Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Grêmio bate líder, com a marca de Renato

17 de outubro de 2010 27

Jonas precisou bater duas vezes o pênalti, mas manteve a tranquilidade, fez seu 20º gol no campeonato e garantiu a vitória de 2 a 1 do Grêmio sobre o líder Cruzeiro. Jonas assumiu a liderança entre os goleadores e, de quebra, superou Rodrigo Fabri e Cláudio Pitbull como atacante gremista com o maior número de gols em uma única competiçção nacional.

Mas a grande vitória da tarde deste domingo, diante de 41 mil pessoas no Olímpico, não se explica apenas por Jonas e sua grande fase de goleador. Passa muito pelas decisões do banco de reservas.

Renato Portaluppi tem sido a grande surpresa do Grêmio este ano, não apenas por ter reorganizado o time, dado ordem ao vestiário e convencido os jogadores de que eles poderiam ambicionar muito mais no Brasileirão, mesmo quando viviam os tormentos do grupo de rebaixamento.

Renato não tem medo de arriscar – e, principalmente, ousou, diante do mercado fechado, de buscar jogadores desconhecidos para um time que precisava reagir.

Trouxe e acertou em cheio.

No time vitorioso deste domingo, por exemplo, o Grêmio tinha Paulão, um zagueiro desconhecido vindo do Independente do Rio e do Arapiraca, de Alagoas.

Na frente dele, Vilson, zagueiro que ele buscou no Vitória, de Salvador.

No ataque, diante da ausência de Borges e André Lima, lesionados, ele não teve qualquer receio em utilizar em um jogo importante um atacante chamado Júnior Viçosa, 21 anos, estreante na tarde do Olímpico. Sabem de quem se trata? Viçosa é acidade natal de Luiz Severo Júnior. Ele veio de Arapiraca também – e foi dele o gol de empate (Montillo fez o gol do Cruzeiro), no finalzinho do período de acréscimo do primeiro tempo.

Na volta do vestiário, Renato decidiu mudar a lateral-esquerda porque precisava de mais jogadas pelas pontas. Quem ele usou? Gilson, trazido do Mirassol, do Paraná. Pois bem, foi de Gilson o lance no segundo tempo, que resultou no pênalti batido por Jonas que garantiu os três pontos.

Tem mais. No fim da partida, Renato substituiu Jonas por por Diego Clementino, trazido do América Mineiro, e que jogou até no Irã. Outro desconhecido que tem dado resposta.

Estes novatos decididos a conquistar espaço no futebol, que encaram um time com a importância do Grêmio como uma chance definitiva para se firmarem na carreira, têm formado a base com os mais experientes e levado o time à melhor campanha entre todos as 20 equipes neste segundo turno do campeonato.

Para darem a resposta adequada, jogadores com tão pouco currículo precisam chegar a um ambiente favorável e a um time bem organizado. E aí é que se confirma o grande trabalho de Renato. Ele não tem dúvidas em lançar mão destes novatos porque têm certeza de que darão a resposta, com o apoio dos outros jogadores.

Com este trabalho, o Grêmio chegou neste domingo a 46 pontos ganhos. Está encostado no rival Inter e a apenas quatro pontos do Corinthians, um dos times do grupo da Libertadores. Por isso, a torcida cantou cheia de alegria. Ela vê que o time está dando razão para ela ter esperança de conquistar uma das vagas no grupo do torneio continental.

Agora, começa a semana do grande clássico Gre-Nal. Será o momento em que os dois times vão decidir quem entra na fase final do campeonato em melhor situação na tabela.



Comentários (27)

  • Aguirre diz: 17 de outubro de 2010

    Bom texto mas tem um erro, o Diego Clementino entrou no lugar do Jonas e nao do Junior.

  • bruxo diz: 17 de outubro de 2010

    MM Perfeita crônica!!!(não é petulância minha, é entusiasmo por eu ver o mesmo jogo que o jornalista, isso aumenta o tamanho do meu ego).
    Renato tem que ser saudado, pois é uma revolução(na melhor acepção da palavra). Houve a ruptura presente nas revoluções. Quais adjetivos acompanham a recente trajetória dele: amadurecimento, estima em alta, compreensão do jogo(leitura da partida), carisma,domínio do grupo, etc… Pode até não conseguir a vaga, mas o trabalho está provado e comprovado.
    ET: Não houve impedimento no gol do Wellington Paulista.A coisa está mudando.

  • Carine diz: 17 de outubro de 2010

    GrrrrrrrrrrrrrrêmiiiiOOOOO!!!
    triiiiiicolooooooooooooooooooooooorrr!!!

    Tudo muiiiiito bom, obrigada!
    Este é o GRÊMIO que queremos!

    Mas… porem… contudo, entre tanto….
    Adilson é muito importante nesse time, nunca poderemos esquecer disso!
    ele precisa retornar logo!!!

