Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A peça Doidas e Santas

12 de abril de 2010 53

Oi, pessoal.

Custei pra aparecer, eu sei, e nem vou falar mais da correria que anda minha vida porque nem eu tô acreditando.

Bom, antes de falar da peça, queria avisar a quem me perguntou se eu abandonei o twitter que não tenho nem nunca tive twitter. Sei que há um que seleciona frases escritas por mim em crônicas e livros, mas não sei quem está no controle dele. Eu não sou.

E o filme franco libanês que andei indicando semanas atrás chama-se Caramelo.

Bom, agora deixa eu contar pra vocês que finalmente assisti a peça Doidas e Santas no sábado aqui em Porto Alegre (e depois assisti de novo no domingo). Vocês podem imaginar a palpitação que todo autor sente antes de as cortinas se abrirem, já que não se sabe o que se vai ver. Eu, ao menos, não costumo assistir aos ensaios. Havia escutado uma primeira leitura na casa da Cissa, mas isso faz quase um ano e depois nunca mais soube de nada. Cheguei a fazer algumas sugestões na época e foi isso. O que eu sabia é que era uma história com começo, meio e fim, com muitos fragmentos de crônicas minhas, costuradas pela redação final de Regiana Antonini. Foi assim que começou essa aventura.

Bom, resumo da ópera: eu gostei muito! Não, não é uma peça que revolucionará o teatro brasileiro ou coisa parecida, é mais uma comédia romântica que aborda relacionamentos. Já vimos antes? Sim, já vimos antes em outros palcos e principalmente dentro da nossa casa. Todos temos a mesma história pra contar. E isso é que é legal: ver nossa própria história como se estivéssemos diante de um espelho, reconhecer-se na voz dos atores, na expressão corporal deles, nos trejeitos e nas falas - o texto é de todos nós.

A peça é despretensiosa, e despretensão, pra mim, é sinônimo de honestidade.

Vamos ao elenco. Josie Antello é uma atriz que faz comédia de um jeito hilário, sem ser histriônica. Me lembrou o início de carreira da Regina Casé. Josie interpreta três papéis na peça: a irmã, a filha e a mãe da protagonista, sendo que, como mãe, arranca aplausos em cena aberta. Guarde esse nome.

Giuseppe Oristanio é um ator que não costuma protagonizar novelas, mas todo mundo lembra dele, é um tipaço e (eu não sabia) engraçadíssimo. Está ótimo no papel do marido que é o último a saber que seu casamento está em crise.

E Cissa Guimarães é um presente. Lembro que ela disse numa entrevista, outro dia, que tem um compromisso com a alegria. Fiquei pensando nisso. Parece uma frasezinha de efeito, mas tem algo muito sério nesse propósito. Em tempos onde se dá tanta atenção à depressão, à bipolaridade (e se deve dar mesmo, já que são doenças graves), é também preciso, em contrapartida, valorizar a cura, que passa justamente por esse olhar desestressado e generoso para a vida. Cissa está muito verdadeira em cena, e bonita à beça.

A direção é do Ernesto Piccolo, o mesmo que dirigiu a peça Divã e que também dirige A História de Nós Dois, ainda em cartaz no Rio. Adoro o trabalho dele. E quem fez a assistência de direção é o João Velho, que é ator e filho da Cissa.

Well.

Falando em presente, agora tenho um pra você: sabe quem está aqui em casa nesse exato instante? Ela própria! Cissa Guimarães. Estávamos até há pouco dando uma entrevista e, antes de ela ir embora, a segurei para que deixasse um recado pra vocês. É ela que escreve agora:

Gentem, olha eu aquiiiii!!!! Na casa da minha autora!!!! Minha Ídala!!!! Estamos na maior felicidade. A estreia de Doidas e Santas aqui em Porto Alegre foi linda e Martha adorou!!! Isto foi muito importante p nos todos!!! Agora seguimos viagem pelo sul, Sao Leopoldo, Gravatai, Passo Fundo e Erechim. Depois estreiamos no Rio de Janeiro dia 1 de maio e quero convidar vcs todos!!! Vida londa a Doidas e Santas e que os Deuses do Teatro nos abençoem!!!! Obrigada Martha querida! Bjssssssss

Taí a mulher e sua vibração contagiante.

