Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Livros e música

05 de abril de 2010 24

Fim de feriado, volta ao batente. Estive quatro dias em Punta del Este, no Uruguai, um lugar que me agrada demais por sua beleza, pela culinária, pela arquitetura, pela limpeza, pelo ar cosmopolita, por ser um ambiente casual e sofisticado ao mesmo tempo, uma mistura que dá certo. Pena que alguns só conheçam o lado “Las Vegas” e sua peruíce, que é restrito às páginas das revistas de fofocas. Punta é muito mais que cassino – e muito melhor. Pra quem gosta de natureza e de esportes, é uma grande pedida. Mas é longe esse pedacinho de paraíso: são oito horas de estrada desde Porto Alegre, e olha que até gosto de uma aventura on the road, mas a volta é massacrante, principalmente no trecho final. Da próxima vez vou deixar o carro na garagem e ir de ônibus, e lá alugo uma bike ou uma scooter. O plano é eliminar o stress.

*

Estando lá, terminei um livro e comecei outro. O que terminei foi Sobrescritos de Sergio Rodrigues. São 40 pequenos contos sobre o mundo literário, mas calma, calma, não é chato!!! Na verdade o autor satiriza os vários estereótipos que rondam os escritores, os leitores e o mercado editorial, assim como a vaidade dessa gente toda – tribo da qual faço parte. Achei o livro engraçado, inteligente e bem escrito. Quem quiser uma palhinha a mais, é só entrar no site  www.todoprosa.com.br

*

E aí iniciei outro livro de contos (e olha que nem é meu gênero preferido), dessa vez de autoria do grande Amós Oz, escritor israelense que está entre meus favoritos. Estou lendo Cenas da Vida Na Aldeia e estou encantada, especialmente com o conto “Os que cavam”. Vontade de abandonar esse computador agora e me jogar no sofá pra terminar o livro, mas a responsabilidade me gruda aqui na tela. Depois de flanar no feriado de Páscoa, chega de moleza.

*

Comprei quatro discos também. Dois de uma banda uruguaia chamada Cuarteto de Nos, que ainda não escutei, depois comento. O último do Jorge Drexler, que sempre é um acerto, mas também ainda não escutei, e o último do Fito Paez, cujo título é Confia. Fito não está tão visceral quando em Naturaleza Sangre, está mais baladeiro e fazendo um rock mais digerível, diria até mais comercial, sem prejuízo à qualidade. As letras falam muito de se deixar levar pela vida, de dar tempo ao tempo… Já que não temos controle sobre nada mesmo, o lance é curtir o momento, etc, etc. Claro que ele fala também de amores, mas os amores estão menos transtornados, enfim, senti um Fito mais fatalista, valendo-se de chavões como “cuidado com o que você deseja, porque pode conseguir”, mas nada disso desmerece o trabalho, ao contrário, achei uma delícia de ouvir, até porque comungo com esse espírito de simplificação, de não racionalizar demais… Confia!

*

Bom início de semana, beijos!

Comentários (24)

  • Márcia Elisa diz: 5 de abril de 2010

    Dã, agora que reli, vi que foram dois do Cuarteto. Desculpe-me a falha.

  • Maíra Abrunhosa diz: 9 de abril de 2010

    Ahh, vale lembrar que se tratava da história de mulheres em diferentes situações e esqueci de mandar beijos!
    BEIJOS! e tomara q vc lembre! p.s. são tantas crônicas que já lí que me perco! Culpa sua! Quem manda ser interessante?!

  • Ane diz: 7 de abril de 2010

    Tô louca pra ouvir os CDs novos do Fito e Jorge Drexler. Tu falou do CD do Fito, e do Drexler é bom? Ruim não deve ser, ,mas como é. Ouvi dizer que ele deixou a melancolia de lado e está mais leve, diferente do último trabalho. Tô doida pra escutar. E pra ver os shows tb!
    Um abraço.