  • stephano diz: 17 de outubro de 2010

    o clementino entrou no lugar do jonas

  • Gustavo diz: 17 de outubro de 2010

    Renato arrasando mesmo…

    So falta manda o Ferdinando e o Fábio santos embora eu não aguento mais ver isso

    Diego entrou no lugar de Jonas não do Viçosa

  • ZÉ GREMISTA diz: 17 de outubro de 2010

    AGORA NÃO RESTA MAIS NENHUMA DÚVIDA, POIS EU SEMPRE DISSE QUE O GRÊMIO TEM O MELHOR PLANTEL DO BRASIL. HOJE O TIME JOGOU CONTRA O LÍDER COMPLETO E O TRICOLOR DOS PAMPAS TEVE AS AUSÊNCIAS DO MELHOR ZAGUEIRO DO BRASIL, O MÁRIO FERNANDES, DO MATADOR BORGES, SEM O RESERVA IMEDIATO ANDRÉ LIMA, SEM ADILSON, SEM SOUZA. SÓ A LAMENTAR FORAM OS VÁRIOS ERROS DE ARBITRAGENS CONTRA O GRÊMIO, E CITANDO ALGUNS PARA REFRESCAR A MEMÓRIA DOS SECADORES: O JOGO CONTRA O VASCO NO OLÍMPICO, O GRENAL, O JOGO DO PALMEIRAS, SEM FALAR DO PRIMEIRO JOGO CONTRA O CRUZEIRO QUE TEVE UM PÊNALTI PARA O GRÊMIO E NO SEGUNDO GOL DO CRUZEIRO FOI FALTA EM CIMA DO VÍTOR. MAS MESMO ASSIM, SE NÃO GARFEAREM O GRÊMIO NO GRENAL, COMO ACONTECEU NO ÚTIMO GRENAL, O TRICOLOR VENCE E COM CERTEZA CHEGA À LIBERTADORES. O SECADORES ESTÃO APAVORADOS COM ESTA POSSIBILIDADE, POIS NA ÚLTIMA LIBERDADORES QUE ESTIVEMOS JUNTOS, DEU GRÊMIO NA FINAL E INTER EM ÚLTIMO. AÍ TERMINA A MOLEZA.

  • Sergio Thomaz diz: 17 de outubro de 2010

    Mario. Eu não esperava que o Renato fosse fazer o time do Gremio jogar. PARABENS RENATO deste orgulho de volta para nação GREMISTA.

  • PANDOLFO diz: 17 de outubro de 2010

    Tudo que escrevestes é verdade mas o Gremio não jogou bem e o Fabio Santos saiu porque o Cruzeiro estava entrando com tranquilidade pela esquerda devido a tradicional falta de marcação dele. É incrível como até o Renato insiste com o lateral mais fraco do Olimpico. Até o Neuton de lateral é superior ao Fabio Santos. Porque já não escalar o Gilson ou o Lucio ou invés de mudar no meio tempo?
    O Douglas faz passes inteligentes e com estilo mas o índice de erros de passe dele é impressionate. Hoje, por erros básicos de passe, ele criou 3 contra-ataques perigosos. Falta maior atenção ao Douglas!

  • Bartholomew Jojo Simpson diz: 17 de outubro de 2010

    CARO MARIO,
    O “SONOLENTO” PRESIDENTE DO GRÊMIO AGRADECEU AO MEIRA APÓS 0 JOGO PELAS RENOVAÇÕES DO VICTOR, JONAS E POR TRAZER O DOUGLAS.
    DEVERIA AGRADECER TAMBÉM POR ELE TRAZER UM LATERAL ESQUERDO DO AVAÍ QUE NUNCA JOGOU E JÁ FOI EMBORA; TROUXE O LEANDRO COM SALÁRIO DE SEIS DIGITOS E ATÉ HOJE NUNCA FEZ GOL; NÃO TEVE CORAGEM E VISÃO DE MANDAR O “PASTOR SILAS”, QUANDO TODOS SENTIMOS QUE NÃO DAVA MAIS, ACREDITO QUE DEVIA ESTAR DORMINDO. E DEVIA RECONHECER QUE ELE, O “SONOLENTO”, EM ENTREVISTA LANÇOU A IDÉIA DE TROCAR O JONAS PELO VICTOR DO GOIÁS.
    ALGUÉM TEM QUE RETRUCAR QUANDO ELE FAZ ESTES AGARDECIMENTOS E ESQUECE DAS BOBAGENS QUE TAMBÉM FIZERAM E QUE HOJE RESULTA NOS PONTOS QUE ESTÃO FALTANDO.

  • Ivan Lima diz: 17 de outubro de 2010

    pênalti?

