Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Fim-de-semana em São Paulo

17 de agosto de 2008 31

Não vou mentir: São Paulo nunca foi uma cidade fetiche pra mim. Mas, nesse final de semana, tirei o chapéu. O clima ajudou. Sábado e domingo de ar limpo e céu azul, sem uma única nuvem. A temperatura chegou a 30 graus. Em agosto! E a varredura que fizeram nos outdoors e cartazes publicitários fazem a diferença. São Paulo está bonita. Ou eu é que estava de muito bom humor. 

*

Cheguei sábado às 11 da manhã. Depois de me instalar no hotel, uma amiga me buscou pra almoçar no Maní, restaurante da Fernanda Lima e da chef Helena Rizzo, um lugar superinformal e ao mesmo tempo charmoso, no Jardim Paulistano. Não é barato, mas compensa. Comi um peixe divino e o papo foi ótimo – amizade de muitos anos, isso tem uma valor incalculável. O lugar está bombando, lá estavam o estilista Alexandre Herchcovitch e a atriz Laura Cardoso.

 

*

De lá seguimos pra Bienal do Livro. Megaespaço. Fico feliz de ver que a literatura começa a ser mais valorizada. Estandes gigantescos e grande movimentação. Apareceram leitores fiéis aqui do blog (Keila, finalmente! Isabela, lembro sim). E outros, e mais. A minha amiga e escritora Stella Florence também pintou, com Eduardo Haak, que escreve em seu (blog? site?) uns textos muito politicamente incorretos, mas necessários, transgressores, excitantes, divertidos e paro por aqui, porque sei que ele não gosta de nenhum desses adjetivos.

 

*

À noite, jantei num restaurante que se diz especializado em carnes argentinas. Hummm. Já comi picanhas melhores, em casa! A Christiane Torloni estava lá. Muy bella.

 

*

Dia seguinte, domingão de sol, fui me encontrar com uma turma de amigos gaúchos que vivem em São Paulo há muitos anos. Almoçamos juntos num clube perto da Consolação. E mais uma vez, repito e canso vocês: quem não fez amigos, não teve por sua vida nenhum respeito. Conversamos e rimos à beça! 

*

Eu queria ter visto a exposição sobre Bossa Nova na Oca, e queria ter visitado o Museu da Lingua Portuguesa, e a exposição sobre Machado de Assis… mas passei um final de semana à toa, ao ar livre, pegando sol com uma gente muito querida. Perdi? Ganhei? Não importa. Me diverti!

*

Para Mariana, de Fortaleza: sim, a frase “Não fale, não conte detalhes…” é minha. Essa que você leu no Orkut. 

*

Pra quem não é de São Paulo: o lançamento do Doidas e Santas acontecerá em Porto Alegre dia 30 de setembro e em seguida no Rio, ainda sem data marcada (possivelmente em outubro ou novembro). Se houver sessão de autógrafos em outras cidades, avisarei.

 

*

Hoje à noite, se tudo der certo, assistirei a uma palestra do Wim Wenders. Meu Deus, Wim Wenders!! Diretor do Paris, Texas. O último filme que vi dele foi Estrela Solitária, com Sam Shepard fazendo o papel de mais um outsider buscando sentido pra vida. Irresistível.  

 

*

 

Depois conto. Beijos!

 

 

 

  

 

 

   

Postado por Martha Medeiros

Comentários (31)

  • Julie diz: 18 de agosto de 2008

    Wim Wenders, sim MEU DEUS !!!!
    Aproveita muito esta palestra Martha !!!
    …. e pensar que há alguns anos atrás quando decidi largar tudo e correr atrás do meu sonho Europeu, costumava dizer que o Wim Wenders me encontraria ali, na estação de trens de Colônia e de uma hora para outra estaria eu, “dentro” de uma de suas tantas estórias….
    Ok, é claro que isso era dito assim, como que para justificar a fuga, mas bem que teria sido interessante !!!

    Beijos

  • Jully Fernandes diz: 18 de agosto de 2008

    Oi Martha. Sempre que menciono meu amor por São paulo, as pessoas não entendem – principalmente por eu morar na região de Florianópolis. Mas sou vidrada em SP, adoro as possibiliddes que se tem qdo se vive numa cidade onde as coisas acontecem de fato. Sou encantada e assim que puder, troco a monotomia de Floripa pelo estresse de Sampa.
    Bom, espero que faças lamçamento do livro em terras catarinenses. Aguardo ansiosa pelo livro. Beijo grande.

  • Roberto Schultz diz: 18 de agosto de 2008

    Machado de Assis e Aluísio Azevedo, dos “antigos”. Dos “novos” estarão Moacyr Scliar; Charles Kiefer; Altair Martins; Menalton Braf; Hélio Pólvora; Carlos Heitor Cony; João Anzanello Carrascoza; Antônio Calloni (ator da Globo e escritor); Hélio Pólvora; Miguel Sanches Neto; Aleílton Fonseca; Aramis Ribeiro Costa; Domingos Pellegrini; Lino de Albergaria; Silviano Santiago,entre vários outros. E eu, lá no meio. Certamente NÃO MEREÇO. Aqui no RS nunca me deram bola.Mas estou lá no meio, quietinho.

