Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Caravana sonora...

24 de março de 2010 0

Segue o servição do Itaú Rumos, que começa nesta quinta-feira. Lembarando que ainda nesta quinta-feira tem a festa do projeto Sambacana Groove, lá na Célula, reunindo todo o povo do evento.

“A cena musical na capital de Santa Catarina e as políticas públicas nesta área são os temas principais do debate que uma equipe formada por membros do Itaú Cultural, músicos, produtores e jornalistas leva à cidade, em parceria com o projeto 12:30; o evento faz parte da divulgação dos editais do programa Rumos que abriu as inscrições em Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro

Nos dias 25 e 26 de março (quinta-feira e sexta-feira) o Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina recebe a Caravana Rumos 2010 que leva à cidade debates sobre a cena musical e suas políticas públicas, apresentação de documentários e um laboratório de experiências e ações inovadoras. O evento é uma parceria com a Universidade de Santa Catarina, e o Projeto 12:30, realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, integrando as comemorações dos 50 anos da universidade.

Com foco em música, trata-se de uma das viagens que levam equipes do Itaú Cultural a todas as capitais do Brasil até o final deste semestre para informar sobre o os editais do programa Rumos, edição 2010 _ Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro, cujas inscrições vão até 30 de junho (com exceção de Literatura, que as encerra em 31 de julho). Em Florianópolis, esta caravana conta com a presença de Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do instituto. “Vamos envolver os participantes em uma discussão sobre as políticas públicas, ou a falta delas, na área da música”, explica ele.

Segundo o jornalista Israel do Vale, que vai mediar as mesas de debates com Natale, a passagem do Rumos Música por Santa Catarina está cercada de boas expectativas, já que integra as comemorações de 50 anos da UFSC, iniciadas esta semana. “Mas também porque tende a ser um marco, em um momento riquíssimo de mobilização e articulação do meio, que é fruto justamente do esforço coletivo da rede de parceiros envolvida.”

Além da UFSC, o evento conta com a Universidade do Estado do Estado de Santa Catarina (UDESC), única com curso de música no Estado; do coletivo Insecta, e, entre outros, do Sconectada, fórum de coletivos de música que fez ontem um giro intensivo por cidades importantes do interior do estado (como Iatajaí, Camboriú e Joinville), entre outros, para mobilizar representantes da cadeia produtiva da música para o evento.

Reflexão conceitual

Outro tema a ser tratado nos debates é o próprio conceito do Rumos Música. Os debatedores vão se debruçar sobre o projeto para discutir questões diversas que acompanham a evolução do próprio programa na medida em que este estabelece intercâmbios entre músicos, produtores e artistas.

O assunto deve desembocar em uma reflexão factual: a baixa participação de Santa Catarina no histórico destes editais. “Por que isso acontece?”, questiona o jornalista Israel do Vale, que divide a medição dos debates com Natale. “Não há coisas relevantes sendo feitas no Estado? Os produtores e artistas não conhecem as oportunidades ou não sabem nem conseguem posicionar o seu trabalho fora do Estado?”, provoca.

Os temas das mesas são Circulação Regional, Difusão e Cooperativas de Música _ A Experiência de São Paulo com 1.500 Associados (veja a programação abaixo). Elas contam com os seguintes debatedores: a gaúcha Dedé Ribeiro, dramaturga e jornalista; os paranaenses Beth Moura, produtora cultural, e Abonico Smith, jornalista e produtor cultural; o brasiliense residente em São Paulo Carlos Zimbher, cantor, curador musical e diretor da Cooperativa de Música; a cantora paulistana Janine Durand; o santista residente em Santa Catarina, Marcos Espíndola; e a jornalista catarinense Fabiane Tomaselli.

Vídeos e show

Além dos debates, está programada a apresentação do DVD que é resultado do Rumos Música 2007/2009, com show do grupo catarinense Cravo da Terra _ um dos selecionados naquela edição do programa _ realizado no Itaú Cultural em 2008. A banda também realiza espetáculo no dia 25, às 21h.

Cravo da Terra tem na pesquisa da música tradicional do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil a base de suas composições e de seus arranjos. Seus cinco integrantes utilizam instrumentos de sopro, corda e percussão e, em busca da simplicidade e da delicadeza, convidam o público para uma viagem pela música brasileira e por uma verdadeira experimentação de gêneros musicais.