  • Itamar diz: 17 de outubro de 2010

    O melhor do Grêmio disparado é o Douglas…… só não vê quem é cego….o cara joga muito, os últimos gols do Grêmio a maioria sairam do pé dele…. claro que ele vai errar muitos passes, porque ele não se livra da bola (como fazia o Tcheco), ele não é óbvio, ele não fica tocando para o lado, não fica dando passe lateral e sem produtividade….ele assume o jogo, tenta deixar os atacantes pifados na cara do gol…. tá jogando demais…..é só enxergar…..é só enxergar….

  • Juliano diz: 17 de outubro de 2010

    Pandolfo!!Vai dormir seu azedo!!!! Renato cada vez mais eternizado na história do Grêmio, poucos atletas tem esta história em um clube.

  • sylvio rocha diz: 17 de outubro de 2010

    É lider nato. Tem espirito de campêao.
    Ja teve dentro de campo. Conhece cego dormindo e rengo deitado.

  • PAULO ROBERTO ORNELAS DE LINHARES diz: 17 de outubro de 2010

    A cada vitória do Grêmio no segundo turno do campeonato brasileiro sob o comando do técnico Renato Gaúcho, mais indignado fico com o ex-técnico Silas, que demonstrou, tanto no Grêmio, como no Flamengo, não ter capacidade técnica suficiente para dirigir grandes equipes, quase levando o tricolor gaúcho ao drama de novo rebaixamento. Hoje, graças ao atual técnico, o maior ídolo da torcida, o glorioso e já chamado “Renato Gauchow”, a equipe voltou a ter a mesma raça de quando ele foi jogador, e digo mais, recuperou o espírito de luta e a garra do imortal tricolor, obtendo uma façanha muito digna, pois transformou a equipe de baixo índice técnico no primeiro turno, então comandada pelo Silas, na de melhor aproveitamento na segunda fase. Parabéns Renato, você está não só recuperou o prestígio do Grêmio, com fez mais, trouxe novamente a alegria aos gremistas, resultando no retorno ao estádio para apaudir e incentivar a aquipe.

  • koyote diz: 18 de outubro de 2010

    Sou fã do Renato, e já pedia ele na Libertadores de 2009 quando o Roth foi demitido.

    Mas espero estar enganado, torço muito para estar.

    Espero q o Renato não caia na do Silas de priorizar jogadores…

    O Vilson é um zagueiro razoável, sobre comando do Renato esta dando conta, improvisado vem dando conta do recado. Só tenho elogios a ele.

    Mas o Adilson é muito mais volante q ele, alias é um dos melhores do Brasil.

    Adilson tem q voltar!!!!

    Mario Fernandes já foi liberado pelo departamento medico, se foi liberado é pq esta ok, do contrario não teria sido liberado.

    O Mario tem q entrar no time. Quem sai? Pouco importa… o guri joga muito.

    Três medidas fundamentais para o Grêmio buscar o titulo:
    1 – Volta de Adilson
    2 – Volta do Mario.
    3 – Gilson no lugar do F.Santos.

    O senhor poderia dar uma averiguada no caso do Adilson e do Mario, para deixar mais claro e postar aqui no seu blog.

    Obrigado!!

  • Enio Medeiros diz: 18 de outubro de 2010

    Pois é! Mais uma vez com uma ajudinha da arbitragem. Desse jeito este time vai ser campeão com méritos.

  • garcia diz: 18 de outubro de 2010

    Gremio grande fase e o Inter , com time, focado no mundial, os jogadores V~EM TIRANDO O pezinho . Cade a garra da Libertadores ??? Mesmo o Inter perdendo , rodada foi-lhe excelente.. O Cruzeiro não avançou, 54 pt. Flu em casa e Corinthians só 1 pt. , Santos perdeu, e assim o colorado , que não se ajuda, ainda ficou com chances do titulo, caso resolvam jogar , o que não esta acontecendo. Time do LExotan. Renam muito mal. . Volta Pato. Estão tirando o pé como previsto. O Gremio vai de favoritaço para o Grenal. E como mudar a cabeça dos jogadores do Inter . O S.PAULO uma inhaca, quando foi de jogar a semi da libertadores virou um LEÃO. motivação É TUDO. O QUE FALTA AO INTER . Não há A minima vontade , um marasmo total. Quem sabe um Grenal mexa com os brios da turma do Beira-Rio. ja que todos ajudam ao Inter só ele não se ajuda. .

  • Imortal diz: 18 de outubro de 2010

    Renato Gaúcho ou Adriano Gabirú? Renato é mais ídolo do Inter que o Gabirú. Onde está o Gabirú? Parabéns colorados, por valorizarem tão bem os seus ídolos.

