Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A grande noite da goleada do Inter

22 de abril de 2010 44

Foto: Valdir Friolin

Jorge Fossati fez aquilo que a torcida do Inter pedia há muito tempo – escalou Andrezinho no time titular, ao lado de D’Alessandro.

Demorou apenas três minutos para perceber que tinha acertado.

A bola chutada por Andrezinho (na foto, cumprimentado pelos parceiros de time), o jogador que não escondia o desconforto por ser chamado de 12º titular, entrou no ângulo direito e reduziu a tensão de um jogo decisivo logo no início. É a grande qualidade dele, o chute forte e preciso.

Não foi a única mudança.

O time jogou com a disposição que andava em falta, trocou passes em velocidade, criou chances de gol, empurrou o adversário para seu próprio campo e venceu o Deportivo Quito por 3 a 0, uma goleada, garantindo a liderançado Grupo 5 e a classificação para a próxima fase da Libertadores.

Vai enfrentar o Banfield argentino, em dois jogos.

O Inter mostrou afinal tudo o que a torcida não viu nas últimas partidas.

Fossati deu Andrezinho e ganhou em troca o que pedia à torcida. Ele queria apoio incondicional, defendeu que os torcedores apoiassem porque o jogo era vital para o futuro do Inter, e o público respondeu.

Não ouviu vaias de uma parcela da torcida, descontente com alguns detalhes de seu trabalho, nem quando o nome do técnico foi anunciado no sistema de som.

Foi uma reconciliação.

Animado, empurrado pelos torcedores, o time manteve o ritmo no segundo tempo e ampliou com Bolívar, definindo a vitória sobre o Deportivo Quito e a vaga na Libertadores. Mas ainda não era o capítulo final da noite de 31 mil pessoas no Beira-Rio. Aos 47 minutos, pouco depois de substituir o cansado Andrezinho, Giuliano recebeu pela direita, girou para o meio e bateu de pé esquerdo, acertando o ângulo esquerdo do goleiro equatoriano.

Mais um motivo para fazer festa. O próximo adversário deixou de ser o Cruzeiro, trocado pelo Banfield da Argentina.

Parecia algo predestinado. A noite começou com um gol de Andrezinho e terminou com um de Giuliano, seu substituto.

Aí, a torcida cantou mais alto ainda.

Comentários (44)

  • Everton diz: 22 de abril de 2010

    Grande jogo!1 Mateii aula pra ve meu inter joga, jogo mto bem, a dupla de zaga jogo mto bem o meio e o ataque tbm, e issu aii ta engrenando, com D’ale e Andrezinho o inter faz grandes partidas! O fossati e um bom treinador pq ele ta fazendo o Andrezinho na primeira vez titular no inter!!! parabens Fossati!!!

  • Gustavo Ribeiro diz: 22 de abril de 2010

    Baita time esse Deportivo hein Mário?

    Não acho. Mas nem sempre contra um adversário mais fraco o time melhor consegue se impor. A gente tem exemplos disso todos os dias. Não foi o caso de hoje.

  • Gustavo Ribeiro diz: 22 de abril de 2010

    Mário, foi um comentário irônico o meu. Esse time é pior que o Pelotas. Que os colorados vão se iludindo. Baita grupo esse do inter. Só ele passou para as oitavas.

  • Andre diz: 22 de abril de 2010

    Não darei ainda o crédito ao Fossati, pois sinto que quem mudou o time foi a direção e a vontade dos jogadores, vou aguardar, melhorou, mas o adversário não impôs reistência…. Um pouco de cautela, não vejo motivo para largar foguetes, mas podemos comemorar nossa melhor partida. estava na hora, ….

  • Paulo Anton diz: 22 de abril de 2010

    Mário: Nem te esquenta, pois quando o Inter vence e CONVENCE sempre aparecem os “Imortais que são mortais” pra desfazer o outro time ou dizer que foi ajuda do juiz.

    Por isso, que fazem praticamente 10 anos que não ganham mais nada, viram o INTER ficar Campeão Mundial FIFA, e a dor de cotovelo é muito grande.

    Azar o deles!

    O time do gremio na atualidade, pelo que jogou ontem de noite, não mete medo nem na vovozinha. Mas, futebol é futebol e dentro do campo são 11 contra 11. Além disso, o greNAL é clássico e nele não há favoritos!

