Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Guns N' Roses: De que lado você está?

26 de março de 2014 16
A formação clássica, que para muitos é a definitiva.

A formação clássica, que para muitos é a definitiva.

A pergunta pode soar ridícula para muitos _ até para mim _, mas cabe um exercício de presunção. Na semana passada o tecladista do Guns Dizzy Reed lançou no ar a provocação ao declarar ao jornal O Globo que a atual formação “é uma das melhores que a banda já teve. (…) Se eu tivesse que votar, diria que é a atual.” Dizzy é, junto com o fundador e vocalista Axl Rose, remanescente da formação clássica da banda responsável pelos último grande trabalhos do grupo: Use Your Illusion I e II (1991). É um tema que divide opiniões entre os fãs e até fere sentimentos. Afinal, ele está comparando com uma falange que tinha o baixista Duff McKagan, o baterista Steven Adler, o guitarrista Izzy Stradlin e o venerado e incomparável Slash. Tanto que a situação hoje é vista da seguenta maneira: o Guns do Axl Rose (atual) e o do Slash (o vigoroso).
A favor deles pesa (e muito!) a histórico dos grandes álbuns de estúdio o Guns: Appetite for Destruction (1987) e G N’ R Lies (1988).

Os atuais "gunners" sempre assombrados pelos fantasmas do passado

Os atuais “gunners” sempre assombrados pelos fantasmas do passado

Sobre a atual formação recai as dúvidas sobre a sua condição de banda de apoio, formada para dar seguimento as pretensões do chefão Axl. Seria mesmo “uma cópia borrada e decadente dos dias de glória dos Guns” como querem crer tantos? É inegável, porém, o empenho da atual frente _ principalmente os guitarristas Richard Fortus e Ron “Blumblefoot” Thal, o baterista Frank Ferrer e o baixista Tommy Stinson _ em conferir relevância ao legado de outros tempos e à história atual do pistoleiros. Os recentes shows da atual turnê evidenciam o carisma e a perícia dos atuais integrantes, o que tem assegurado bons espetáculos.
A questão é que Dizzy deu voto dele e o blog quer subeter a questão ao sufrágio dos internautas. Opine nos comentários.

O antes (1988)

O depois (2012)

Comentários (16)

  • Luiz Prado diz: 26 de março de 2014

    Considero a atual formação, a mellhor, mas, na individualidade de cada um dos novos integrantes, o tempo vai ter que demonstrar se realmente estamos certos…

  • Rafael — Floripa diz: 27 de março de 2014

    ÓBVIO que a original!!!
    #NovemberRain!

  • Ana Maria diz: 27 de março de 2014

    a original sempre, ainda que com o peso do tempo e da vida vivida “a zilhão”, a voz, é rock puro….. Axl Rose!!!!

  • Eduardo diz: 27 de março de 2014

    Vamos se informar primeiro né jornalista, dizzy não é da formação original…. Entrou só no uyi…. Um abraço e tenho certeza que na próxima matéria você vai acertar

  • Alexandre F. de Souza diz: 27 de março de 2014

    A formação do Appetite for Destruction é a melhor. Guns sem o Slash = Stones sem Keith Richards.

  • Luciano de BLUMENAU diz: 27 de março de 2014

    Essa atual formação pode até ser legalzinha.
    Mas ainda assim prefiro a formação antiga até na entrada do Matt Na batera e Gilby Clarke no lugar do Izzy, ou seja, até o albúm Use your Illusion.

    O Axl pode até ser um baita vocal e grande letrista. Mas ele virou um tremendo mané. Pois naquela época até mesmo para um integrante da banda poder falar com o Axl…..tinha que antes entrar em contato com os acessores dele.

    Pelo menos para mim a formação antiga sempre foi a melhor em termos de Hard Rock Clássico. Ainda mais quando se fala no album Appetite for Destruccion. Onde se encontra um dos melhores Riffs de guitarra.

