Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Republiqueta

06 de agosto de 2009 37

Olá. Por onde começar?

Acho que vou começar agradecendo as cartas relacionadas ao meu último post – obrigada a todos – e respondendo algumas delas.

Thaís, você me pergunta sobre o livro Planisfério Pessoal, do português Gonçalo Cadilhe. Sinceramente, achei que iria me entusiasmar mais. Gosto muito de livros de viagem, mas esse não chegou a me empolgar, sei lá se por causa dos roteiros que ele percorreu, ou se pelas histórias que me pareceram mais sacrificantes do que encantadoras. Claro que sempre é interessante ouvir alguém contar suas aventuras por regiões pouco turísticas e conhecidas, mas o texto não me fisgou.  Houve momentos em que eu estava lendo e não captando nada, com a cabeça pensando em outra coisa, e isso é fatal para a continuidade da leitura. Interrompi no meio. De qualquer forma, é apenas minha opinião, e não um julgamento sumário. Entre no google e procure  comentários de outras pessoas, e aí você resolve se vale a pena encomendar (o livro foi lançado apenas em Portugal, por isso chega meio caro aqui no Brasil, então não convém arriscar sem estar segura – eu me joguei nele sem muita informação prévia).

Cinthia, Kassandra e Karla, está confirmadíssima minha participação dia 18 de agosto, às 19h, na Feira Recifense de Literatura. Apareçam lá. No dia seguinte vou dar uma escapadinha e realizar um sonho: conhecer Fernando de Noronha. Serão apenas três dias (adoraria que fossem 30!), passarei meu aniversário naquele paraíso. Quem tiver alguma dica sobre a ilha, é só deixar aqui, de repente consigo tempo para conferir. 

Luciana, eu nunca escrevi sobre astrologia. Tive sim uma coluna no Almas Gêmeas, do Terra, por muitos anos, mas era sobre relacionamentos. 

Isabella, que maravilha deve ser viver em Londres. Você me pergunta sobre adaptações musicais. A banda gaúcha Nenhum de Nós gravou uma música chamada Feedback e o Frejat gravou Farol, ambas baseadas em poemas meus. Feedback é uma balada linda, Farol é rock´n´roll básico. 

 

*

 

Lamentei terem encontrado o corpo de Gabriel Buchmann, o economista perdido no Malauí. Cheguei a acreditar que ele poderia estar vivo.

 

*

 

E para continuar nos lamentos: o que está acontecendo na política brasileira? Bom, está acontecendo o que sempre aconteceu. Um festival de hipocrisia, cenas que seriam cômicas não fossem trágicas, e o esquecimento total do que representa ser um servidor público. O nome diz tudo: servidor!! Presidentes, governadores, deputados, todos foram eleitos para servir à nação, mas o que se vê é a continuidade da velha republiqueta, com autoridades se deixando abduzir pelo poder e resolvendo servir apenas a si mesmos. Lá em Brasília, tem esse vexame chamado Sarney e tudo o que cerca essa história. Aqui no sul, esse grande ponto de interrogação a respeito da governadora Yeda e demais acusados pelo Ministério Público Federal, que ainda não abriu a caixa de pandora (não se sabe exatamente o que eles ouviram nas mais de 20 mil escutas telefônicas), mas não seriam levianos de pedir o afastamento de tanto peixe graúdo se não estivessem seguros da culpabilidade de todos eles. Vem pela frente um festival de lama. E eu não fico salivando com isso, ao contrário, lamento profundamente, porque o que eu mais queria era poder acreditar, confiar, me sentir bem representada por ao menos uma parcela dos políticos, mas não se salva quase ninguém. Não me conformo de que não haja gente honesta nesse meio. A impressão que dá é que estão todos comprometidos, todos com o rabo preso, todos! Nada é transparente, e vergonha na cara é artigo em falta há séculos. O Brasil, de ponta a ponta, precisa renovar a classe política, passar por uma faxina geral e dar espaço para gente decente. O problema é que gente decente não quer chegar nem perto desse Paraíso da Corrupção. Estamos bem arranjados.

