Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Oba! É como apelidei Obama.

21 de janeiro de 2009 45

Não há dúvida de que ontem foi um dia histórico. O presidente Obama promete uma atitude que pode reconfigurar o mundo. Fim do embargo econômico a Cuba, fim de Guantanamo, fim da guerra contra o Iraque, negociação de igual pra igual com países latino-americanos, refortalecimento da economia. Por enquanto, tudo uma aposta. Claro que a torcida é grande. Mas uma vitória já está conquistada: não é pouca coisa um negro no comando da (ainda) maior potência mundial. A visibilidade de Obama é um trunfo: o mundo já começa a ser mais bicolor. Ontem, na tevê, era grande a quantidade de negros sendo focalizados. Fico comovida ao ver esse grande passo acontecer: o surgimento de  uma sociedade menos racista. As coisas não mudarão de um dia para o outro, mas avançaram muito. 

*

Ouvi de uma negra, ontem: “Se esse cara fizer alguma besteira, não faltará quem traga à tona a velha piada de que os negros etc, etc”. Não concordo. Mesmo que Obama se esforce para errar, não fará mais besteira do que fez o branquela Bush. A vitória da raça é inquestionável, aconteça o que acontecer daqui pra frente. 

*

A posse de Obama é um marco democrático de extrema relevância, e começa pela igualdade racial. Mil fogos de artifício!!!!

*

Sessão futilidade: sou mais uma entre as milhares que gosta do estilo Michelle Obama de ser. Mulher de personalidade. Isso também é um marco, ela não será um bibelô. E já que falam tanto em visual, adorei as luvas verdes que ela usou durante a posse. Tenho absoluta certeza de que luvas coloridas serão o must have do próximo inverno brasileiro, nos Estados onde o inverno ainda existe.

*

Estou quase saindo de férias, mas já começo a vislumbrar minha agenda 2009. Praticamente confirmados: Ribeirão Preto em junho, Belo Horizonte em agosto.

*

Pra finalizar, oba!! Sorte pra Obama.

*

Como já disse, estou indo pro Rio amanhã. Prometo voltar com histórias pra contar. Beijos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postado por Martha Medeiros

Comentários (45)

  • Léia Carvalho – LC diz: 13 de fevereiro de 2009

    Obama Obama Obama
    Todo mundo falou muito né? Espero muito dele tbm.
    Então vou falar da parte futil (rs)
    Aquela mulher dele, está com um visual muito branquinha, para com isso, tem que ser mas black pelo amor de Deus, cabelinho fritinho? Poxa, agora que chegou lá tem que dar exemplo de negritude. :)

  • Cristina diz: 16 de março de 2009

    Oi Martha!
    Por favor, passe as coordenadas sobre sua ida à BH. Sou de uma cidade próxima e gostaria muito de participar. Adoro seus livros, tenho todos.
    Escreva, quando puder.
    Beijos,
    Cristina

  • Patrícia Rodrigues diz: 22 de janeiro de 2009

    Oi Martha, querida, amada idolatrada, salve, salve!! Tua agenda 2009, tem algo para São Paulo, se nçao tiver, por favor veja com carinho, pois nós gaúchos da Paulicéia estanmos carentes de ti. Grande beijo!

  • Isabela diz: 21 de janeiro de 2009

    Olá Martha! Acabei de ler seu livro “Doidas e Santas”. Já pensei em vários adjetivos para ele, mas não encontrei. Isso é uma coisa boa, acredite.
    A impressão que dá é a de que você lê nossas mentes e coloca nossas idéias no papel. Chega a ser assustador!
    Parabéns!

