Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2013

Circuito Surf Treino retoma atividades em 2014 no Quebra-Mar, em Santos

30 de dezembro de 2013 0
Dailson Aguiar já tem o calendário de 2014 pronto. Foto Marcelo Guerreiro

Dailson Aguiar já tem o calendário de 2014 pronto. Foto Marcelo Guerreiro

Sucesso nos anos anteriores, o Circuito Surf Treino – homologado pela Associação Santos de Surf e organizado pelo santista Dailson Aguiar – estará de volta a partir do dia 12 de março de 2014. O ponto de encontro dos surfistas será sempre às quartas-feiras, entre 12h e 17h45min, no Quebra-mar, localizado no Parque Municipal Roberto Mário Santini, em Santos (SP). Na falta de ondas, a competição é transferida para sexta-feira.

O evento tem por finalidade contribuir para o crescimento do esporte, revelar novos talentos e aprimorar as técnicas de competição dos atletas — destaca Aguiar, que durante os anos de 1999 e 2003, contabilizou mais de 500 participantes de diversas cidades.

Para o próximo ano estão previstas 40 etapas, em 10 meses, encerrando no dia 10 de dezembro. Participam competidores nas categorias Pro-am (16 vagas), Stand-up (16) e Longboard (8).

É aberto para atletas, tanto masculino como feminino, de todo o país — avisa o organizador, surfista profissional na década de 80.

Cada bateria será formada por quatro atletas com duração de 15 minutos. Classificam-se para a fase seguinte os dois que obtiverem as melhores notas até chegar à final. Será elaborado um ranking com as colocações dos atletas. Ao término do circuito somam-se as oito melhores colocações, com direito a três descartes, definindo assim os campeões.

Queremos retomar o círculo de amizade entre os surfistas, dar oportunidade para quem está iniciando nas competições e fomentar novos atletas — planeja Aguiar, a procura de patrocinadores que queiram participar da próxima edição.

Já fechamos com algumas empresas que apoiarão na premiação e divulgação do evento. No momento estou negociando com outros empresários o patrocínio principal. O custo benefício é bastante atraente — garante.

O Circuito Surf Treino 2014 conta com o copatrocínio da Fluid Energy Surfboards. Apoio da Rip Cord, New Surf Rock, Jovem Pan Santos FM, Site Baixada Surf, Fama Assessoria e Secretaria Municipal de Esportes de Santos.

Por Marcos André e Araújo

Fato do ano: sessão dos brasileiros em Nazaré, Portugal

29 de dezembro de 2013 0
A bomba surfada por Burle. Foto To Mané/Billabong XXL

A bomba surfada por Burle. Foto To Mané/Billabong XXL

Sem dúvida alguma foi a sessão de big surfe realizada pelos brasileiros na Praia Norte, em Nazaré, Portugal, no dia 28 de outubro de 2013. Além do acidente com a carioca Maya Gabeira, que lhe custou uma fratura no tornozelo e alguns meses de molho, teve as ondas surfadas por Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby, que concorrem ao prêmio de Ride of the Year do Oscar das Ondas Gigantes, o Billabong XXL.

A sessão repercutiu muito, inclusive fora da comunidade do surfe, e gerou muita polêmica entre os big riders após as críticas feitas pelo havaiano Laird Hamilton. Outros big riders, como o americano Ken “Skindog Collins”, e o legend havaiano Toni Moniz saíram em defesa de Burle, que pode ter quebrado o recorde de maior onda surfada, com a onda de 32 metros, e Maya. Não é a toa que, depois da sessão brasileira, Nazaré não é mais a mesma. Agora para surfar lá é preciso ter autorização das autoridades portuguesas e do big rider Garret MaCnamara.

Pipeline em condições épicas - Últimos dias de dezembro de 2013

28 de dezembro de 2013 0

Epic Pipeline / Last days of December from Juan Bacagianis on Vimeo.

Pipeline quebrou de forma épica neste mês de dezembro e saiu mais um vídeo com as melhores ondas surfadas no famoso pico do Hawaii. Com imagens de Lola Fernandez e Juan Bacagianis – que também fez a edição, Epic Pipeline é um dos melhores vídeos do início da temporada havaiana.

Atlantic Islands - Eric de Souza, Pedro Manga e amigos

28 de dezembro de 2013 0

Atlantic Islands from Gilmar Catelani on Vimeo.

Vídeo postado por Gilmar Catelani.