*

Pra encerrar, amenidades: é bem provável que amanhã, dia 7, eu faça uma súbita aparição (previamente gravada) no programa da Ana Maria Braga, numa matéria sobre o dia dos pais. Segunda-feira, dia 10, estarei ao vivo no programa Happy Hour, do GNT, às 19h. E dia 17 de agosto chegará às locadoras o DVD do filme Divã. Sei que ele está sendo pirateado há meses, porém resista à  tentação e deixe pra locar o oficial, que traz cenas do making of e depoimentos da equipe toda – direção, produção, elenco. Eu lembro que cheguei a gravar um depoimento na épocas das filmagens, então talvez eu apareça numa “pontinha”. Não sei, também vou locar pra descobrir.

*

É isso aí, viva o Brasil e beijos. 

 

 

 

 

 

 

Postado por martha medeiros

Comentários (37)

  • Morgana Fernandes diz: 6 de agosto de 2009

    Oi Martha, resolvi passar por aqui pra sugerir a você que dê seu apoio a um movimento muito importante que está acontecendo e que demonstra que a juventude de nosso país não está de forma alguma perdida, dão tanto ibope quando jovens fazem coisas erradas que acredito que seja importante aplaudir o que fazem de bom… Você já deve ter ouvido falar do Oasis SC, tive o prazer de participar em minha cidade junto com uma equipe de conterraneos seus inclusive, o site é http://www.oasissantacatarina.ning.com!

  • Augusto Barros Mendes diz: 7 de agosto de 2009

    Martha, já fui à Fernando de Noronha. Aliás, estava lendo seu post anterior e também já fui à Casa Poema. Escrevo também. Estou pensando em fazer umas aulas lá. Se o tempo deixar, seria ótimo. Mas voltando a Noronha, não deixe de fazer snorkling (se você não tiver medo). É espetacular. A biodiversidade marinha de lá é incrível! Não deixe também de fazer o passeio de barco pelo arquipélago para ver os golfinhos. Muito legal! Beijo.

  • Exilada na NZ diz: 11 de agosto de 2009

    Cara Martha, aí vai uma homenagem aos políticos brasileiros, feita por uma banda que vc também admira.
    http://www.youtube.com/watch?v=H_U_JNHEUrI

  • Antenor Ernest Fernández diz: 7 de agosto de 2009

    Marta,

    retribuindo as tuas sugestões, DVD, Diana Krall, “Live in Rio”, espero que gostes.

    Um ótimo fim de semana!!!

    Saudações
    Antenor

  • Rodrigo Zeni Corá diz: 8 de agosto de 2009

    Oi, Martha!! Vc apareceu no programa da A. Maria ontem?? É q, nesta semana, apenas hj, sábado à noite, abri seu blog pra ler suas últimas postagens, e não admito q perdi d te ver… afffffff. Mas segunda-feira eu não perco Happy hour. Estarei trabalhando às 19hs, mas nem por decreto deixo d t assistir. Os hóspedes q chegarem pra se hospedar no hotel q trabalho, q esperem até as 20hs pelo check-in. Uma fila a mais, quem não ta acostumado? é feio, mas ñ abro mão d t ver. Bjs

  • Gisele Simões diz: 8 de agosto de 2009

    Martha!
    É sempre tão bom passar por aqui e ler vc. É muito bom ver que ainda há pessoas que querem um mundo melhor, sem corrupção, sem robalheira nos cofres públicos. Eu sinceramente lamento muito…
    …que mundo estamos deixando para nossos filhos, no meu caso, filhos esses que ainda nem nasceram. É difícil saber quem é honesto e quem não é. Como diz minha mãe, “bonzinho não carrega estrela na testa”. Em quem confiar?!

    Beijos e parabéns pelo seu lindissímo trabalho.

  • Exilada na Nova Zelândi diz: 7 de agosto de 2009

    Querida Martha,infelizemente a corrupção é endêmica no Brasil.Eu e minha família fomos vencidos por ela.Expulsos de nosso país,auto-exilados na Nova Zelândia,que está no topo da lista,como um dos menos corruptos do mundo!Vc não imagina a diferença que faz viver num lugar onde não há ladrões no poder(exec,leg. e jud.).Tudo funciona.Nossas janelas não têm grades.Nem mesmo muro cercam as casas.Vem pra cá Martha.Vida de verdade é aqui,onde o patrimônio público é cuidado por todos!