  • Betina diz: 22 de janeiro de 2009

    Oi Martha… vi que vc esta indo para o Rio fazer sua entrevista para o visto! Espero que ela nao seja tão demorada qt a minha foi em São Paulo, na semana passada, dia 12/01! Esperei três horas para a entrevista que durou menos de dois minutos! Palhaçada…

  • Lu Geiger diz: 21 de janeiro de 2009

    É isso aí, Martha: `Oba` dá um pouco de leveza e alegria diante de tantas incertezas e pressões que acompanharão seu governo…

  • Marisa diz: 22 de janeiro de 2009

    Martha! Espero que o mundo não seja só “bicolor” mas multicolor… E que este seja um início louvável de demonstração que o mais importante sempre foi e sempre será o “ser” humano e não a cor do ser.
    Beijos!

  • Caroline Back diz: 22 de janeiro de 2009

    Obama é um homem realmente admirável, além da insquestionável vitória sobre todos os preconceitos ao se tornar presidente de um dos países mais racistas do mundo, ainda está aceitando corajosamente o legado de ter sobre os ombros a esperança de milhares de pessoas, não apenas do país que irá governar,mas do mundo inteiro… O mundo torce por ele e, mais que isso, o mundo espera dele… Espera que ele traga de volta a esperança em dias melhores e principalmente em governantes de verdade!
    Beijos!

  • Adriana Costa e Silva diz: 21 de janeiro de 2009

    Martha, gostaria que você soubesse que seus textos são inspiradores e ao mesmo tempo desconcertantes. Eu viajo a cada leitura. Eu me inspiro a cada leitura. Parabéns! Virei fã do seu blog. Não perco mais suas crônicas!
    Feliz dia pra você. Beijos, Adriana

  • ELISA MARCELLI diz: 21 de janeiro de 2009

    Tive a oportunidade de estar nos EEUU até a segunda…e conversar com pessoas que moram alí, o clima, com certeça é de grande esperança…ontem foi um día histórico que nenhum erro de Obama pode apagar…OBA!!!

  • Gabriela diz: 21 de janeiro de 2009

    Martha, minha escritora preferida! Só de lera apresentação que você escreveu do livro Eu e Você, Você e Eu já deu vontade de devorar essas leitura!
    Um beijo

  • ddaisy aguinaga diz: 21 de janeiro de 2009

    assisti hoje (21/01)no Sem Censura tua fala; você disse ter escrito Selma e Sinatra pensando em Teatro. Eu já tentei contato com você (caixa postal lotada!!) para dizer que fiz a personagem de Selma no Teatro Lido o qual é uma idealização de Marcos Marinho n Espaço Cultural MEZCLA, em Juiz de Fora, MG. Não sou atriz mas adorei ter vivido esta personagem tão intensa. Comprei o livro e agora só falta o autógrafo.

    Irei ao Rio ver teu te

  • nádia diz: 23 de janeiro de 2009

    Marta,

    assisti o filme “o escafandro e a borboleta” e quero dizer que adorei…
    estou virando a página em relacionamento de dois anos e pude através da mensagem do filme perceber o quanto certas coisas são pequenas diante da imensidão da vida.
    Um beijo, obrigada pela indicação

  • Ana Paula diz: 22 de janeiro de 2009

    Olá, Martha! Sábias palavras sobre o Obama. Gostei! O cara já está fazendo a diferença, com certeza! Mudando de assunto, não sei quanto tempo você ficará aqui no Rio e nem se você gosta de exposições, mas segue a dica: Exposição Vik, no MAM Rio. Começa amanhã, dia 23. O cara (o Vik Muniz) utiliza sucata, alimentos e etc. para compor suas obras. Muito legal! Beijos e boa viagem!

  • Rô diz: 22 de janeiro de 2009

    Ribeirão Preto em junho? OBA!!!