    Que venham os grenais!

  • MIGUEL SESSIN diz: 22 de abril de 2010

    O QUITO É UM AVAI SEM GRIFE!!

    PUTZ!!!

    QUE ALARDE!!

  • Dario Colorado diz: 22 de abril de 2010

    É sempre bom ganhar! Tomara que não seja uma vitória enganadora. Pra mim o Gre-Nal já era. Não precisamos disso. O negócio é focar no Banfield, que foi campeão argentino no ano passado. E isso não é pouca coisa. O corinthians que não brinque com o flamengo.

  • paulo zander diz: 22 de abril de 2010

    na verdade,técnico só serve para escalar o time,quem decide como o time vai jogar,são os jogadores.Eles,os chamados técnicos,só criam confusão nas cabeças dos jogadores,que já não são muito boas,para poderem ganhar seus salários milionários.depois que os jogadores do INTER mostraram que o melhor esquema tático era o 442,e o fossati foi obrigado a engolir,deu no que deu,3×0.E não se fala mais disso.

  • Gustavo Ribeiro diz: 22 de abril de 2010

    Paulo Anton, fica calado que teu time foi descoberto em 2006. Antes disso eram NADA. Se o GREMIO ta mal, imagina o teu. Não te ilude mané. Pés no chão.

  • Mauricio Feldens diz: 22 de abril de 2010

    É muito fácil comentar em cima de um resultado , as opinioes mudam a cada 4 dias. Resumo ; tanto Gremio quanto inter são times sem consistência sem futuro , o primeiro adversário mais qualificado ou melhor com esquema tatico mais consistente serão desclassificados . TIREM SUAS CAMISAS DE TORCEDOR E PUBLIQUEM COMENTÁRIOS SÉRIOS

    É pena que tudo seja contaminado pela rivalidade Gre-Nal. É exatamente como falaste: o texto acima é um relato do que aconteceu hoje, apenas hoje. Tenho de relatar o que vi em campo, seja Inter, Grêmio, Deportivo ou Avaí. Não pode ser assim tão difícil de entender, mesmo para um torcedor apaixonado que vê torcedores em todos os lados. Quem veste camiseta, vibra ou chora é torcedor. Eu sou jornalista.

  • wildem diz: 22 de abril de 2010

    Andrezinho tinha que ter entrado no time ha muito tempo atrás, e o Alexandro? quando é que o Fossati vai extirpá-lo do time? Se tivéssemos o Jonas no lugar dele ganharíamos todas de goleada.

  • luiz carlos knopp diz: 22 de abril de 2010

    Mais uma vez o goleiro Pato, deve ter deixado a torcida preocupada. O gol só não saiu por detalhe.

  • Charles diz: 22 de abril de 2010

    Belo texto, Mário! Foi a melhor partida do Inter no ano. É claro que não dá pra se iludir com as equipes fracas da primeira fase da Libertadores, mas a qualidade do futebol apresentado hoje está no nível das melhores equipes da competição que, diga-se de passagem, são Corinthians, Cruzeiro e Estudiantes.

    E foi bom termos escapado do Cruzeiro, que sempre complica com o Inter. Sorte de campeão!

    abs.

  • Zanini diz: 22 de abril de 2010

    Mario Marcos,
    Boa noite.
    Vc falou tudo. Visão perfeita do jogo e de seus participantes.
    Que venha o próximo adversário… o Grêmio.
    O teste definitivo? no próximo domingo. Talvez os reticentes, entendam, de vez que o time e técnico do Inter se acertaram. Que Fernando Carvalho é um vencedor e entende tudo de futebol, tem foco. Quem viver verá. Felicidade é momento. E aquele que não for capaz de viver o presente, nunca viverá.

  • Jerez de la fronteira diz: 22 de abril de 2010

    Calma Gremistalha. A Hora de voces esta quase chegando..

  • João diz: 22 de abril de 2010

    Sai fora, Gustavo Ribeiro, o Inter é grande desde o final da década de 60, já o teu time ganhou algo depois do Mampituba só na década de 80.
    Burro…

  • francisco correa diz: 22 de abril de 2010

    o wildem deve ser gremistão enrustido, dizer que o jonas “”pior atacante do mundo”” seria solução para o inter é piada! O inter é time grande cara!