As cinco surfistas mais quentes

28 de dezembro de 2013 8
Alana é sempre uma das mais fotografadas fora da água. Foto Kirstin/ASP

Alana é sempre uma das mais fotografadas fora da água. Foto Kirstin/ASP

Elas fazem sucesso dentro e fora da água. E neste temporada, isso valeu mais do que nunca, pelo menos a título de promoção dos eventos. Por isso e para terminar o ano, o blog Mar Aberto elegeu as cinco surfistas mais quentes de 2013 dentro e fora da água. Confira a lista:

Alana Blanchard

Alana Rene Blanchard nasceu no dia 5 de março de 1990, em Kauai, no Havaí, e divide seu tempo entre o circuito mundial de surfe feminino e trabalhos ocasionais de modelo. Em tempos onde o surfe feminino não é tão visto pela técnica, Alana é a melhor representante do atual momento do surfe entre as mulheres com seus 57 quilos bem distribuídos pelo corpo de 1m73cm de altura. Com patrocinadores fortes como Rip Curl, Reef, SPY Optic, Sticky Bumps, GoPro, Rockstar e Channel Islands e ciente do seu potencial fora da água também, Alana tem conquistado espaço e acaba de receber o prêmio de surfista feminina do ano da revista Surfer.

Em 2013, ela terminou a temporada empatada com a australiana Laura Enever em 10º lugar, mas dizem que está garantida para a temporada 2014 apesar de não estar entre as seis classificadas pelo ranking de acesso. Sinal de que essa loirinha é poderosa. Para quem alimenta alguma chance, Alana engatou um firme namoro com o australiano Jack Freestone, bicampeão mundial júnior e postulante a uma vaga na elite em 2014.

Alana nas redes sociais
https://www.facebook.com/AlanaBlanchardFanPage
https://twitter.com/alanaRblanchard
http://instagram.com/alanarblanchard

Laura tem seus encantos. Foto Billabong/Divulgação

Laura tem seus encantos. Foto Billabong/Divulgação

Laura Enever

A australiana de 22 anos também é uma das queridinhas do circuito feminino. Loira como Alana, Laura tem 1m68cm e pesa 54 quilos. Patrocinada pela Billabong, Boost Mobile, FCS fins, Gorilla Grip, Surfer Living, Rockstar Energy Drinks e Chili Surfboards, Laura já foi campeã mundial júnior da ASP em 2009 e ainda não conseguiu deslanchar no circuito mundial profissional após quatro temporadas.

Laura na rede e nas redes sociais:
http://lauraenever.com.au/
https://www.facebook.com/lauraeneverfans
https://twitter.com/lauraenever
http://instagram.com/lauraenever

Anastasia ficou famosa graças a um viral.  Foto Divulgação

Anastasia ficou famosa graças a um viral. Foto Divulgação

Anastasia Ashley

A americana Anastasia Ashley nasceu no dia 10 de fevereiro de 1987 em San Clemente, na Califórnia, e ganhou popularidade em 2013 após protagonizar uma dancinha pra lá de sapeca enquanto fazia o aquecimento para disputa de uma bateria do US Open. A dancinha batizada de Twerk já valeu seis milhões de visualizações na rede. A americana de 1m74cm e 50 quilos já venceu competições na terra do Tio Sam, mais ainda está longe de entrar para a elite. Mas ela foi uma das primeiras a descobrir o poder das redes sociais e todo dia posta alguma foto pra lá de provocante, ao invés de um vídeo com ondas mágicas.

Anastasia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/AnastasiaAshleyofficial
https://twitter.com/AnastasiaAshley
http://instagram.com/anastasiaashley

Sally é a mais comportada. Foto ASP/Poullenot

Sally é a mais comportada. Foto ASP/Poullenot

Sally Fitzgibbons

Nascida no dia 19 de dezembro de 1990, em Gerroa, New South Wales, na Austrália, Sally tem tudo para ser uma campeã mundial de surfe, além de tem uma beleza única, diferente das suas colegas. Patrocinada por Roxy, Red Bull, Garnier, Firewire Surfboards, Mini, Beach Toes, Urge Footwear, Waxaway, FCS fins, Gorilla e Nanotune, Sally venceu apenas um evento este ano e terminou o circuito mundial em terceiro lugar, atrás apenas de Carissa Moore e Tyler Wright, que dominaram a cena.

Considerada uma das meninas mais simpáticas do circuito mundial, Sally começou a surfar aos seis anos de idade, mas foi só a partir dos 14 anos que resolveu levar o esporte a sério. Antes, dividia suas atenções para outros esportes como atletismo. Mais jovem surfista a se qualificar para o ASP Womens Tour, Sally está na elite desde 2009, sempre beliscando alguma coisa. A temporada 2014 tem tudo para ser o ano dela, quando também deverá ser lançado um filme biográfico produzido pela Red Bull.

Sally na rede e nas redes sociais
http://sallyfitzgibbons.com/
https://www.facebook.com/SallyFitzgibbons1
https://twitter.com/Sally_Fitz

Foto Sweat/Divulgação

Sage é bela. Foto Sweat/Divulgação

Sage Erickson

A americana Sage Erickson também está penando para se manter entre as melhores surfistas do mundo, mas se depender das caras e bocas, ela já é top. Nascida no dia 28 de dezembro de 1990 (ela está de aniversário hoje!), essa californiana tem 1m68cm e 61quilos e os patrocínios da Channel Islands, Oakley, Freestyle watches, Kustom, Revolution Surf Shop and P3 Sports Athletic Gym, onde mantém a forma, além de ter uma dieta restrita a peixes quando o assunto é proteína.
Sage fez sua estreia na elite em 2012 e obteve em 2013 seu melhor resultado – terceiro lugar na última etapa – , mas insuficiente para se manter na elite para a temporada 2014. De qualquer forma vale a pena conferir o vídeo produzido pela Stab com essa beldade do surfe americano.