  • Simone Luft diz: 7 de agosto de 2009

    Ai querida Marta! Eu também lamento, e lamento muita coisa a mais. Acredito que tudo poderia mudar se a maioria dos cidadãos brasileiros fossem honestos, mas infelizmente, acho que de honestos mesmo, temos pouca gente no Brasil. O povo em sua maioria é permissivo e preguiçoso. Preferem se divertir (enganação) olhando porcarias na televisão, e ficam na maior alienação. Não gostam de ler, não se esforçam para melhorar sua cultura, e ainda, fazem filhos sem a menor preocupação e responsabilidade!

  • Simone Luft diz: 7 de agosto de 2009

    Fico pasma, não só com os ladrões de casaca que governam o país, mas com esses irresponsáveis que botam filho no mundo e viram as costas para os mesmos; Pasma com os que não têm dinheiro nem pra sustentar a si mesmos, mas fazem filho como se fossem coelhos. Pior ainda são aqueles, com poder aquisitivo pra educar e criar, mas que são por si só, péssimos exemplos para os próprios filhos! Se a grande maioria do povo, tivesse caráter, teríamos força pra varrer esses canalhas do poder!

  • Herminia diz: 7 de agosto de 2009

    Sarney!!!Esse cara me lembra o ratinho aquele da fábula. Lembra? Um ratinho caiu dentro de um balde de leite…
    …pois é o Sarney tá se debatendo tanto que no final vai ter muito queijo prá pizza!!!!

  • Juliana diz: 6 de agosto de 2009

    Martha,minha querida…vou estar super atenta a todas suas aparições na tv…
    Bjosssss!!!

  • Carlos (Poa) diz: 7 de agosto de 2009

    Às vezes, menina, sem amenidades! A poluição moral, hoje, na classe política, é escancarada cara-de-pau aos nossos devaneios de pudicidade. Um bicho papão a remoer nossos sonhos, nossas esperanças, nossos caminhos …. e nossas perguntas, indignadas, indigitadas, que não calam: vale a pena ser honesto?
    Beijão !

  • Kaká diz: 7 de agosto de 2009

    Oi MM! Vais amar Fernando de Noronha!!! Morro de vontade de um dia voltar lá, apesar de que não tenho a menor vontade de “voar” no tal avião da Trip novamente, hehehe. Eu ñ sei se gostas de “mergulho”, mas eu amei um passeio chamado “Plana Sub”, e como eu amoooooo água foi especial demais mergulhar bem no fundão junto com os peixes! :) É LINDO AO CUBO!!! Agora eu não ficaria 30 dias lá não, talvez na volta vc entenda o motivo, rsss. É lindo e maravilhoso, mas ótimo local p/ passar 3 dias. Bjs!

  • Valeska diz: 7 de agosto de 2009

    Olá Martha, você vai adorar Fernando de Noronha, é muito lindo. Um lugar que vale a pena a conhecer é a Baia do Sancho, considerada uma das mais lindas praias do Brasil.

  • Aline diz: 8 de agosto de 2009

    Eu simplismente adoro todos seus comentários sobre livros, sejam críticas positivas ou negativas, já conheci muita coisa através do seu blog! ♥
    Concordo plenamente sobre o quadro em que se encontra a política no Brasil, quando leio todas essas notícias tenho vergonha de ser brasileira. Talvez o problema esteja no tal poder representativo, mas não consigo acreditar em mudança num futuro breve. UAU, aniversário em F. de Noronha, espero que façam dias lindos por lá! Beijos!

  • Dayenny Quintanilha de Souza diz: 9 de agosto de 2009

    olá Martha, eu sou sua super fã! Acabei de criar meu blog e todos os textos que eu paro para escrever, me inspiro nas suas crônicas de domingo no jornal Globo.
    aaah amei o divã!

    bjaaao

  • Junior diz: 7 de agosto de 2009

    Sou o Jr de Lages(SC), lembra? Aposto que não. hehe…
    Junior de Lages, que morava em POA e agora estou em São Paulo. E que serei seu fã do Oiapoqui ao Chuí. Que consegui tirar ua foto contigo na feira do livro em POA e ficou fora de foco…haha…(só para constar).
    Continuo te acompanhando e concordando com seus posts e suas crônicas.
    Um grande beijo. Fique com Deus!
    Junior-de-Lages

  • Janine Stecanella diz: 7 de agosto de 2009

    Martha, a política é algo realmente preocupante. Mas podemos superar isso, mesmo que demore algum tempo.