  • Tatiane diz: 21 de janeiro de 2009

    Oi Martha!! depois conta as dicas boas do Rio!!To indo pra lá dia 8/02. Sempre leio teu blog e anoto todas as indicações!!!Beijão e ótimo começo de ano
    Tati

  • Luana Krüger ( o trema continua pq é nome próprio) diz: 22 de janeiro de 2009

    Oi Marth, talvez vc não lembre de min, eu trabalhei na Contexto, secretária da Milene. Te escrevi algumas vezes… Mas enfim, acabei de descobrir o teu blog, vasculhando o Clic Rbs… e queria te dizer que ADOREEEI! Aliás , eu adoro os teus textos!
    Um abraço! Há.. Bopa Viagem!
    Luana

  • Natacha Bischoff diz: 22 de janeiro de 2009

    Martha querida

    Traga guarda-chuva. Paciência também será item indispensáveis para a sobrevivência na cidade “maravilhosa”

    Super beijo…

  • Caroline Back diz: 22 de janeiro de 2009

    Aproveitando… Será que não tens uma visitinha à Curitiba em tua programação para 2009? rsrs…

    Realmente é bom trazer guarda-chuva, capa-de-chuva e, quem sabe, até um bote… Estou no RJ (litoral) e isso aqui está parecendo o dilúvio!!

    Grande beijo e boa viagem!!

  • Margareth Andrade diz: 21 de janeiro de 2009

    Se Obama fizer alguma besteira,o que provavelmente não deverá chegar nem perto das milhares feitas por Bush, já valerá pelo sorriso mais lindo da América!!! Ah! Adorei saber que vem a BH, farei de tudo para estar lá.

  • Thamires Travascio diz: 21 de janeiro de 2009

    Olá, Bom já que ta vindo ao Rio tras um guarda chuva na mala. Pq Aqui anda chuvendo diariamente! e parece que a que chegou ontem depois de muito sol veio pra ficar!

    Grande Bju e aproveite o Rio, se tiver sol e vc com tempo nao deixe de ir no forte de Copacana na Roda Gigante que tá montada lá a vista nao podia ser mais linda!

  • Anita diz: 22 de janeiro de 2009

    Oi Martha, estou em dificuldades para encontrar os 2 livros que recomendaste aonteontem: “Eu e vc, vc e eu” e “Desculpem, sou novo aqui” . Nem no Submarino tá aparecendo…
    Aguardo alguma dica de quem achou, ok?
    Bjosss
    Anita

  • Emerson Souza diz: 22 de janeiro de 2009

    O mundo precisa desta renovação de esperança, desta oxigenada, dessa quebra de tabus. É claro que vai existir muita cobrança, quem torça contra e a favor, mas uma coisa não dá pra negar: O MUNDO AMANHECEU MENOS DESIGUAL.
    Bjus.

  • Ari diz: 21 de janeiro de 2009

    Olá Martha,

    e quando virás a Floripa?
    Quero um autógrafo seu…

    Beijos,
    Ari.

  • Willian diz: 22 de janeiro de 2009

    O comentário dessa negra nos aponta para um problema do nosso mundo: os estereótipos. Esquece-se da amplidão que é um ser humano ao se aplicar um rótulo. Errar todos erram. Só que as pessoas que são rotuladas pagam um preço maior por conta dessa generalização.
    E vamos esperar para ver o início de uma nova era.

  • Claudia Maria diz: 22 de janeiro de 2009

    Martha,

    Adorei saber que voce vem a Ribeirao Preto !!
    Leio sempre sua pagina porque me identifico muito com tudo que voce escreve. Suas dicas e comentarios sobre livros , filmes e shows sao otimas !! Acompanho sempre !!
    Espero conhece-la pessoalmente.Grande abraco

    Claudia Maria

  • Neusa Conte diz: 21 de janeiro de 2009

    Martha, Sem dúvida o Obama é uma GRANDE ESPERANÇA pra humanidade. Desejo sinceramente que ele consiga concluir suas propostas. A Michele é maravilhosa, elegante, segura e inteligente, este é um fator decisivo para que o Presidente sinta-se FORTE!!!