  • Niqui Lang diz: 22 de abril de 2010

    As opiniões acerca do futebol têm se tornado irracionais demais. Ultrapassam os limites da paixão e entram no campo minado da “doidera” sem sentido. O jornalista analisa os fatos, não comenta possibilidades, necessariamente, nem se baseia em “achismos”.
    Cada vez mais os comentários postados por alguns acabam querendo depreciar as matérias sem utilizar um argumento sequer, usando apenas o verborragia cega para acachopar o trabalho dos jornalistas. E agora?

    É isso que acho também. E fico satisfeito que entendas assim e passes o recado para os outros. É algo que me incomoda, como profissional, ter de sempre explicar que não sou torcedor. Acho uma falta de respeito alguém duvidar desta minha condição – e olha que respeito profundamente o torcedor, de qualquer time. Só que eu sou jornalista, não torcedor.

  • ELTON HAEFLIGER diz: 22 de abril de 2010

    Responda, Mário: na GANGORRA Gre-Nal, quem está melhor ??

  • rafael diz: 22 de abril de 2010

    Nao esquenta com os comentários nao, MArio. Bom é o Avai, candidatíssimo ao rebaixamento, e onde a vitória passa pela ajuda no apito. Quem se mata pra perder de pouco do avai nao pode vir aqui falar do quito. Mas é por isso que sao bi-rebaixados – falta total de autocritica.

  • Sempre as gazelas invejosas diz: 22 de abril de 2010

    A gazela gustavo ribeiro, morrendo de inveja, tentou ironizar. Esqueceu ela das últimas participações do portoalegrense e do grupo que entrou, uma piada. Entendo que quem não tem no que torcer acaba secando os outros, coisa que as gazelas sabem fazer bem nessa década de 2000.

  • ELTON HAEFLIGER diz: 22 de abril de 2010

    Eventual má atuação no Gre-Nal é suficiente para substituir Fossati ???

  • Paulo diz: 22 de abril de 2010

    Esse Gustavo Ribeiro sabe tudo de futebol! É como todo gremista, é o “sabidão”! Quem era o teu time até 1981? O que ele tinha ganha até esse ano? Não vale falar gauchão ou torneio não sei que lá! Se o Inter até 2006 não tinha ganho nada fora do Brasil, o teu até 1981, não tinha ganhado nada fora do RS! Quase 80 anos sem ganhar nada? É tempo demais para um time poderoso como teu! Vai comentar aos notícias do teu time, vai! O pior cego é o que não quer ver!

  • Dênis diz: 22 de abril de 2010

    Gustavo Ribeiro…
    Por que não vais comentar as matérias do teu time? Dor de cotovelo?
    VAMO VAMO INTER!
    Vai dormir, secador!

  • COLORADO diz: 23 de abril de 2010

    PROS GREMISTAS QUE DISSERAM QUE O DEPORTIVO QUITO É UM TIME RUIM E QUE O INTER SÓ GANHOU POR ISSO. ENTÃO BOM TIME É O AVAÍ NÉ. PARABÉNS PELA DERROTA PRA MATRIZ CATARINENSE!

  • Tiago diz: 23 de abril de 2010

    Cada vez que leio comentário da maioria dos gremistas vou me tendo mais certeza que eles não entende é NADA de futebol…
    Um time jogar bem não depende apenas do adeversário, depende dele próprio principalmente!
    É preciso saber observar posicionamento, ocupação de espaço, compactação ofenciva e defensiva, saída de bola, passagem dos jogadores de trás, jogadas ensaiadas, etc… Ganhar pode ser o resultado de uma boa atuação ou de uma atuação menos ruim que o adversário, ou o simples benefício do juiz (como o jogo no Olímpico contra o Avai).
    Mas para gremista até o Barcelona com Ronaldinho Gaúcho, Deco, Iniesta, Xabi e compania era timinho fraco, então nada mais me surpreende. Talvez time fraco seja o deles que nos últimos anos perde Gre-Nal como quem troca de roupa…

    Mas tenha uma certeza MM, se o Grêmio ganhar domingo é pq é uma baita time, uma máquina; Se empatar é pq tem garra e raça; Se perder é pq o juiz é ladrão, a Federação Gaúcha é comandada por um colorada e a imprensa é vermelha. Resumindo, o de sempre quando o Grêmio perde, afinal, o time da Azenha é taticamente perfeito sempre…

  • ed colorado diz: 23 de abril de 2010

    gustavo ribeiro, colocas os pés no chão vc, domingo vão levar uma paliza!

