfista Gabriel Medina é a estrela mais nova da IMX Talent, braço da IMX responsável por gerenciar a imagem e carreira de grandes nomes do cenário esportivo nacional como Maurren Maggi, Torben Grael, Lars Grael, Carlos Alberto Kirmayr e Martine Grael.

- Estou amarradão em fazer parte do elenco da IMX. A empresa tem uma estrutura global incrível, esta parceria será muito importante para que eu possa ter tranquilidade e focar somente nos meus campeonatos e treinamentos – diz Gabriel.

Dia 7 – A Volvo Ocean Race 2011-2012 foi concluída neste sábado, dia 7 de julho, em Galway, na Irlanda, com a realização da regata Discover Ireland In-Port-Race, vencida pelo Puma. O Camper e o Telefónica completaram o pódio nesta regata final. A vitória final da Volvo Ocean Race 2011-2012 ficou com os franceses do Groupama, seguido pelo Camper. O Telefónica, do brasileiro Joca Signorini, terminou em quarto lugar. A próxima edição da Volvo Ocean Race terá início a partir de Alicante, no outono de 2014.

Dia 9 – Nascido na Austrália, o surfista irlandês Glenn Hall, 30 anos, garantiu a maior vitória de sua carreira neste domingo, ao derrotar Nathaniel Curran (EUA), 27 anos, no final do Mr Price Pro Ballito, em Willards Beach, na África do Sul. O último dia de competição culminou com o melhor swell do período de espera, com ondas de 1,5 metro sólidas e boas condições de vento.

Foto Basilio Ruy

A quarta etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2012 foi encerrada neste domingo, em Balneário Camboriú, com um show de surfe da molecada na categoria Infantil. com destaque para o campeão, Lucas Vicente. Na final, o surfista de Florianópolis precisava de uma nota 9,16 pontos, mas teve a calma e a paciência de esperar a onda certa e garantir 9,50 pontos, a maior nota da competição, para virar o placar e confirmar sua vitória emocionante na categoria.

Dia 13 – A tripulação do veleiro Pajero/Gol está em festa. O barco da Mitsubishi Motors conquistou o título do 16º Campeonato Sul-americano Oceânico de Vela, na classe Soto 40, durante a segunda etapa da competição, que foi realizada na Rolex Ilhabela Sailing Week.

O paulista Adriano de Souza faturou nesta sexta-feira Billabong Pro Jeffreys Bay, evento nível seis estrelas da ASP, ao derrotar na final francês Joan Duru por 16 pontos a 13.60 em condições pequenas e difíceis, mas com um surfe dinâmico e polido.

- Eu vim para a África do Sul e Jeffreys Bay por tantos anos e sempre vi os caras vencer o Billabong Pro, e agora é minha vez. Eu estou tão feliz, e vou me lembrar desta vitória a vida inteira. J-Bay é um lugar especial para mim e espero estar aqui no próximo ano – festejou o paulista.

Foto ASP/Cestari

Dia 15 – O paranaense Fernando Gomes foi o campeão do Balneário Camboriú Challenge Bodyboard, válido como terceira etapa do circuito catarinense de bodyboard, encerrado neste domingo, dia 15, na Praia Brava, em Itajaí. Sediado inicialmente em Balneário Camboriú, a competição teve que mudar de local devido a falta da ondas na Praia Central.

A australiana Stephanie Gilmore, 24 anos, conquistou seu quinto título mundial neste sábado, na Grand Plage, em Biarritz, na França, com a vitória no Roxy Pro Biarritz, a etapa francesa do circuito mundial. O título combinado com a eliminação de Sally Fitzgibbons nas quartas de final do evento garantiram vantagem suficiente para Stephanie levantar o caneco de forma antecipada.

Dia 16 – A primeira seletiva sul-americana para o circuito mundial Pro Júnior foi encerrada neste domingo com vitórias do paulista Geovane Ferreira e da paranaense Jessica Bianca. Como as previsões já indicavam, no domingo a Praia da Vila amanheceu com ondas de até três metros, em condições difíceis, devido a corrente e o vento frio e forte de sul. A grande final da categoria masculina foi um show de surfe e determinação, com o potiguar Ítalo Ferreira, de Baia Formosa, defendendo o título do Mormaii Pro Junior, e o paulista Geovane Ferreira, de Ubatuba, querendo conquistar sua primeira vitória na categoria.

