Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Livros para as férias

20 de janeiro de 2009 26

Para os que perguntaram se minha filha passou no vestibular da Ufrgs: não deu. Mas sem stress, pois ela passou no da PUC e está satisfeita com a nova vida que começa em março. Valeu pela torcida.

*

Que Big Brother, que nada. Conheço um monte de gente legal que assiste esse programa, mas não consigo gastar meu tempo vendo aquele amontoado de abobrinhas. Para quem, como eu, prefere  utilizar melhor suas horas livres, recomendo um livro excelente: Desculpem, sou novo aqui, de Carlos Moraes. Alguns anos atrás eu já havia adorado o seu Agora Deus vai te pegar lá fora (os títulos são excelentes). Carlos mescla vida real e ficção, e tem um texto agradável, inteligente, maneiríssimo. No primeiro livro, ele conta sobre os nove meses (hilários!) em que ficou preso numa cadeia do interior do Rio Grande do Sul por causa de um sermão que fez numa missa e que lhe deu fama de comunista. Pois é, ele era padre! Nesse novo livro, ele já deixou a cadeia e a batina, e está chegando pela primeira vez em São Paulo, com uma mão na frente e outra atrás, em busca de emprego - virgem de trabalho, virgem de cidade grande, virgem da vida! Não pensem que é um livro ingênuo, ao contrário, tem uma ironia e uma molecagem poética que fazem com que a gente não consiga desgrudar das suas páginas. Eu parei apenas pra dar esse toque aqui e já vou voltar pro livro. Pois é, estou recomendando antes de terminar a leitura, pra vocês verem como confio nesse autor. Semana que vem ele estará em Porto Alegre autografando na Livraria Cultura. Será dia 28, às 19:30h. Eu vou! Quero comprar um exemplar para um amigo que também vai curtir muito. 

*

E dia 06 de fevereiro a Martha Mendonça e o Nelito Fernandes, que são casados, autografam no Rio o livro Eu e Você, Você e Eu. Martha escreve o personagem feminino (Mariana) e Nelito o masculino (Marcelo). Eu já li o livro e escrevi uma rápida apresentação, que eles colocaram na contracapa. Repoduzo aqui pra vocês: 

          Marcelo e Mariana. A primeira cantada. O início do namoro. O casamento. O filho. A separação. As mágoas. A segunda tentativa. Parece uma história como outra qualquer (como a nossa, por exemplo), mas o livro não foi escrito a duas mãos por acaso: Martha Mendonça revela para os leitores homens o que passa pela cabeça de uma mulher nessas situações. E Nelito Fernandes abre para as leitoras como funciona o cérebro masculino nessas mesmíssimas situações. Eureca! É tudo o que a gente queria: uma mesma história de amor contada simultaneamente pelos dois lados. O resultado? Dois, também. O primeiro é que está provado que viemos de  planetas distintos, a suspeita está definitivamente confirmada. O segundo: o livro é daqueles que não dá para largar antes do final. Comos os amores verdadeiros, aliás.

Infelizmente não poderei estar no Rio dia 6, mas se você estiver, passa lá e pega o autógrafo deles. Vai ser às 19h, na Livraria Da Conde, no Leblon

*

Aliás, estou indo para o Rio nessa quinta-feira, mas vai ser rapidinho, volto domingo. Certamente retornarei com novidades, vou encontrar algumas pessoas bacanas e também estou com uma entrevista agendada no Consulado Americano para solicitar um novo visto de entrada nos Estados Unidos (o meu expirou faz anos). Será que o país de Obama abrirá as portas pra mim?

*

Beijos!!

 

 

  

 

 

   

Postado por Martha Medeiros

Comentários (26)

  • Beth Torres diz: 1 de março de 2009

    Martha, descubri vc e suas poesias por acaso, estava procurando o texto “Felicidade” achabdo ser do Mário Quintana (como chegou até mim, por e-mail) e descubro ser de sua autoria.
    Parabéns! Vc é divina! Me identifiquei com vários textos seus. É como se fosse eu falando… Algo tão mágico… Adicionarei sua página a meus favoritos e, mesmo com a correria do dia-a-dia de uma mulher, mãe, acadêmica e profissional atuante serei uma fiel leitora, será o meu momento… Prometo!!!

  • Léia diz: 21 de janeiro de 2009

    Boa noite, Martha!
    Obrigada pela dica do livro, curto muito suas dicas: de filmes, shows, livros, você é muito bacana!
    Boa sorte pra você no Consulado, e para sua filha nessa nova fase, beijo no core.

