Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2008

Exclusivo: Há esperança para a Humanidade

31 de julho de 2008 14

Divulgação

Amigos, a imagem que publico aqui não é montagem, embora muitos custarão a acreditar. A foto foi feita agorinha há pouco, lá na Guitarland, e representa um fato da mais alta relevância.

Nosso beato da causa da paz, o novo Bob Geldof, Rodrigo Daca promoveu uma aproximação histórica entre duas legendas em constante choque. Eis aí o serelepe, o paladino do pop ilhéu, Jean Mafra (vocalista do Samambaia Sound Club), também conhecido como Boy George Mané (segundo este que está ao seu lado na foto), e a referência máxima da doutrina punk da Ilha, o incorruptível Dominguinhos “Vovô”, do Porno de Bolso. Lembram que na sexta passada nosso Domingos esconjurou esta Contra sobre a possibilidade de uma parceria entre o Mafra e o Zimmer (dos Ambervisions)? Rapaz ficou tão incrédulo que quase escreveu um epitáfio nos comentários deste blog.

Mas eis que temos Daca, o Pastor da Boa Vontade, o verdadeiro Filho do Páiiii (segundo o Inri) para subverter as previsões catastróficas do historiador Eric Hobsbawn em A Era dos Extremos. Exatamente uma semana depois, Daca começa de forma histórica a sua “galeria de notáveis” da sua loja (veja no blog da Guitarland) e assim dá um exemplo aos líderes mundiais de que sim, é possível construir um mundo mió. Ainda que o sorriso da dupla esteja um tanto quanto amarelo. Porque se há algo em comum entre esses dois aí é fazer pose…

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Não contavam com a Contracapa?

31 de julho de 2008 9

Salve, amigos, em primeira mão para os leitores do Blog a abertura da minha coluna Contracapa de amanhã, onde anunciamos as atrações para a festa de 2 anos da Contra, dia 30 de agosto, lá na Célula!!!

A bomba entrou em contagem regressiva para mais uma explosiva festa movida ao combustível musical de alta octanagem que para celebrar mais um ano a serviço da cultura pop. Dia 30 de agosto, na Célula (Bairro João Paulo), vamos recarregar os cilindros para mais 365 dias que se avizinham. A nova edição do balacobaco da coluna é uma realização do Diário Catarinense, com promoção da Atlântida. A Insecta Cultura Independente assina a produção e com apoio da Célula Cultural. Mais uma vez apresentamos ao público da Contracapa um esboço desta efervescência que toma conta com cenário cultural local. Daí o conceito que o artista plástico, músico, intelectual orgânico e mutante lisérgico Peter Gosweiller empregou no cartaz da festa e também na série de painéis que fará parte de uma exposição temática. Ao longo das próximas semanas ofertaremos ingressos e algumas surpresas. Portanto, é com indisfarçável orgulho que anunciamos as atrações da festa Contracapa Ano 2:

FOTO 3 DIVULGAÇÃO
* Os Pistoleiros: Tal qual na edição anterior, a Contra promove um revival e traz para uma apresentação exclusiva a seminal banda de folk-rock catarinense, que influenciou o cenário independente nos anos 1990 com seu emblemático EP Não contavam com Os Pistoleiros, cuja faixa de trabalho foi eleita como uma das 50 músicas mais influentes do rock brasileiro nos últimos 10 anos pelo site Senhor F. Diógenes Fisher (guitarra e voz), André Göcks (guitarra e vez), Marco Túlio (acordeão/teclado), Xando (bateria) e Alex Piu-Piu (baixo) estão de volta para promover um reencontro cartático com seu saudoso e devoto público.

FOTO 4 DIVULGAÇÃO
* WW Diablo: Pela primeira vez nos palcos do Planeta, o combo rockabilly chicano WWDiablo mostrará enfim as suas credenciais. Banda formada na Ilha, tendo à frente o Márcio Galináceo (guitarra), o ilustrador Samuel Casal (guitarra), Beto Fonseca (batera) e Baboo (baixo), despertou a atenção de curiosos de outros países pela temática fake do grupo de mariaches mantidos presos pela imigração norte-americana numa cadeia em El Paso e que para pagar a fiança resolveram formar um grupo de rock. No Myspace, eles se apresentam como Pollo de Las Dolores, El Patron, Pancho Garcia e Chino Montillo. Rock nervoso, com uma visceralidade que celebra o escracho nas letras e amparada por um coreto de metais. Pura descarga…

* Clube da Luta All Stars: Projeto que reúne bandas da Ilha e que sacudiu o cenário pop/rock local praticamente dividiu o mesmo berçário da coluna Contracapa, surgindo em 2006 e que nesta edição da festa se reúne através de uma super-banda formada por músicos dos grupos associados à agremiação sonora para executar ao vivo a coletânea do Clube da Luta, que será lançada em outubro.

