Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Festa turca no FAM 2014. Cineastas turcos celebram a consagração de Winter Sleep em Cannes

25 de maio de 2014 1

turcos

A consagração do drama Winter Sleep no Festival de Cannes ecoou no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) entre os patrícios do diretor turco Nuri Bilge Ceylan. O drama recebeu a Palma de Ouro no sábado, no mesmo instante em os três cineastas turcos convidados pelo festival catarinense se encontravam no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Entre eles, o diretor Lokman Rezan Yesilbas, que em 2012  foi laureado em Cannes com o curta-metragem Sessiz/Be Deng, um dos oito filmes da Mostra Outros Olhares que dedicará dois dias (28 e 29) só para produções da Turquia.

Além de Yesilbas, o FAM também recebeu os cineastas Armagan Lale e Hasan Serin, todos com produções que serão apresentadas nesta semana. A edição turca da Mostra Outros Olhares é uma das mais aguardadas da edição deste ano do festival, dada algumas semelhanças entre o cinema produzido lá e o brasileiro _principalmente no que diz respeito a temática humana e documental.

A festa turca, que começou no sábado em Cannes, se estenderá a Floripa e aqui vai o serviço sobre os filmes da Mostra Outros Olhares, cujas sessões serão na quarta e quinta-feira, a partir das 15h, no Auditório da Reitoria da UFSC.

Dia 28/5 (quarta-feira)

Agri ve Dag, de Hasan Serin

Buhar, de Abdurrahaman Öner

Musa, de Serhat Karaaslan

Gerayîs, de Cetin Baskin

Dia 29/5 (quinta-feira)

Sessiz/Be Deng, de L. Rezan Yeşilbaş

Üstümüzden Geçti Bulut, de Yasar Arif Karagülle

Nolya, de M. Cem Öztüfekçi

Ali Ata Bak, de Orhan Ince

Comentários (1)

  • Paulo Scarduelli diz: 25 de maio de 2014

    Depois desta premonição, ninguém mais pode duvidar do feeling do FAM.
    Perguntei pro Celso dos Santos sobre essa “coincidência” do FAM ter trazido o cinema turco para cá justo no ano em que a Turquia ganha a Palma de Ouro de Cannes (após 32 anos) e ele me respondeu: “EU JÁ SABIA!!!”

Envie seu Comentário