  • Gilcia diz: 22 de janeiro de 2009

    Oi, Martha, ótimo o texto sobre Obama! Continuo torcendo para que em sua agenda haja algum espaço para Salvador.
    Um abraço. Gilcia

  • Nayane diz: 21 de janeiro de 2009

    Ah Martha espero que mesmo nas férias vc continue escrevendo esses seus textos maravilhosos viu, mas aproveite muitooooooooo, se divirta, mas não esqueça de nos contar as novidades rsrs. Beijão e muita saúde e amor, sucesso…

  • Letícia Bender diz: 22 de janeiro de 2009

    Oi Martha! Por acaso, ontem vasculhando o google a procura de novas crônias suas, achei seu blog. Gostaria de dizer que sou uma fanzássa sua! Confesso, (meio constrangida) que aprendi a gostar de ler mesmo depois de conhecer seus textos, são realmente muito bons, e faço sempre que posso propaganda dos seus livros para minhas amigas hehehe
    E falando em Obama, estou satifestissima com a vitória dele, com certeza fará mudanças muito positivas ( e melhores que o “branquelão” do bush, hehe)! Beijos

  • Carla P.S. diz: 22 de janeiro de 2009

    Eu compartilho da tua emoção com a posse de Obama. E fiquei mais comovida ainda ao saber que ele é Espírita (mesma religião que eu, ou melhor, filosofia, pois não existem cultos em igrejas e imagens de santos). Se ele for um kardecista de verdade, sem demagogia, vai mudar o mundo pra um lugar mais justo e com menos sofrimentos. E eu torço, e também brilhei meus olhos quando o vi com a família e o povo – universal, diga-se de passagem – chorando com ele. Sucesso! E uma viagem deliciosa pra ti.

  • Nathália Hecz diz: 26 de janeiro de 2009

    Exijo explicações, dona Martha! Tu não disse que voltava domingo? Pois entãããão? Bah, não dá pra confiar na tua palavra mesmo! Maaartha, tu sabe que eu brinquei tri agora, né?! Eu JAMAIS faria esse tipo de cobrança, nunca MESMO! Fiz em nome do bom humor, pra fazer uma gracinha. E por mim, tu pode viajar e voltar quando quiser que eu espero, com paciência. E claro que eu confio em ti, até de olhos fechadinhos! Confiando no teu bom humor pra aceitar a brincadeira, um beijão e eu te amo, flor! Bjo!

  • Nathália Hecz diz: 22 de janeiro de 2009

    “Self professed… profound
    Till the chips were down
    …know you’re a gambling man
    Love is a losing hand” … Só pra relaxar um pouco, antes de viajar! ;) Beijão, floor! Te adoro sempre!

  • Vandia Alves-Blog Palavras Infinitas diz: 21 de janeiro de 2009

    Estão o tratando como um verdadeiro mecias, onde tudo que tocará terá salvação. Ainda bem que ele tem consciência de que a tarfera de salvar o mundo não será nada fácil e nem tão rápido como nós gostaríamos.
    Mas que ele tenha muita sorte e sucesso nessa sua longa jornada, assim espero que seja duradoura e não venha um engraçadinho e destruir tudo como foi com Kennedy.

  • Rafaela Campos diz: 23 de janeiro de 2009

    Não há como não se apaixonar por você! Pela forma como usa as palavras … um misto de inteligência , crítica , irônia e verdade ! Sem pieguices … mas com um único defeito: Não veio à Goiânia ! Risos … Como diz um amigo : ainda não estou inteiramente feliz : não tenho um autógrafo de Martha Medeiros! Beijos.

  • Juliana Amaral diz: 21 de janeiro de 2009

    Todos nos estamos torcendo por O OBA!!!
    Mas so um comentario a parte: Os racistas aqui nos EUA nao sao dos branquelas, e sim os negros (acredite !!!)
    Realmente me emocionei ao ver um Negro ocupando a presidencia dos EUA. Viva a ERA OBAMA!!!
    Tenha uma excelente viagem e boa sorte no consulado. BEijo no coracao

  • Vinicius Tomazzi Rost diz: 21 de janeiro de 2009

    Martha, torço muito para que o Obama seja um ótimo governante, mas os problemas que ele tera que enfrentar são mais complexos do que parecem. “Obama é aquele que já foi sem ainda ter sido” parafraseando o genial Reinaldo Azevedo.