Dia 20 – Esperança de medalha para o Brasil, a catarinense Tina Boabaid terminou na sexta colocação na classe Laser Radial, na Four Star Pizza ISAF Youth Sailing Worlds, o Mundial de Vela da Juventude, disputado em Dublin, na Irlanda. A velejadora do Iate Clube Santa Catarina – Veleiros da Ilha (IASC-VI) chegou a estar em segundo lugar na metade da competição. A campeã da classe foi a sueca Julia Carlsson, com 58 pontos perdidos, seguida na norueguesa Line Flen Host, com 76, e da italiana Cecilia Zorzi, com 99. Tina ficou com 116 pontos perdidos.

Foto CBVM/Divulgação

Dia 22 – O velejador Bruno Fontes (Eletrosul/Unimed/AGE do Brasil/Fundesporte) chegou neste domingo (22) a Londres e de lá partiu para a cidade de Weymouth, local das provas de vela nos Jogos Olímpicos 2012. Mesmo após uma longa viagem, Bruno não parou para descansar e já treinou na Raia Olímpica.

- O vento estava meio fraco nessa segunda-feira, mas já deu para velejar. Peguei meu barco e gostei muito do material. A ideia agora é treinar todos os dias antes do início da Olímpiada. Estou muito confiante – resumiu o velejador.

Dia 27 – A peruana Sofia Mulanovich deu mais um show em Lobitos nesta sexta-feira. Em boas ondas de três a quatro pés, ela novamente surfou a melhor onda do dia – nota 9 – e aumentou para 16,50 o recorde de pontos do Movistar Women´s Pro apresentado pela Rip Curl e Petrolera Sapet no Peru. A campeã mundial de 2004 ainda festejou a conquista antecipada do título sul-americano profissional do ASP South America Womens Series 2012, pois é a única surfista do continente classificada para as quartas de final, que vão abrir o sábado decisivo da etapa do ASP 6-Star, em Piura, no litoral norte do Peru.

Dia 29 – O catarinense Jean da Silva conseguiu neste domingo sua vaga no evento principal do US Open of Surfing, que começa nesta segunda-feira, em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. Neste domingo, em ondas pequenas de meio e a um metro nas séries, Jean avançou três baterias para conseguir o seu lugar, ao lado do australiano Nathan Hedge e dos havaianos Kreanu Asing e Torrey Meister.

Foto Kirfalens

A loirinha feliz da vida na foto é a sul-africana Bianca Buitendag, 18 anos. No último sábado, dia 28, ela mostrou um frontside poderoso para faturar o título do Movistar Women´s Pro apresentado pela Rip Curl e Petrolera Sapet, em Lobitos, no litoral norte do Peru. A vitória na final da etapa do ASP 6-Star contra a havaiana Alana Blanchard, 22, valeu um prêmio de 8 mil dólares e 3.500 pontos que a levaram para a quinta posição no ranking que classifica seis surfistas para a elite das top-16 do ASP Women´s Tour 2013.

Em um dia de boas ondas na Praia do Pecado, em Macaé, litoral fluminense, o capixaba Krystian Kymerson apostou tudo nas manobras aéreas para derrotar os cariocas Leandro Bastos e Gustavo Fernandes e o paulista Renato Galvão na final do Macaé Ecosurf 2012. O evento válido como terceira etapa do Estadual Profissional do Rio de Janeiro foi encerrado neste domingo, com 19 baterias. Os melhores catarinenses na etapa que valeu pontos para o ranking brasileiro foram Greg Cordeiro, em 17º, e Tiago Bianchini, em 25º lugar.

Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada, favoritos ao ouro, começaram bem em Londres-2012 e terminaram o primeiro dia de competição na raia de Weymouth na liderança da competição, com três pontos de vantagem sobre os irlandeses Peter O’Leary e David Burrows, segundos colocados. Os maiores adversários dos brasileiros, os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, estão em quinto, com 13 pontos perdidos.