    Mas sei lá….cada um tem um gosto.

  • Jack diz: 27 de março de 2014

    Eu acho essa discussão irrelevante! Para mim a formação original marcou e muito, pois eu tinha meus 18 – 20 anos quando o Guns n´Roses estourou! Hoje, a galera mais jovem (muitos nāo havia nem nascido nos primórdios do Guns) curte muito a nova formação, que também sāo ótimos músicos! Claro que eu gostaria de ver o Guns na formação antiga mais uma vez, mas com certeza, nāo será a mesma coisa que nos anos 80! O importante é que pelo menos o vocalista está lá ainda e continua nos dando alegria! Rock n´Roll..

  • ricardo patricio diz: 27 de março de 2014

    Bom dia. antes de mais nada, apenas um pequeno esclarecimento: na formação clássica o baterista era o excelente matt sórum; o maluco steve adler é da formação original. Com relação à enquete… com certeza a formação clássica é muito melhor técnicamente e principalmente pelo carisma. Bem diz o texto: assombrados pelos fantasmas do passado…

  • Rodrigo Adams diz: 27 de março de 2014

    Gostei da coluna, Marcos. Confere o que estou escrevendo no Kzuka. Abraços do RS.

    http://kzuka.clicrbs.com.br/pagina/aquecimento-guns-n-roses/

  • Charles Alves diz: 27 de março de 2014

    Na história, Guns n´Roses poderia se chamar Axl n´Slash. Escolher uma ou outra formação poderia soar injusto com um ou outro, mas é inegável que a substituição do guitarrista é menos perceptível do que a do vocalista. Ponto para Axl.
    Portanto, ainda que precise de 3 guitarristas para fazer solos que Slash fazia sozinho, quem está lá para dizer Welcome to the Jungle é o Axl, líder do Guns atual.
    De resto, o baterista da formação original, Steven, era menos competente do que o Matt (UYI) e do que atual, Frank Ferrer. O Duff detonava, mas o atual, Tommy, é competente e não deixa a desejar. Izzy deixa saudades, mas nem tanto. O Dj Ashba tem lá seu carisma e preenche bem o espaço com sua Les Paul.
    Sou da década de 80, que é naturalmente nostálgica. Adoraria ver Slash, Duff e Axl no mesmo palco novamente, mas acho improvável. Sendo assim, a melhor formação é a atual e daqui há uma semana Porto Alegre será novamente a Paradise City para essa legião que, como eu, teve a Guns n´Roses como trilha sonora da sua vida.
    E não me venham falar do atraso para começar o show. Isso é Axl Rose e pra quem esperou uma vida toda para assistir o Guns, esperar umas horinhas é o mínimo.

  • cida avila diz: 27 de março de 2014

    gosto da original com o guitarra do eletrizante Slash, e a voz maliciosa do Axl, atualmente não é mais a mesma, no entanto a banda continua com muita fama

  • Rafaela Heller diz: 27 de março de 2014

    Fico na duvida pois a formação antiga foi que deu vida aos clássicos do guns, mas a nova formação parece ser uma banda mais centrada, e não deixa nada a desejar.

  • Rachel Sardinha diz: 27 de março de 2014

    Analisando a qualidade dos músicos, a atual é melhor, sem dúvida. Hoje são todos profissionais da música, a banda atual foi formada pensando nas características e personalidades de cada um, e isso conta muito para que o show seja um verdadeiro espetáculo.

  • Ezequiel Gasparetto diz: 27 de março de 2014

    Assim gente, vamos ser centrados, abaixo segue minha opinião para vocês de um cara que acompanha mesmo que seja online, cada show do Guns:

    O Guns fez o sucesso, explodiu nos anos 80 e 90, mas gente, quem é fã de verdade vai apoiar os projetos de cada um.

