Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Convalescença

20 de julho de 2009 31

Admito que desprestigiei a gripe suína quando ela foi anunciada como epidemia, mas a verdade é que no Rio Grande do Sul o bicho tá pegando, principalmente na fronteira com a Argentina. Aqui em casa todo mundo sucumbiu, mas acredito que foi de gripe normal, aquela que a gente conhece desde que nasceu. Passamos o sábado e o domingo compartilhando termômetros, bebericando chás e se entupindo de Tylenol, parecia um ambulatório. Mas salvaram-se todos. O saldo, além do gasto extra em lenço de papel, foi mais um filme para comentar aqui. Assisti À Deriva, produção brasileira que teve pré-estreia no recente Festival de Cannes. Ainda não estreou nos cinemas, tive o privilégio de assistir a uma cópia destinada à imprensa, mas dia 31 de julho entrará em circuito e, desde já, antecipo: vale a pena. Direção de Heitor Dhalia (o mesmo de “O Cheiro do Ralo”) com Debora Bloch, Vincent Cassel e a estreante Laura Neiva no elenco. Por coincidência, a temática tem semelhança com aquele outro filme que comentei recentemente, Quando você viu seu pai pela última vez? Tanto um quanto o outro trata sobre a desconstrução da imagem de super-heróis que temos de nossos pais. Quando somos crianças, eles nos parecem invencíveis. Na adolescência, porém, passamos a reconhecer suas fragilidades, seus defeitos, ou seja, sua humanidade, e essa mudança radical de perspectiva nos espanta e nos faz amadurecer na marra. 

*

Além desse tema, que me parece sempre instigante, o filme brasileiro ainda tem vários outros atrativos: uma direção delicada, sem afetação; o cenário idílico de Búzios; o figurino anos 80 (época em que se passa o filme) de Alexandre Herchcovitch; a estreia da “lolita” Laura Neiva seugurando bem o personagem principal; o charme do francês Vincent Cassel e a excelente atuação de Debora Bloch, passando um amargor que transcende a tela. A produção é de Fernando Meirelles e equipe, praticamente um certificado de garantia. 

*

Terminei de ler “A outra vida de Catherine M.” e foi um tempo perdido. Hoje belisquei um pouco de Sêneca (filosofar é preciso) e agora vou encerrar esse post, desligar o computador e começar a ler Planisfério Pessoal. Depois comento.

*

Saúde para todos!!

Beijos. 

 

 

 

 

Postado por martha medeiros

Comentários (31)

  • Alexandre diz: 21 de julho de 2009

    Desprestigiou?rs Creio que foi irresponsável ao comentar sobre a gripe A. A linha que deste desqualificando nao é a mesma ao reconhecer o erro da sua avaliacao de algo que preocupa a todos. Há que ser sério.
    Saudacoes

  • Rosa diz: 21 de julho de 2009

    Martha, mas o INSTITUTO ESTADUAL DOM DIOGO DE SOUZA ESTÁ SEM AULA,4 ALUNOS ESTÃO INFECTADOS PELO VÍRUS DA GRIPE SUÍNA.

  • Nayane diz: 21 de julho de 2009

    Que bom que agora vc está melhor… desejo muita saúde pra ti… Sêneca é realmente brilhante. Beijos e boa semana!!!

  • Roberto Muniz diz: 29 de julho de 2009

    No momento que vivemos o pânico em nosso estado por conta da nova gripe me recordo de sua coluna em que defenestrava vegetarianos que divulgavam suas idéias contra o consumo de carne. E pensar que se não houvesse consumo de animais nem esta gripe suína, nem nenhuma das novas mutações que surgem a cada ano existiria. É ou não é verdade? Estão os ativistas tão errados? É a natureza nos cobrando o mal que fizemos a ela, por conta de fúteis motivos como o simples paladar? Pense nisto!

  • Ju Santiago diz: 20 de julho de 2009

    Seja lá qual for o bicho da gripe, pegar qualquer uma delas é horrível. Desejo melhoras rápidas para todos aí. Um beijo revigorante, Ju

  • Lucia diz: 21 de julho de 2009

    Que bom que estás melhor…que bom que esta gripe não afeta teus neuronios…eles são valiosos! Beijão saúde!:)

  • Lucas Barrozo diz: 21 de julho de 2009

    Martha,gosto muito,mesmo,de vc.Me sinto presenteado sempre que leio um texto seu,e alguns deles parecem feitos especialmente pra mim.Fiquei muito feliz quando descobri esse seu blog aqui no clicrbs.