    PS: Já viu a Gloss deste mês? Tem uma pequena citação de um texto teu p/ ilustrar uma matéria de moda.

  • Bethania diz: 6 de agosto de 2009

    Encontro marcado com você, então! GNR, dia 10, no Happy Hour com a Astrid. Tenho certeza de que sua participação será ótima. Seria ótimo também que não tivessem os intervalos comerciais.
    Um beijão pra você!

  • Thais diz: 8 de agosto de 2009

    Oi Martha, muito obrigada pelo retorno, na verdade eu tinha acabado de comprar o livro, mas tudo bem, considero isso investimento, rs…Reforço que gosto muito das suas dicas e que o livro “O Clube do Filme” é muito bacana, também não larguei até acabar!
    Agora estou lendo o “Leite Derramado” do Chico!
    Obrigada mais uma vez,
    Grande abraço,
    Thais

  • Vanessa Travassos diz: 8 de agosto de 2009

    Martha,vc ja ouviu essa frase: “SER SOLTEIRA É O QUE HÁ DE MAIS MODERNO” O que vc acha dessa frase? Já escreveu alguma crônica com este assunto? Grande abraço!

  • Samanta Reis de Bittencourt diz: 7 de agosto de 2009

    Querida Martha, adorei a matéria com você na Revista da BOBSTORE. Suas fotos ficaram lindas.Comecei minha carreira de tietagem em 2001, quando lia semanalmente sua coluna Alma Gêmea, no Terra. Naquela época, poucos te reconheciam aqui na minha região. Desde então, tenho acompanhado a ascensão, em progressão geométrica, de sua carreira. Assim, só queria dizer PARABÉNS. Torço para que você seja o prómixo Paulo Coelho (no bom sentido).

  • Bruna diz: 7 de agosto de 2009

    Martha

    No seu passeio em Fernando de Noronha é imprescindível fazer mergulho… Eu tive oportunidade de fazer e foi um dos melhores momentos da minha vida e de total contato com a natureza…Além disso, em alguns restaurantes da Ilha tem um forrozinho tudo de bom!
    Beijinhos e boa viagem!

  • Anita diz: 7 de agosto de 2009

    Oi Martha,
    Coisa boa que vens a Recife, já tens inúmeros fãs aqui no Nordeste.Estarei lá para uma tietagem explícita, sem dúvida.Podes informar onde será o evento, que ainda não ouvi falar por aqui??
    Ah, Noronha é linda, vale demais o passeio.Conheci há uns 8 anos, só por 3 dias também, mas valeu cada minuto.Não perca de experimentar o bolinho de tubalhau, especialidade da ilha e o forró noturno, mais por descontração dos moradores.A vista da praia do Sancho éalgo!Aproveita bem!
    Um beijão

  • Marcela Sander diz: 6 de agosto de 2009

    Martha, sobre Noronha, voltei de lá semana passada e, sim, é o paraíso na Terra!! Tudo é lindo (tudo mesmo) e as pessoas são muito atenciosas e educadas. Minhas dicas: uma passeio chamado de PlanaSub (uma pranchinha puxada pela lancha em baixa velocidade) para ver a fauna marinha, e as palestras do Projeto Tamar, todas as noites, às 21 horas. Depois da palestra, segue pela rua que vai a praia do Boldró para jantar no Tartarugão. A comida é ótima. Boa viagem, e aproveita ao máximo a ilha! Abraços

  • Rosane diz: 10 de agosto de 2009

    Martha!
    Na verdade quero fazer uma pergunta: Em qual livro teu esta a cronica ¨O grito¨. Para mim é a cronica mais verdadeira. Sabe tudo do nosso interior.
    Gostaria muito de ter o livro em que ela esta.
    Obrigado.

