Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estrutura da Extreme Sailing Series começa a ganhar forma na Avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis

11 de novembro de 2013 0
Estrutura montada em frente ao trapiche da Avenida Beira Mar Norte. Foto ZDL Divulgação

Estrutura sendo montada em frente ao trapiche da Avenida Beira Mar Norte. Foto ZDL Divulgação

Os barcos da classe ‘Extreme 40’ já estão sendo montados na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis. O processo artesanal de montagem deverá ser concluído nesta segunda-feira e deverão estar à disposição das sete equipes internacionais nesta terça-feira para o início dos treinos na orla catarinense. A partir das 8h, os catamarãs que pesam 1,4 tonelada serão içados por um guindaste para serem colocados na água.

A equipe de Omã, The Wave Muscat, vai lutar pelo inédito tricampeonato no Atlântico Sul. Os representantes do Oriente Médio têm apenas dois pontos de vantagem sobre o vice-líder suíço Alinghi.

A briga vai continuar e será intensa em Florianópolis. O Alinghi tem um espírito de equipe muito forte o que os torna duro de serem batidos. Vamos velejar pensando na flotilha, como sempre fizemos, e não apenas no Alinghi. O trabalho em conjunto da nossa tripulação será fundamental — analisa o capitão e timoneiro do time omani, o britânico Leigh McMillan.

Barcos foram transportados em 17 conteineres. Foto ZDL/ Divulgação

Barcos foram transportados em 17 conteineres. Foto ZDL/ Divulgação

Como a etapa final oferece pontuação dobrada, os cinco primeiros colocados têm chance de conquistar o título no Brasil, incluindo Red Bull Sailing Team (Áustria), SAP Extreme Sailing Team (Dinamarca) e Realteam (Suíça). A oitava equipe, o Team Brazil Mapfre, recebeu seu barco antecipadamente para que a tripulação começasse a treinar na semana passada, com o tempo mínimo para adaptação ao catamarã de 40 pés.

Mais um título na arena de Floripa

Nesta segunda-feira Clínio de Freitas e Cláudia Swan juntam-se ao Team Brazil Mapfre em Florianópolis, comemorando a conquista da medalha de ouro no primeiro Campeonato Sul-Americano da classe Nacra 17, conquistada domingo em Porto Alegre.

Estou muito feliz por termos nos recuperado, vencendo as duas regatas finais e deixando os favoritos argentinos Esteban Blando e Eugenia Bosco na segunda colocação — comemorou Clínio, que adotou a competição no Rio Guaíba como um treino de luxo para o Extreme Sailing Series.

Stewart Dodson e Shaun Mason, ambos do GAC Pinder, e Jo Less(The Wave Muscat) . Foto ZDL/Divulgação

Stewart Dodson e Shaun Mason, ambos do GAC Pinder, e Jo Less(The Wave Muscat) . Foto ZDL/Divulgação

O barco da nova classe olímpica, Nacra 17, também possui casco duplo, como o Extreme 40. Clínio foi proeiro do coordenador do Team Brazil Mapfre, Lars Grael, na conquista da medalha de bronze da classe Tornado nos Jogos de Seul, em 1988. Com a esposa Cláudia, já havia ganhado o Brasileiro da classe em ‘casa’, no Rio de Janeiro e foram os únicos representantes brasileiros no Mundial da Holanda. O catarinense Bruno di Bernardi, que também correu em Porto Alegre, vai defender o Brasil na arena de Florianópolis. O Sul-Americano contou com nove duplas de Brasil, Argentina e Uruguai.

Copa Mais Brasil de Monotipos

A act 8 Florianópolis da Extreme Sailing Series vai contar com uma atração extra no final de semana. É a Copa Mais Brasil de Monotipos, nas classes Optimist (estreante e veterano), Laser (Standart, Radial e 4.7), Snipe e Dingue. As regatas acontecem no sábado e domingo, a partir das 10h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede central do ICSC, com preenchimento de ficha e a concordância com o termo de isenção de responsabilidade, devendo constar o numeral do barco.

A competição terá um formato inusitado. Os barcos largarão juntos, independentemente da classe. Como as velocidades serão diferentes, devido ao tamanho do casco, área vélica e desenho, será adotada uma fórmula para se corrigir os tempos de chegada a fim de se estabelecer uma comparação justa entre os desempenhos de cada veleiro, o chamado ‘rating’.

Foto Divulgação/ZDL

Foto Divulgação/ZDL

Envie seu Comentário