  • Maria Angelita Oyarzabal diz: 21 de julho de 2009

    Oi Marta! Sou tua fã, adora tuas coluna na zero hora de domingo. Gosto do jeito que mostra nosso mundo feminino.Que Deus te aabençõe GRande beijo desta fã!

  • Telmo Silveira diz: 21 de julho de 2009

    Bah Martha, tudo isso com gripe, imagina sem. Me dá a receita para se concentrar na leitura pelo amor de Deus! Pior é que esse frio pede mas a desconcentração pelas tias NETs (NET e INTERNET) é uma coisa. Melhoras.

  • Ana Paula Sales Tavares diz: 22 de julho de 2009

    Martha! O que foi a crônica de hoje do ZH? A-D-O-R-E-I! Um beijão!

  • Esdras diz: 22 de julho de 2009

    Eu tinha loucura por ti conhecer pessoalmente, até q o fiz em janeiro último na saraiva do praia de belas, amei, mas fiquei meio sem palavras diante de ti.
    Enfim, qria contar sobre o filme HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO, assisti no último domingo e é realmente maravilhoso, gostaria muito de ler um comentário seu sobre ele, assista, acho q ñ vai se arrepender. Acho q falei demais né, abços e até…

  • Vanessa Durante diz: 21 de julho de 2009

    Olá, nem acredito que encontrei seu blog, adoro seus textos, livros, enfim, tudo que escreves é realmente perfeito.
    Abraço!

  • Wanessa diz: 21 de julho de 2009

    Martha, q bom q vcs já estão bem!
    Me diz uma coisa: onde posso comprar o Planisfério Pessoal? O Ricardo Freire (viaje na viagem) falou sobre esse livro há algum tempo, transcrevendo um trecho, inclusive. Desde então, fiquei com muita vontade de ler, mas não encontro…

  • Flavia diz: 22 de julho de 2009

    Martha, primeiramente quero dizer que admiro muuuito seu trabalho! Viciei nos seus textos desde o dia que li “Doidas e Santas“. Gostaria que vc comentasse sobre o livro que estou lendo “Quando Nietzsche Chorou“ acredito que já tenha lido, caso contrário, considere só a minha admiração por vc. Parabéns!

  • Andreza Vilela Lima diz: 25 de julho de 2009

    Oi Martha,adoro ler, mas nunca tinha lido um livro seu, ate que fui apresentada a “cronicas da Vida” por uma colega de trabalho. Nunca li nada igual! Perfeito(e se modestia for o seu forte ja digo que NAO ESTOU EXAGERANDO, RS). Virei fã de carteirinha desde que li “existe o certo, o errado e TODO O RESTO”. Vc eh desse planeta mesmo ???? super beijo, admiração enorme pelo seu trabalho que so tem a acrescentar.

  • Verônica diz: 20 de julho de 2009

    Essa gripe não esta de brincadeira!! Estou louca para assistir e ler tuas recomendações, Martha, ainda bem que estou em férias!! Amo o teu talento! Beijos

  • Fleur diz: 21 de julho de 2009

    Quando você falou que não aguentava mais ouvir falar da gripe suína, pensei “peraí Martha, vamos com calma, tem gente morrendo”. Mas agora eu é que nem tou dando bola, mesmo com a gripe tendo chegado ao Pará. Li sobre a taxa de mortalidade da gripe comum e da suína, e não achei que é o descalabro todo que estão fazendo. A diferença é pouca, e fico gripada uma ou duas vezes todo ano. É muito maior a chance de morrer num acidente doméstico ou atravessando a rua de casa.

  • Avner Posner diz: 21 de julho de 2009

    Nossa, adorei a sua crônica da revista de domingo do Globo, foi simplesmente, SINCERA! rs
    Melhoras pra gripe. Beijos =]

  • Cecília Holmes diz: 21 de julho de 2009

    M.M.
    ESTOU LOUCA PRA ASSISTIR O FILME À DERIVA. ESPERO QUE AS SALAS DE CINEMA COLOQUEM EM CARTAZ AQUI EM RONDÔNIA.
    BJOBJO

  • Thais diz: 20 de julho de 2009

    Martha, insistindo….espero seu comentário sobre “Planisfério Pessoal”, se a recomendação for boa, será minha próxima aquisição.
    Um grande abraço,
    Thais

  • Rodrigo Zeni Corá diz: 20 de julho de 2009

    Céééus, mas a gripe bateu mesmo. Deixa essa louca pra lá.Ô Martha, quando é q vc aparece pelas bandas d Floripa? Se puder, dê um avizizinho, pq eu quero pelo menos tentar te tirar um autógrafo. Eu gerealmente tenho assunto mais interessante, mas acho q é a emoção de este comentário ser um dos primeiros a ser públicado q me fugiram as letrinhas da cabeça… melhor ficar quieto… Bjs e boas melhoras!!