Qualquer hora eu volto, mil beijos!

Postado por martha medeiros

Comentários (53)

  • Mima Badan diz: 17 de abril de 2010

    Boa tarde, Martha.

    Sou admiradora de seus textos e, sempre que posso os formato, porém, às vezes me vejo diante de alguns problemas e nem sempre sei como resolver.
    Alguns textos, com autoria de outras pessoas, acabo descobrindo que são seus e, viceversa.
    Você poderia, por gentileza, me informar onde poderei ver seus textos com confiança?
    Agradeço muito, pois também escrevo – para crianças – e também não gostaria de vê-los com autoria errônea.
    Abraço e parabéns pelos seus escritos.Mima

  • Nayana Schmeider diz: 13 de abril de 2010

    E que venha pra Floripa, que a galera aqui carece e gosta muito de ti, Martha! ;)

    Aliás, sabe o que eu imaginei no teatro quando li? Tudo que eu queria te dizer… assim no formato de esquete, sabe? seria lindo… *-*

    Beeeijo.

  • Damaris Hennig da Silva diz: 17 de abril de 2010

    Oi Martha!!!
    Estive domingo no Teatro do Sesc com duas colegas de Tramandaí e uma de Santana do Livramento vendo a peça Doidas e Santas e pode ter certeza que colecionaste mais 03 fãs além de mim…hehehe
    Mas a minha maior alegria foi te ver prestigiando a peça e ter o autógrafo no livro desses atores maravilhosos, juntamente com o seu que conquistei na Feira do Livro em 2008!!Cissa, Josie e Giuseppe: muita sorte e sucesso nesta caminhada!!
    Amooo vocês!!!
    Beijo grande

  • BRUNO RODRIGUES diz: 12 de abril de 2010

    OI MARTHA,

    SOU SEU FÃ E SEGUIDOR DAS SUAS COLUNAS DOMINICAIS E AMO SEUS TEXTOS E PENSAMNETOS…

    INDICO QUE VOCE LEIA O BLOG DIÁRIO DE BORDO (http://livialeao.blogspot.com/).

    VOCÊ VERÁ UMA LITERATURA COM PENSAMENTOS EXTRAORDINÁRIOS E COMENTÁRIOS INENARRÁVEIS….

    UM GRANDE ABRAÇO DE MAIS UM FÃ QUE TE ESTIMA

    PARABÉNS…

    BRUNO RODRIGUES

  • Cissa Guimarães diz: 20 de abril de 2010

    Oi, Gentem!!! Aqui quem fala é Cissa Guimarães! É um prazer entrar no blog da minha querida amiga Martha Medeiros e ler todos esses comentários tão carinhosos. Estou emocionada! É muito importante para nós, receber o retorno do público sobre nosso trabalho. Muito obrigada a todos! Estamos hoje em Erechim, encerrando nossa turnê pelo Rio Grande do Sul. Foi uma delícia sentir a energia desse público maravilhoso, que se divertiu e se emocionou conosco. A todos, meus sinceros agradecimentos!

  • Jéssica perla diz: 12 de abril de 2010

    Adoro o livro doidas e santas, leio todas as cronicas e me sinto completamente compreendida por elas, assim como todas as mulheres que às lêem. Quero muito ver essa peça de teatro, fiquei muito ansiosa pra ver, um pouco de todas as tuas crônicas. Martha Medeiros é minha inspiração pro meu dia-a-dia. Lendo suas crônicas desinvolvi um senso crítico e feminino. Tudo que eu vejo, escuto, sinto, dá vontade de escrever sobre. Se puder, visita meu blog, tem alguns textos meus lá. Muito bom seu blog! bj

  • ruth iara diz: 20 de abril de 2010

    O twitter é muito interessante, mas vicia e seguir famosos pode ser uma experiência unilateral. Não acho nada legal os perfis falsos, os chamados fakes, embora muitas vezes eles sejam inofensivos e não difamem. Agora como DJ virtual tô com tendências aditivas de ordem musical.
    Tua peça deve ser maravilhosa. Numa oportunidade destas eu vejo. Sou uma pessoa atrasada na vida cultural e depois que todo mundo já viu um filme ou viu uma peça vou ver quase morta de curiosidade.