Criado em 2000, o grupo tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora, assim como pela poesia destilada em suas canções. O começo de sua história, em bares e cafés da cidade de Florianópolis, rendeu arranjos preciosos de clássicos da MPB.

Na mesma ocasião será exibido, ainda, o documentário Rumos_Brasil da Música 2004/2005, uma coletânea da cartografia musical brasileira realizada durante estes dois anos e que conta com a participação dos músicos Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Leandro Carvalho, Chico Correia, Orquestra Popular do Recife, Leandro Braga, Lilissacar, Regina Spósito, Pexbaa.

Caravana Rumos

Os quatro núcleos que estão com editais abertos neste ano (Música, Literatura, Pesquisa, e, pela primeira vez, Teatro) formaram equipes com profissionais, estudiosos, jornalistas e pesquisadores de suas respectivas áreas e com elas visitarão todas as capitais do país. A caravana começou por Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB), com foco em literatura. Segue, com este viés, para São Luis (MA), Aracaju (SE), Brasília (DF) e Florianópilis (SC).

A caravana focada em música começa por Florianópolis (SC) e prossegue por Vitória (ES), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) e Macapá (AP). Teatro passa por Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Natal (RN), Curitiba (PR) e Teresina (PI). Os destinos com foco em pesquisa são Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Além de debater questões relacionadas com a sua área e a cena das cidades visitadas, em paralelo, as equipes divulgam os novos editais do Rumos Itaú Cultural. Parte das ações permanentes da instituição desde 1997, o programa Rumos fomenta a produção artística e intelectual do Norte ao Sul do país.

Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, em 13 anos o Rumos soma aproximadamente 20 mil projetos inscritos, com o apoio ao desenvolvimento de cerca de 900 projetos em Arte Cibernética, Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música e Pesquisa Acadêmica. Levou a obra dos selecionados a mais de 2 milhões de pessoas em todo o país, (sem contar o público atingido pelos seminários e demais ações das itinerâncias do programa). As obras selecionadas foram divulgadas, ainda, por mais de 310 emissoras de rádio e televisão parceiras.

Durante o período de inscrição, em 2010, serão realizadas palestras, debates e oficinas em todas as capitais brasileiras. Para saber mais sobre o programa acesse: www.itaucultural.org.br/rumos . O programa também mantém um blog com notícias: http://www.itaucultural.org.br/blogdorumos.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, o Projeto 12:30 apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro, nas versões ao ar livre na Concha Acústica e na versão acústico, quinzenalmente, no Teatro da UFSC.

Criado em 1986, foi a partir de 1993 que os shows passaram a ser realizados semanalmente na praça central do campus, a Praça da Cidadania. A cada ano, em cerca de 60 shows, mais de 300 artistas se apresentam para um público estimado em 20 mil pessoas. Em 1999, o Projeto gravou um CD com composições próprias de doze grupos locais e neste ano teve aprovado seu projeto para captação de recursos e gravação de um novo CD. O trabalho deverá privilegiar o formato acústico.”

PROGRAMAÇÃO

Dia 25/03 – quinta-feira

* 12h30min – Vídeo: Programa Rumos Música 2007/2009 _ Cravo da Terra (30′)

* 13h – Documentário: Rumos_Brasil da Música 2004/2005 (45′)

* 17h – Debate: Circulação Regional. Com Dedé Ribeiro (RS), Beth Moura (PR), Guilherme Zimber (SC), e mediação de Edson Natale.

* 19h – Debate: Difusão. Com Marcos Espíndola (SC), Abonico Smith (PR), Fabiane Tomaselli (SC) e mediação de Israel do Vale

* 21h – Show: Cravo da Terra

Dia 26/03 _ sexta-feira – Laboratório de Experiências e Ações Inovadoras

* Das 14h às 17h: As Redes Associativas da Nova Ordem Digital. Com Espaço Cubo; Fórum Permanente de Música; Música Para Baixar; SConectada

* 17h – Debate: Cooperativas de Música _ A Experiência de São Paulo com 1.500 associados. Com Carlos Zimbher (SP) e Janine Durand (SP), mediação de Israel do Vale

Local: Teatro da UFSC. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.

Contato DAC: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br.

Entrada franca

http://www.dac.ufsc.br/institucional_espacos_culturais_teatro.php

Bookmark and Share

Envie seu Comentário