  • Letícia Bender diz: 22 de janeiro de 2009

    Oi Martha! Por acaso, vasculhando o google para ver se achava suas crônicas achei seu blog. Gostaria de dizer que sou uma fanzássa sua! Confesso, (meio constrangida) que aprendi a gostar de ler mesmo depois de ler seus livros. Suas crônicas me conquistaram! E sempre que posso faço propaganda para as minhas amigas, hehehe! Mas falando em Obama, também estou satisfeitíssima com ele na liderança, e com certeza nao vai errar tanto quanto o “branquelão” do Bush! hehehe, beijos Martha

  • Juliana diz: 24 de janeiro de 2009

    Bom final de semana querida!!

  • ELISA MARCELLI diz: 21 de janeiro de 2009

    Quanto ao artigo “Livros para as férias”, Martha: já leu Sándor Marai?, para mim foi um achado maravilhoso, os títulos os tenho em inglés e espanhol (desculpem, sou Argentina): “La Mujer Justa” (descriçao imperdível da burguesía no meio de uma trama que nao deixa parar de ler até o fim) e “El Ultimo encuentro”,o título in english acho que é : “The embers”, o autor é Hungaro, muito boa literatura…

  • PRIACLOBATO diz: 21 de janeiro de 2009

    o QUE VC VEM FAZER NO rIO? aLGUM EVENTO? sAUDADES. BEIJO GRANDE

  • claudia carneiro diz: 22 de janeiro de 2009

    Martha,Vc é fantástica. Preciso ler vc diariamente para buscar folego para tantas coisas.
    Minha filhota foi como a sua passou, em 2. lugar na Puc de MG e na Federal não deu. Sempre que um texto seu fala de coisas bem próximas a nós (mulheres) eu distribuo aos amigos e amigas. Os textos do Globo então são fantásticos. Aliás só compro O Globo aos domingos por sua causa.
    Fale sobre a importância de se manter atualizada para exemplo aos filhos.
    Isso é uma loucura para nós.
    Abraços,

  • Rogério Teixeira Brodbeck diz: 22 de janeiro de 2009

    Pena que eu não tenha todo esse “otimismo” com o Obama. O sistema é o mesmo e não será um homem que irá mudá-lo. Pouco me importa a cor da pele ou a raça da pessoa que governa, o que interessa são os seus princípios morais éticos e sua competência. E isso ele ainda não mostrou (pelo contrário, já mostrou que é abortista, por exemplo, o que pra mim, é bola fora…).

  • Nathália Hecz diz: 21 de janeiro de 2009

    Oi, Martha! Obama e Michelle são elegantes! Acho o Oba um charme só! As luvas verdes também me chamaram a atenção. Com certeza foi um dia histórico! Sei lá, com a posse de Obama, parece que o mundo deu um passinho rumo a uma condição melhor, foi um tremendo avanço. Boa viagem! Beijos, flor!

  • Maria Luiza Bicca Bragança diz: 25 de janeiro de 2009

    Oba! Uma mudança e tanto no mundo Martha, mas o mais incrível de tudo isso é que todos nós sempre soubemos que o mundo pedia mudança, mas quase sempre pensamos que pediam pela ânsia – que é característica de todo ser humano – de que as coisas mudassem. Mas não. Não é só isso. O mundo tá aprendendo a acreditar mais nas pessoas. Acreditando no que elas poderão fazer de bom e de útil. Uma ótima sensação chega até nós: a esperança tá renascendo.
    Bom Rio pra ti, aproveite o que há de bom!
    beijos

Envie seu Comentário