  • ELTON diz: 23 de abril de 2010

    O Inter venceu o Pelotas, porque o Simon foi o juiz.
    O Inter venceu o Deportivo Quito, porque o Simon foi o juiz.
    O Gre-Nal será apitado pelo Simon.
    O Inter vencerá o Banfield, porque o Simon será o juiz.
    Os azuis vivem em constante paranóia.

  • altair diz: 23 de abril de 2010

    Boa noite!

    O que eu vejo…. o Inter jogou bem contra esse time e passou para a outra fase. O Grêmio por sua vez usou o regulamento e passou para a outra fase. Os dois tem Grenal para decidir o Gauchão…. independente de quem vecer… o Gauchão não é parâmetro para ninguém… a continuidade na Copa do Brasil e na Libertadores sim …. aí veremos se esses times são bons ou não de verdade. Um abraço a todos.

  • Mauro diz: 23 de abril de 2010

    MM, os cronistas precisam comentar em cima de fatos. E o resultado é um fato. Foi um bom resultado para o Inter. E isso precisa ser ressaltado. O adversário foi fraco? É possível. Mas, até então, era o líder do grupo. E o teu comentário reflete isso. E quero comentar mais uma coisa: o fato de ser jornalista não quer dizer que não seja torcedor. Todo jornalista é torcedor. Todo mundo sabe disso. Não precisa ficar velho para daí dizer o clube de sua preferência. Grandes jornalistas esportivos do RS (Pedro Carneiro Pereira, Ruy Ostermann, Ranzolin, Ênio Melo, Élio Fagundes, Milton Jung, Lasier Martins, Lauro Quadros, Paulo Santana, Pedro Ernesto, Paulo Santana, …) são torecedores. E todo mundo sabe o clube pelos quais torcem. Isso já foi publicado em diversos órgãos. Nem por isso deixam de ser respeitados. O grande Geraldo José de Almeida, que trabalhou nos anos 70 aí no RS, já dizia isso: todo cronista/jornalista tem seu clube de coração. Omite por razões estratégicas. Mas que tem, tem. Osvaldo Rolla, nosso grande Foguinho, também dizia isso. E disse isso ao Ruy, no Sala de Redação nos anos 80. E o Ruy concordou. E você também tem seu time de coração. Nem por isso deixará de ser jornalista respeitado. Basta ser equilibrado. E continue assim: equilibrado. Continuarás sendo respeitado.

    Como eu já disse várias vezes, é preciso respeitar o direito de quem torce, sem esquecer do direito de quem não torce. Só isso. E não sei se todos estes citados são torcedores identificados, mesmo trabalhando com eles há muito tempo.

  • Mateus diz: 23 de abril de 2010

    Mario, se eu fosse vc nem respondia mais pra esses que dizem que vc é torcedor… São todos analfabetos, Se vc elogia o Grêmio, vem um monte de colorados dizer que vc é gremista, se vc elogia o Inter é pq vc e colorado… Eu não acho assim, agora sou capaz de apostar. Se o Inter vencer o grenal, segunda feira o juiz vai ser o pior do mundo. Como sempre fazem os gremistas… mas fazer o que né. Alguma coisa eles sempre acham, se o Sandro der um chute do meio da rua e a bola bater num quero-quero e entrar, os gremistas vão dizer que foi roubo, que o quero-quero estava em posição de impedimento… querem apostar?

    Abraços!!