  • Bruna diz: 18 de agosto de 2008

    Martha, adoro SP! Tu falando, bate uma saudade… Estou comprando teu livro, tenho todos! Espero que venhas até Floripa autografá-los! Beijos!

  • Simone diz: 18 de agosto de 2008

    30 setembro: Simone, um livro e uma máquina fotográfica. Estou ansiosa! Beijos, tudo de bom!

  • Boita diz: 18 de agosto de 2008

    Então quer dizer que tu não vai lançar ele em goiânia? Será que encontro na net?

    Wim Wenders

    Não. Tu ta de palhaçada.
    Que inveja (boa).!

    Boa Bienal.!

  • Magda Cascardo diz: 18 de agosto de 2008

    Oi, Martha!
    Hoje li no Globo: “Estreante em Bienais, a cronista gaúcha Martha Medeiros trouxe a São Paulo o lançamento “Doidas e Santas”. Estreante em que sentido? Ano passado vc esteve no Café Literário da Bienal aqui do Rio. Fiz questão de ser a primeira a entrar e ficar bem de cara com vc, rs*. Por favor, avise-nos quando “Doidas e Santas” for lançadao aqui no Rio. Farei questão de estar presente. Muitos beijos e ótima semana!

  • Roberto Schultz diz: 18 de agosto de 2008

    Pois é, Martha.Gosto de São Paulo, apesar daquele céu cinzento.Há um mês e pouco passei uma semana lá e só peguei esse clima no sábado,ao vir embora.Na Bienal não estarei,que ninguém convida escritor obscuro.Noutro dia dizia isso à Cíntia Moscovich (que não é obscura, o obscuro sou eu).Mas estarei lá “em livro”, presença espiritual. Na Antologia recém lançada, TRAVESSIAS SINGULARES(Ed. Casarão do Verbo, SP), histórias sobre PAIS(figura paterna,homem)e seus filhos.Grandes nomes nessa Antologia:

  • Isabela diz: 18 de agosto de 2008

    Muito obrigada pela oportunidade de ter te conhecido. Você é uma simpatia em pessoa. Amei!!! e obrigada pela lembrança em seu blog!!! uma honra. beijos
    Isabela

  • Nayana diz: 18 de agosto de 2008

    Ai ai, e minha ilhasempre de fora dessas coisas…. :(

  • Juliana Amaral diz: 18 de agosto de 2008

    Quando voce vem pra New York?????

  • Ligia Carvalho diz: 18 de agosto de 2008

    Oi Martha, obrigada pela atenção na Bienal, eu sou a fã que te encheu de livros para autografar rs,obrigada mesmo. E São Paulo estava bom no sábado, tirando o calor inesperado como você mesma disse.Beijos.

  • Yamini diz: 18 de agosto de 2008

    Onde será o lançamento em Porto??

  • Marília diz: 18 de agosto de 2008

    Ái… como gostaria de poder ir na Bienal e mais ainda de te conhecer pessoalmente. O museu da língua portuguesa é lindo, fui ver a exposição da Clarice Lispector e fiquei apaixonada, imagina só como deve estar a de Machado de Assis… Vem fazer uma tarde de autógrafos em Goiânia, vem. hehe

  • Mariana Luiza diz: 18 de agosto de 2008

    Martha,
    Talvez nem seja o espaço adequado, mas quero aproveitar para deixar aqui o meu “Feliz aniversário” antecipado.
    Que Papai do Céu te abençoe a cada dia com inúmeras oportunidades de crescimento pessoal, espiritual e profissional.
    Um grande abraço da tua fã carioca,

  • Kaká diz: 18 de agosto de 2008

    Ah! Esqueci de dizer, mas já passei da metade do Doidas e Santas e estou adorando!

  • Kaká diz: 18 de agosto de 2008

    Oi minha amiga do coração!
    Dia 30 de setembro, que horas e onde? Farei de tudo para estar lá. :)
    Ah, tb queria saber se posso levar os outros livros q tenho sem teu autógrafo para que todos estejam autografados por ti… queria muito! :)
    Beijinhos, KK.

  • Katia diz: 18 de agosto de 2008

    Espero que vc possa ficar mais um pouco pra aproveitar mais…
    Quando o livro vai estar nas livrarias?
    Abraço

  • clauida diz: 18 de agosto de 2008

    São Paulo é um lugar que as vezes é muito atrativo e outras completamente ao inverso.
    Mas gosto de Sampa, gosto desse leque de opções que ela me oferece, e olha que não fica perdendo para outros polos culturais do planeta. Gosto de passar por la e rever velhos amigos também. Olhar a Big Paulista com enormes arranha-céus, e até mesmo caminhar a toa. Tudo isso é interessante porque sempre tô de passagem. Ai.. tudo é divino e maravilhoso!Agora vou fazer um pouco de elogios..adoro ler seus livros!

