Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Robert Scheidt estreia na nona colocação na Copa do Mundo de Vela em Hyères

21 de abril de 2014 0
Foto Jesus Renedo/Arquivo

Foto Jesus Renedo/Arquivo

Um dia de resultados irregulares e muito equilíbrio entre os velejadores da classe Laser marcou a estreia da última etapa da Copa do Mundo de Vela, em Hyères, na França, nesta segunda-feira (21). O paulista Robert Scheidt venceu a primeira regata do dia, fez um nono e um sétimo lugares nas outras duas e alcançou a nona posição geral, com oito pontos perdidos. Líder da competição, o francês Jean Baptiste Bernaz venceu duas regatas no dia e tem apenas seis pontos a menos.

O primeiro dia de disputas em Hyères começou nublado, com ventos que variaram de 9 nós, pela manhã, a 15 nós (27 km/h), à tarde.

- Fui bem na primeira regata, conseguindo o objetivo de velejar sempre entre os primeiros, e garanti a vitória. Mas não larguei bem nas outras duas provas, e velejei buscando a recuperação – conta Scheidt.

Classe mais numerosa na etapa francesa da Copa do Mundo de Vela, com 123 competidores agrupados nas flotilhas amarela e azul, a Laser tem cinco velejadores com a mesma pontuação entre os dez primeiros colocados, incluindo alguns dos principais adversários de Scheidt: o croata Tonci Stipanovic, nº 1 do mundo na categoria, o australiano Tom Burton, vencedor da etapa de Palma de Mallorca, há 15 dias, e o cipriota Pavlos Kontides, vice-campeão mundial. Entre os brasileiros, também estão na disputa Bruno Fontes, 11º colocado, Matheus Dellagnelo, 54º, e Alex Veeren, 109º.

A competição em Hyères segue o formato dos eventos olímpicos, com 11 regatas distribuídas entre as fases classificatória, até esta terça-feira, e final, a partir de quarta, quando os velejadores serão reagrupados nas flotilhas ouro e prata.

- A disputa deve ficar ainda mais acirrada na fase final, com os melhores competidores brigando para chegar à regata da medalha – observa Scheidt, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.

Os dez primeiros colocados na flotilha ouro da Laser vão para a medal race, no sábado (26), que vale pontos dobrados.

Classificação após três regatas e um descarte
1º Jean Baptiste Bernaz (FRA) – 2 pontos perdidos (1+1+[9])
2º Mathew Wearn (AUS) – 3 pp ([11]+2+1)
3º Tom Burton (AUS) – 7 pp ([6]+5+2)
4º Daniel Mihelic (CRO) – 7 pp (2+[8]+5)
5º Rutger van Schaardenburg (NED) – 7 pp (2+5+[6])
6º Pavlos Kontides (CYP) – 7 pp (4+[29]+3)
7º Tonci Stipanovic (CRO) – 7 pp (3+[4]+4)
8º Andy Maloney (NZL) – 8 pp ([8]+7+1)
Robert Scheidt (BRA) – 8 pp (1+[9]+7)
10º Sam Meech (NZL) – 8 pp (6+2+[15])
11º Bruno Fontes (BRA) – 9 pp (3+6+[10])
54º Matheus Dellagnelo (BRA) – 46 pp (25+[32]+21)
109º Alex Veeren (BRA) – 98 pp (53+[56]+45)

Envie seu Comentário