Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Itajaí recebe a regata Transat Jacques Vabre em novembro

29 de janeiro de 2013 1

Vila da Regata durante a parada da Volvo Ocean Race em Itajaí 2012. Foto Paul Todd/Volvo Ocean Race

Após sediar a parada da América do Sul na última edição da Volvo Ocean Race com sucesso, Itajaí prepara-se para receber outra grande competição : a Transat Jacques Vabre. A regata oceânica largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Os franceses, que organizam a travessia pelo Oceano Atlântico, passaram um semana na cidade e analisaram as instalações da Vila da Regata e do Centreventos, locais que receberão os velejadores e os visitantes. A delegação francesa formada por técnicos e especialistas define nos próximos dias as adequações que serão necessárias para receber o evento.

Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia. Em Itajaí, o Comitê Organizador já está pronto para colocar em prática as exigências do caderno de encargos, inclusive a ampliação da área de atracação.

Diretor técnico Thierry Vernhes. Foto Joca Baggio


- Está tudo muito bem encaminhado e acredito que, quando nos reunirmos novamente, em maio, teremos as soluções para os impasses encontrados – afirmou Thierry Vernhes, diretor-técnico da regata.

Os demais representantes da Regata Transat Jacques Vabre que visitaram a cidade neste mês foram unânimes em afirmar que a infraestrutura disponível no município tem plenas condições de atender às exigências.

- Tudo está muito bem encaminhado e a estrutura é muito boa. O que precisamos agora são de ajustes para que possamos atracar maior número de veleiros – disse Manfred Ramspacher, da direção esportiva da Transat Jacques Vabre.

Já Serge Viviand, representante da direção técnica, lembrou que, se Itajaí teve condições de receber a uma parada Volvo Ocean Race, está apto a realizar a Jacques Vabre.

- Apresentamos o case Volvo Ocean Race Itajaí aos franceses. Nessa reunião colocamos outros assuntos em pauta como a realização de uma feira náutica, além de definirmos os critérios para as atrações artísticas, culturais e de entretenimento – explicou João Luiz Demantova, da organização local.

A regata com 45 barcos –

Criada em 1993, a Jacques Vabre é conhecida como a A Rota do Café, pois largava da França e chegava em Cartagena, na Colômbia. Ao longo dos anos, o percurso se modificou e, entre 2001 e 2007, o porto de chegada foi Salvador, na Bahia. Depois, mudou para Puerto Limon, na Costa Rica. A 20ª edição, em 2013, terá um percurso de 5.395 milhas náuticas (10 mil quilômetros) e sairá da cidade francesa de Le Havre em 3 de novembro e chegará a Itajaí 20 dias depois. Mais de 45 embarcações participam da disputa, que tem 20 anos de tradição na vela oceânica. Quatro classes participam da travessia: Mod70, Imoca60, Class40 e Classe Multi 50.

Com informações de João Henrique Baggio – Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí

Comentários (1)

  • Rafael diz: 30 de junho de 2013

    Bom dia, eu gostaria de saber como faz para inscrever a minha lancha para audar no dia da regata!!!
    obg

Envie seu Comentário