* Punktum: O produtor e militante da Nova Ordem Tiago Franco virou uma grife na cena cultural de Florianópolis. Suas festas itinerantes e periódicas (Devassa, Rocket, Plastique e Rave Metal) resultam num verdadeiro case de sucesso ao reunir as diversas tribos urbanas sintonizadas com vanguarda pop. Seus projetos serviram de plataforma para o lançamento de artistas sintomáticos, como Bonde do Rolê e o atual movimento electro-rock catarinense. Sob o codinome Punktum, Tiago promove também verdadeiros arrebatamentos nas pick-ups.

* Os Seletores do Caos: Signatários do Conselho Jedi da Contracapa, os jornalistas Dorva Rezende, Marcos Espíncola, Fábio Bianchini, Emerson Tomate Gasperim e Ulysses Dutra se encarregarão também de fazer o clima ferver na pista da Célula.

E sob as bençãos do Santo Lama Tosh, até o dia 30 de agosto, caros Contrariados!”

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Lenzi Brothers adestra a cachorrada!!!

31 de julho de 2008 4

Rafa Weiss, do Mundo 47, trouxe a boa nova da semana, que foi a merecida e legítima escolha da banda Lenzi Brothers (Balneário Camboriú/Lages) para representar Santa Catarina no show que a banda Cachorro Grande fará nesta quinta-feira, em Porto Alegre, no encerramento do reality show Cachorro Grande: Em Busca da Fama, produzido pela MTV. Durante o mês de julho, a banda gaúcha percorreu o Estado conhecendo os cenários roqueiros da Nova Ordem que está agitando Santa Catarina. E a escolha da Lenzi simboliza isso, a crescente e legítima chegada do rock catarinense. E todos os demais participantes podem se sentir orgulhosos disso, pois além de estarem no programa, verão que a escolha foi justa e que representa um pouco também de tudo aquilo que eles apresentaram (Epopéia, Repolho, Aerocirco, Maltines, Rockpictureshow e Parachamas).

A escolha dos Lenzi nos dá a segurança de que seremos bem representados. Trio na orelha dos magrões então! Viva Santa Catarina, Porra!!!!

 

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Mó loucura!!!

29 de julho de 2008 0

Pire aí no clipezinho do cantor folk-freak Devandra Banhart, que traz a atriz e pitchula Natalie Portman, que também é bem louquinha e por isso embarcou nesta viagem Boollywood. Carmesita é a primeira faixa do último disco do psicodélico artista, Smokey Rolls Down Thunder Canyon. Aliás, eu já sonhei de tudo com a Natalie Portman, agora em forma de povo é muita freakolagem do Devendra… Lóki!

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Kanye West no TIM Festival...

29 de julho de 2008 4

Faço aqui a minha mea-culpa. No final das contas até que o Noel Gallagher, do Oasis, tinha uma boa dose de razão quando questionou a invasão rapper no festival de Glastonbury. E o nosso TIM Festival (tudo bem esse é bem mais eclético e não eminentemente rock) anunciou hoje mais uma atração da edição deste ano do evento: o produtor e rapper norte-americano Kanye West.

O “mano gringo” junta-se ao Gogo Bordello, ao National, ao Klaxons, The Gossip, MGMT, Sonny Rollins e Stacey Kent. Até que não está tão insosso assim quanto apontaram alguns críticos, mas ainda esperamos por alguma boa surpresa e ela atende pelo nome de Amy Winehouse. Embora, na atual situação, seria realmente uma `boa` surpresa?

 

Mas vai aí um mashup com o Kanye (porque eu achei melhor que o original, oras!!!)

 

 

 

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Caraslização

29 de julho de 2008 4

Dias desses me chamaram de reaça porque eu disse que a liberdade de imprensa neste país é algo tão verídico quanto um conto de fadas. Aliás, o jornalismo hoje virou um conto de fadas, uma espetacularização, onde artistas sem formação, verdadeiros palhaços de ópera de bufa se escondem por trás do registro jornalístico para promover espetáculos patéticos ao meio-dia. Isso é falsidade ideológica. Coitado do Palhaço!!! É o efeito da “caraslização”, como diria o mestre Tomate, onde o culto à imagem toma lugar do interesse público da notícia. O jornalista é a notícia. A sua unha encravada é a manchete. Em alguns casos, como Hunter S. Thompson, esta subversão do jornalismo teve a sua utilidade, mas claro sob uma perspectiva crítica, interpretativa de despertar no leitor e cidadão em geral as mazelas da vida. Mas não, tudo se torna videoshow neste espetáculo patético ao qual figurinhas pedantes emprestam indevidamente o rótulo do jornalismo. E isso está na tevê, seja no café da manhã, no almoço indigesto e no fim do dia, no jornal que abrimos todos os as manhãs.