    Este GN’R atual, é uma banda muito competente, técnica e está mais do que escancarado que o Axl está muito mais feliz, que tal se todos apoiassem o Axl, e estivesse aberto a ouvir a fundo o Chinese Democracy, um álbum maduro, complexo e belo!

    Não podemos comparar qual formação é a melhor, mas podemos ter cabeça aberta a aceitar esta formação e ver o quantos eles são bons e o quanto o Axl está feliz e empenhado nesta banda, e eu boto minha mão no fogo, logo vai sair o CD novo com está banda e vocês vão ver um dos melhores álbuns de Guns N’ Roses que já saiu!

    Pessoal, parem de criticar o cara, ele tem 52 anos, ele da o máximo dele, temos que apoiar pelo que ele representa a todos os fãs de verdade, não sua voz, sua barriga ou roupas, o cara é um MITO. Estejam feliz que a banda está fazendo mais 9 shows aqui na nossa terra, e muitos reclamam de boca cheia, após muitos anos a imprensa vem detonando o Axl e esta nova fase do Guns, e colocando minhoca na cabeça de todos, vejo textos sem relevância, profissionalismo e ética em alguns meios de comunicação influentes, depois não adianta reclamar que o Axl não gosta da imprensa, mas também, olha o quão boa parte da imprensa é ridícula.

    Muitas bandas de Rock que revolucionaram a mesma época, mudaram diversas vezes de integrantes, por que apenas o Guns N’ Roses é martirizado?

    Vi ao vivo esta banda na FIERGS em 2010 e vou novamente, e digo uma coisa, QUE BANDA MONSTRUOSA, que da o máximo de si, e faz cada pessoa honrar seu ingresso! Muitos choram porque o show atrasa, muitas vezes nem é culpa do Axl, mas ainda sim jogam pedras nele, eu esperei quase 4 horas em POA e esperaria de novo, porque aquele show e aquele frontman que é um dos maiores que já vi, demonstraram o quanto vale a pena esperar para vê-los.

    Conformem-se, Axl, Slash, Izzy, Duff e Steven, nunca mais, podemos apenas apoiar eles, o Axl podia muito bem ter terminado o nome Guns N’ Roses, mas está até hoje enfrentando críticas para manter vivo este nome, que me orgulha e muito, desde a antiga formação até a atual.

    Desculpem o desabafo, mas é que não aceito as pessoas atacarem esta banda atual sem ao mínimo terem ido a um show ou ouvido o perfeito Chinese Democracy, pessoas não entende que o som ‘cru’ daquela época nunca mais existirá, acompanhem mais shows do Guns pelo mundo como eu faço acompanhado o fórum do Guns N’ Roses Brasil, em 2011 no Rock In Rio, a imprensa caiu em cima da banda por conta de atraso, mas o que ninguém disse é que choveu bem na hora do Guns, o System atrasou, aparelhos do Guns queimaram… e tantos outros problemas que atacaram Mr. Rose, até mesmo sobre sua voz. Alguns dias depois no México estava com a voz perfeita, pois, lá deu tudo certo e ele estava com a voz aquecida.

    Quem leu todo este texto, espero que reflitam e abram sua mente e seu coração para ouvir esta banda atual que é magnífica, se querem música nova, apoiem eles e verão eu garanto essa banda arrebentar com um álbum espetacular!

    Como disse antes, não vejam apenas notícias da banda quando tocarem aqui, e sim olhem a todo o tempo e veja como arrebentam na Europa e EUA.

    Abraço a todos, espero que tenha sido coerente, apenas foi minha opinião própria.

    :D

  • Ronaldo M diz: 1 de abril de 2014

    Sem Slash, top 5 dos melhores guitarristas do mundo, o Axl não consegue fazer tudo sozinho! Fui no show do Anhembi, um dos melhores shows da minha vida! Ótimos músicos juntos, ótimos guitarristas, mas a formação original do Guns sempre será a melhor! ;)

Envie seu Comentário