  • Léia diz: 18 de agosto de 2008

    Bom dia, Martha!
    Ainda estou extasiada, por ter tido a oportunidade de te conhecer ao vivo,
    na Bienal, para mim parece um sonho, desses que não temos vontade de acordar
    nunca mais, quero agradecer pela sua atenção e pelo carinho na dedicatória.
    Peço desculpas pelo meu jeito, mas sabe como é fã, né? Fica totalmente sem atitude
    diante do ídolo.
    Jamais esquecerei esse momento! Estará guardado eternamente em meu coração.
    Sucesso, um forte e carinhoso abraço, de sua fã do Guarujá.

  • Dino Filho diz: 18 de agosto de 2008

    Ah, Martha… Certamente você estava de bom humor!
    “Ar limpo”??? Estamos falando da mesma São Paulo?
    É bem verdade que o clima estava ótimo. Mas o ar…

    Roberto (permita-me, Martha, dar uma palavrinha a ele): Você merece estar lá, sim. Todos aqueles que se dedicam à literatura em nosso país merecem um lugar de destaque!

    Irei à Bienal, claro. Mas estou à espera, mesmo, da Feria do Livro de PoA! Muito mais charmosa…

    Abraços!

  • Débora diz: 18 de agosto de 2008

    Martha, como assim vc tem um blog e eu nao sabia? rsss
    Adoro sua escrita e vai ser otimo ter esse contato uma vez que sou uma gaucha que mora longe e nao lê a ZH!
    bj

    PS:SP nos surpreende

  • Mariana diz: 18 de agosto de 2008

    Martha, muito obrigada pela atenção! É maravilhoso o contato proporcionado pelo blog entre nós, leitores, e você. Receba muito carinho de mais uma FÃ!!!

  • Marcio Ribeiro diz: 18 de agosto de 2008

    Minha prezada Marta, há muito tempo atras voce escreveu um artigo, que até pouco tempo guardava e agora não sei mais onde encontro, com o sábio título: “RS, ame-o e deixe-o”, e de repente vc me dá uma recaída dessas: vai a Sampa pra se enturmar com a gauchada?

  • Fernanda Galvão diz: 18 de agosto de 2008

    Fiquei feliz que o lançamento de Doidas e Santas será no próximo mês, farei o possível para estar em Porto nesse dia. Beijos

  • Keila diz: 18 de agosto de 2008

    Que bom que SP foi acolhedora com você e obrigada pela lembrança aqui no blog! :)
    Agora temos o famoso “cara, crachá” rs
    Depois passa lá no meu blog…falei da Bienal, ou seja, de você!rsss
    Não posso falar por outros lugares, mas em SP a literatura tem peso e é valorizada, ainda bem!!!
    E a Bienal é uma delícia!
    Não se esqueça de passar lá… http://lifesunscreen.blogspot.com
    Bjs

  • Karen Luz diz: 18 de agosto de 2008

    Martha querida, dia 30 de setembro lançamento do teu livro Doidas e Santas em Porto Alegre, onde por favor? Beijos

  • Raquel diz: 18 de agosto de 2008

    Marthinha! A Kê me contou que te conheceu pessoalmente! Fiquei feliz, feliz, por ela! Quando estiveres em POA autografando teu novo livro, espero ter a mesma oportunidade, para dizer, meio sem jeito, “Oi, sou tua fã!”.
    Beijão!

  • Juliana diz: 18 de agosto de 2008

    Martha querida…fiquei tão feliz pela minha amiga Keila que conheceu pessoalmente vc ela simplesmente adorou…eu quase não acreditei qdo ela me contou,rs…
    Queria conhece-la pessoalmente,mas sempre que vou a Poa no final do ano vc(e o “Inter”), estão de ferias..mas quem sabe um dia não é?
    Bjos e sucesso no lançamento do seu novo livro…

  • Aline diz: 18 de agosto de 2008

    Querida Martha!
    Sou sua fã, conheço e admiro seu trabalho há bastante tempo e leio o blog a cada atualização… Gosto muita da forma com que escreve sobre as coisas simples e belas do cotidiano, sobre as mulheres, os amores, etc. etc. etc… hehehe!
    Tb gosto desse contato aqui no bolg, das suas opiniões e dicas de livros, filmes, dentre outras coisas. Otimo espaço!
    Bem, li que o lançamento do Doidas e Santas acontecerá em Porto Alegre dia 30 de setembro,já sabe o local?
    Ótima semana! bjs

  • Nathália Hecz diz: 18 de agosto de 2008

    Martha! Eu nunca tive vontade de ir pra São Paulo, não me atraía. Pra mim, é uma cidade que assusta pelas suas proporções, é uma mega cidade. Mas hoje, os amigos que tenho lá me fazem ter uma vontade imensa de ir. Eu estou me programando para ir ano que vem. Realmente tua frase é verdadeira: “quem não fez amigos, não teve por sua vida nenhum respeito“. Depois do lançamento de Doidas e Santas, vai ter sessão de autógrafos na Feira do Livro? Acho que eu confundi tudo! Beijão, flor!

Envie seu Comentário