    Abraço.

  • Monica Loureiro Jorge diz: 13 de abril de 2010

    Eu adorei o livro, com certeza se a peça vier para o ESPIRITO SANTO eu vou assistir sim..To curiosa….

  • Aline diz: 13 de abril de 2010

    Ai.. bem que a peça poderia vir para o interior de Sãoi Paulo. Adoraria ver, já que o livro é maravilhoso, a peça tem tudo pra dar certo.
    Dê sugestões para a peça vir para Campinas ou região.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Beijos.

  • Glaucia de Cesaro diz: 14 de abril de 2010

    Oi Martha!! vou ver a peça sábado aqui em Passo Fundo!! tô louca para ver….

  • veronica diz: 13 de abril de 2010

    S U C E S S O O O O O!!!!!!É o que desejo e que com certeza será esta peça,para estas mulheres MARAVILHOSAS e todo o elenco.As protagonistas que participam dos teus trabalhos são de 1ºlinha. PARABÉNS!!!

  • Raquel diz: 14 de abril de 2010

    Martha, segue uma poesia de um amigo meu, que tem um blog ótimo, vale conferir:

    “Esta é uma pergunta
    De quando eu tinha
    sete anos
    Como nunca
    ninguém respondeu
    Continuo fazendo:
    - Se todos no mundo
    Têm seu par ideal
    E o número de
    Pessoas for ímpar,
    O excluído serei eu? ”

    O nome dele é Roberto Mibielli e o blog é
    http://www.rmibielli.blogspot.com/ O Roberto é doutor em letra e extremamente inquieto e debochado com as vidas que passam na vida.

    Deguste!! Abs!

    Raquel

  • Elenara diz: 16 de abril de 2010

    por favor, alguem sabe informar quando será a apresentação em ERechim??? Obrigada

  • Letícia diz: 13 de abril de 2010

    Martha
    Gostaria de parabeniza-los pela peça…Quando assisti pensei: “Puxa, não é só comigo!”. Essa é também a beleza da tua escrita trancrever a vida como ela é…observar sutilmente as dores e alegrias nos pequenas e grandes momentos das relações humanas e transformar tudo isso em palavras que se encaixam exatamente naquilo que gostaríamos de dizer. Mas que não temos o dom de harmonizar como tua bela escrita. Parabéns!
    Um abraço,

  • Julia Costa diz: 13 de abril de 2010

    Olá, Martha! Adorei a indicação. Aliás, uma das coisas que eu mais gosto nos blogs é que temos acesso a novidades, cultura, música, indicações que não teríamos através das mídias tradicionais.
    E esse contato mais próximo com as pessoas que admiramos, como você, também é ótimo!!
    Beijos!!

  • Andreza Oliveira diz: 14 de abril de 2010

    Oi, Martha! Assisti a peça no sábado e concordo com tudo que você escreveu! Em especial sobre a Josie Antello, realmente ela foi fantástica!
    E a Cissa Guimarães então, ela é pura energia boa e merecedora de todos aqueles aplausos!
    Ri muito e no final me emocionei.. deve ter sido um “orgulho de ser gaúcha” que bateu em mim!

    Obrigada por nos proporcionar esse reconhecimento, esse “espelho”!

  • Sonia Moure diz: 13 de abril de 2010

    Poxa!!!! que inveja…será que vai vir para São Paulo???espero que sim… beeeijos e muuuito sucesso!

  • Giane diz: 14 de abril de 2010

    E quando a peça vem para São Paulo?

    Beijos mil e continuem “quebrando a perna” até chegarem aqui!!!

  • Made diz: 14 de abril de 2010

    Ontem à noite assisti a peça na Unisinos (São Leopoldo) e tava muito massa! Vale a pena!! Já tem lista de espera porque outras pessoas querem participar do “city tour” para jogar as cinzas da mãe da Beatriz ; )

  • Lidianne Cabral diz: 12 de abril de 2010

    Ai Martha tô nervosaaa!!!!
    Bem, acho q quando vc ler esse post vai falar: CARACA, TÔ NO ACRE?!…kkk
    Mais é isso mesmo, conhecí o seu trabalho através de um amigo q veio fazer um trabalho aqui na minha cidade e conhecí vc…lí uns artigos seus, comprei teu livro e hje divulgo o teu trabalho aonde vou, falo de vc pra minhas amigas, mando seus artigos atraves de emails, enfim, sou tua fã!!!
    Venha conhecer o Acre é um lugar diferente!!!kkkk
    Sucesso pra vc daí que fico torcendo daki!
    Bjocas!!!