  • Laerte diz: 23 de abril de 2010

    O Andrezinho quer ser titular, mas estando no Inter há dois anos – recebendo seus salários regiamente em dia, eu acho – e quando é escalado, não consegue jogar noventa minutos. Não passa do que realmente vem serdo: um RESERVA que EVENTUALMENTE pode jogar bem. Ao invés de tentar a vaga de titular através da mídia, deveria, antes, aprimorar o seu condicionamento físico. Depois, só o treinador é o responsável pelos maus resultados…

  • Claudio Duarte diz: 23 de abril de 2010

    Sua paciência com alguns comentários gratuitamente agressivos é louvavel. Parabens. O time de Quito tem um par de bons jogadores mas a maioria é de mediana para baixo. Por outro lado o meu Inter, que tem (forçando) 4 bons jogadores, jogou ontem sua melhor partida do semestre. Fico pensando o que aconteceria se o gol não saisse logo. O Inter não vai manter este padrão pois tem um goleiro fraco, uma defesa envelhecida e volantes mal orientados por um técnico que talvez seja um bom para o Pelotas. D´alessandro deu sinais de vida ontem. Melhor na presença de área mas ainda muito fraco na armação de jogadas, ao contrário de Andrezinho – este sim, evoluiu demais. Ha um certo preciosismo no Alecssandro. É um bom jogador que se considera craque. Joga num time mediano e pensa estar em meio a galacticos. Nota-se isto na forma que joga mas tambem nas entrevistas. Ele sempre fala de uma qualidade que o time teria….coisa que nem o torcedor mais fanático acha. O Inter passa pela próxima fase e até acho que leva o Gauchao mas dai para a frente a casa vai cair.

  • MUITA CALMA diz: 23 de abril de 2010

    É MARAVILHOSO GANHAR, MAS A ANALISE DO JOGO DE ONTEM DEVER SER FEITA: 1º O MEIO DO CAMPO FUNCIONOU ONTEM, NAO SÓ ANDREZINHO, MAS DALE JOGOU, GUINA, E KLEBER TAMBEM, E TEVE GARRA,VONTADE. RESTA SABER SE ISSO VAI SER UMA CONTINUIDADE. AINDA TEMOS Q CORRIGIR ALGUMAS COISAS, COMO A FALTA DE SEGURANÇA DO GOLEIRO, E A INOPERANCIA DO NOSSO CENTROAVANTE. MINHA OPINIAO SOBRE FOSSATI, NAO MUDOU PELA VITÓRIA DE ONTEM, MAS TALVES TENHA MOSTRADO Q ELE NAO É O UNICO CULPADO PELOS MAUS RESULTADOS, POIS QDO ,DALE,KLEBER, GUINA JOGAM BEM AS COISAS MELHORAM. ONTEM A ENTRADA DE ANDREZINHO, DEU RITIMO AO MEIO, DEIXOU O TIME MAIS COMPACTO, TROCANDO PASSES OBJETIVOS, E ISSO É INDICIOS DE MELHORA. AGORA FOSSATI PODERIA ENCHERGAR E TENTAR OUTRA ALTERNATIVA NO ATAQUE, TIPO TAISON E WALTER, WALTER E DAMIAO ETC. ESTOU FELIZ NAO PELA VITÓRIA, MAS PELO FUTEBOL APRESENTADO ONTEM. ABRAÇOS

  • Alexandre diz: 23 de abril de 2010

    Para o: Everton diz:
    22 de abril de 2010 às 9:57 pm

    VOLTA PRA AULA! TEU PORTUGUÊS ESTÁ HORRÍVEL!

  • Eduardo diz: 23 de abril de 2010

    Os gremistas dizem que o Inter foi descoberto em 2006. Esquecem do fato que, até 1981, o Inter era TRI-campeão brasileiro invicto, e o grêmio sequer havia atravessado o Mampituba. O que acontece nos últimos é uma simples reestruturação da ordem natural das coisas. Os caras tão cegos pela inveja e pela dor de cotovelo, chegam até ao ponto de vir comentar nos posts sobre o rival.

    Sinceramente, eu preferia pegar o Cruzeiro nas oitavas, pra ver se o Inter tem realmente bala na agulha pra ser campeão, mas contra o Banfield já será um teste interessante. O Fossati parece ter acertado o time, espero que mantenha o padrão de jogo de agora em diante.

  • claudinei diz: 23 de abril de 2010

    Caro Mario, voce nem deveria responder a certas asneiras publicadas aqui, ou entao para o deleite dos bananas diga que o gaymio é favorito e tudo vai ficar bem, afinal pra quem nao ganha titulo de expressao a um bom tempo o desespero é compreenssivel.