  • Érico klien diz: 18 de outubro de 2010

    E o leandoro, quando vai embora, tomara q o Souza aprenda, fale menos e jogue mais. O gremio deveria pedir indenização para Silas pelos danos causados…

  • LÊ diz: 18 de outubro de 2010

    MARIO MARCOS, OLHA SÓ, O ALECSANDRO RECLAMANDO DA FALTA DE RECONHECIMENTO, SE EU FOSSE UM AMIGO PRÓXIMO, EU DIRIA PRA ELE OLHAR NA CONTA SALARIAL, OU ASSISTIR JOGOS DO INTER COM SEUS COLEGAS DE POSIÇÃO, EU ASSISTI O JOGO CONTRA O SANTOS, O ILAN É POR VEZES E VEZES MELHOR QUE O ALECSANDRO, CHUTES AO GOL, CORTA LUZ, DRIBLES E MAIS EXPLOSÃO NA ARRANCADA DO QUE O ALECSANDRO, ESSAS QUALIDADES SÃO MÍNIMAS, TRATANDO QUE ILAN NÃO É ‘O CARA’, MAS É MELHOR QUE ALECSANDRO A NÃO SER NA CONTA BANCÁRIA, E NÃO RECLAMA, ATÉ NA BARREIRA ESSE CARA É INÚTIL, OLHA NO SEGUNDO GOL DO FLAMENGO!

    SAUDAÇÕES DE MAIS UM COLORADO, CAMPEÃO DE TUDO, MENOS SECOND DIVISION…

  • Marco diz: 18 de outubro de 2010

    MM: O problema para quem vem de trás na tabela de classificação não é só ganhar, mas torcer para que os que estão na frente comecem a perder rendimento. Veja ano passado: nas últimas 10 rodadas, o Flamengo que tava em 10º e 12 ptos atrás do líder Palmeiras, fez 25 em 30, enquanto o Palmeiras fez 8 ptos nos mesmos 30 ptos. Tanto que não chegou nem na Libertadores, sendo ultrapassado por Cruzeiro, Inter, São Paulo, além do próprio, Flamengo, claro.

    O Grêmio tem que torcer para que se repita a estória nesse ano: que Flu, Corínthians, Cruzeiro, Atlético/PR e Botafogo percam o fôlego nessa reta final. Em termos de Libertadores, Santos e Inter não contam, mas em termos de título, o Grêmio teria que secar também esses dois…

    Obs.: vejo quase todos os espaços esportivos exaltando a marca recorde do Jonas, comparando com artilheiros tricolores do passado. Mas não acho justo fazer essa comparação sem que se ressalte que os campeonatos no passado tinham fórmulas de disputa diferentes e por conta disso, o Nº DE JOGOS eram diferentes, por isso o mais correto seria toda vez que se dissesse que o Jonas fez XX gols que também se dissesse em quantos jogos disputados, para aí o leitor/ouvinte/telespectador ter uma noção na comparação com o pessoal do passado, como o Fabri, Pitbull, Paulo Nunes, Zé Alcino, Renato, Baltazar, André Catimba, etc.

  • camargo diz: 18 de outubro de 2010

    A rádio gaúcha comprovou e disse: “- O INTER SÓ TEM UMA PREOCUPAÇÃO. ATRAPALHAR A AMBIÇÃO, os planos DO gRÊMIO”. VEJAM SÓ, quanta contradição dos moranguinhos. Preocupados com o Grêmio, a possível chegada na Libertadores. Pois, o Grêmio vai continuar jogando o seu futebol, fazendo gols fora e no olimpico, coisa que o Inter não consegue fazer a cinco jogos fora de casa. Pasmem, além de perderem as cinco partidas que jogaram fora de casa, ainda não conseguiram fazer nem um gol. É, os moranguinhos deveriam se precoupar com Eles, com a “bolinha murcha mDeveri

  • jose luiz diz: 18 de outubro de 2010

    GREMIO CAMPEAO 2010 (GAUCHO)

  • Eduardo M diz: 18 de outubro de 2010

    A imprensa gaucha dá mais uma demonstração de total desapego com a informação precisa. Se houver um claro erro de arbitragem a favor do time gaucho , TODOS VOCES passam em branco pelo assunto.

    O Cruzeiro era para ter ganho o jogo ontem. Fez 2×1 limpo e foi assaltado dentro do Olimpico.

    Se fosse ao contrário , vocês estariam somente falando nisso hoje.

    UMA VERGONHA A IMPRENSA GAUCHA

  • cesar roberto oliveira da silva diz: 18 de outubro de 2010

    Eduardo M(esse M é o que eu estou pensando?) Tu és um baita cara de pau. O teu timeco já ganhou LA e Sulamericana com erros de arbitragem!

  • koyote diz: 19 de outubro de 2010

    Esqueces-te da Copa do Brasil de 92 com pênalti inexistente.

    Se fosse contar os equívocos da arbitragem, o jogo seria 4×2 para o Grêmio.

Envie seu Comentário