  • Isis B. de Menezes diz: 13 de abril de 2010

    Adorei saber que a estréia de Doidas e Santas foi um sucesso. Só podia ser mesmo, teus textos são maravilhosos e a Cissa é ótima atriz. Não consegui ver aqui mas verei lá,em maio.
    Abraços
    Isis

  • Mayra Virgínia diz: 13 de abril de 2010

    martha,

    o giuseppe oristanio, excelente ator, faz sim novelas, só que na record e no sbt. agora mesmo ele participou da mini-série A HISTÓRIA DE ESTER, na record.

    abraços,

    mayra

  • Marilia diz: 15 de abril de 2010

    Olá!
    Gostaria de saber se há alguma outra oportunidade (locais e datas) para assistir a peça “Doidas e Santas”. A peça retorna à Porto Alegre?! Tem chance de visitar alguma outra cidade no interior do Estado?!
    Aguardo retorno!
    Um abraço!

  • Nathi Hecz diz: 12 de abril de 2010

    Flor, nem tu acredita na correria que está a tua vida? Uau! Frutos de um trabalho maravilhoso. Gentem, a Cissa, que energia! Olha a empolgação dela por estar na casa da nossa “ídala”, que querida. Pena não ter assistido à peça, mas desejo tudo de bom aos que fizeram dela realidade e boas energias para as próximas apresentações. Essa temática é minha preferida; a sensação de nos enxergamos nos palcos, trechos de livros, poemas e versos de músicas é muito legal e proveitosa. Martha e Cissa, bj!

  • Edilene diz: 12 de abril de 2010

    Oi Martha, sou sua fã!!! Não perco uma crônica tua na Zero Hora! Adoro tudo que você escreve! Me retrato em muitas delas. Estou triste porque a peça Doidas e Santas não virá pra Santa Cruz do Sul. Que peninha!!! Mas fica a dica pra, quem sabe, numa próxima temporada, incluirem Santa Cruz no roteiro, não é?
    Tenho certeza que a peça deve ser muuuito boa e ilária! Tô louca pra ver!
    Adoro vocês, Martha e Cissa!
    Um beijão e muito sucesso pra vocês!

    Edilene,
    Vera Cruz-RS

  • Juliana Amaral diz: 13 de abril de 2010

    Wow!!! Parabens, Parabens, Paraens!!!!
    A minha cunhada me mandou o poster da peca por email, da apresentacao em gravatai, I wish I can go!!! When they came to visist New York? Sucesso Martha!!!!
    Beijo no coracao!

  • Cissa Guimarães diz: 20 de abril de 2010

    Olha eu aqui de novo! Gostaria de convidar a todos aqueles que são um pouquinho doidos ou santos para nos assistirem no Rio de Janeiro, a partir do dia 1º de maio. Giuseppe Oristanio, Josie Antello e eu estaremos no Teatro do Leblon, contando a história de Beatriz e sua adorável família, sempre de quinta a domingo.
    E para os que moram nos outros Estados, aguardem! Queremos rodar muito por esses país levando toda nossa doidice e santidade para vocês!

  • Rosane Medeiros diz: 16 de abril de 2010

    Assistimos ontem a noite Doidas e Santas aqui do Teatro SESC Gravataí. Simplesmente ADOREI a atuação dos tres atores, maravilhosos, e não poderia ser diferente quando o assunto abordado é algo escrito pela maravilhosa autora Martha Medeiros, minha ídala, como disse a Cissa Guimarães. Um abraço e que muitas pessoas possam se abastecer de muitas risadas. Foi muito bom mesmo. Parabéns.

  • Cristina Oliveira diz: 12 de abril de 2010

    Parabéns Martha. Parabéns Cissa (maravilhos) e a todo o elenco…desejo vida longa a “Doidas e Santas” e que possamos assisti-la por aqui.