Sage Erickson – Wild On the Beach from STAB on Vimeo.

Sage nas redes sociais:
https://www.facebook.com/sageerickson
https://twitter.com/Sageerickson
http://instagram.com/sageerickson

Jeffrey's Bay selvagem, com Adriano de Souza - TV Pena

28 de dezembro de 2013 0

A TV Pena apresentou este vídeo feito durante 15 dias na África do Sul, ao lado de Adriano de Souza. Mineirinho, como é conhecido, aproveitou o intervalo entre uma competição e outra para treinar e viver fortes emoções no território selvagem. Isso porque o litoral do país abriga uma das maiores concentrações de tubarões brancos, além de ondas grandes e gélidas que arrebentam numa rasa bancada de corais. Não satisfeito com a adrenalina do mar e ávido por desafios, Adriano se jogou, literalmente, em um dos maiores bungy jumps do mundo enquanto a equipe de cinegrafistas tentava não tremer suas lentes. Neste filme você confere como foi essa aventura temperada com surfe, visuais paradisíacos, cultura e muita vida selvagem.

Wesley Santos no Hawaii - Episódio 2

27 de dezembro de 2013 0

O paulista Wesley Santos exibe todo seu repertório de manobras em seu segundo vídeo da temporada havaiana 2013/2014. As imagens são de Leandro da Silva.

Danilo Couto em Pipeline é atração da TV Pena

27 de dezembro de 2013 0

A TV Pena gravou esse vídeo com o big rider baiano Danilo Couto durante o Billabong Pipeline Masters 2013, com uma sessão de freesurf pré-evento.

Messias Félix e Pena desfazem a parceria e fortalecem a amizade

27 de dezembro de 2013 0
Messias Félix é bicampeão brasileiro. Foto Pedro Monteiro

Messias Félix é bicampeão brasileiro. Foto Pedro Monteiro

O cearense Messias Félix postou uma mensagem interessante na sua página de Facebook. O atleta anunciou o fim da parceria com a Pena, marca que o apoiou nos últimos sete anos, período em que conquistou os dois títulos de campeão brasileiro profissional. Ao contrário de ficar esbravejando como acontece com muitos que ficam sem o importante apoio financeiro para tocar suas carreiras, Messias fez do ponto final um grande agradecimento ao seu patrocinador. Confira a carta escrita por Messias

Carta aberta à Pena e aos amigos

Após sete anos de parceria com a marca Pena, que acreditou no meu potencial e me apoiou desde o instante em que me tornei surfista profissional, posso afirmar que nesse momento a sensação de gratidão se confunde com a certeza de missão cumprida.

Cumpri minha missão focada em um trabalho sério e dedicado, por meio do qual conseguimos realizar projetos e sair vitoriosos e agraciados com importantes títulos nacionais como campeão nordestino, campeão da seletiva Petrobrás e por fim campeão brasileiro por duas vezes. Além desses títulos, guardarei comigo na lembrança inesquecíveis participações nas duas etapas de WCT onde tive a oportunidade de duelar contra campeões mundiais, assim como jamais esquecerei a minha primeira vitória em evento WQS 6 Stars em Portugal.

Sou eternamente grato por estar competindo mundo afora cada vez mais focado em compor a elite do surf mundial e pelo fato de poder ter conhecido o mundo, pessoas, culturas, idiomas enfim, viver o surf e ter amadurecido profissionalmente.

Sou feliz em dizer que desbravei os mares da China, congelei nas águas escocesas, estive na Indonésia, a Meca do surf, costurei quase toda a Europa, me encantei com a Austrália e mergulhei literalmente nas pesadas ondas do Hawaii.

Por tudo isso, e, sobretudo pela satisfação de fazer parte dessa “família” que vive o surf e o espírito da liberdade e em especial ao meu amigo Bernardo Pena, meus sinceros agradecimentos. Nossos caminhos por enquanto se bifurcarão, mas a nossa amizade permanecerá. Nesse momento a logomarca da Pena se descola do bico da minha prancha e se eterniza na minha lembrança e no meu coração.

A vida segue em uma constante busca. Hoje me sinto mais do que preparado. Buscarei novas parcerias e com a ajuda de Deus realizarei meus projetos e meus sonhos.

Aloha e Feliz 2014.
Messias Felix

Aéreos gigantes e Jaws com Matt Meola

27 de dezembro de 2013 0

Matt Meola é um dos surfistas mais inovadores do cenário mundial. Neste vídeo você confere ele em ação nas pesadas ondas de Jaws e mandando seus aéreos habituais em outros picos do Hawaii.