Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Torben Grael recebe prêmio Magnus Olsson por sua contribuição à vela

26 de junho de 2014 0
Grael e Magnus dirante a terceira etapa da Volvo Ocean Race 2008/2009. Foto Rick Tomlinson/VOR

Grael e Magnus dirante a terceira etapa da Volvo Ocean Race 2008/2009. Foto Rick Tomlinson/VOR

O velejador brasileiro Torben Grael, medalhista olímpico e ex-campeão da Volvo Ocean Race, foi agraciado com o Prêmio inaugural Magnus Olsson por sua contribuição à vela. Grael recebeu o prêmio em Estocolmo nesta quinta-feira, juntamente com dois velejadores que ganharam uma bolsa de estudos através do Memorial Foundation Magnus Olsson – destinado a ajudar jovens velejadores suecos fazer uma carreira de sucesso no esporte.

Os dois ganhadores são Simon Lundmark, 18 anos, velejador da classe Laser, e Albin Johnsson, 17 anos, que veleja na classe Europa. Ambos participam de competições de nível juvenil – nacional, europeu e internacional.

Olsson foi uma das figuras mais reconhecidas e carismáticas da vela mundial, mas morreu no ano passado, em Lanzarote, nas Olhas Canárias. Ele estava trabalhando como treinador da tripulação feminina do Team SCA que competirá na 12ª edição da Volvo Ocean Race, a partir de outubro deste ano.

Grael, que venceu a Volvo Ocean Race na edição 2008/2009 a bordo Ericsson 4, homenageou Olsson, conhecida como “Mange”, que tinha sido seu rival durante esse evento no Ericsson 3.

Magnus Olson foi um dos velejadores mais competentes e completos de todos os tempos — definiu Torben.

Receber este prêmio com seu nome me enche de orgulho e satisfação. Magnus, com o seu conhecimento e generosidade, foi um dos pilares da Volvo Ocean Race — completou.

Richard Brisius, CEO da campanha da equipe SCA, e Carl-Henric Svanberg lançaram o Memorial Foundation Magnus Olsson em maio de 2013, juntamente com sua família, após a morte do velejador no mês anterior. Sócio de Olsson, Vica Eckeström, é membro do conselho da Fundação. Ela disse:

Nosso objetivo com as bolsas de estudo é a de inspirar mais jovens velejadores suecos para se tornarem profissionais no futuro.

Eles ainda são jovens e Mange subscreveu a ideia de que os botes são perfeitos para jovens velejadores para aprender as noções básicas do esporte – mas com a bolsa e com a ajuda de orientação dos vencedores do Prêmio, esperamos que o trabalho da Fundação pode inspirá-los para escolher um futuro na vela profissional — encerrou.

O Memorial Foundation Magnus Olsson concede o Prêmio Magnus Olsson a uma pessoa internacionalmente estabelecida, organização ou projeto, que tem alcançado (ou trabalha para conseguir) o sucesso ao mais alto nível internacional no esporte da vela. Grael, dono de cinco medalhas olímpicas, incluindo as medalhas de ouro em Atlanta 1996 e Atenas 2004, foi a escolha unânime para ganhar o prêmio.

Envie seu Comentário