  • Duda diz: 22 de julho de 2009

    nunca vi um blog que nao dá link pra nada… ateh parece que nao sabe fazer…

  • isteva diz: 23 de julho de 2009

    Martha sempre leio tuas crônicas e te acho genial como escritora,no entanto,e comentei isso no teu infeliz comentário sobre a gripe suína,te admirar não deve significar “dizer amém” para tudo o que dizes.Só acho que tu e outros formadores de opinião que teem esses poderosos meio de comunicação ao alcance deveriam ter mais consciência e responsabilidade ao emitir comentários sobre assuntos tão importantes como esse sobre a gripe suína.Enfim,ninguém é perfeito!CUIDE-SE!

  • Esdras diz: 22 de julho de 2009

    Ensaiei por dias um comentário aqui, mas agora vai. Bem, queria falar um monte, mas vou tentar ser o mais suscinto possível. Primeiramente, sou teu fã ardoroso, acompanho teu trabalho a uns sete anos, qdo a li pela primeira vez, descobri minha alma gêmea, hahaha, identificação total e imediata. Não perdia uma única crônica em zero hora, até me mudar pra Sampa há dois meses atrás. Agora releio sempre os livros q tenho e esse blog que só descobri recentemente, graças a Deus.

  • Sônia Regina Bertolin diz: 22 de julho de 2009

    Li a crônica da Zero Hora de hoje: Castidade
    fashion week. E, como sempre, fiquei impressionada com a sua capacidade de escrever exatamente a opinião das pessoas de bom senso, comprometidas com a atualidade e com a vontade de melhorar o mundo.
    Parabéns! Tomara que a Caroline Celico e tantas outras Carolines leiam a PENSEM que elas também podem ser (que pena) formadoras de opinião e “até” de seguidores.

  • Sheilla Alves diz: 23 de julho de 2009

    Martha, sou sua fã de carteirinha! :-) Amo de paixão as suas crônicas! Sei que você deve ouvir isso um milhão de vezes por dia, mas não pretendo ser diferente aqui! rsrs… Também sou escritora (infanto-juvenil), com seis livros publicados. Seria uma honra poder enviar algumas crônicas minhas pra você. Isso seria possível?! Aguardo ansiosa o seu retorno! Um grande beijo! Sheilla Alves.

  • Patrícia Lucero diz: 23 de julho de 2009

    Você é iluminda! Basta ler seus textos para entnder como a vida é prática, simples e ótima!
    Você sempre me faz sorrir!
    Um super beijo!

  • Danielle Santos diz: 22 de julho de 2009

    Oi, Martha!
    Fiquei muito feliz por encontrar o seu blog. Sou fascinada pelas suas crônicas, tenho vários livros seus e pretendo ir a Bienal do Rio para prestigiá-la. O domingo fica mais colorido após ler um texto seu.
    Beijos, Danielle.

  • Marco Severo diz: 23 de julho de 2009

    Martha, fico muito feliz que vc e também os teus, estejam melhorando. Saúde, sempre! Beijo grande do leitor de Fortaleza!

  • KAREN diz: 24 de julho de 2009

    OLÁ MARTHA!Fiquei muito feliz em encontrar o seu blog..Adoro demais suas crônicas,sou uma fãzona tua!Acho o teu talento incrível!EXEPCIONAL ;) Semana retrasada comprei Divã,já li e amei!Achei a história incrível,Mercedes se parece com a minha(em partes, é claro)..E agora estou começando Doidas e Santas!Mas pelo que já li,tenho certeza que sera mais um livro seu INCRIVEL!
    SUCESSO NA SUA VIDA SEMPRE..Beijos e UM ABRAÇO ACONCHEGANTE

  • Marcia Dimarzio diz: 25 de julho de 2009

    Amei encontrar seu blog!
    Leio suas crônicas todos os domingos e adoro!
    Parabéns pela escrita tão “gostosa” e cativante!

Envie seu Comentário