  • Exilada na Nova Zelândia diz: 21 de janeiro de 2009

    Oi Martha!O mais triste é ver que o BB tem mais audiência no RS…Por várias razões,me interessei por leitura já adulta,infelizmente.Não deixei que o mesmo acontecesse com meus filhos(16,12e 10anos).Sempre compramos livros juntos,desde que usavam fraldas.Eu e meu marido líamos pra eles,a qualquer hora,com direito à interpretação,vozes dos personagens e sonoplastia.A leitura de bons livros foi um antídoto natural contra Xuxa,Carla Perez,Sandy,Faustão,novelas e similares.Muita sorte em 2009 pra vc

  • Nayane diz: 21 de janeiro de 2009

    Ah Martha valeu pelas indicações de livros, é maravilhoso saber que posso contar com o teu blog para ler algo bom. Fiquei feliz por sua filha ter passado na PUC, parabéns pra vcs… beijão e tenha uma semana abençoada. Depois q encontrei o seu blog não deixo de ler uma psotagem sua. Amooooooooooooo! Já virou um vício, mas um vício bom rsrs! Abraços.

  • Fernanda Trevisan Sonntag diz: 21 de janeiro de 2009

    Olá, gostaria de sugerir que houvesse um link no blog para as crônicas publicadas na ZH, para aqueles que, como eu, não tem acesso ao jornal.
    Só uma sugestão. Obrigada.

  • Caroline Back diz: 21 de janeiro de 2009

    Obrigada pelas dicas, Martha! Elas são sempre muito valiosas!!
    Parabéns a sua filha e uma ótima viagem!!

    Beijos!!

  • Ana Christina diz: 20 de janeiro de 2009

    Martha, com certeza, Obama abrira as portas p ti!!!! Tbm, espero que abre p mim logo logo risos
    Depois conta como foi a entrevista no consulado! beijos, boa viagem!!!!

  • Mariana diz: 20 de janeiro de 2009

    Olá Martha! Sou assidua de muitas coisas, blogs, livros, reportagens. O fato é que gosto muito de ler. A pouco resolvi seguir meus instintos e começar a escrever. Assim, no exercício da escrita, vão surgindo muitas dúvidas. Por exemplo: posso escrever um livro onde sou a personagem narradora, falar de outras pessoas e ainda assim expressar o que elas (terceiros) pensam ou sentem? Tens sugestões de obras, sites ou onde mais possa ler sobre essas coisas? Obrigada e parabéns pelos teus textos!

  • Juliana diz: 20 de janeiro de 2009

    Dizem por aí que eu tenho uma verdadareia devoção por vc Marhta,rs…olha que ponto chegou minha profunda admiração por ti e pelo que escreves,rs…
    Estou tentando converter um conterrâneo nosso que mora em Poa a ler vc,no dia em que eu conseguir,sim porque vou conseguir eu te conto tim-tim por tim-tim,rs…
    Bom,hoje eu tb fiz uma lista de livros indicados por ti,tirei todos do seu último livro e esse trecho que vc cita acima me deixou muito curiosa,não sou casada,nunca fui,mas esse tipo de

  • Juliana diz: 20 de janeiro de 2009

    (continuando)assunto me deixa muito curiosa, sempre é bom tentar entender a cabeça das pessoas que passam ou passarão por uma difícil separação.
    Boa viagem querida!!

  • julio diz: 20 de janeiro de 2009

    Martha Medeiros – Sempre leio tuas cronicas, teu blog e livros. Gostei muito do teu comentário do livro novo do Carlos Morais. já li o “Deus vai te pegar…” e também achei excelente. Ele era padre da minha cidade (Lavras) e assisti um casamento realizado por ele – as palavras aos noivos foram maravilhosas e adiantadas para a época.
    Vou procurar ler este novo livro dele.
    Um abraço
    Julio

  • Elayne Christina Meirelles da Silva diz: 21 de janeiro de 2009

    Sei exatamente o que sua filha passou. Não é fácil, pois estudei dois anos para o vestibular da UFAM e também não deu. Atualmente, curso Direito na Faculdades Martha Falcão, uma instituição bem conceituada no Amazonas. O importante é a realização de nossos sonhos e nunca desistir. Sucesso pra nós, neste ano!