Carlos Eduardo Locatelli, jornalista blumenauense e radicado há dois anos na França, sempre acompanha pela internet os jornalis brasileiros. De lá ele fez uma comparação entre as reportagens mais lidas de veículos nacionais, incluindo este DC, O Globo e a Folha de São Paulo, e do periódico Le Monde. Somos aquilo que lemos, e lemos aquilo que nos sugerem. Daí, o que eu credito à grande mídia a maior cota de responsabilidade nesse processo de precarização do jornalismo. Acabaram levando a sério demais a nova ordem de “condensar o que é interessante com o que é importante”. Virou circo. Alguém quer dar banana aos micos?

 

* As mais lidas nos sites do DC, O Globo e Folha on Line:

1. Globo relança `A Favorita` com Flora como assassina; informa Daniel Castro
2. Quase 15% das grávidas usam abortivos, diz estudo
3. Banana terá de ser vendida por quilo no Estado de São Paulo
4. Zapping – Melancia dá piti e ameaça não gravar com Eliana
5. Saiba o que vai acontecer nas novelas da Globo nesta terça
 
 
O que me fez comparar com as 10 mais lidas do Le Monde:
 
 
1) “EUA colocam no ar novo formulario de entrada em seu territorio”
 
2) “Cuil, o motor de busca que pretende destronar o Google”.
 
3) “Quando “Charlie Hebdo” não faz mais rir” (obs: Charlie Hebdo é uma espécie de `Pasquim` dos jornais franceses)
 
4) “Dirigentes de Alcatel-Lucent pedirão demissão”
 
5) “A democracia na oposição: a réplica das pessoas proximas de Segolene Royal”
 
6) “Ser solteiro e querer adotar um filho  antes de tudo se virar sozinho”
 
7) “Securité Sociale: as seguradoras de saude serão obrigadas a ajudar a pagar a conta”
 
8) “OMC: Sarkozy intriga seus parceiros europeus”.
 
9) “Anistia Internacional: os JO são um pretexto para a repressão na China”
 
10) “Affaire Tapie: Estado não recorre da sentença”.

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Que a paz este convosco!

29 de julho de 2008 4

Peter Gossweiler executa sua versão acústica e caótica de uma ode à paz, durante a última edição do Festival Música Livre, no TAC. Feche os olhos e ouça… Muito bom!!!

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Gonga na orelha!!! Bora lá!

29 de julho de 2008 1

Koostela, Divulgação

GRANDE ESTRÉIA DA SEMANA – LA GONGA – O SHOW DE CALOUROS DA ZULEIKA!

 

A diva trash Zuleika estréia nesta terça, no Blues Velvet, a sua infame versão para o consagrado formato de entretenimento popular brasileiro e, de quebra, volta a cantar em show inédito.

 

             Sim, sim! Pensaram que ela não soltaria mais a voz? Síndrome de Marina Lima? Nada disso! Zuleika preparou um show inédito com versões de clássicos que fizeram o povo de Floripa ficar de cabelo em pé ao ver a traveca cantando há tempos atrás. Coisas como Metallica, Nirvana, misturadas com Gershwin, White Stripes, Kylie Minogue e, é claro Rogério Skylab e o amigo Emílio Pagotto. Quem acompanha ela dessa vez é a banda oficial do seu novo show (de calouros): os Gongo Boys.

            O nome não podia ser outro, afinal o show da vez é o LA GONGA, última estréia que encerra a nova programação das terças feiras no Blues Velvet, junto com o consagrado ZOOLÓGIKA; a encarnação radiofônica da macaca, RÁDIO ZULEIKA; e a sua versão mais intimista, grotesca e performática, A CASA DA BONECA BIZARRA ( show que vem com um super plus; a série em vídeo, homônima e dirigida por Renato Turnes, disponível no youtube http://www.youtube.com/watch?v=d1hEZksKXvA )

            LA GONGA, diferente do Zoológika que se propõe a tecer ácidas versões para o entretenimento de massa, é uma sincera homenagem a uma das mais legítimas manifestações culturais brasileiras, gostem ou não, o show de calouros; eternizado por figuras como Chacrinha e Sílvio Santos. Fora da Rede Nacional de Televisão, amotinado no Blues Velvet o formato cresce em despudor e animação. E, ao passar pelas mãos nervosas de Zuleika, com certeza, não será o mesmo show daqueles sábados a tarde, quando o bacalhau da Elke Maravilha voava pelos ares; ou dos domingos a noite quando os lírios do Pedro de Lara enchiam a tela e a Araci de Almeida sentenciava: “paga dez paus e manda pra casa!”