  • Andrea Dantas diz: 7 de abril de 2010

    Tentativa de arranjar um e mail =)

    Martinha, (é assim que a chamo de tão íntima que você é para mim)não sabia como conseguir um e mail seu para demonstrar como eu gosto dos seus livros. Você pode me enviar, por favor, por favorzão =) o seu e mail? juro que não mandarei e mail tolos, apenas quero mandar um que fiz especialmente para você, ontem às onze e muito da noite…

    Agradecida
    Andrea
    Natal/RN

  • Carmem Seibert diz: 11 de abril de 2010

    Tô chegando agora do teatro !
    Fazia tempo que não ria tanto…
    Parabéns !
    Valeu !

  • Laura diz: 12 de abril de 2010

    Vi neste findi de semana a estréia da peça “Doidas e Santas”. bem na verdade foi meu marido que me levou..comprou ingressos e me arrastou para o Sesc!!! Gente foi muito Show!!! Um espetáculo maravilhoso, impolgante, mexe com as tuas emoções.
    Ciça Guimarães dá um show de interpretação e nós mulheres nos encontramos em várias etapas desta loucura que é ser mulher.
    Martha parabéns…teu texto é maravilhoso!! Esta peça tem que voltar a Porto Alegre…por favor voltem!! Bjus e boa semana pra vc.

  • Jéssica diz: 6 de abril de 2010

    a paz que teus posts trazem é algo que vemos pouco na internet, as dicas parecem contadas por aquela amiga que sempre sabe o que dizer uasuahsah podia fazer um post sobre punta (restaurantes bons, lugares que valem a pena conhecer…) séria o máximo.

  • Maíra Abrunhosa diz: 9 de abril de 2010

    Martha, adoro as dicas, sua escrita, enfim seu blog. Fugindo do assunto do seu post, eu ando em busca de uma dica de filme q vc deu á um bom tempo atrás, uma produção sírio-libanesa e não consigo lembrar o nome! AJUUDAA POOR FAVOR! fiquei mto interessada na dica, faz uma forcinha pra lembrar, pooor favor!

  • Nathi Hecz diz: 5 de abril de 2010

    Ooi, Martha! Vou dar uma lida no site que tu deixou aqui, mas prefiro fazer outro dia, com mais calma – agora estou moída, me desculpa, tá?! Adooro Fito Paez! Mariposa Technicolor, Naturaleza Sangre e El Amor Despues Del Amor: amo! Minha flor, boa semana pra ti! Um beijo! =D

  • Márcia Elisa diz: 5 de abril de 2010

    Ops, o Jorge já tá tocando aqui em casa também. Aliás, vais ao show da Madeleine Peyroux em junho aí em Poa? Eu já garanti meu ingresso pra essa que canta blues e jazz como quase ninguém mais faz hoje em dia. Mas não faltou um disco? Fiquei curiosa! Abraço.

  • Renata diz: 8 de abril de 2010

    Olá Martha! Não vou mentir, acho todas as suas crônicas maravilhosas, me encanta muito ler todas elas!! Quero te parabenizar por todas as coisas que faz. És um exemplo pra mim, de verdade. Te admiro muito.

  • regina kely diz: 12 de abril de 2010

    toda semana leio sua coluna, vc. é uma mulher antenada e aberta as novas tendências em todo e qualquer segmento. Adoro os seus livros também

  • Bárbara Ruoso diz: 8 de abril de 2010

    Olá.
    Sou muito tua fã,já aproveito a oportunidade para parabeniza-la pelo trabalho,sou leitora do blog e adoro!
    Bom,eu gostaria da tua ajuda,quero ler um livro que seja escrito em 1° pessoa,conte uma história bacana e que me prenda ao livro.Tu tens algum para me indicar? Ficarei na espera.

    Obrigada e mais uma vez meus sinceros parabéns!

  • Raquel Santiago diz: 8 de abril de 2010

    Oi Matha, no feriado de Semana Santa li um livro muuito bom: Doidas e Santas. Conhece? – risos.
    A cada página que lia dava vontade de responder, perguntar, concordar…
    Lendo a crônica “As supermães e as mães normais” tive vontade de responder sua pergunta: “O que elas aprenderam comigo?” Respondo: o que tod*s aprendemos nas suas leituras e muito mais…
    Nem acredito que vai ter a peça do livro! Pena que aqui no Nordeste somos carentes de peças.
    Nem preciso falar que sou sua fã…
    Abraços

  • odair cabrera diz: 6 de abril de 2010

    Querida Martha,
    A cada dia gosto mais ainda de você. Quer dizer que você gosta do Fito Paez? Nossa, quando ele vem ao Brasil (SAMPA), faço tudo para assistí-lo. Ele é incrível? No youtube tem muita coisa interessante do Fito. Você viu o DVD que ele gravou na Espanha com convidados? Maravilhoso e está a venda!
    Ontem vi o filme francês Tudo por ela (pour elle). Interessante, você viu?
    Boas vindas! Bjs!