Foto Carlo Borlenghi

Dia 30 – O velejador para-atleta do Iate Clube Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC-VI), Mário Czaschke, confirmou o favoritismo ao vencer o 3º Campeonato Brasileiro de Vela Adaptada, categoria 2.4 MR. A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Vela Adaptada (CBVA), foi realizada na sede central do ICSC-VI no último fim de semana, dias 28 e 29 de julho. Participaram da competição os melhores velejadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais.

Com um 17º lugar na primeira regata e um segundo lugar na segunda prova do dia, o velejador Bruno Fontes (Eletrosul/ Unimed/ AGE do Brasil/ Fundesporte) terminou em oitavo lugar o primeiro dia de disputas da classe Laser nos Jogos Olímpicos de Londres.

- Para um primeiro dia foi muito bom. Ficou dentro da minha expectativa. Meu objetivo é fazer uma boa Olimpíada e para quem quer ganhar tem que fazer sempre resultado bom. Estou confiante. Hoje (segunda-feira) foi só o primeiro dia e é apenas o começo. Agora tenho que melhorar ainda mais para tentar buscar medalha, que é o grande objetivo – falou Bruno após disputar as duas regatas.

Dia 31 – O US Open of Surfing, evento ASP Prime, iniciou nesta segunda-feira, dia 30 de julho, com a realização do round dos 96 e a participação do esquadrão brasileiro em Huntington Beach, na Califórnia, Estado Unidos. Em ondas pequenas e séries demoradas, o principal destaque do primeiro dia foi o paulista Miguel Pupo, que usou os aéreos para fazer o maior placar do dia – 18.07.

AGOSTO

Foto Lallande

Dia 2 – A “tempestade brasileira” (Brazilian Storm) dominou as ondas de Huntington Beach na quinta-feira do US Open of Surfing, etapa Prime da ASP. Filipe Toledo, Miguel Pupo, Jessé Mendes, Gabriel Medina e Adriano de Souza venceram suas baterias pelo round dos 24 sem perdedores e agora aguardam seus adversários no round dos 16.

Santa Catarina está definitivamente fora do cenário do surfe mundial na temporada 2012. O presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Fred Leite, confirmou a exclusão do evento Prime do calendário da ASP. A competição aconteceria na Praia da Vila, em Imbituba, em outubro, mas o governo do Estado não confirmou o repasse de recursos aprovados pelo Seitec através do Fundesporte.

Dia 4 - O catarinense Bruno Fontes fechou sua participação olímpica na classe Laser velejando entre os primeiros na raia da Baía de Weymouth. O velejador terminou a 10ª regata em quinto lugar e na somatória das provas atingiu 125 pontos perdido com um descarte, ficando na 13 posição e fora da Medal Race

Dia 5 – O australiano Julian Wilson, 23 anos, estragou a festa brasileira ao derrotar Miguel Pupo na final do Nike US Open of Surfing, evento ASP Prime, encerrado no final da tarde deste domingo, em Huntington Beach, na Califórnia.

Foto Daniel Ramalho/AGIF

A medalha de bronze da dupla brasileira da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, é a 17ª do País na história dos Jogos. O resultado deste domingo, dia 5 de julho, na raia de Weymouth, na Inglaterra, coloca a modalidade como a segunda maior vencedora, perdendo apenas para o judô, com 19. O terceiro lugar na categoria também dá a Robert Scheidt o status de maior vencedor do País em Olimpíadas, com cinco conquistas (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze), superando Torben Grael, outreo monstro da vela mundial.

O surfista da Praia de Maresias, São Sebastião (SP), Igor Moraes, é o grande campeão da seletiva Quiksilver King of the Groms, na Prainha, em São Francisco do Sul. A conquista garantiu ao surfista a segunda vaga no Mundial da França Sub-16 que acontece em setembro, na França. A primeira havia sigo garantido pelo paulista Victor Bernardo, na primeira seletiva, em Imbituba. Na final, Igor venceu o catarinense Yago Dora por 13.95 a 11.50.