  • clarisse mendes d´avila diz: 6 de setembro de 2009

    Prezada Martha,

    Pela primeira vez, ao ler um texto teu, fico decepcionada. Existem políticos sérios também e a esses vocês não dedicam uma palavra. Pensem nos políticos sérios e que muito fazem pelo RSPor favor, não imite a sua colega de Zero Zora, a jornalista Rosana, que até jurista virou, quando analisou a petição inicial do MPF contra os 9 demandados, inclusive a Sra.Gov. do Estado. Rosana, como excelente jurista, teve a coragem de dizer “as provas são frágeis”. Absurda a sua colocação.

  • Luciene Miguel diz: 14 de setembro de 2009

    Martha, tenho adorado ler seus livros, comecei com o divã, doidas e Santas. O próximo gostaria que vc me sugerisse. Um grande abraço de sua fã.

  • Mônica Thayse diz: 9 de agosto de 2009

    Fazia dias q não passava pelo seu blog- estava sem net e com saudades d lhe ouvir.
    Realmente é uma tristeza tanta corrupção. Tanta roupa suja q haja sabão p limpar.
    Adoro vc Martha. Beijos. Fique c Deus.

  • Thamires Souza Travascio diz: 6 de agosto de 2009

    Olá…
    Tava debatendo exatamente isso com meu prof de História, ta na hora de renovar, tudo mundo e já passou do tempo dos politicos.

    Mudando de assunto

    Você já leu O Oposto do amor da Julie Buxbaum?

    bjus

  • veronica diz: 9 de agosto de 2009

    Olá Martha! Fiquei feliz em saber que o Divâ estará brevemente nas locadoras.Não consegui ver no cinema mas agora terei a satisfação de assistir em casa. Bjs guria, sucesso sempre!!!

  • Suzana diz: 9 de agosto de 2009

    Martha, em Fernando de Noronha, não deixe de fazer o passeio do amanhecer na Ilha pra ver os golfinhos entrando na Baía dos Golfinhos. É paradisíaco! E se você gostar de doces, confira a sobremesa de banana com calda de melado e farofa doce no restaurante do Hotel Dolphins. É perfeita!

  • Anete diz: 10 de agosto de 2009

    Martha, Fernando de Noronha é linda, tudo é encantador, mas o passeio de barco, olhando os golfinhos ao lado é simplesmente fantástico! O pôr do sol é maravilhoso! o Atum grelhado, é inesquecível! Bom passeio.

  • odair cabrera diz: 7 de agosto de 2009

    Minha sempre querida Martha,
    Não seja tão pessimista e desanimada com a nossa classe política. A situação não está fácil, mas não podemos generalizar. Você conhece à fundo a pessoa humana, escreve tão bem e com tanta cátedra sobre os nossos sentimentos, não pode se entregar assim…
    Você sabe melhor do que eu que, apesar de tudo isso, ainda tem muita gente confiável sim e na maioria dos Partidos e em todas as tendências políticas. Sinceramente, eu acredito que nem tudo está perdido…
    Bjs mil

  • Jorge Luiz diz: 6 de agosto de 2009

    Li seu ensaio, sobre você não precisar de almofada e pensei cá com meus botões, literalmente: ” Eu não preciso de Martha Medeiros”, e hoje, ao ir ao DETRAN-RJ e ficar num vai e vem digno dos serrotes da arca de Noé, de ser tratado como se fosse um ancião com gripe suína, de ouvir um menino de uns 20 anos dizer que eu estava nervoso á toa depois de 5 horas por la, eu percebi que nesse mundo de desrespeitos, preciso cada vez mais de Martha Medeiros e de seu blog e amanhã chego tarde pra ve-la naTV

  • Franciane Costa diz: 9 de agosto de 2009

    Martha, eu simplesmente amoo suas crônicas, seus livros são ótimos e os assuntos então, nem se fala :)
    Escrevi um texto no meu blog, falando do meu autor(a) preferido(a), no caso: Você. O título é `Ela é o cara` e aqui embaixo tá o link da postagem.

    http://delitando.blogspot.com/2009/08/ela-e-o-cara.html

    Espero que você leia e se puder me responda…
    Beeijo e obrigada
    http://delitando.blogspot.com/2009/08/ela-e-o-cara.html

  • Simone Schuck diz: 6 de agosto de 2009

    A política é a representação da maioria e não podemos esperar diferentes resultados perante isso: a maioria brasileira é hipócrita, sabemos disso.

Envie seu Comentário