Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Rolex Ilhabela Sailing Week aumenta força da classe ORC na América Latina

18 de maio de 2013 0

A tripulação do Touche comandada por Ernesto Luiz Breda. Foto Carlo Borlenghi/Rolex

A Rolex Ilhabela Sailing Week promete mais um campeonato equilibrado em 2013 na ORC. O evento completa 40 anos nesta temporada e será disputado entre os dias 6 e 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Veleiros do País e da América Latina estão convidados para as regatas no litoral norte paulista. Dias antes, na Itália, será a vez do Mundial, com a participação de 100 barcos. Os números comprovam que no Brasil e no exterior, a categoria continua forte.

No país, a Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), comandada pelo medalhista olímpico Lars Grael, promove ações para melhorar o nível das equipes e aumentar ainda mais a participação dos barcos de rating nas regatas oceânicas.

Na ORC, realizamos um curso de capacitação dos atuais medidores e formação de novos. Os custos de anuidade da ABVO foram reduzidos em 2012 e 2013. Para 2014, queremos reduzir o valor de emissão de certificados na ORC Internacional — diz Lars Grael.

Na prática, a ORC tem uma regra que permite a tripulação mostrar seu potencial tirando o máximo do barco e o projetista tem espaço para otimizar o trabalho, pois não está preso a um desenho.

O rating é importante, pois permite que os modelos mais antigos corram com os modernos — ressalta Ernesto Breda, que representará o Brasil no Mundial de Ancona, na Itália, em junho.

A ORC é a regra de rating que melhor consegue equalizar os diferentes veleiros, permitindo que os barcos corram em igualdade de condições com a correção de resultados. Por isso, a classe é a preferida pela elite da vela de oceano como a melhor alternativa aos monotipos — lembra Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Foto Carlo Borlenghi/Rolex

A categoria terá a disputa no geral, na qual o Tomgape, antigo Touché, é o atual tricampeão, e também as subdivisões 500, 600, 650 e 700. Além da ORC, a Rolex Ilhabela Sailing Week terá provas nas classes HPE, C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser) e Star. Inscrições continuam abertas Os velejadores de todo o País e as tripulações estrangeiras devem acessar o site www.risw.com.br e seguir o procedimento indicado para inscrição.

Os participantes devem garantir presença de 1º de maio até 30 de junho. Depois de fazer a inscrição, cada atleta poderá visitar a página da Rolex Ilhabela Sailing Week e ver os avisos de regata, resultados das últimas temporadas, fotos e muito mais. Outra novidade é a Fan Page do Facebook, que pretende ser um ponto de encontro virtual da comunidade náutica envolvida no evento. Fan page quer resgatar a história do evento – a 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week já colocou no ar o site oficial – www.risw.com.br – e também a Fan Page do Facebook.

O objetivo da fan page é dar informações privilegiadas sobre o evento, colocar fotos dos barcos que fizeram a história dos 40 anos e também quer a ajuda da comunidade náutica para resgatar os primeiros anos da competição. Quem tiver histórias saborosas, fotos antigas de barcos participantes ou mesmo resultados dos primeiros anos poderá mandar pela fan page ou pelo e-mail redacao@zdl.com.br.

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors, Bradesco Private e Semp Toshiba. O evento tem apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e das Classes ORC, HPE, C30, S40 e RGS, entre outros. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Com informações de Flávio Perez – Mtb.: 45562 – ZDL Comunicação

Envie seu Comentário