Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Temporada 2013 registrou mais de 100 ataques de tubarão no mundo

26 de janeiro de 2014 5
Corpo de turista francês é retirado da praia em Ilhas Reunião. Foto Richard Bouchet

Corpo de turista francês é retirado da praia em Ilhas Reunião. Foto Richard Bouchet

De acordo com o Global File Shark Attack houve 116 ataques de tubarões em todo o mundo na temporada 2013, dos quais 59 ocorreram nos Estados Unidos. Dos 13 ataques de tubarão fatais este ano, Brasil, Austrália e os EUA tiveram duas mortes cada.  Dos 116 ataques, 19 “teriam sido” provocados por tubarões, mas não há comprovação.

Os 97 ataques restantes foram distribuídos assim: Estados Unidos 53 (2 fatais), Austrália 13 (2 fatais), África do Sul 6 (1 fatal), Bahamas 5, Ilhas reunião 3 (2 fatal), Jamaica 2 (1 fatal), Brasil 2 (2 fatais), Polinésia Francesa 2, Nova Zelândia 2 (1 fatal), Guam 1 (fatal), México 1, Belize 1, Seychelles 1, Filipinas 1, Taiwan 1, Diego Garcia 1, Kiribati 1 e Nova Caledônia 1.

Estados Unidos

Houve 59 relatos de interatividade entre tubarões e humanos em 2013, seis deles ocorridos em circunstâncias especiais (não comprovados) e 53 ataques comprovados.

Estes foram registrados nos seguintes estados: Flórida 24, Hawaii 16 (2 fatais), Califórnia 4, Carolina do Sul 4, North Carolina 1, Oregon 1, Texas 1, New Jersey 1, e Alabama 1.

As vítimas praticavam as seguintes atividades:

surfe/bodyboard/kitesurfe – 26

natação,banho e pesca – 21

mergulho profundo, mergulho raso e caiaque – 2

Informações adicionais, incluindo uma lista cronológica de cada incidente , está disponível em www.sharkattackfile.net .

Comentários (5)

  • Patricia Garcia diz: 26 de janeiro de 2014

    Esta foto é de um golfinho e não de um tubarão, como induz a reportagem. O repórter deveria ter mais cuidado ao ilustrar uma matéria. Falha feia que indica falta de pesquisa e desconhecimento da língua inglesa.

  • Edson Faria Junior diz: 26 de janeiro de 2014

    Pessoal, a foto dessa matéria é de um golfinho, e não de um tubarão. Qual o verdadeiro propósito desse artigo?

  • Luis diz: 26 de janeiro de 2014

    Poderiam ter colocado uma foto com um tubarão, não um golfinho…

  • Gabriel Gallardo diz: 27 de janeiro de 2014

    Tem muita gente dizendo que o animal que aparece na foto é um golfinho…pessoas com um olhar um pouco mais clínico no assunto pode afimar com exatidão que se trata sim de um tubarão…ai vão algumas dicas para fácil entendimento…os mamíferos aquáticos assim como os golfinhos tem a nadadeira traseira ou cauda..em posição horizontal…e os tubarões como peixe tem a cauda em posição vertical…assim como o tamanho e formato do animal que comparado ao surfista na foto é bem maior do que a de um golfinho….é isso..vamos prestar mais atenção quando vemos uma sombra na água..pode não ser o flipper..!!!!

Envie seu Comentário