    Beijão Marthinha…de uma fãzinha incondicional!!

  • Silvana Fabbri diz: 12 de abril de 2010

    Nossa que coincidência …. faltam umas 20 páginas para eu terminar de ler Doidas e Santas, ameiiiiii, até transcrevi uma crônica no meu blog: ELA … a barriguinha lembra ??? rssss adorei.
    Beijos e muito sucesso.
    Vou assistir quando vier para esses lados de Campinas ou Sampa.

  • Lênia Luz diz: 12 de abril de 2010

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! que noticia MARA a da peça. Quando vem para CTBA ?
    Beijos de fã das duas

  • odair cabrera diz: 13 de abril de 2010

    Querida Martha,
    Qualquer dia, não! volta logo! rsrs…brincadeirinha, mas vê se não abandona esse espaço, viu? Pode até demorar, mas volta, tá? O twitter está uma febre. Eu acompanho a sua fã que escreve suas frases. É bem legal, mas cria o seu próprio, mesmo que seja para aparecer só de vez em quando…
    Um grande beijo!

  • Aline diz: 13 de abril de 2010

    Parabéns! Seus textos merecem reprise, bis e aplausos! E nós é que ganhamos o presente de descobrí-las vagando, por dentro. Acabo de descobrir e devorar tuas sensatas palavras que me acompanharam por todo o fim-de-semana! Obrigada pela companhia! “Divã” é, definitivamente, um desses livros que nos acompanham. Suas palavras me provocaram risos e “cócegas na alma”! Adorei! Beijos!

  • Ariele Goulart diz: 13 de abril de 2010

    Oi, estava revendo sua crônica daqui do blog, cujo título é `os shows da minha vida`, não vi o nom e da cantora (que eu amo) Ana Carolina, só por curiosidade ou falta de ver o nome dela em alguma lista (ai estou sendo dramática, desculpa), quero saber se você curte as músicas dela, qual sua opinião?

    PS: Coisas de fã, não se apoquente. Só queria ter mais alguém pra falar do mesmo gosto musical.

    Beijos a minha escritora preferida!

  • Lenita diz: 13 de abril de 2010

    Adoreii o recado da Cissa…e estou louca pra assistir a peça\!
    Martha! estará em Passo Fundo prestigiando novamente??
    Seria uma felicidade sem tamanho poder vê-la por aqui…
    bjs

  • Deise Mesquita diz: 13 de abril de 2010

    Taí um encontro ao qual eu daria uma boiada para participar… Duas feras! Que papo delicioso deve ter sido este!
    Um abraço pras duas.

  • Marcia Lima diz: 14 de abril de 2010

    Martha (e Cissa)
    Estou “doida” pra peça chegar no Rio!
    Tem textos seus que já nascem “pedindo pelo amor de Deus” para serem encenados!
    Ah – consegui “Strip Tease” em um sebo na Bahia, pode?
    Só há mais três na Estante Virtual!
    Tem um texto circulando na Internet atribuído a Ly Lyft que juro que é seu. É sobre mudança – conferi no Doidas e Santas e não é segundo. Deve estar em Coisas da Vida

  • edna lourenço diz: 13 de abril de 2010

    Minha diva, adoro seus textos, eles refletem o cotidiano de nós, mulheres brasileiras. Como muitas de suas obras, a peça, certamente, fará muito sucesso. A propósito, quando virá para São Paulo? Aguardarei ansiosamente. Beijos…

  • Renatinha diz: 19 de abril de 2010

    Assisti a peça Doidas e Santas ontem (19/04) em PF…muito divertida…e pelas gargalhadas que se ouvia no teatro tenho a certeza que cada pessoa que estava lá em algum momento viu sua vida sendo apresentada no palco!!! Parabens pelo texto e pela peça.

  • Claudiana diz: 16 de abril de 2010

    Será que tem chance de a peça chegar até Belém? Adoraria. Sou fã da Martha!

  • Renata diz: 15 de abril de 2010

    É dia 20 em Erechim né? Estou ansiosa para assistir! Parabéns pelo ótimo trabalho :)

  • Sandra de Souza diz: 13 de abril de 2010

    Querida, assisti a peça no domingo e a-do-rei, minha idola também… Amo como vc. escreve e descreve esse mundo louco, não só o das mulheres.
    Parabens, e apesar de não conhece-la me despeço com bjs de quem se não é intima de vc. pessoalmente é intima do que vc. escreve.

