Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Garimpo bom!

23 de março de 2010 0

O site Rock SC, a videoteca da música catarinense, contabiliza seis meses de atividade com a marca histórica de mais de 200 vídeos em seu acervo. Vivas para o abnegado jornalista Alexandre Gonçalves, que muito além de apenas receber vídeos, promove um verdadeiro garimpo no meio musical catarinense. É indiscutivelmente hoje o maior acervo para pesquisa sobre a nossa música. Pense em alguma banda daqui. Pensou? Então duvido que você não a encontre no www.rocksc.com.br. Se não encontrar, ele achará para você! Temos que comemorar, pois trata-se de uma das mais importantes trincherias da nossa música.

A inspiração para a criação do Rock SC veio do conceito e, sobretudo, da simplicidade de sites como o BeatlesTube, StonesTube e ElvisTube. Ou seja, o site reúne num único endereço os vídeos de bandas de rock de Santa Catarina. Sócio na agenteinforma (www.agenteinforma.com.br), Gonçalves conta que o “clique” para a criação do site veio da observação no aumento na produção de clipes e na iniciativa de bandas como a Liss, que deixou um link de um vídeo no Coluna Extra (www.colunaextra.com.br), também editado por ele, e Rodrigo Daca, que lançou seu trabalho mais recente através de clipes semanais. “Além de divulgar clipes recentes, o Rock SC também publica clipes antigos de bandas como Expresso Rural, Tubarão, Bandeira Federal, o que acaba sendo um grande barato para mim porque cresci na época em que essas bandas eram as referências do rock no estado”, afirma. 

Junto com a publicação dos vídeos, os posts do Rock SC trazem sempre o link para um endereço da banda na internet, que pode ser o site oficial ou até mesmo uma página no MySpace, a rede social mais popular entre os músicos. Eventualmente, quando necessário, uma nota do editor é incluída para esclarecer ou situar o visitante sobre o vídeo ou o artista. “Considero o link para as bandas como a parte principal do meu trabalho no Rock SC porque transformo a lista de bandas, mais de 200 atualmente, num grande catálogo com bandas de todos os estilos, para todos os gostos e de vários cantos do estado”, festeja o criador do site. “O mais importante é que o Rock SC chegou para fazer parte de uma engrenagem de apoio e divulgação da música feita em Santa Catarina”.

A atualização do Rock SC é feita a partir de pesquisa em sites, blogs e Twitter, mas também e, principalmente, com a participação efetiva das bandas que enviam links de vídeos no YouTube pararocksc@agenteinforma.com.br ou preenchem o cadastro disponível em http://tinyurl.com/cadastro-bandas-sc. As novidades do Rock SC podem ser acompanhadas via Twitter, seguindo o endereço http://twitter.com/rock_sc.”

Bookmark and Share

Envie seu Comentário