  • Daiane Madalena diz: 9 de abril de 2010

    Oi Martha, primeiramente gostaria de saber se você abandonou o twitter? Sou sua fã, leio sempre seu blog. Estarei para assistir a peça Doidas e santas no final de semana. Um beijo.

  • Priscila Cardozo diz: 7 de abril de 2010

    OI Martha.Sou a Priscila uma estudande do 2° ano do ensino medio que está lendo seu livro Doidas e Santas(MARAVILHOSO).Confesso a você que não sou muito chegada em leitura mais seu livro realmente me encantou comecei a ler ontem e hoje ja estou no final.Soube que vai estar em Joinville na feira do livro aguardo a sua chegada ansiosa estarei la para escutar sua “palestra”.Gostaria que me responde-se se fosse posivel para meu e-mail priih_cardozo@hotmail.com.Agradeço desde já.Beiijos!

  • Tanisa diz: 5 de abril de 2010

    Oii Martha, só queria dizer que ti encontrei em um restaurante no chui no domingo, fiquei loca pra ir falar contigo, pq sou super fã tua, mas não quis incomodar. Estava voltando de punta del diablo com as amigas.

    Grande beijo

  • Daiane Zanetti diz: 6 de abril de 2010

    Oi Martha…sou sua mega fã e estava dando uma olhadinha na sua agenda e gostaria de saber se você estará presente no teatro do Sesc nos dias de apresentação da peça “Doidas e Santas”?
    Abraços

  • Abner Moreira diz: 9 de abril de 2010

    Continuo seu fã na leitura de suas crônicas. Consegues escrever aquilo que, como não jornalista, gostaria de escrever. Sucesso. Até mais. Bom final de semana.

  • Auci diz: 5 de abril de 2010

    Bom retorno. Sou sua fã e sinto falta de sua leitura.
    E obrigada pelas dicas. Sempre muito bem vindas!

    Abçs

  • Cristiana Sampaio diz: 6 de abril de 2010

    Olá Martha
    Primeiramente lhe agradecer pelas dicas. Venho hj desabafar minha insatisfação com essa enchente aki no RJ a qual andei com água pelo joelho e fiki presa dentro de um ônibus durante horas tentando chegar em casa depois do trabalho.Minha cidade virou um caos em questão de minutos.Gostaria que vc expressasse sua opinião sobre o assunto e sobre a cidade q está prester a ser a cede das Olimpíadas.
    Bjs
    Cristiana(em luto pelas vítimas das enchentes no Rio)

  • Pedro Maron diz: 6 de abril de 2010

    Martha, tudo bom?
    É um pedido incomum, mas la vou eu:
    Dia 14 é aniversário da mulher da minha vida (depois de minha mãe), e ela é MUITO, mas MUITO MESMO sua fã.
    Lê tudo seu, livros, frases, blog (tô cuidando para que ela não leia esse comentário, que em breve vou apagar).
    Comprei para ela seus livros, e quero saber se é possível conseguir uma dedicatória, até uma assinatura sua. Seria muito importante pra mim, e sei que pra ela mais ainda, pois ela pretende seguir seus passos e escrever também.

  • Danielle Faria diz: 21 de março de 2011

    Olá Martha!
    Como vai? Espero que bem e feliz.
    Procurava pela internet “Box Martha Medeiros” e encontrei uma caixa especial com cinco dos seus livros: “Cartas extraviadas”, “Coisas da vida”, “Montanha-russa”, “Non-stop” e “Trem-bala”. Adorei ver seus livros reunidos!
    Agora, a pergunta: existe “box” com todos seus livros? Caso não, alguma possibilidade de existir?
    Grande abraço e sucesso sempre!

Envie seu Comentário