A segunda etapa do circuito Maresia Paulista de Surfe Profissional foi encerrada neste domingo, na Praia de Maresias, São Sebastião, em ondas de até um metro e destaque para os surfistas de outros Estados. O campeão foi o cearense e campeão brasileiro de 2010 Messias Felix, que venceu uma final composta sem representantes locais, fato inédito na história do circuito paulista. Com o título, “Faro Fino” faturou R$ 8 mil de premiação, além de pontos importantes no ranking brasileiro Abrasp Tour.

Foto Munir el Hage

Dia 6 – A jovem tripulação do barco Diferencial, formada por Gustavo Thiesen, Frederico Sidou e Felipe Ilha, ficou com o título do Troféu Amizade, competição disputada na raia de Ipanema, no Guaíba, e que contou com a participação de 12 barcos de clubes de Porto Alegre e Rio Grande.

A norte-americana Lakey Peterson, 17 anos, fez a festa em casa ao derrotar a havaiana Carissa Moore, 19 anos, na final do US Open of Surfing, etapa que fechou o circuito mundial da elite do surfe feminino, o ASP Womens Tour 2012. Nas ondas pequenas, com séries demoradas em Huntington Beach, Peterson venceu a campeã mundial de 2011 por 10.90 a 8.64.

Dia 7 - Com a participação na final da segunda etapa do Maresia Paulista de Surfe Profissional, o carioca Gustavo Fernandes assumiu a liderança do ranking Abrasp Brasil Tour, que apontará o campeão brasileiro da temporada 2012. Campeão brasileiro em 2008, Guga é seguido de perto pelo conterrâneo Leandro Bastos, na soma dos seis melhores resultados do ano.

Foto One Edition

Dia 8 – As velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan irão brigar pela medalha de bronze após garantir classificação para a Medal Race nesta quarta-feira, com um bom desempenho nas duas regatas realizadas na classe 470. A dupla ficou na quinta colocação geral, com 61 pontos perdidos.

Dia 10 – O paulista Filipe Toledo, 17 anos, foi o grande destaque da etapa que abriu perna européia do ASP World Star, na Inglaterra. Com os seus aéreos, ele ganhou o único 10 e as maiores notas do ASP 6-Star Relentless Boardmasters nas ondas geladas de dois a três pés de Fistral Beach, em Newquay, na região sul da Inglaterra. Ele parou nas semifinais, mas o terceiro lugar foi suficiente para entrar na zona de classificação para o ASP Dream Tour.

Dia 11 – A terceira temporada da Mitsubishi Sailing Cup conheceu seu campeão da classe S40 neste sábado, dia 11. Com o desempenho impecável na etapa de Búzios, somado ao resultado positivo em Ilhabela, o argentino Patagônia ficou com a primeira colocação geral da edição 2012 da competição de forma antecipada. Na HPE 25, o Ginga também sagrou-se campeão da etapa de Búzios por antecipação.

A brasileira Jacqueline Silva, 33 anos, entrou na briga para voltar à elite. A surfista da Barra da Lagoa, Florianópolis, finalizou na terceira colocação da etapa do ASP 6-Star encerrada sábado, 11 de agosto, nos Estados Unidos, e subiu do 21º para o 15º lugar no ranking que classifica até a 10ª colocação para o ASP Womens Tour 2013.

Foto Divulgação FBBRJ

Dia 12 - Israel Eduardo e Nicolle Calheiros venceram a segunda etapa do Circuito Rio Matte Leão, na praia de Itacoatiara, em Niterói. A competição realizada no última fim de semana reuniu 126 atletas de cinco Estados, que buscaram pontos preciosos para o ranking carioca e estadual.

Dia 14 - O pernambucano Carlos Burle dominou o Billabong Pico Alto 2012, etapa do Big Wave World Tour (BWWT) disputado em Pico Alto, Punta Hermosa, no Peru. Na final, em ondas acima dos seis metros, Burle derrotou o australiano Jeff Rowley, o peruano José Gomez, o chileno Ramon Navarro e os norte-americanos Greg Long e Ken “Skindog” Collins.