  • Maykel Dias diz: 21 de janeiro de 2009

    olá Martha rapito depois passa o bizu como vc consegue gerenciar tantos e-mails. Se precisar posso indicar varios livros de auto-ajuda. Quando vim morar em Bagé não tinha muitos amigos. Então comprei todos que vi li e entendi e adorei. Se quiser posso indicar alguns bjus meu msn: maykcamaqua@hotmail.com

  • Roberta Narcizo diz: 20 de janeiro de 2009

    Sempre textos maravilhosos… mesmo uma postagem para contar umas coisinhas, dar uma dicas… Boa viagem ao Rio… saudades daquela cidade, que por sinal, já morei. Antes de ir pra lá te mandei um e-mail (desabafo)e vc me respondeu com um “leve” conselho. bju

  • Nathália Hecz diz: 20 de janeiro de 2009

    Oi, Martha! Também não perco meu tempo vendo BBB, me embrulha o estômago. Mas, guria, se o país do Obama não abrir as portas pra ti, pra quem mais vão abrir?! Beijão, flor! Te amo??? Siiim! :)

  • Neusa Conte diz: 20 de janeiro de 2009

    Martha, Meu filho passou na UFRGS (ADMNISTRAÇÃO), com 16 anos de primeira, ficou 29º. Estou radiante. Gosto de temas religiosos, pois hoje existem muitas “seitas” , maçonaria, cabala , cientologia, inclusive houve o caso do filho de Jhon Travolta que sendo autista nunca fora tratado porque a Cientologia não aceita doenças mentais, acreditando que tudo é relacionado à questões espirituais… Acredito que pessoas comuns são influenciadas pelos seus ídolos Madona ,Tom Cruise daí a importância…

  • Edelize Alves da Silva diz: 20 de janeiro de 2009

    Oi Martha!!
    Adorei as indicaçoes dos livros vou procurar pois fiquei bastanta interessada. Gostaria de saber onde posso conseguir um texto que tu publicaste no caderno donna do dia das mães de 2006. Será que é difícil conseguir? Poderias me dar uma dica de onde procurar?
    Um grande abraço. Edelize

  • Ana Paula diz: 20 de janeiro de 2009

    Oi, Martha! Nossa! Trabalho pertinho do Consulado! Imagina se eu esbarrar contigo pela rua? Hahahaha… Boa sorte com o seu visto! Beijão!

  • Adriana Fischer diz: 20 de janeiro de 2009

    Marta, olá ! Já que estás devorando esse livro e muito em breve chegarão as paginas finais (sim, isso vai acontecer) recomendo a você um livro muito interessante que li no ultimo feriado, chama-se A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafon). Não estou certa de que esse tipo de literatura venha a te agradar, mas o que vale é a intenção. Abraços, Adriana.

  • Juliana Kersting diz: 20 de janeiro de 2009

    Oi Marta…gosto do seu trabalho há muito tempo. Acabo de ler “O menino do pijama listrado”, é a visão de uma criança de 8 anos sobre os campos de concentração…um livro envolvente, forte e ao mesmo tempo muito delicado.

  • Maykel Dias diz: 21 de janeiro de 2009

    Olá Martha primeiramete gostaria de desejar forças para sua minininha acredito que não fui muito bem no vestibular da UNIPAMPA mais vou para a URCAMP e vamos em frente. Muito boa viagem de o seu melhor e ilumine com seu sorriso o olhar Americano não existe portas que se fecham para quem abre um sorriso Amo-te Boa Viagem. Não esquece do Chimarrão.hehehehe

  • Nathy Faustini diz: 20 de janeiro de 2009

    Adoro as dicas!!! ;)

  • Shirlei diz: 20 de janeiro de 2009

    Olá Martha!Sem saber da sua sugestão para o filme O Escafandro e a Borboleta,(estou um pouquinho atrasa na leitura de seu Blog) foi exatamente esse filme que assisti no final de semana. O que mais me tocou foi a delicadeza da personagem que ajudou o autor a escrever o livro. Ela foi incansável! Um filme que faz a gente repensar a vida. Bj

  • Juliana Amaral diz: 20 de janeiro de 2009

    WOW!!! Com certeza seu visto sera renovado,
    TO TE ESPERANDO AQUI!!! Espero que voce venha aqui em New York!!! ou sera que voce vai a Las Vegas ver “LOVE” dos Beatles com o Cirque Du Soleil?
    Vou torcer e cruzar meus dedinho, vai dar tudo certo!!!! Amei o filme que voce indicou “the jane austen book club”, quando voce indica vou sem medo, sei que sera excelente, como todas as indicacoes que voce dá, os livros que fica um pouco dificil pra mim conseguir aqui… Beijo no coracao

  • Margareth Andrade diz: 21 de janeiro de 2009

    Martha, adoro seus textos, são sempre muito bacanas! As indicações nem se fala, fiquei super curiosa para ler o livro Eu e Você, Você e Eu, deve ser mto bacana mesmo. Tenho certeza que somos de planetas diferentes.

  • Jozela diz: 11 de fevereiro de 2009

    Bom…creio que um dos principais motivos do numero de leitoras serem mulheres no blog deve-se ao fato do mesmo estar no “Vida Feminina” da RBS. No entanto tomei conhecimento dos teus textos através de um amigo que é super fã do teu trabalho.

Envie seu Comentário