            Mas os calouros estarão lá, os jurados e apresentadora irreverente; que perde espaço para a atração principal da noite: um cruel gongo, que pode ser tocado por qualquer um, a qualquer momento!

            O show terá edições mensais, até novembro. Em dezembro será a grande final; os cinco finalistas participarão de um DVD especial do LA GONGA e o grande vencedor ganhará, além da participação no DVD, um modelito exclusivo do estilista Enéas Neto, que assina atualmente todos os figurinos de Zuleika.

            Então vamos aos grandes nomes desta terça: os Gongo Boys, que acompanham Zuleika no seu rock show de abertura, além dos calouros, são: Rick Boy Slim (o recém papai, na guitarra), Danilo (que acompanha o Rick na sua jornada “bluesêra”, no baixo), Motcho (da banda “Zuleika e Os Confirmados”, na bateria).

            O honorável e pra lá de crítico corpo de jurados, é composto pelo jornalista, o homem da Contracapa, Marcos Espíndola; o escritor Fábio Brugmann; a dançarina do grupo Cena 11, Karin Serafin; o ator e diretor, sócio da Vinil Filmes, Renato Turnes e o publicitário Ricardo Tromm.

            E as grandes atrações da noite, os calouros: Loli Menezes (cineasta), Grazi Meyer (atriz do teatro de 5ª), Eve Nunes (jornalista), Billy Sá (estudante de jornalismo) e Nando Schweitzer (ator e diretor de teatro).

            Ah, e o cartaz exclusivo, foi feito pelo premiado cartunista, Koostella.

            Ou seja, imperdível!

 

SERVIÇO

 

O QUÊ: LA GONGA – O show de calouros da Zuleika

ONDE: Blues Velvet [pedro ivo 147. centro]

QUANDO: terça – 29/07 – 22h

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Promo Você vai com a Nação Zumbi

29 de julho de 2008 0

Leitor do Blog do Marquinhos jamais decepciona. A turma anda afiada mesmo e respondeu na chincha a nossa pegadinha na promoção que levará dois internautas para o show do Nação Zumbi, nesta quinta-feira, no John Bull Pub, na Lagoa da Conceição.

Perguntamos “o que há em comum entre as bandas Nação Zumbi e Soulfly, do ex-Sepultura Max Cavalera?”

Resposta: Lúcio Maia, guitarrista da Nação, que participou do primeiro disco, homônimo, do Soufly (1998), grupo liderado por Max Cavalera. Maia gravou o disco sob o pseudônimo Jackson Bandeira. E como lembrou um dos nossos contemplados, o Soufly retribuiu a gentileza gravando Sangue de Bairro para o CD Afrociberdelia, do Chico Science e Nação Zumbi.

Então, eis os nossos ganhadores:

Lucas (13h59min)

Fábio Dubas (14h07min)

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share

Célula agora virou balada naturista!!!

28 de julho de 2008 5

1º Festival Bicho Solto, agora todas as sextas-feiras, na Célula!!! Tão rindo, é? Quero ver a hora que o Galináceo e o Zimmer resolveram ficar pelados…

 

Recadinho do Jean Mafra abaixo:

nesta sexta-feira: samambaia sound club + missiva + coletivo operante no clube da luta. na célula. a partir das 23. quem chegar antes paga menos.
 
p.s. leve sua camêra e registre tudo - sempre tem alguém pelado no palco da célula!!!
p.s. 2 banner pirata de minha autoria.
p.s. 3 a última aparição da ssc em palcos foi a quase um mês…
p.s. 4 dia 1º, nesta mesma sexta, o myspace brasil disponibiliza o ep de remixes da samambaia sound club (outra sugestão: remixes) para seus acessantes. ainda assim, aos curiosos, já disponibilizamos naquele endereço uma das faixas do disco, d.m.l.u. (superpose remix)… vá lá: www.myspace.com/samambaiasoundclub.
N.B: Alguém tem dúvida de quem pagará rabeta nesta sexta??? Vou até convidar o Domingos…

Postado por Marcos, Floripa

Bookmark and Share