  • Silvana Cabral diz: 15 de abril de 2010

    Olá!!!
    Que comidinha para a alma ter gente como vocês por perto; embora eu esteja em São Carlos/SP. Mas sou gaúcha, de Montenegro, terra do Celso Orth, meu querido que você conhece, que ele me contou! Por que a peça vai até São Leopoldo e não vai para Monte?
    Quero assistir quando estiver por aqui!!!
    Adoro seu trabalho! Sou fã da alegria da Cissa também!
    Você fala verdades e dá, como disse, alimento pra alma!
    Um grande abraço
    Silvana

  • Gaby diz: 13 de abril de 2010

    To louca pra ver a peça!
    Em SC nada?!?!?!
    rs
    Bjs e boa semana.

  • Bruna Caroline Froehner diz: 13 de abril de 2010

    Olá Martha, sou atriz e acadêmica de Jornalismo, adoreiiii Doidas e Santas e quero muito ver no palco!
    Fala para Cissa trazer a peça para cá! Estamos carentes de teatro,na verdade aqui nem temos teatro, mas na cidade ao lado Itajaí, temos um lindão!
    Beijos e Merdaaa!

  • Helaine diz: 13 de abril de 2010

    Vida longa a “Doidas e Santas”, a Martha Medeiros, a Cissa e a todos que nos encantam com tanta sensibilidade e talento.

  • Jossiele Fighera diz: 15 de abril de 2010

    Martha, acabo de chegar da Feira do Livro de Joinville, participei da sua entrevista e fiquei muito feliz por ter a oportunidade de te ouvir falar mais uma vez. Tenho certeza que a peça Doidas e Santas será um sucesso, acho que não tem como esperar qualquer outra coisa. Que saudades do sotaque GAUCHO!!!!!!! Beijos mil e obrigada pelo carinho.

  • Felipe Daneris diz: 18 de abril de 2010

    Olá!!

    Assisti a peça ontem (17/04/2010) no teatro do Sesc aqui em Passo Fundo. Nossa! Excelente! Só elogios aos atores e ao espetáculo em geral. Muitas gargalhadas mesmo!! Tanto foi que os aplaudimos em pé!

  • Sandra Folchinni diz: 13 de abril de 2010

    Oi Martha, passei aqui para dizer que amei a peça, eu e meu marido nos divertimos muito e em alguns momentos quase choramos de tanto rir!
    Os atores estão de parabéns, assim como tu também estás!
    Muito sucesso para ti e que teus livros continuem sempre sendo uma fonte de inspiração!

    Beijos,
    Sandra.

  • Elisa Sepúlveda diz: 16 de abril de 2010

    Oi querida Martha!

    Bons dias!
    Ontem de vi e ouvi aqui em Joinville, vim embora louca de contentamento por te saber assim, simples e falante!
    A D O R E I!

    Volte sempre, volte mais e mande meu beijo pro Fabrício! hehehehehehehe

  • Ivana Villela diz: 18 de maio de 2010

    Oi Martha!

    Acompanho seu blog diariamente, adoro seu trabalho!
    No incío do ano, você divulgou uma possível vinda a BH agora em maio, tem alguma data?
    Abraços,
    Ivana.

  • Michele diz: 4 de outubro de 2010

    Quero doidas e santas ak em Belo Horizonte, por favoooor!
    Eu li o livro! É excelenteeee!
    Agora quero a peçaaa!

  • Regina Celia R.Silva diz: 19 de novembro de 2010

    Sou Carioca, mas estou morando em Maceió. Passei quinze dias no RJ e , junto com meu primo, fizemos de tudo para
    que eu conseguisse assistir à peça Doidas e Santas, o que foi totalmente impossível, teatro lotado, ingresso esgotado durante todo o tempo que passei no Rio. Chegando a Maceió comprei o livro…amamos, pois toda minha família adorou!
    Espero que Maceió possa ter o prazer de também poder assistir DOIDAS E SANTAS, tomara!!!!! Maceió espera por vocês!!! Sucesso !!!

Envie seu Comentário