O catarinense Ricardo dos Santos, 22 anos, provou mais uma vez que é um monstro quando o desafio se chama Teahupoo. Pelo segundo ano consecutivo, o atleta da Guarda do Embaú venceu o Air Tahiti Nui Von Zipper e garantiu vaga na quinta etapa do circuito mundial de surfe, o Billabong Pro Tahiti. A triagem reuniu 30 convidados internacionais, além dos locais do Taiti, e Ricardinho mostrou toda sua intimidade na grande final de 25 minutos ao tirar um tubo longo que valeu nota 10 e se tornar o único surfista a vencer por dois anos consecutivos em Chope’s.
– Vencer duas vezes aqui no Taiti é como um sonho – declarou.

Foto ASP/Robertson

Dia 15 – O medalhista olímpico Robert Scheidt decidiu se antecipar à decisão final da ISAF (Federação Internacional de Vela) sobre a saída da classe Star dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, e escolheu voltar para a Laser, onde é uma lenda, com oito campeonatos mundiais e três medalhas olímpicas, duas delas de ouro.

Dia 16 – O brasileiro Adriano de Souza, 24 anos, foi o grande destaque da abertura do Billabong Pro Tahiti, quinta etapa do ASP World Tour 2012, em Teahupoo, no Taiti. Escalado para a terceira bateria, ao lado do catarinense Willian Cardoso e do australiano Bede Durbidge, Mineirinho encontrou os tubos mais profundos da competição e fez o maior placar da competição com 19.43 na soma das duas melhores ondas.

Dia 17 – O freesurfer catarinense Everaldo Pato Teixeira protagonizou uma nova aventura no Chile. Em condições extremas, com baixíssimas temperaturas e ventos fortes, típicas desta época do ano no mais árido e inóspito deserto do mundo, o big rider cruzou o Atacama com o parceiro Roberto Cantoni, o fotógrafo Sebastian Rojas, e o chileno Dov Borgues após monitorar um poderoso swell gerado ao Sul do Pacífico.

Foto Basí­lio Ruy

Dia 19 – O catarinense Caue Wood e a venezuelana Rossany Alvarez foram os vencedores do Hurley Pro Júnior 2012, em ondas balançadas de até um metro na Prainha, em São Francisco do Sul. Na final do masculino, o surfista da Praia do Matadeiro superou o local Yan Daberkow por 9.33 a 8.30. Antes, na semifinal, Caue havia eliminado o paulista Geovanne Ferreira, líder do ranking da seletiva e campeão da primeira etapa, na Praia da Vila, em Imbituba.

O paulista Filipe Toledo venceu o Sooruz Lacanau Pro, evento nível 5 estrelas da ASP, disputado na França. Na final, em ondas de meio metro e séries demoradas, Filipinho bateu o aussie Jack Freestone e levou os dois mil pontos para o ranking classificatório para a elite do surfe mundial em 2013. O resultado consolida a entrada do surfista de Ubatuba na lista dos 10 atletas que se classificam pelo ranking unificado.

Dia 21 – A Volvo Ocean Race terá uma equipe só de mulheres, pela primeira vez desde 2001-2002. A novidade foi anunciada pela empresa sueca SCA, que irá patrocinar a tripulação feminina para a 12ª edição da corrida, programada para 2014-2015. A equipe é a primeira a anunciar sua participação na regata de Volta ao Mundo que a partir da próxima edição terá um novo barco de alta performance, com 65 pés.

Dia 23 – A cearense Silvana Lima está liberada para voltar a surfar. Ela deu a notícia no seu twitter (@SilvanaLimaSurf), onde postou uma foto sua ao lado do “anjinho” e médico José Luis Runco, o mesmo que trabalha na Seleção Brasileira de futebol, e que cuidou dos seus joelhos nos últimos dois anos.

Dia 24 – O velejador catarinense André Fonseca, o Bochecha, está à procura de um novo parceiro. Depois de duas regatas Volta ao Mundo, três Olimpíadas e uma pilha de títulos nas mais variadas classes, Bochecha está focado para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Atleta do Clube dos Jangadeiros e radicado em Porto Alegre há 14 anos, o velejador esteve em Sidney/2000, ao lado de Alexandre Paradeda; e em Atenas/2004 e Pequim/2008, em parceria com o amigo Rodrigo Duarte, o Leiteiro.