  • Paulo Stam diz: 23 de abril de 2010

    Mário, VOCÊ consegue exercer distintamente a condição de jornalista e cidadão. Mas, conhecendo o meio como conheces sabes que existe um expressivo número de colegas teus que misturam sentimentos e acabam agindo muito mais como torcedores do que analistas de futebol. Pelo nível de grandeza que atingiu nos últimos tempos o INTER proporcionou na noite de ontem um espetáculo que deveria ser quase que curriqueiro não fosse a ocorrencia de alguns vacilos ocorridos na atual temporada. Observando o futebol praticado atualmente na América do Sul, vejo o COLORADO como grande candidato a obter conquistas importantes, bastando para tal eliminar as arestas e sanear o grupo de profissionais. Voltando aquela questão anterior, VOCE também é um raro jornalística que não utiliza ilações-maldosas em suas análises o que me é muito salutar. Tenhas um ótimo final de semana.

  • COLORADO diz: 23 de abril de 2010

    Gustavo Ribeiro, não fala bobagem… Em 2006 o INTER já tinha um tri do BR na bagagem… E vcs, quem eram antes do intercontinental? E agora, quem são vcs? Deve ser dolorido pra vc ver o INTER campeão do MUNDO né??? Pés no chão, q no findi tm greNAL… e sabe a qto tempo teu greminho não ganha greNAL no gaúchão? hehehehe

  • gremista diz: 23 de abril de 2010

    todo jornalista também é torcedor,ou seja tem um time no coração desde pequeno,mas deve ser imparcial pois trabalha com o público e qualquer “eu acho”que no caso já é opinião pessoal deve ser deixado de lado.

    Com todo respeito, eu não sou torcedor. Nasci em Santa Catarina e, como já expliquei inúmeras vezes aqui mesmo, na minha época de criança nem se falava em Grêmio e Inter por lá. Só se curtia futebol carioca. Como o meu time local, o Metropol, durou apenas 10 anos, minha carreira de torcedor acabou há muito tempo, bem antes de eu vir para Porto Alegre.

  • Cézar Paulo diz: 23 de abril de 2010

    Aliás, estas opiniões idiotas, criticando o jornalista sério que vc éh, são de quem nem tem time pra comentar uma vitória, que deveriam comentar as “façanhas” do time deles, pois, ganhar do Avai, com gol roubado é tipico deles.
    Aqui, no assunto Libertadores, deixa pra os classificados comentarem.
    Acho ridículo ficar dando opinião sobre o time dos outros…
    Um abraço!!!

  • gremista diz: 23 de abril de 2010

    MÁRIO,eu te fiz um elogio,não te critiquei,você é imparcial,mas não são todos assim,foi isso em que eu me referi,tudo de bom.

    E eu só te dei uma explicação, apenas isso, sem qualquer problema. Estamos apenas conversando, como faço inúmeras vezes contigo e com outros leitores aqui do blog.

  • angelo diz: 23 de abril de 2010

    Oi Mario.

    Sabe me explicar pq alguns jornalistas continuam insistindo na tal situação do acidente com o índio? ontem vi matéria sobre isto no clicesportes com a manchete ” o caso índio” e hoje tem um texto no blog do Wianei Carlet sobre isto e quem realmente mora no tal apartamento do leandro que diz que onde foi o acidente e até perguntando se realmente o índio se machucou com um copo….dão uma continuidade que eu não entendo pq… daqui a pouco vão pedir uma CPI…até entendo que o inter exagerou em dar uma coletiva, mas pq os meios de comunicação ficam perdendo tempo com com algo tão irrelevante? saberia me dizer?

    Porque é notícia. Mas eu, pessoalmente, não falei no caso nem aqui no blog, nem na coluna do jornal. Falei apenas na atitude de um dos dirigentes do Inter e pronto.

  • Oiram diz: 25 de abril de 2010

    Jerez de la fronteira o teu passaporte colorado foi reduzido a pó, atravessa a fronteira vai fazer um xibo, comer um alfarror, tomar uma quilmes, enfim vai chorar lá cucaratia. Choloradoooooooooo.

Envie seu Comentário