Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Maratona responde Fecate e Fórum Setorial de Teatro:

21 de março de 2013 0

A Harmônia Arte e Entretenimento, organizadora da Maratona Cultural de Florianópolis, divulgou uma longa nota de esclarecimento às manifestações da Fecate, do Fórum Setorial Permanente de Artes Cênicas e a Cia Experimentus.

Nota de Esclarecimento:

A equipe de organização da 3º Maratona Cultural de Florianópolis vem esclarecer alguns pontos referentes às manifestações feitas em algumas redes sociais, em especiais a da FECATE, Fórum Setorial Permanente de Artes Cênicas e Cia Experimentus, em relação ao evento e a algumas atitudes tomadas por esta equipe para sua realização.
Em primeiro lugar gostaríamos de deixar dois importantes pontos claros a todos que acompanham este discussão e ao público de forma geral:
1 – O Projeto da Maratona Cultural de Florianópolis foi aprovado de forma legal, passando por todas as instancias necessárias e previstas, inclusive o Conselho Estadual de Cultura (CEC) conforme consta em Diário oficial e no próprio comunicado oficial da FECATE que coloca “No que diz respeito especificamente ao Funcultural, que destinou ao evento um montante de aproximadamente novecentos mil reais neste ano, é importante informar que este valor foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), junto a outros projetos culturais como: Festival de Dança de Joinville, FITA – Floripa e Mostra de Cinema Infantil”, portanto, ao contrário de algumas afirmações que estão circulando erronias e levianas, entre elas a do Fórum Setorial: “mediante fortes indícios de ilegalidade, como por exemplo, a não submissão do projeto à avaliação do Conselho Estadual de Cultura”.  O Projeto passou sim pela submissão e aprovação de todas as instancias legais necessárias.
2 – Em relação à declaração da Cia Experimentus “Quando inscrevemos nosso espetáculo em dezembro de 2012 haviam informações de que a terceira edição da Maratona seria realizada com recursos Lei Rouanet, e naquele momento entendemos que este cobriria seu valor integral, não havendo participação do Governo do Estado”. Gostaríamos de deixar claro que nunca foi divulgado ou comunicado a nenhum grupo participante ou sociedade civil esta informação. A Equipe organizadora sempre deixou claro a todos que a 1º e a 2º edição da Maratona foi viabilizada exclusivamente com patrocínio do Estado de Santa Catarina e que a terceira edição estava pleiteando recursos junto ao Estado novamente assim como junto a empresas privadas via Lei Rouanet. Sempre esteve claro para o grupo em questão que participou ativamente nas duas primeiras edições do evento com três espetáculos distintos na programação e com a participação de seus integrantes em mais de 15 apresentações diferentes, que o evento foi patrocinado pelo governo do Estado de Santa Catarina via Funcultural. Queremos colocar que admiramos muito o Cia Experimentus e reconhecemos sua importante artística, assim como entendemos o posicionamento do grupo e respeitamos sua decisão apesar de lamentar sua saída do evento.
A equipe de organização da Maratona acredita sim que seja papel do Estado fomentar a Cultura através de incentivo a projetos de relevância para a cultura do Estado, assim como reconhece a importância do evento construir sua autonomia e buscar sua viabilização via outras fontes de financiamento, em especial a iniciativa privada. E que vem fazendo grande esforço para alcançar este objetivo, visto que se a primeira e a segunda edição obtiveram 100 % de apoio do via Funcultural de SC, nesta terceira edição conseguimos alguns progressos e o Estado está financiando 60% do evento via Funcultural e o restante do valor é parceria e iniciativa privada, diferente de outros projetos que todos os anos dependem unicamente do Estado.

Mais uma vez ressaltamos que lamentamos muito a saída do espetáculo Kassandra, e que conforme declaração oficial do próprio grupo fizemos o possível para que isto não acontecesse: “Lamentamos que o cancelamento tenha sido movido pelas limitações do pensamento sobre arte e cultura de cidadãos e políticos de Florianópolis, no entanto entendemos que os organizadores da Maratona Cultural de Florianópolis fizeram o possível para que as autoridades compreendessem o real sentido e o valor artístico do projeto”.
Toda a equipe de organização da Maratona está a disposição para qualquer esclarecimento e convida a todos para participar do evento.

Maratona Cultural.

Envie seu Comentário