Dia 26 – O Veleiros do Sul, de Porto Alegre, foi o vencedor do Campeonato Sul-Americano Open de Match Race realizado no Iate Clube Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte (MG). A equipe gaúcha sob o comando de Geison Mendes Dzioubanov conquistou o título da competição de “barco contra barco” ao vencer na final a tripulação de Renata Decnop (Marinha do Brasil/RJ) por 2 a 0, na série de melhor de três regatas.

O catarinense Jean da Silva, 27 anos, conquistou o título do Coastal Edge ECSC The Vans Pro, evento 6 estrelas da ASP, disputado em Virgínia Beach, nos Estados Unidos. Na final 100% brasileira, em ondas de dois a quatro pés, Jean usou o seu forte backside para derrotar Filipe Toledo por 14.76 a 14.50.

Foto Pedro Monteiro

O potiguar Ítalo Ferreira venceu nesse domingo o Quiksilver Pro Junior 2012 em ondas pequenas, mas com boa formação, na Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e assumiu a liderança do rankin que aponta os classificação para o Mundial Sub-20, da ASP.

Dia 27 – Com um tubo longo e profundo a nove minutos do fim da bateria, o australiano Mick Fanning venceu o Billabong Pro Tahiti, a quinta etapa do circuito mundial, e foi coroado como novo rei de Teahupoo. Na final, Fanning derrotou o seu amigo de Coollangata, Joel Parkinson, por 18.87 a 18.37, com uma nota 9.50 na última de suas cinco ondas surfadas. Com o resultado, Fanning disparou na liderança do ranking mundial com 34.750 pontos, contra 31.700 de Joel Parkinson, o vice-líder. O catarinense Ricardo dos Santos foi um dos destaques. Depois de vencer Kelly Slater na véspera, o surfista da Guarda do Embaú eliminou Taj Burrow na primeira bateria do dia, válido pelo round 5 e depois encarou Mick Fanning, sendo eliminado, mas recebendo o prêmio Andy Irons Inspiration.

Foto ASP/Kirstin

Vencedor do evento seis estrelas da ASP nos Estados Unidos, o catarinense Jean da Silva, 27 anos, assumiu a 22ª posição no ranking unificado e voltou a entrar na lista dos 10 classificados para a elite do surfe mundial, mas tem mais um motivo para comemorar o desempenho na temporada 2012. Ele já é o campeão sul-americano de 2012, uma vez que o calendário com etapa da ASP South America se encerra nesta semana com o Radical Wave Surf Eco Festival, evento 1 Star da ASP, que começa hoje no pico do Sesc Piatã, na Praia de Jaguaribe, em Salvador, na Bahia.

Dia 28 – Medalhista de bronze nos Jogos de Londres/2012, Robert Scheidt disputa mais um prêmio neste ano. O velejador foi indicado, com outros 20 atletas, ao Princípe de Astúrias do Esporte 2012, que homenageia os principais nomes do esporte mundial.

Dia 29 – O capixaba Krystian Kymerson, 19 anos, é o novo campeão da etapa do ASP World 1-Star, que abriu a semana do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival na Bahia. Na grande final, na Praia de Jaguaribe, em Salvador, ele superou o baiano Franklin Serpa, 23 anos. O também baiano Aurelio Santana, 23, e o potiguar Italo Ferreira, 18, perderam nas semifinais e dividiram o terceiro lugar no primeiro pódio da capital baiana.

Dia 30 – A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) anunciou que os campeões mundiais Júnior da ASP da temporada serão conhecidos em um único evento que será realizado nas ondas de Keramas, em Bali, na Indonésia. O Oakley ASP World Junior Championships acontece entre os dias 6 e 17 de outubro de 2012.

Foto Fabriciano Junior

Dia 31 – O potiguar Italo Ferreira, o paulista Luan Carvalho e o catarinense Cauê Wood confirmaram suas vagas para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP na Bahia. Mais dois representantes da América do Sul serão definidos neste sábado, dia 1º, no último dia do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival, em Salvador.

Envie seu Comentário